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Significado de "motor curto"?

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    Significado de "motor curto"?

    Eu percebo muito pouco de carros e só agora que estou em vias de comprar o primeiro carro é que ando a explorar mais esta área e a tentar perceber umas coisas. Vejo muito por aí essa expressão, "motor curto". Podem-me explicar o que é que isso realmente significa e de onde vem o termo "curto"?

    #2
    Que o motor é insuficiente para o carro em questão, ou seja, sub-motorizado.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Estava à espera de uma resposta um pouco mais técnica do que isso :P Ou essa expressão não é, de todo, técnica?

      Comentário


        #4
        Não posso prestar esclarecimentos adicionais, é tudo o que sei, espere que alguém mais entendido apareça, estou em crer que essa expressão não é, de todo, técnica e que o termo mais adequado seria de facto "sub-motorizado".

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
          Não posso prestar esclarecimentos adicionais, é tudo o que sei, espere que alguém mais entendido apareça, estou em crer que essa expressão não é, de todo, técnica e que o termo mais adequado seria de facto "sub-motorizado".

          Cumprimentos
          Tambem acho que è "apenas" isso.

          Comentário


            #6
            Os motores não são "curtos" nem "compridos" em absoluto. São "curtos" ou "compridos" de acordo com as expectativas de cada um para cada veículo em concreto.

            Portanto, acho que a explicação do Miguel foi a mais técnica possível... Fazer 20 segundos dos 0-100 km/h é curto ou comprido? Depende... se for um camião até será muito rápido! Se for um BMW série 5 se calhar há quem diga que 10 segundos e ele é um molengão, tem um motor "curto". Tudo depende da perspectiva.

            Comentário


              #7
              Eu entendo por motor curto:
              Um motor com pouca cilindrada ou potencia
              Ou seja com fraco andamento!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                Eu entendo por motor curto:
                Um motor com pouca cilindrada ou potencia
                Ou seja com fraco andamento!
                Não tem nada a ver com potencia nem cilindrada. É uma expressão que não tem explicação técnica nenhuma.

                Para ti um Corsa com 80cv pode ser o suficiente mas para outro condutor mais exigente pode já não ser suficiente, ou seja, é um motor curto para o condutor mais exigente.

                Comentário


                  #9
                  É o que o Miguel1994 disse.

                  Comentário


                    #10
                    se fosse a caixa curta era mais complicado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nazgulled Ver Post
                      Eu percebo muito pouco de carros e só agora que estou em vias de comprar o primeiro carro é que ando a explorar mais esta área e a tentar perceber umas coisas. Vejo muito por aí essa expressão, "motor curto". Podem-me explicar o que é que isso realmente significa e de onde vem o termo "curto"?
                      Curto=1.9 TDI? Acho que é o que disseram mas a meu ver também pode ser um motor com uma curta faixa de utilização de rotações. Melhor exemplo? 1.9 tdi. Quando dás por ti já tá a morrer antes das 4000 rpm.. Aí sim, posso chamar-lhe motor curto.

                      Comentário


                        #12
                        Ok, estou a perceber.

                        Pensei mesmo que tivesse alguma explicação diferente mas estou a ver que acaba por depender da opinião pessoal face ao veículo em questão.

                        Obrigado a todos

                        Comentário


                          #13
                          Motor curto não é nada técnico. É "idiomático", uma expressão para designar "insuficiente", "lento", "anémico", "caracol".

                          Caixa curta ou longa já é técnico. Podes estar a confundir com isto.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                            Curto=1.9 TDI? Acho que é o que disseram mas a meu ver também pode ser um motor com uma curta faixa de utilização de rotações. Melhor exemplo? 1.9 tdi. Quando dás por ti já tá a morrer antes das 4000 rpm.. Aí sim, posso chamar-lhe motor curto.
                            http://www.autohoje.com/index.php/te...453b44405c6b2f


                            Ao que parece, não é assim tão curto! E este motor de 105cv está muito castrado por causa do CO2!
                            uns têm bons números no papel, mas na estrada os bons números desaparecem.

                            Comentário


                              #15
                              O motor 1.0 ecoboost com 999cc e 3 cil é um motor curto? É a potencia ou cilindrada que ditam se o motor é curto ou n?!
                              Editado pela última vez por Scutar; 27 July 2014, 10:46.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                Curto=1.9 TDI? Acho que é o que disseram mas a meu ver também pode ser um motor com uma curta faixa de utilização de rotações. Melhor exemplo? 1.9 tdi. Quando dás por ti já tá a morrer antes das 4000 rpm.. Aí sim, posso chamar-lhe motor curto.
                                Motor curto é quando tu numa utilização normal carregas e o gajo não desenvolve nem por nada. Ex: golf 1.4, 307 1.4 hdi, focus 1.4

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                  O motor 1.0 ecoboost com 999cc e 3 cil é um motor curto? É a potencia ou cilindrada que ditam se o motor é curto ou n?!
                                  São as especificações do motor conjunto às do carro.

                                  Por exemplo, já que falaram no 1.9 TDI: no Polo/Ibiza puxa muito bem. No Golf/Leon/A3 puxa bem. Na Passat/A4 nem aquece nem arrefece. No A6 já começa a ser curto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podes também estar a fazer confusão com "caixa curta", que significa geralmente que o carro anda em rotações relativamente altas para determinada velocidade. Vantagens: boas performances/acelerações/recuperações. Desvantagens: maior ruído e desgaste mecânico, maiores consumos, menor velocidade máxima (já que o motor esgota as rotações "mais cedo").

                                    Por outro lado, pode ter a ver com a relação diâmetro x curso dos cilindros, em que um motor pode ser "super-quadrado" ou uma daquelas características apresentarem um valor mais alto que o normal, mas isso já entra quase no domínio da engenharia mecânica e duvido muito que isso faça parte das chamadas "conversas de café".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                      O motor 1.0 ecoboost com 999cc e 3 cil é um motor curto? É a potencia ou cilindrada que ditam se o motor é curto ou n?!
                                      Não! É a inteligência de cada um. Depende se ela é curta ou longa!

                                      Comentário


                                        #20
                                        é fácil, entende-se por ter um conjunto motor que pouco desenvolve/carro pesado.

                                        ex: 1.1 num 307; 1.4hdi num 206; 1.8d numa xsara; 1.9tdi num A6, como referiram; um motor grande com pouca cavalagem e binário num carro pesadão dos anos 80/etc.

                                        ou seja, o motor até pode desenvolver alguma coisa, mas se apanharmos um carro pesado, ele torna-se lento e daí advém a expressão "motor curto para aquele carro".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tudo se resume a relação peso/potência.

                                          cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                            Curto=1.9 TDI? Acho que é o que disseram mas a meu ver também pode ser um motor com uma curta faixa de utilização de rotações. Melhor exemplo? 1.9 tdi. Quando dás por ti já tá a morrer antes das 4000 rpm.. Aí sim, posso chamar-lhe motor curto.
                                            Não é bem assim

                                            Comentário


                                              #23
                                              Motor curto significa, simplesmente, que não é capaz de mover aquele automóvel de forma suficientemente rápida.

                                              Acima disto, tens o motor justo, que significa que pode servir para quem anda devagar, mas ser insuficiente para quem é mais exigente.

                                              Nada disto é técnico, sendo apenas um adjectivo aplicado por alguém que experimentou o automóvel e formulou tal opinião.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                é fácil, entende-se por ter um conjunto motor que pouco desenvolve/carro pesado.

                                                ex: 1.1 num 307; 1.4hdi num 206; 1.8d numa xsara; 1.9tdi num A6, como referiram; um motor grande com pouca cavalagem e binário num carro pesadão dos anos 80/etc.

                                                ou seja, o motor até pode desenvolver alguma coisa, mas se apanharmos um carro pesado, ele torna-se lento e daí advém a expressão "motor curto para aquele carro".
                                                Não quererás dizer 1.1 no 206 e 1.4 HDI no 307?


                                                Para mim motor curto é isso mesmo: incapaz de mover com a mínima celeridade um carro.
                                                Por vezes até se safam só com o condutor mas rapidamente mostram grandes limitações com a lotação no máximo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas para andar dentro dos limites de velocidade nenhum motor é curto, ou é?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                    Mas para andar dentro dos limites de velocidade nenhum motor é curto, ou é?

                                                    Como já disseram tem a ver com o peso do carro em questão.

                                                    Um 1.9 TDI num Ibiza chega para um andamento normal, mas numa carrinha de 3500kg carregada já é um motor curto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estou a ver que aqui no fórum é só gente exigente.. Um A6 1.9 TDI PD130 faz dos 0 aos 100 em cerca de 10 segundos e atinge uma velocidade máxima de cerca de 203 kms hora.. Se isso não suficiente.. Sinceramente não sei o que dizer sobre motores como 1.5 DCI, 1.6 TDCI, etc, etc, etc montados em carros de segmento C..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Exemplos de motores curtos: skoda superb 1.6 tdi?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                          Mas para andar dentro dos limites de velocidade nenhum motor é curto, ou é?
                                                          Podes tentar fazer uma ultrapassagem dentro dos limites de velocidade e a mesma demorar muiiiitooooo tempo e por isso ser extremamente perigosa. Seja em que via for. Aí é curto e perigoso!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mais importante que esses dados são as recuperações.

                                                            Raras são as vezes em que faço arranques a fundo, e de nada me interessa ter um carro que dê 200 Km/h se demora um "tempão" a lá chegar.

                                                            Comentário

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