Conduzir um carro em Portugal custa mensalmente entre 477 e 525 euros

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Título: Conduzir um carro em Portugal custa mensalmente entre 477 e 525 euros

  1. #1
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    Por Defeito Conduzir um carro em Portugal custa mensalmente entre 477 e 525 euros

    http://observador.pt/2017/02/10/cond...7-e-525-euros/

    Um dono de automóvel em Portugal pode gastar mensalmente, em média, entre 477 e 525 euros, segundo o 'LeasePlan CarCost Index' 2016. Noruega e Holanda são os países mais caros.


  2. #2
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    Por Defeito

    A gama de custos é muito mais alargada, dependendo do carro, da sua idade, dos Kms percorridos, do custo de manutenção, etc...

    Por exemplo, o carro do meu dia a dia, um Opel Astra com 18 anos: o custo mensal é de uns 100 euros, ou nem isso. E já a contar com a desvalorização anual, que é quase zero.

  3. #3
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    Isso deve ser para quem compra carros novos. Tal como o user "eu", tenho um carro de 17 anos do mesmo segmento, comprado em 2ª mão há 15, e feitas as contas devo andar à roda dos 100-150 EUR/mês em despesas acumuladas, contando com tudo, inclusive uma correia de distribuição partida (foi bem feita, para não deixar atrasar a manutenção lol).

  4. #4
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    pode custar, está bem, não sei onde foram buscar esses números, assim como muitos outros, se eu gastasse isso por mês com o carro comia ar e vento o mês todo

  5. #5
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    Segundo o artigo, está pensado para o uso de um automóvel novo durante os 3 primeiros anos. Claro que depois de o carro desvalorizar abruptamente nos primeiros anos, os custos são mais reduzidos.


  6. #6
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    Mesmo em carros novos, a despesa mensal varia muito em função do segmento. O custo mensal de um segmento A ou B é muito inferior aos valores desse estudo.

    A própria Lease Plan tem Seat Ibiza a 279 euros mensais.
    Última edição por eu : 13-02-17 às 12:40:03

  7. #7
    Piloto Veterano ClioII's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Mesmo em carros novos, a despesa mensal varia muito em função do segmento. O custo mensal de um segmento A ou B é muito inferior aos valores desse estudo.

    A própria Lease Plan tem Seat Ibiza a 279 euros mensais.
    Certamente.

    Vindo de onde vem a informação, certamente gostam de números que "assustem", para que as pessoas sejam levadas a fazer o leasing com eles em vez de compra.

  8. #8
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    O meu jazz custou novo em 2002 16.000 euros. Tenho-o há 15 anos, portanto dividindo os 16000 euros por 180 meses custou-me 88 euros por mês.

    Durante esses 180 meses fiz 330.000km, dividindo os km pelo tempo dá uma média de 1833 km/mês.
    Tendo em conta a média do custo da gasolina nos ultimos 15 anos e uma média de 6 Litros aos 100 no meu jazz gastei cerca de19800 litros de combustível, a um custo total de mais ou menos 26700 euros.

    Ora 26.700 euros a dividir por 180 meses dá um custo mensal de 148€/mês em gasolina.

    Nestes 15 anos fiz 15 revisões a um preço médio de 200€ cada, ou seja um total de 3000 euros em revisões programadas o que a dividir pelos 180 meses de uso dá 16€/mês.

    Nestes 15 anos tive duas avarias. Essas avarias (reparação de caixa de velocidades e subistituição de 8 bobines) custaram 1400€ e 300€ respectivamente, ou seja 1700€ de custos imprevistos a dividir pelos 180 mêses de uso dá
    9€/mês.

    Gasto cerca de 7€/mês em produtos de limpeza ou a lavar o carro, o que totalizou 1260€.

    Edit: faltam os 180€ de seguro x 15 anos = 2700€ = 15€/mês.

    Posto isto: 88 + 148 + 16 + 9 + 7 + 15, custou-me andar no meu carro
    283€/mês
    Última edição por blakke : 13-02-17 às 12:49:35

  9. #9
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    Convém ler a noticia.

    E não é difícil chegar a um valor mensal desses:
    - 120 € de combustivel;
    - 20 € de IUC;
    - 20-25€ de manutenção;
    - 50 € de seguro (danos próprios).

    Se juntarmos a isto a desvalorização, facilmente chegamos a valores da ordem dos mencionados no estudo. Além de que a isto acresce custos financeiros a existirem e portagens.

    Já sei que vão dizer que depende do carro,bla, bla, o meu carro tem 500 anos e só paga 50 de IUC, a minha manutenção é muito mais barata, bla, bla, mas para o efeito que é estudar os custos de um carro novo usado por três anos (que é o que interessa à emissora do estudo) as contas normais passam por estes valores.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    O meu jazz custou novo em 2002 16.000 euros. Tenho-o há 15 anos, portanto dividindo os 16000 euros por 180 meses custou-me 88 euros por mês.

    Durante esses 180 meses fiz 330.000km, dividindo os km pelo tempo dá uma média de 1833 km/mês.
    Tendo em conta a média do custo da gasolina nos ultimos 15 anos e uma média de 6 Litros aos 100 no meu jazz gastei cerca de19800 litros de combustível, a um custo total de mais ou menos 26700 euros.

    Ora 26.700 euros a dividir por 180 meses dá um custo mensal de 148€/mês em gasolina.

    Nestes 15 anos fiz 15 revisões a um preço médio de 200€ cada, ou seja um total de 3000 euros em revisões programadas o que a dividir pelos 180 meses de uso dá 16€/mês.

    Nestes 15 anos tive duas avarias. Essas avarias (reparação de caixa de velocidades e subistituição de 8 bobines) custaram 1400€ e 300€ respectivamente, ou seja 1700€ de custos imprevistos a dividir pelos 180 mêses de uso dá
    9€/mês.

    Gasto cerca de 7€/mês em produtos de limpeza ou a lavar o carro, o que totalizou 1260€.


    Posto isto: 88 + 148 + 16 + 9 + 7, custou-me andar no meu carro
    268€/mês
    Mesmo que me tenha esquecido de alguma despesas e se junte mais 10 ou 20€ por mês acho que até rentabilizei bem o carro. Sendo que ainda o estou a usar e está de boa saúde
    Pneus?
    Seguro?
    Impostos?

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Já sei que vão dizer que depende do carro,bla, bla,
    Não é nenhum bla, bla, bla... o modelo do carro é extremamente relevante para o custo mensal.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Convém ler a noticia.

    E não é difícil chegar a um valor mensal desses:
    - 120 € de combustivel;
    - 20 € de IUC;
    - 20-25€ de manutenção;
    - 50 € de seguro (danos próprios).

    Se juntarmos a isto a desvalorização, facilmente chegamos a valores da ordem dos mencionados no estudo. Além de que a isto acresce custos financeiros a existirem e portagens.

    Já sei que vão dizer que depende do carro,bla, bla, o meu carro tem 500 anos e só paga 50 de IUC, a minha manutenção é muito mais barata, bla, bla, mas para o efeito que é estudar os custos de um carro novo usado por três anos (que é o que interessa à emissora do estudo) as contas normais passam por estes valores.
    É isto.

  13. #13
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    Blakke, não te esqueças de pneus, IPO, Seguro, portagens, distribuições (nao contemplaste)

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
    Blakke, não te esqueças de pneus, IPO, Seguro, portagens, distribuições (nao contemplaste)
    Icluí os pneus na manutenção e o seguro. Distribuição não há

    Mas sim, não sei quanto gastei em portagens mas diria que pouco mais de 50 euros anuais.

  15. #15
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    Havendo uma prestação, que há na maioria dos veículos novos, o valor pode facilmente passar os 500€.

  16. #16
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    A melhor forma de reduzir o custo mensal é mesmo manter o carro durante muitos anos.

    A maior despesa é a desvalorização nos primeiros anos.

  17. #17
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    É curioso a Noruega e a Holanda serem os países mais caros porque é precisamente nesses países que se vendem mais carros elétricos e híbridos. Estranho.

  18. #18
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    É por essas e por outras é que recuso-me a comprar carros novos. Demasiados impostos, pneus em muitos carros de hoje em dia são caríssimos devido ás dimensões, IUC, etc.

    Se agora ficasse sem carro ia gastar no maximo 2 ou 3 mil euros num usado. Mas nunca é a mesma coisa né.

  19. #19
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    Considerando que o salário médio em Portugal andará nos 800 a 900 euros, os valores do "estudo" são muito elevados para o cidadão comum.

    Aliás, são superiores ao que a maioria das pessoas gasta com a prestação da casa. E que estranho seria gastar mais com o carro do que com a casa...

  20. #20
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    Obviamente que é um estudo com pouca base científica, mas não me parecem valores muito descabidos para um banal segmento C, a custar "algures" entre os 20 e os 30.000 aéreos e nos seus 3 primeiros anos de vida.

    Depois há todas as variáveis e mais algumas, desde os km's que se fazem por ano, o combustível que se usa, as portagens que se pagam, estacionamento, tipo de seguro e por aí adiante...

    Contas de sapateiro para o kai-kai lá de casa (tem 7 meses) e imaginando que era comprado novo e não com 4 meses, para um média de 20.000 km's ano com algumas portagens à mistura. Nada disto tem base científica, é apenas uma aproximação, mas não demasiado longe do real, digo eu:

    Preço de aquisição (sem crédito): 27.500€;
    Valor ao final de 3 anos: 18:000€;
    contrato de manutenção (3 anos): 440€;
    Seguro (DP para 3 anos): 1.500€;
    Portagens: 1.500€;
    Estacionamento: 500€;
    IUC: 430€;
    Jogo de pneus: 500€;
    Pequenos fornecimentos: 100€;
    Combustível (imaginando consumos de 5,5 e diesel a 1,3€)= 3.300 litros x 1,3= 4,290 Euros.

    Tudo somado dá "apenas": 18,760 euros o que dividindo por 36 meses resulta em 521 Euros!!!

    Claro que isto não é tudo tão linear, porque o carro não foi comprado com 0 km's, porque nos dá a ganhar muito dinheiro e conforto, porque nem toda a gente faz tantos km's, porque não fazem AE ou apenas porque sim, mas a simulação mostra um valor médio que considero bastante realista, por muito que custe a aceitar, tendo presente as premissas da simulação.

    PS: há muita gente a gastar mais com o carro do que a prestação da casa. Apenas não têm consciência disso!

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Considerando que o salário médio em Portugal andará nos 800 a 900 euros, os valores do "estudo" são muito elevados para o cidadão comum.

    Aliás, são superiores ao que a maioria das pessoas gasta com a prestação da casa. E que estranho seria gastar mais com o carro do que com a casa...
    Para muitas pessoas ficaria mais barato andarem de táxi do que terem um carro.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Obviamente que é um estudo com pouca base científica, mas não me parecem valores muito descabidos para um banal segmento C, a custar "algures" entre os 20 e os 30.000 aéreos e nos seus 3 primeiros anos de vida.

    Depois há todas as variáveis e mais algumas, desde os km's que se fazem por ano, o combustível que se usa, as portagens que se pagam, estacionamento, tipo de seguro e por aí adiante...

    Contas de sapateiro para o kai-kai lá de casa (tem 7 meses) e imaginando que era comprado novo e não com 4 meses, para um média de 20.000 km's ano com algumas portagens à mistura. Nada disto tem base científica, é apenas uma aproximação, mas não demasiado longe do real, digo eu:

    Preço de aquisição (sem crédito): 27.500€;
    Valor ao final de 3 anos: 18:000€;
    contrato de manutenção (3 anos): 440€;
    Seguro (DP para 3 anos): 1.500€;
    Portagens: 1.500€;
    Estacionamento: 500€;
    IUC: 430€;
    Jogo de pneus: 500€;
    Pequenos fornecimentos: 100€;
    Combustível (imaginando consumos de 5,5 e diesel a 1,3€)= 3.300 litros x 1,3= 4,290 Euros.

    Tudo somado dá "apenas": 18,760 euros o que dividindo por 36 meses resulta em 521 Euros!!!

    Claro que isto não é tudo tão linear, porque o carro não foi comprado com 0 km's, porque nos dá a ganhar muito dinheiro e conforto, porque nem toda a gente faz tantos km's, porque não fazem AE ou apenas porque sim, mas a simulação mostra um valor médio que considero bastante realista, por muito que custe a aceitar, tendo presente as premissas da simulação.

    PS: há muita gente a gastar mais com o carro do que a prestação da casa. Apenas não têm consciência disso!
    1500€ em portagens? O Qashqai é classe 1 ou 2?

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Não é nenhum bla, bla, bla... o modelo do carro é extremamente relevante para o custo mensal.
    É? É que se calhar queres dizer segmento, e mesmo aí, nem sempre.
    Então faz lá simulações de seguros para um carro novo, C4, Golf, Astra, Leon, Quasquai, Ateca, ect e diz-nos se há diferenças a 100 € anuais?
    Diferença de revisões entre um polo, ibiza, clio, c3, C4, Golf, Astra, Leon, Quasquai, Ateca, etc, será que tens diferenças superiores a 100€ anuais para a mesma motorização?

    Quando o estudo é realizado por uma empresa que ganha dinheiro conforme os valores que consegue na utilização dos veículos, acho que devem ter uma ideia clara. Podem sempre inflacioná-los um pouco porque querem que o cliente pague mais, mas um carro novo custar 300 €/mês sem desvalorização é mato.

    Aliás, não é por acaso, que muitas empresas com pequenas frotas fazem bem as contas para ver se compensa o renting ou manter os seus veículos por muito tempo. Há um período de vida útil para os veículos, e aliás para todas as máquinas, em que a desvalorização já diminui, o carro já tem alguns anos e uso mas ainda está actual, e o uso que têm ainda não chegou ao ponto de avarias constantes por desgaste.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    É? É que se calhar queres dizer segmento, e mesmo aí, nem sempre.
    Depende do modelo, do segmento e até da motorização. Por exemplo (e é um exemplo radical), o custo mensal de um Seat Ibiza 1.4 TDI é MUITO inferior ao custo mensal de um BMW 530i.

    O facto de o custo mensal depender do segmento/modelo/motorização é tão óbvio que nem percebo porque estamos a gastar tempo com esta questão...

    Então faz lá simulações de seguros para um carro novo, C4, Golf, Astra, Leon, Quasquai, Ateca, ect e diz-nos se há diferenças a 100 € anuais?
    Diferença de revisões entre um polo, ibiza, clio, c3, C4, Golf, Astra, Leon, Quasquai, Ateca, etc, será que tens diferenças superiores a 100€ anuais para a mesma motorização?
    O maior custo não é o seguro ou a manutenção, mas sim, e de longe, a desvalorização. Por isso é que o custo mensal depende muito do segmento/modelo/motorização.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    pode custar, está bem, não sei onde foram buscar esses números, assim como muitos outros, se eu gastasse isso por mês com o carro comia ar e vento o mês todo
    com seguros incluídos e descontando o combustível, salvo qualquer exceção, não devo gastar isso por ano nos dois carros.

    essas contas devem ser uma média para carros de renting, só pode.

  26. #26
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    Claro que isto é só valido, pelo menos os valores apresentados, para carros novos.

    O meu pobre Corolla a valer pelo seguro 3000 e poucos €, não terá o mesmo nível de custo que um Auris novo, seja em seguro, manutenção, pneus etc. Logo será mais barato. Parece-me lógico claro.

    Agora, sempre me disseram que um carro come a mesa e é verdade. Mas fico feliz por ver a quantidade a aumentar de carros novos a rolar, quer dizer que há quem consiga sustenta-los ao contrário de alguns anos atrás. Ou então não...

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Certamente.

    Vindo de onde vem a informação, certamente gostam de números que "assustem", para que as pessoas sejam levadas a fazer o leasing com eles em vez de compra.
    Acho sinceramente que é mais isso. Eles querem incentivar os automobilistas a fazer leasing.

    Estive a investigar a fonte original do estudo e está aqui. Eles assumem 20 mil km por ano, o que é demasiado alto.

    O melhor site que conheço para os custos totais do automóvel para Portugal é o autocustos.pt (podem lá testar o v/caso) e eles apontam para valores muito mais realistas, cerca de 300€ por mês, e 12 mil km feitos por ano. Eles incluem todas as despesas: o seguro, o combustível, as revisões, reparações, possível crédito automóvel, desvalorização do veículo, lavagens, eventuais multas, IUC, portagens e parqueamento.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
    Acho sinceramente que é mais isso. Eles querem incentivar os automobilistas a fazer leasing.

    Estive a investigar a fonte original do estudo e está aqui. Eles assumem 20 mil km por ano, o que é demasiado alto.

    O melhor site que conheço para os custos totais do automóvel para Portugal é o autocustos.pt (podem lá testar o v/caso) e eles apontam para valores muito mais realistas, cerca de 300€ por mês, e 12 mil km feitos por ano. Eles incluem todas as despesas: o seguro, o combustível, as revisões, reparações, possível crédito automóvel, desvalorização do veículo, lavagens, eventuais multas, IUC, portagens e parqueamento.
    Pois mais um "estudo" encomendado...

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Obviamente que é um estudo com pouca base científica, mas não me parecem valores muito descabidos para um banal segmento C, a custar "algures" entre os 20 e os 30.000 aéreos e nos seus 3 primeiros anos de vida.

    Depois há todas as variáveis e mais algumas, desde os km's que se fazem por ano, o combustível que se usa, as portagens que se pagam, estacionamento, tipo de seguro e por aí adiante...

    Contas de sapateiro para o kai-kai lá de casa (tem 7 meses) e imaginando que era comprado novo e não com 4 meses, para um média de 20.000 km's ano com algumas portagens à mistura. Nada disto tem base científica, é apenas uma aproximação, mas não demasiado longe do real, digo eu:

    Preço de aquisição (sem crédito): 27.500€;
    Valor ao final de 3 anos: 18:000€;
    contrato de manutenção (3 anos): 440€;
    Seguro (DP para 3 anos): 1.500€;
    Portagens: 1.500€;
    Estacionamento: 500€;
    IUC: 430€;
    Jogo de pneus: 500€;
    Pequenos fornecimentos: 100€;
    Combustível (imaginando consumos de 5,5 e diesel a 1,3€)= 3.300 litros x 1,3= 4,290 Euros.

    Tudo somado dá "apenas": 18,760 euros o que dividindo por 36 meses resulta em 521 Euros!!!

    Claro que isto não é tudo tão linear, porque o carro não foi comprado com 0 km's, porque nos dá a ganhar muito dinheiro e conforto, porque nem toda a gente faz tantos km's, porque não fazem AE ou apenas porque sim, mas a simulação mostra um valor médio que considero bastante realista, por muito que custe a aceitar, tendo presente as premissas da simulação.

    PS: há muita gente a gastar mais com o carro do que a prestação da casa. Apenas não têm consciência disso!
    Com um elétrico esses valores desceriam muito.....................

  30. #30
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Germany Ver Post
    Para muitas pessoas ficaria mais barato andarem de táxi do que terem um carro.
    Isto!
    Acredito que para a maioria das pessoas (eu incluído) compensasse mais andar de taxi todos os dias do que sustentar um carro com todos os custos e riscos que que envolve.
    Por isso que às vezes me rio com todas as questões que envolvem o gastar menos uns tostões ao fim do mês, quando tudo isso vai por água a baixo ao fazer as contas todas.

    É incrível como o negócio ligado ao automóvel deve movimentar quase tanto dinheiro ou mais do que os gastos pessoais.
    Não faço ideia quantos automóveis existem em Portugal, mas não deve andar muito longe de pelo menos um veículo por pessoa!

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