O motor Dci

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Título: O motor Dci

  1. #1
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    Por Defeito O motor Dci

    Boa noite a todos.

    Sou detentor de um automóvel com um motor 1.5 dci K9K. Por uma pesquisa que realizei pela net, verifiquei que este motor tem apresentado vários problemas, alguns muito graves, como o rompimento das capas das bielas ou da correia de distribuição que inutilizam por completo o motor originando grandes despesas para os seus proprietários. Em Espanha, criou-se uma associação de lesados deste motor pois, aparecem casos com 60000Km e o motor partido. No entanto, estes motores parece que têm grande aceitação das marcas que o espalham pelos seus automóveis, algumas com grande posição e estatuto no mercado. As marcas que os vendem, por seu turno, não evidenciam qualquer preocupação e nem chamam os carros às oficinas para fazer as correções ou verificações devidas. Entretanto, em Espanha julgo que já mudaram a legislação quanto à responsabilidade das marcas em relação a estas situações pois grande parte delas estão dentro da considerada vida útil do automóvel e com as inspeções realizadas nos concessionários. Um bem que para um português de nível financeiro médio se apresenta como um encargo bastante grande, tendo que recorrer a créditos, muitos deles com 10 anos de existência e pagando quase 1/3 de juros devia ter uma legislação que assegurasse alguma confiança no produto que adquire e não como uma simples lata de coca-cola.


  2. #2
    Piloto de Troféu RicardoAndre's Avatar
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    Por Defeito

    Sim, e quê ?

  3. #3
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    Por Defeito

    Como esse a muitos mais motores a dar problemas, basta pesquisar na net.

    Cumps

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
    Como esse a muitos mais motores a dar problemas, basta pesquisar na net.

    Cumps
    em português, por favor

  5. #5
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    conheço muitas viaturas com esse motor, curiosamente (e embora os entendidos do fórum digam que não) todos os que deram problemas faziam mudanças de óleo muito espaçadas....não só neste motores como nos golf V1.9 tdi e insignia em que também conheço casos de danos devido as capas (bronzes) de biela......mas, como dizem os entendidos por aqui, estou certo que não tem nada que ver


  6. #6
    Piloto de Troféu 1975's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    em português, por favor
    Quiz dizer que como esse motor a muitos mais de outras marcas a dar problemas, basta pesquisar.

    Cumps

  7. #7
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    Esse motor tem muita aceitação porque é das melhores coisinhas que se fez nesse campo ... em circulação desde 2001

    Basta ver a quantidade de marcas e modelos que o usam.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
    conheço muitas viaturas com esse motor, curiosamente (e embora os entendidos do fórum digam que não) todos os que deram problemas faziam mudanças de óleo muito espaçadas....não só neste motores como nos golf V1.9 tdi e insignia em que também conheço casos de danos devido as capas (bronzes) de biela......mas, como dizem os entendidos por aqui, estou certo que não tem nada que ver
    acho que o problema maior, veio mesmo daí. Esta treta de revisões de 30 em 30mil km não traz saude nenhuma, nem aos Dci´s nem a qualquer outro motor.

    Ja passaram 5 Dci´s lá por casa e o unico que deu porcaria, foi o do meu sogro, que ateimava em fazer as revisões de 30 em 30mil e sem cuidado algum com o carro. De salientar que deu porcaria aos 280mil km...!

    Ja li casos dos insignias 2.0 de 130cv com o mesmo problema.... e muitos mais por ai espalhados. Talvez os dci´s sejam tão "mais" frequentes, tendo em conta o volume de vendas. Basta ver o clio que já é líder de vendas a anos no nosso país.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
    conheço muitas viaturas com esse motor, curiosamente (e embora os entendidos do fórum digam que não) todos os que deram problemas faziam mudanças de óleo muito espaçadas....não só neste motores como nos golf V1.9 tdi e insignia em que também conheço casos de danos devido as capas (bronzes) de biela......mas, como dizem os entendidos por aqui, estou certo que não tem nada que ver
    Conheço carros sempre com a manutenção feita na marca e que tiveram de levar bielas novas aos 150 000 kms. É demasiado frequente os problemas que estes motores apresentam...

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
    Conheço carros sempre com a manutenção feita na marca e que tiveram de levar bielas novas aos 150 000 kms. É demasiado frequente os problemas que estes motores apresentam...
    Recentemente aprendi que as capas de bielas tem que se mudar com a distribuição seja em que carro for, que custa o mesmo que uma mudança de óleo, e tudo o resto para além das bielas nos DCI são casos isolados.


    Como é lógico, estes motores tem esse problemas crónico das capas das bielas até recentemente, inclusive nos 110cv nas primeiras unidades há casos de mudança de capas de bielas por prevenção e essa recomendação vinha da própria Renault. Para além de problemas de injeção frequentes nestes motores a grande maioria com injeção Delphi.

    Claro que as capas das bielas, não é caro de mudar (mas também não é propriamente barato), é fácil, mas há que ter conhecimento do problema, o que claro inicialmente não aconteceu daí muito motor no lixo.

    No meu caso, tive até há 1 semana um Clio II dci65 que veio para as minhas maos com 100 e poucos mil km, o que sei é que já tinha levado uma intervenção grande, fez mais 200.000km sem dar problemas. Veio agora um igual, mas com 185.000km, ralenti a soluçar, erro de velas e pressão de Rail, não sei o que lhe foi feito. Diagnóstico é que a injeção já está a bater para ver isso, que é aconselhavel por causa do erro de pressão do Rail verificar bomba, sensores, injectores etc. Os 2 carros de trabalho sempre mantidos na Renault.

    Todos os motores darem problemas é verdade, como é verdade os problemas nos dci nas capas das bielas e injecao. Estar a relativizar...
    Última edição por Carmaniaco90 : 08-02-17 às 13:03:42

  11. #11
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    Agora vejamos. Compra se um carro novo por 20 ou 30 e tal mil euros. Ao fim de 2 ou 3 anos acaba a garantia. O carro já pode ter 60000 ou mais KM. Acontece uma situações destas, como ficamos?

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por vicjoaq Ver Post
    Agora vejamos. Compra se um carro novo por 20 ou 30 e tal mil euros. Ao fim de 2 ou 3 anos acaba a garantia. O carro já pode ter 60000 ou mais KM. Acontece uma situações destas, como ficamos?
    esses 2\3anos são relativos. Se for um Renault, tens ainda 2 anos de garantia (a marca dá 5). Se for Kia, 7!
    todos e todas as marcas tão sujeitas a este tipo de problemas... umas mais que outras, é certo.

    Tão a falar dos bronzes... e se formos falar do injectores dos 1.6tdi´s? É mato tambem...!
    Vale do que vale..!

  13. #13
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    Mudar capas quando se muda distribuição? Nunca ouvi tal, nem ninguém o faz. E não costuma haver problemas...

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por vicjoaq Ver Post
    Agora vejamos. Compra se um carro novo por 20 ou 30 e tal mil euros. Ao fim de 2 ou 3 anos acaba a garantia. O carro já pode ter 60000 ou mais KM. Acontece uma situações destas, como ficamos?
    como ficamos??? ficamos por nossa conta, no entanto apesar dos problema conhecidos ao longo das primeiras gerações 1.5dci já mais que conhecidos, podem ser prevenidos, a ultima geração já tem essas situações mais que resolvidas, e não é por isso que deixa de ser um bom motor, há ai muitos que fizeram milhares de km's e nunca tiveram quaisquer problemas, isto é como tudo, há bons e maus motores, e não podemos estar a pensar nisso, se não não compramos carros, não existe um motor perfeito, mais tarde ou mais cedo todos tem problemas, o que podemos fazer para nos precaver é andar em cima do acontecimento por antecipação para evitar males de maior...

    eu por exemplo no que toca a manutenção, não ligo muito as metas estabelecidas pelos fabricantes, eles dizem duram x mil km's ou y tempo, e eu faço a manutenção ai em metade do que eles estipulam, e até hoje nunca tive problemas, já tive uma megane de 2005 1.5 dci que me chegou as mãos com 25.000km's e despacheia com 350.000kms e só fez as manutenções de rotina e peças de desgaste nunca teve qualquer problema...

    portanto não se pode generalizar, os motores são conhecidos por terem alguns problemas crónicos, mas não quer dizer que quando se dão os problemas a culpa se vá atribuir ao fabricante, se o motor não prestasse tinha sido descontinuado, no entanto é usado para além da Renault em mais uma serie de outros modelos de outras marcas concorrentes...

  15. #15
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    Num DCI ,conheço pessoal que começou a fazer isso ....agora se é necessário ou não .....

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
    Mudar capas quando se muda distribuição? Nunca ouvi tal, nem ninguém o faz. E não costuma haver problemas...
    Fiz no 105 e no 65. No primeiro estavam nas últimas, já as do 65 estavam impecáveis.

    O 105 fazia revisões a cada 20k km e o 65 a cada 30k km. Carros do mesmo ano e mês.

    O 105 foi vendido com 213k km e o 65 segue com 269k km.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Fiz no 105 e no 65. No primeiro estavam nas últimas, já as do 65 estavam impecáveis.

    O 105 fazia revisões a cada 20k km e o 65 a cada 30k km. Carros do mesmo ano e mês.

    O 105 foi vendido com 213k km e o 65 segue com 269k km.
    Pensei que ele se referia a todos os carros no mercado, mesmo os mais antigos, não só os DCI....

  18. #18
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    Basicamente, quem criou o tópico, ou teve algum azar com um Dci... ou abomina por completo a Renault.

    De qualquer maneira, quando criou este tópico, podia ter dado uma vista de olhos nos BMW´S que partem a distribuição, ou nos Mercedes que pegam fogo, ou grupo vag que nos actuais 1.6tdi´s ja teve a sua boa cota de problemas a nível de injectores, ou nos primeiros 2.0tdi que estalavam cabeças e afins.

    O que não falta por aí são marcas com problemas graves.
    Voltando aos bronzes.. dizem que não sai muito caro mudar... e acho que quem tiver um desses motores, mais vale prevenir.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por vicjoaq Ver Post
    Agora vejamos. Compra se um carro novo por 20 ou 30 e tal mil euros. Ao fim de 2 ou 3 anos acaba a garantia. O carro já pode ter 60000 ou mais KM. Acontece uma situações destas, como ficamos?

    Não sei como ficamos. Mas está visto que por aqui não há grandes vontades de defender direitos básicos que noutros países estão consignados na lei.

    Parecia inicialmente que o problema de fiabilidade não se colocava porque esses problemas ocorriam em casos de manutenções com intervalos de 30.000 Km, o que é demasiado. Ora eram os intervalos aconselhados pelos engenheiros da marca. Quem somos nós para dizer que está mal? A própria experiência do Ruie34 parece mostrar que os intervalos das revisões não tem nada a ver.


    Os espanhóis "já mudaram a legislação quanto à responsabilidade das marcas em relação a estas situações pois grande parte delas estão dentro da considerada vida útil do automóvel e com as inspeções realizadas nos concessionários". Mas isso são os espanhóis que são pobres e tontos. Qual vida útil? Depois da garantia não há vida útil.

    Tontos são também os franceses que atribuem aos construtores a responsabilidade de contribuir parcial ou totalmente na reparação de avarias precoces (vida útil) nos veículos que produzem:

    (citado pelo ANTÓNIO850)

    http://www.fiches-auto.fr/articles-auto/enquete-fiabilite/s-537-participation-constructeur-bareme.php

    Exemplo: embraiagem dura menos de 50.000Km, 100% de custos para o construtor... injetor dura 110.000 Km, 50% de custos para o construtor, etc.
    Mas isso é em França. Para nós é mais simples... é na garantia? Isso é peça de desgaste! É fora da garantia? A marca já não assume.

    http://forum.autohoje.com/auto-ajuda/148994-bmw-116ed-de-2014-19000km-precisa-de-embraiagem-nova.html



    Por aqui, meu amigo, com pouco mais nem tens sequer direito à indignação. Isso é coisa de pobres.

  20. #20
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    O 2.0 dci não tem esse problema pois não?

  21. #21
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    O 2.0 dCi de 175 cv requer alguma atenção, o de 150 é "à prova de bala".

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
    Pensei que ele se referia a todos os carros no mercado, mesmo os mais antigos, não só os DCI....
    Também percebi isso...e não custa o mesmo que uma mudança de óleo.

    Na Insignia 2.0 cdti custa os olhos da cara, pelo que vi por aqui. São largas centenas de €...

  23. #23
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    Pelo menos o dci de 110cv não conheço nenhum caso que tenha dado problema derivado aos bronzes.

    Conheço alguns casos de problemas no FAP, no entanto como em qualquer marca, depende dos trajectos da viatura.

    Tenho um com 123kkm e problemas até à data, só uma fechadura, de 110€. Revisões a cada 20kk.

  24. #24
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    Eu conheci alguns casos perto de mim a falharem.

    O caso de um familiar meu foi algo curioso, pois eu alertei-o para o facto e sugeri que trocasse preventivamente.

    Como o carro é assistido num mecânico que trabalha na Renault, o meu familiar acreditou no que o mecânico disse e não mudou nada.

    Uns meses depois do meu alerta (~150.000 km), a Megane 1.5 DCI estava com o motor desmontado porque as capas cederam a meio de uma viagem...


    Apesar de reter os relatos que vejo aqui sobre motores 1.5 dci com quase 300.000 km (ou mais) sem mexer nos bronzes, na minha mente não tenho qualquer dúvida de que o problema existe, e de que arriscar é daquelas coisas que pode correr bem...

    ...ou não!

  25. #25
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    Se eu fosse construtor se calhar defendia as marcas e punha me do lado delas, dci's, cdi's, tdi's ou seja lá o que for. Como sou consumidor penso q a solução mais racional será defender os meus direitos. Depois esquecemos um problema bem mais importante, a segurança. Os relatos falam destes acontecimentos em pleno andamento, alguns deles em auto estrada. Aqui também convém manter a marca em segurança.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    O 2.0 dCi de 175 cv requer alguma atenção, o de 150 é "à prova de bala".
    O_meu_é_o_de_175cv.

    Que atenção referes?

  27. #27
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    Ou não será antes um produto da era Low Cost que serve para ajudar financeiramente os saldos das marcas e construtoras?

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    O 2.0 dCi de 175 cv requer alguma atenção, o de 150 é "à prova de bala".
    É mais ao contrário, os de 150 cv costumam ficar sem compressão e obrigar a colocar segmentos novos. Muitos ainda antes dos 200.000 km.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
    Pensei que ele se referia a todos os carros no mercado, mesmo os mais antigos, não só os DCI....
    Foi o que aprendi depois de um debate sobre este motor noutro tópico.
    Citação Originalmente Colocado por now Ver Post
    É mais ao contrário, os de 150 cv costumam ficar sem compressão e obrigar a colocar segmentos novos. Muitos ainda antes dos 200.000 km.
    Exactamente:

    http://www.renaultpt.com/mobiquo/mob...amp%3Bpage%3D1

    Pelos vistos, o 1.6 deve ser dos poucos dci que se safam sem problemas graves de concepção.

  30. #30
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    O maior problema não é os 30000km entre revisão mas a conjugação de tempo e km.

    Por exemplo, um carro que faça 30000km por ano dificilmente tem problemas.

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