Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perda total ---» Inspeção B ---» documentos!!! Uma ajudinha, s.f.f.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perda total ---» Inspeção B ---» documentos!!! Uma ajudinha, s.f.f.

    Como já tive oportunidade de colocar aqui no tópico, no início do Verão tive um acidente e a Companhia de Seguros declarou perda total do meu carro.
    Algo perfeitamente artificial, já que o carro teve poucos danos (praticamente, foi o guarda-lamas e a roda esquerda da frente), mas fundado no fato de terem estourado uma data de airbags (não fazia ideia que eram tão caros) o que atirou a reparação para valores superiores ao valor comercial do carro.
    Depois de pensar que ia ficar sem o meu carro, eis que surgiu a oportunidade de o reparar por valores razoáveis numa oficina de confiança. O que fiz. Fica pronto amanhã.
    O problema é que, para receber a indemnização do seguro - por ter sido declarada perda total - tive de entregar os documentos do carro.
    Sei que tenho de sujeitar o carro a uma "inspeção tipo B". Presumo que basta marcar isto numa qualquer oficina IPO.
    E quanto aos documentos?
    Alguém tem ideia de como os posso recuperar? Suponho que a companhia de seguros já os encaminhou para o IMT ou qualquer outra entidade parecida...
    Terei de solicitar a emissão de novos?
    Agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

    #2
    Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
    Como já tive oportunidade de colocar aqui no tópico, no início do Verão tive um acidente e a Companhia de Seguros declarou perda total do meu carro.
    Algo perfeitamente artificial, já que o carro teve poucos danos (praticamente, foi o guarda-lamas e a roda esquerda da frente), mas fundado no fato de terem estourado uma data de airbags (não fazia ideia que eram tão caros) o que atirou a reparação para valores superiores ao valor comercial do carro.
    Depois de pensar que ia ficar sem o meu carro, eis que surgiu a oportunidade de o reparar por valores razoáveis numa oficina de confiança. O que fiz. Fica pronto amanhã.
    O problema é que, para receber a indemnização do seguro - por ter sido declarada perda total - tive de entregar os documentos do carro.
    Sei que tenho de sujeitar o carro a uma "inspeção tipo B". Presumo que basta marcar isto numa qualquer oficina IPO.
    E quanto aos documentos?
    Alguém tem ideia de como os posso recuperar? Suponho que a companhia de seguros já os encaminhou para o IMT ou qualquer outra entidade parecida...
    Terei de solicitar a emissão de novos?
    Agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

    Ui... acho que já meteste o pé na poça... e bem fundo!!!

    Se a companhia de seguros ficou com os documentos foi para efectuar o abate do carro no IMT.
    Uma vez que pagaram o seu valor por perda total, eles podem fazer o abate.
    Se ficaste com o "salvado" e sem documentos o que podias fazer era vendar algumas peças.

    Acho que arranjaste o carro mas agora não podes usá-lo....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
      Ui... acho que já meteste o pé na poça... e bem fundo!!!

      Se a companhia de seguros ficou com os documentos foi para efectuar o abate do carro no IMT.
      Uma vez que pagaram o seu valor por perda total, eles podem fazer o abate.
      Se ficaste com o "salvado" e sem documentos o que podias fazer era vendar algumas peças.

      Acho que arranjaste o carro mas agora não podes usá-lo....
      Também me parece... e até suspeito que se conseguires reaver os documentos, a Seguradora ainda pode exigir algum retorno...

      Comentário


        #4
        Sou da opinião do MigMondeo...
        Tenta falar com a seguradora para saber se por acaso não andam para lá ainda os documentos. Se já foi dado o abate do carro, confirma aqui se a matrícula já se encontra ou não abatida, Instituto da Mobilidade e  dos Transportes Terrestres
        Se já foi cancelada, grande carga de trabalhos e dinheiro mandado fora.

        Comentário


          #5
          Mas tu aceitaste o valor da seguradora pela perda total com direito a ficar com o salvado, ou não?

          Imagina que te davam € 5000, a que descontavam € 500 pelo salvado e ficavas com ele. Foi assim?

          Ou recebeste os € 5000?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
            Como já tive oportunidade de colocar aqui no tópico, no início do Verão tive um acidente e a Companhia de Seguros declarou perda total do meu carro.
            Algo perfeitamente artificial, já que o carro teve poucos danos (praticamente, foi o guarda-lamas e a roda esquerda da frente), mas fundado no fato de terem estourado uma data de airbags (não fazia ideia que eram tão caros) o que atirou a reparação para valores superiores ao valor comercial do carro.
            Depois de pensar que ia ficar sem o meu carro, eis que surgiu a oportunidade de o reparar por valores razoáveis numa oficina de confiança. O que fiz. Fica pronto amanhã.
            O problema é que, para receber a indemnização do seguro - por ter sido declarada perda total - tive de entregar os documentos do carro.
            Sei que tenho de sujeitar o carro a uma "inspeção tipo B". Presumo que basta marcar isto numa qualquer oficina IPO.
            E quanto aos documentos?
            Alguém tem ideia de como os posso recuperar? Suponho que a companhia de seguros já os encaminhou para o IMT ou qualquer outra entidade parecida...
            Terei de solicitar a emissão de novos?
            Agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

            Em 1º lugar, deves consultar a tua seguradora para perceber de facto qual o procedimento que tiveram, pois as seguradoras não ficam com salvados, quando muito encaminhariam para uma empresa que se encarregaria de dar destino ao teu carro, mas para isso, teriam que ter lavado não só os documentos, como o carro.

            O que se poderá ter passado, é que em consequência do sinistro (perda total), os teus documentos terem apreendidos e como tal, ser necessário a tal inspeção B, pois as seguradoras têm a obrigação de informar o IMTT e a conservatória sempre que há uma PT. Esta inspeção creio que não poderá ser efetuada em qualquer centro, para isso terás que te informar previamente, depois terás que consultar aquelas entidades para regularizar a situação, mas repito, primeiro consulta a tua seguradora.

            Comentário


              #7
              Passei por algo parecido em tempos, mas com uma pequena (grande) diferença:

              O veículo automóvel foi dado como perda total, mas depois de conversarmos, disse que pretendia ficar com o salvado, descontaram uma pequena parcela e, logicamente, os documentos sempre estiveram em meu poder, tendo inclusive assinado um documento que ilibava a companhia de qualquer responsabilidade daí para a frente.

              Como te disseram, contata já a companhia para saber se ainda tem os documentos. Se tiverem sido cancelados vai-te custar uma nota preta, mas desculpa que te diga A culpa é toda tua!

              Boa sorte. Achos que vais precisar! Mandar reparar um carro que foi dado como perda total e não ficar com os documentos é, no mínimo, ingenuidade!

              PS - efetivamente nem todos os centros estão habilitados a efetuar inspeções do tipo B, mas esse é o menor dos teus problemas! Já agora, como estamos de inspeção? E de IUC?

              Comentário


                #8
                Ora bem...
                O que fiz foi por expressa indicação da companhia de seguros, tal como o mediador indicou no e-mail que me enviou (até porque nem me pagavam sem os documentos):
                - "o IMT em caso de perda total e após a reparação vai exigir uma inspecção tipo B e só após a mesma, devolve os documentos ao proprietário".
                Não tenho razões nenhumas para duvidar que as coisas são mesmo assim, até porque têm lógica. Se há perda total, há a possibilidade de o carro não estar em condições de circular, logo, há necessidade de uma inspecção "diferente" e, após, serão devolvidos os documentos para poder voltar a circular.
                A minha dúvida é só quanto a esta última parte.

                Comentário


                  #9
                  Aqui há 1/2 dúzia de anos tive um caso parecido, Mas não me ficaram com os documentos. O carro foi reparado e ainda ando com ele.

                  Comentário


                    #10
                    Uma perda total, não significa que o carro se encontra inutilizado ou impossibilitado de circular, e nem sempre requer uma Inpecção B.

                    Significa que o valor da reparação, excede em 80% o valor venal do veículo.

                    Dou o exemplo, de danificarem uma lateral toda a um Saxo, Clio I, 205, etc..., apenas chapa sem vidros ou mecânica afectados, em que é dada a perda total, mas que não põe em causa a circulação do veículo, e não é necessária qualquer Inspecção B.

                    Comentário


                      #11
                      Boas, o que me pareçe é que o carro depois de reparado irá como bem dizes ter de fazer a tal inspecção B em cima de um reboque. Depois com a nota de inspecção vais á companhia de seguros ou IMTT levantar os documentos. Mas façilmente confirmas os passos a dar com a companhia de seguros...

                      Comentário


                        #12
                        Um Fiat Uno que parta um farol é logo "perda total"!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Um Fiat Uno que parta um farol é logo "perda total"!
                          Já tive um caso de um Kadett de 91, que por € 500 - guarda-lamas, farol e uma ligeira amolgadela no capôt -, foi dada perda total - foi à peritagem à marca -.

                          Logicamente o carro não foi a nenhuma inspecção B, o senhor recebeu o valor da ''Perda Total'', reparou o carro sem grande chatice e tudo resolvido.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Um Fiat Uno que parta um farol é logo "perda total"!
                            Não porque as peças são baratas!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                              Já tive um caso de um Kadett de 91, que por € 500 - guarda-lamas, farol e uma ligeira amolgadela no capôt -, foi dada perda total - foi à peritagem à marca -.

                              Logicamente o carro não foi a nenhuma inspecção B, o senhor recebeu o valor da ''Perda Total'', reparou o carro sem grande chatice e tudo resolvido.
                              No final do ano passado um Rover 25 estimado, impecável de mecânica e pintura, teve um toque na frente esquerda, farol, parachoques, guarda lama e capot tinha o canto torto e também foi para perda total até doeu a quem viu o veiculo, mas a dona aceitou a conversa da companhia de Seguros e pegou no dinheiro e foi a correr comprar um veiculo mais antigo num stand de usados pois não queria passar um dia sem automóvel! Aquilo fosse com material da concorrência ou usado arranjava-se num instante, agora com peças Rover é para esquecer, depende de como o perito pinta o quadro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                No final do ano passado um Rover 25 estimado, impecável de mecânica e pintura, teve um toque na frente esquerda, farol, parachoques, guarda lama e capot tinha o canto torto e também foi para perda total até doeu a quem viu o veiculo, mas a dona aceitou a conversa da companhia de Seguros e pegou no dinheiro e foi a correr comprar um veiculo mais antigo num stand de usados pois não queria passar um dia sem automóvel! Aquilo fosse com material da concorrência ou usado arranjava-se num instante, agora com peças Rover é para esquecer, depende de como o perito pinta o quadro.
                                Eu tenho 3 viaturas MG/Rover e comparo muitas vezes os preços dos materiais com os de outras marcas. É curioso que, ao contrário do que se apregoa, o material Rover não é mais caro que os outros, sendo até, em muitos casos, mais barato!

                                Penso que ainda subsiste a ideia do tempo dos "verdadeiros" Rovers (até à parceria com a Honda), em que os preços eram realmente elevados porque se tratava de carros de luxo, mas a qualidade e a nobreza dos materiais era também acima da média.

                                Já agora, são muito poucas as peças da concorrência para Rovers

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                  Eu tenho 3 viaturas MG/Rover e comparo muitas vezes os preços dos materiais com os de outras marcas. É curioso que, ao contrário do que se apregoa, o material Rover não é mais caro que os outros, sendo até, em muitos casos, mais barato!

                                  Penso que ainda subsiste a ideia do tempo dos "verdadeiros" Rovers (até à parceria com a Honda), em que os preços eram realmente elevados porque se tratava de carros de luxo, mas a qualidade e a nobreza dos materiais era também acima da média.

                                  Já agora, são muito poucas as peças da concorrência para Rovers
                                  Neste momento as únicas peças no mercado se calhar já são todas da concorrência, as fabricas Rover já foram desmanteladas e limpos os terrenos para posterior venda. No futuro vais ter umas viaturas raras, tens é de fazer aprovisionamento de peças sobressalentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                    No final do ano passado um Rover 25 estimado, impecável de mecânica e pintura, teve um toque na frente esquerda, farol, parachoques, guarda lama e capot tinha o canto torto e também foi para perda total até doeu a quem viu o veiculo, mas a dona aceitou a conversa da companhia de Seguros e pegou no dinheiro e foi a correr comprar um veiculo mais antigo num stand de usados pois não queria passar um dia sem automóvel! Aquilo fosse com material da concorrência ou usado arranjava-se num instante, agora com peças Rover é para esquecer, depende de como o perito pinta o quadro.
                                    Recebia o dinheiro, e tentava reparar, nem que fosse com peças da sucata, mas MG/Rover, já é difícil encontrá-los.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                      Eu tenho 3 viaturas MG/Rover e comparo muitas vezes os preços dos materiais com os de outras marcas. É curioso que, ao contrário do que se apregoa, o material Rover não é mais caro que os outros, sendo até, em muitos casos, mais barato!

                                      Penso que ainda subsiste a ideia do tempo dos "verdadeiros" Rovers (até à parceria com a Honda), em que os preços eram realmente elevados porque se tratava de carros de luxo, mas a qualidade e a nobreza dos materiais era também acima da média.

                                      Já agora, são muito poucas as peças da concorrência para Rovers
                                      Depois de ter visto a minha namorada pagar mais de 200€ para um rolamento (com) cubo traseiro deixei de concordar com isso

                                      Aliás, foi uma das razões porque se despachou o 200 TD.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                        Neste momento as únicas peças no mercado se calhar já são todas da concorrência, as fabricas Rover já foram desmanteladas e limpos os terrenos para posterior venda. No futuro vais ter umas viaturas raras, tens é de fazer aprovisionamento de peças sobressalentes.
                                        A Rover, assim como a maioria das marcas, não fabrica(va) peças; projecta(va)-as, manda(va)-as fabricar e monta(va)-as

                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Depois de ter visto a minha namorada pagar mais de 200€ para um rolamento (com) cubo traseiro deixei de concordar com isso

                                        Aliás, foi uma das razões porque se despachou o 200 TD.
                                        E sabes quanto custaria esse material, de qualidade semelhante, de outra marca? É bem capaz de não andar muito longe disso... a questão é que dada a desvalorização "forçada" dos carros da marca, a maioria pesa demasiado o preço das peças em função do valor do carro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fotos do carro estoirado tens?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que começo a ficar preocupado com os "ditos" peritos e da formação que estes têm;das nossas seguradoras.

                                            1 Guarda-lamas,1 capot amassado.Perda total?????

                                            Realmente aquelas 2 peças amassadas com um valor de reparação 200/250e,comprometem a segurança do veiculo

                                            Mas os culpados são as pessoas que aceitam uma m€rda,e vão na conversa da companhia de seguros,ou então gostam de trocar de carro(charuto)

                                            Tenho de por a pau,não hei-de de ter um guarda-lamas partido(no 106) e o "dito" perito,não considera aquilo perda total
                                            Editado pela última vez por andrepinto; 02 November 2013, 12:38.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                              Acho que começo a ficar preocupado com os "ditos" peritos e da formação que estes têm;das nossas seguradoras.

                                              1 Guarda-lamas,1 capot amassado.Perda total?????

                                              Realmente aquelas 2 peças amassadas com um valor de reparação 200/250e,comprometem a segurança do veiculo

                                              Mas os culpados são as pessoas que aceitam uma m€rda,e vão na conversa da companhia de seguros,ou então gostam de trocar de carro(charuto)


                                              Não me admira que tal possa acontecer...

                                              Basta pegar em peças novas originais e MO elevada, para tal tornar coisas inviáveis (em certos casos).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Não me admira que tal possa acontecer...

                                                Basta pegar em peças novas originais e MO elevada, para tal tornar coisas inviáveis (em certos casos).
                                                E quem é que leva um Kadett,106,etc á marca?E para mais quem é que mete peças originais nesses carros.Só se o carro tiver imaculado,e que tivesse na garagem a ganhar pó,e naquele dia que saiu,por mero azar teve um acidente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                  E quem é que leva um Kadett,106,etc á marca?E para mais quem é que mete peças originais nesses carros.Só se o carro tiver imaculado,e que tivesse na garagem a ganhar pó,e naquele dia que saiu,por mero azar teve um acidente.


                                                  Cada um está no seu direito... E há quem tenha os carros com peças originais e como tal, pretende manter os mesmos com as tais.

                                                  É claro, que pode também se socorrer das sucatas, para encontrar peças originais mais em conta.

                                                  Mas é óbvio, que a manter com material OEM novo e socorrer-se de oficinas da marca, pode inviabilizar certas reparações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                    Acho que começo a ficar preocupado com os "ditos" peritos e da formação que estes têm;das nossas seguradoras.

                                                    1 Guarda-lamas,1 capot amassado.Perda total?????

                                                    Realmente aquelas 2 peças amassadas com um valor de reparação 200/250e,comprometem a segurança do veiculo

                                                    Mas os culpados são as pessoas que aceitam uma m€rda,e vão na conversa da companhia de seguros,ou então gostam de trocar de carro(charuto)

                                                    Tenho de por a pau,não hei-de de ter um guarda-lamas partido(no 106) e o "dito" perito,não considera aquilo perda total
                                                    Acho que não tens ideia de quanto custa certas peças para os automóveis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Não me admira que tal possa acontecer...

                                                      Basta pegar em peças novas originais e MO elevada, para tal tornar coisas inviáveis (em certos casos).
                                                      Nem mais.

                                                      Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                      E quem é que leva um Kadett,106,etc á marca?E para mais quem é que mete peças originais nesses carros.Só se o carro tiver imaculado,e que tivesse na garagem a ganhar pó,e naquele dia que saiu,por mero azar teve um acidente.
                                                      Não é preciso ir à marca, basta não haver material na concorrência... Dou-te um exemplo: Quando tinha o Mx5 bateram-me e eu fui bater no carro da frente, na frente partiu-se o farol pisca/minimo (não há na concorrência e novo custa 150e + iva), amolgou um pouco o guarda lamas e para choques mas aqui é só trabalho, atrás amolgou a tampa da mala (não foi preciso novo pois foi só reparar), estalou o farolim esquerdo (200e + iva), partiu a peça em fibra onde tem a matricula que fica entre farois (450e + iva e mais uma vez não há na concorrência), para choque traseiro deu pra reparar. Portanto só em material eram 800e + iva, junta MO de bate chapa e pintura e tens uma bela conta fora da marca. Um Mx5 de 1990 não tem um valor comercial muito alto apesar de serem vendidos na altura (2008) a cerca de 6000e

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        Acho que não tens ideia de quanto custa certas peças para os automóveis.
                                                        Tu vais dizer que 130 mocas,para um guarda lamas + pintura para um fiesta mk3 é caro,sim foi isso que paguei(pagaram o outro condutor)se tivesse metido ao seguro os "ditos" peritos ainda me davam de perda total

                                                        Motivo,é um carro velho(94),não compensa o arranjo,penso eu de que

                                                        È caro para companhia,para mim não foi,é preciso é saber onde buscar peças,

                                                        Como o caso dai do Rover,se o veiculo estava estimado,e teve uns toques,mas a dona preferiu ir na letra da companhia e receber umas croas,e ir buscar um chasso sabe-se lá o estado dele.Se calhar se tivesse perdido tempo a encontrar peças usadas ainda tinha o Rover e tava toda contente da vida
                                                        Editado pela última vez por andrepinto; 02 November 2013, 14:38.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                          Tu vais dizer que 130 mocas,para um guarda lamas + pintura para um fiesta mk3 é caro,sim foi isso que paguei(pagaram o outro condutor)se tivesse metido ao seguro os "ditos" peritos ainda me davam de perda total

                                                          Motivo,é um carro velho(94),não compensa o arranjo,penso eu de que

                                                          È caro para companhia,para mim não foi,é preciso é saber onde buscar peças,
                                                          Estás a misturar assuntos.

                                                          Num concessionário ou oficina boa uma pintura de painel com pequenos arranjos fica entre 100 a 200 euros. Se multiplicares isto por 3 ou 4 painéis a 150, facilmente chegas a 500. Se a isto somares um farol ou fecho de uma porta 750 euros são uma realidade.

                                                          Para teres uma ideia, um segmento D com 6 ou 7 anos, numa batida de frente sem danos mecânicos graves. Bastou que tivesse xenon e um kit desportivo da marca. Peças de origem e mão de obra fora da marca, dois farois 1590, para-choques 500, elementos por trás do para-choques 500, deposito de liquido do limpa parabrisas 170, sensores de estacionamento (Ainda se aproveitou elementos) 140, grelhas 450 somas a isto 1900 euros de mão de obra e pintura. Se a isto somares o IVA o arranjo ficou por 6400 e picos, e foi um toque pequeno, onde até achei que a mão de obra foi barata por que arranjar e pintar tudo por trás do pára-choque mais endireitar e pintar capot. Ah, e houve bom desconto em algumas peças.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No caso do meu carro, o problema foram os airbags. Novos são extremamente caros. Mesmo na sucata ficaram em quase metade do custo da reparação. E o resto das peças foram originais da Alfa Romeo...

                                                            Quanto ao resto, confirma-se o que alguns já disseram. E aqui fica para futura referência para outros que possam ter o mesmo problema.
                                                            Será a inspeção B - que tem de se agendar - e, com o documento que ali fornecerem, fazer o pedido de devolução dos documentos no IMTT. Deixarei notícias de desenvolvimentos, mas cheira-me que vou perder muito tempo no IMTT...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X