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    Vtec

    Boas a todos os membros. Tenho uma questão é gostaria de saber se alguém me poderia ajudar.
    Tenho um Honda Civic hatchback de 1997, o 1.4is de 90cv. Gostava de saber se posso adaptar um vtec ao carro, ficando com 100cv.

    Obrigado e cumprimentos

    #2
    Esse modelo tinha vários motores com VTEC: 115, 127, 160 cavalos.

    Comentário


      #3
      Mas posso adaptar o vtec de um 1.5 por exemplo?

      Comentário


        #4
        Mais vale pores logo o motor do ESI vtec 1.6 de 125cvs , visualmente é igual !

        Comentário


          #5

          Comentário


            #6
            Poder até deves poder mas o trabalho e a despesa não devem compensar.
            Até me arrisco a dizer que ficaria mais barato adaptar um sistema de turbo-intercooler ao motor que adaptares o sistema Vtec ao motor que tens.

            No entanto, para adaptares o sistema Vtec no teu motor precisas do bloco B18A ou B18B (terás um destes) e adaptares a cabeça de um B16A, B18C ou Type R.
            O problema disto é o trabalho e as correcções que têm de ser feitas.

            Não vale a pena na minha opinião, a não ser que tenhas $$ e o queiras fazer só porque sim.

            http://honda-tech.com/showthread.php?t=1676914
            Editado pela última vez por CHB; 26 April 2014, 11:45.

            Comentário


              #7
              Não sei até que ponto o investimento compensaria...

              Como já disseram, mais vale colocar um D16 (1.6 de 130cv) e, se vier com a caixa de velocidades, ganhas imenso em performances.

              Comentário


                #8
                Se tens um 1.4 is 90cv esquece, nao percas tempo com esse motor, por muito que gastes nunca vai ficar grande coisa. O que pretendes fazer chama-se mini me, podes procurar no clube honda que ja houve vário pessoal a fazer isso.

                O que recomendo é um swap para um b16 160cv, depois aplicar um turbo e entre outras coisas e metes o carro com 300cv e ai sim é qualquer coisa.

                Se nao tens muito dinheiro para grandes aventuras e queres os 100 105cv nesse motor, metes uma panela de rendimento, tiras o canalizador, metes colectores 4 2 1 e uma puxada de ar com filtro k&n fica qualquer coisa, embora nao continue nada de jeito...



                Se queres o meu conselho pessoal é que mantenhas o o motor de origem porque tens ai um motor extremamente bom e fiavel, o meu ja vaimcom 190mil km com 0 problemas...

                Comentário


                  #9
                  Pelo que vejo é melhor esquecer o vtec então porque não quero gastar rios de dinheiro.
                  Eu queria diminuir o consumo aumentando um pouco a cavalagem. Não queria ter de mudar de motor

                  Comentário


                    #10
                    Se queres isso mete um turbo que fica bem porreiro !

                    O D14 é dos mais fiaveis da serie D , depois tens o D15z6 que visualmente é igual e tem 115cvs e vtec , e depois tambem tens o D16 do ESI de 125cvs com vtec em altas que tambem visualmente é igual .

                    Um motor destes arranjas por 500 paus .

                    Meter um B16 é pra dar logo uma cana do caraças pois visualmente é bem diferente


                    Nao percebi foi falarem em ter de meter um B18 para ter vtec

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Filipe30 Ver Post
                      Pelo que vejo é melhor esquecer o vtec então porque não quero gastar rios de dinheiro.
                      Eu queria diminuir o consumo aumentando um pouco a cavalagem. Não queria ter de mudar de motor
                      Para diminuir o consumo e ter mais cavalagem, tens o 1.5iLS... com o e-VTEC.

                      Comentário


                        #12
                        Que tipo de turbo poderia então adaptar, tendo em vista uma diminuição dos consumos que actualmente está em cerca de 8l/100km

                        Comentário


                          #13
                          Com o motor D15z6 fazias menos consumo e ainda tinhas 115cvs para usufruir

                          Em relaçao ao turbo , arranjas kits para meter ai e ficava mais engraçado e tinha sempre o turbo a "injectar" pressao e como tal carregavas menos no acelerador o que daria menos consumo

                          Ando a equacionar para o meu D15 tambem

                          Podes meter assim :



                          Como mais suave
                          Editado pela última vez por Miguelspc; 26 April 2014, 14:21.

                          Comentário


                            #14
                            E os kits de turbo são muito caros?
                            Não tenho um orçamento assim muito grande

                            Comentário


                              #15
                              Vende esse carro. Compra outro carro.

                              Easy ...

                              Comentário


                                #16
                                Um amigo meu arranjou-me o coletor e linha de escape do Civic 1.6 vti. Acham que terei alguma melhoria em consumos?

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso não sei.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Com o motor D15z6 fazias menos consumo e ainda tinhas 115cvs para usufruir

                                    Em relaçao ao turbo , arranjas kits para meter ai e ficava mais engraçado e tinha sempre o turbo a "injectar" pressao e como tal carregavas menos no acelerador o que daria menos consumo

                                    Ando a equacionar para o meu D15 tambem

                                    Podes meter assim :



                                    Como mais suave
                                    É como os TDI, quanto mais potencia, menos consumo. Coisas que so acontecem a determinados carros, va-se la perceber

                                    Comentário


                                      #19
                                      8l?? Nao sei o que se passa com o teu, o meu anda nos 5.5/6...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                        É como os TDI, quanto mais potencia, menos consumo. Coisas que so acontecem a determinados carros, va-se la perceber
                                        Reza a lenda em que alguns casos se andar de marcha atrás nasce gasoleo no depósito..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Faço 5.5 em auto-estrada, mas como é muito raro fazer auto-estrada estou a fazer 7.5/8l pois ando muitas vezes em para-arranca

                                          Comentário


                                            #22
                                            Alguém sabe se com o coletor e linha do vti poderei diminuir os consumos?
                                            Editado pela última vez por Filipe30; 29 April 2014, 19:45.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Filipe30 Ver Post
                                              Alguém sabe se com o coletor e linha do vti poderei diminuir os consumos?

                                              Amigo queres menos consumo mete isso a gpl o resto é conversa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                Amigo queres menos consumo mete isso a gpl o resto é conversa...
                                                Tecnicamente a GPL os consumos são ainda maiores. Os custos é que não.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Filipe30 Ver Post
                                                  Alguém sabe se com o coletor e linha do vti poderei diminuir os consumos?
                                                  Para consumos tens o 1.5i LS com 115cvs e vtec-e que permite fazer consumos bem porreiros

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como já referiram antes, o mais fácil e menos dispendiosos será fazer um swap para o 1.5 já com vtec. É só uma questão de encontrar um motor em bom estado e fazer a troca. Se as caixas de velocidades tiverem rapports semelhantes nem precisas de trocar a tua (a não ser que esteja má, claro).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A caixa é igual ou S20 ou S40 !

                                                      E o motor arranja-se pelos 400 euros +/-

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Filipe30 Ver Post
                                                        Que tipo de turbo poderia então adaptar, tendo em vista uma diminuição dos consumos que actualmente está em cerca de 8l/100km
                                                        Nenhum.
                                                        Não vás nessas cantigas, se queres diminuir os consumos levantas o pé, se achas que ainda assim gasta muito, ou tens aí algum problema ou precisas de mudar de carro.
                                                        A outra solução é meteres GPL, 1300€ metes um sistema em condições e apesar de ir gastar praí mais 0.5L/100km, o GPL fica a ~0.75€ o litro, é só fazer as contas.
                                                        Meter um turbo num gasolinas para baixar consumos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em subidas com o turbo é capaz de beber menos visto que nem é preciso ir a meio acelerador para ele andar já que está sendo injectado ar com pressao para o motor

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para "guiar" para os consumos, nada melhor que meter o carro em cima de 4 preguiças, meter 6ª ao relenti e deixa-se de pastelar na estrada.

                                                            Comentário

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