Vindo de onde vem a informação, certamente gostam de números que "assustem", para que as pessoas sejam levadas a fazer o leasing com eles em vez de compra.
É curioso a Noruega e a Holanda serem os países mais caros porque é precisamente nesses países que se vendem mais carros elétricos e híbridos. Estranho.
Com um elétrico esses valores desceriam muito.....................
Infelizmente tenho as minhas dúvidas!
A única grande redução seria ao nível dos consumos. Nos restantes a redução não seria muito significativa, além de que o investimento inicial seria maior ou então teria a renda das baterias para pagar, além do stress das viagens mais longas (tipo 300 ou 400), embora estas costumem ser sempre com carros de serviço. Quando se nivelarem com os gasosa/diesel eu dou o salto de bom grado e ainda adquiro uns painéis para colocar lá no quintal e carregar diretamente!
Seja como for, a verdade é clara como água: os carros são um custo muito elevado, sobretudo para quem tem uma utilização mais intensiva ou gosta/pode trocar de carro com mais frequência.
Mas ó petrus num carro eléctrico, a manutenção não é bem mais acessível ?
Acredito que seja, mas a diferença não é abissal.
Como escrevei logo no início, adquiri um contrato de manutenção para 3 anos (440 euros) que vale para 3 revisões. O veículo elétrico terá sempre menos manutenção, nomeadamente em fluidos, mas tem sistema de travagem, escovas para limpar os vidros, filtro de habitáculo e ac, lâmpadas... ou seja, não poupas diretamente esses 440 euros. Acresce que a médio e longo prazo as baterias vão ter tendência para perder parte da sua capacidade...
Originalmente Colocado por MikaZ
Estive a fazer as contas ao RS e contas a 12 meses:
Ficaram de fora as portagens, estacionamentos pagos e empréstimos
Nem me parecia tanto. Visto assim dá vontade de vender o carro. lool
Logo, as contas não estão corretas! Mesmo que não faças muita AE tens que considerar o valor da prestação e a desvalorização. Se contabilizares tudo o valor é bem capaz de passar os 500 euros mensais!
Editado pela última vez por petrus; 14 February 2017, 13:10.
Como escrevei logo no início, adquiri um contrato de manutenção para 3 anos (440 euros) que vale para 3 revisões. O veículo elétrico terá sempre menos manutenção, nomeadamente em fluidos, mas tem sistema de travagem, escovas para limpar os vidros, filtro de habitáculo e ac, lâmpadas... ou seja, não poupas diretamente esses 440 euros. Acresce que a médio e longo prazo as baterias vão ter tendência para perder parte da sua capacidade...
Logo, as contas não estão corretas! Mesmo que não faças muita AE tens que considerar o valor da prestação e a desvalorização. Se contabilizares tudo o valor é bem capaz de passar os 500 euros mensais!
Pois passa, eu usei o site que aí puseram e dá cerca de 520€ com o crédito automóvel.
Logo, as contas não estão corretas! Mesmo que não faças muita AE tens que considerar o valor da prestação e a desvalorização. Se contabilizares tudo o valor é bem capaz de passar os 500 euros mensais!
Isto foi so assim por alto com números +/- corretos, prestações não existe AE's se forem 10€ de 3 em 3 meses é muito e a desvalorização é algo que não consigo contabilizar concretamente.
É incrível como o negócio ligado ao automóvel deve movimentar quase tanto dinheiro ou mais do que os gastos pessoais.
Não faço ideia quantos automóveis existem em Portugal, mas não deve andar muito longe de pelo menos um veículo por pessoa!
em 2015 havia 572 veículos por cada 1000 habitantes.
O meu jazz custou novo em 2002 16.000 euros. Tenho-o há 15 anos, portanto dividindo os 16000 euros por 180 meses custou-me 88 euros por mês.
Durante esses 180 meses fiz 330.000km, dividindo os km pelo tempo dá uma média de 1833 km/mês.
Tendo em conta a média do custo da gasolina nos ultimos 15 anos e uma média de 6 Litros aos 100 no meu jazz gastei cerca de19800 litros de combustível, a um custo total de mais ou menos 26700 euros.
Ora 26.700 euros a dividir por 180 meses dá um custo mensal de 148€/mês em gasolina.
Nestes 15 anos fiz 15 revisões a um preço médio de 200€ cada, ou seja um total de 3000 euros em revisões programadas o que a dividir pelos 180 meses de uso dá 16€/mês.
Nestes 15 anos tive duas avarias. Essas avarias (reparação de caixa de velocidades e subistituição de 8 bobines) custaram 1400€ e 300€ respectivamente, ou seja 1700€ de custos imprevistos a dividir pelos 180 mêses de uso dá 9€/mês.
Gasto cerca de 7€/mês em produtos de limpeza ou a lavar o carro, o que totalizou 1260€.
Edit: faltam os 180€ de seguro x 15 anos = 2700€ = 15€/mês.
Posto isto: 88 + 148 + 16 + 9 + 7 + 15, custou-me andar no meu carro 283€/mês
Lamento mas não consideras as despesas todas como IUC, ou inspeção, em qualquer caso recomendo-te que vejas esta calculadora: autocustos.pt
E mesmo 283€ por mês vezes 180 meses dá 50 mil euros.
pode custar, está bem, não sei onde foram buscar esses números, assim como muitos outros, se eu gastasse isso por mês com o carro comia ar e vento o mês todo
basta pensares que um automóvel tem 12 itens de custo, a maioria dos quais as pessoas nem pensam, como portagens, parqueamento ou desvalorização, ora vê autocustos.pt
Segundo o artigo, está pensado para o uso de um automóvel novo durante os 3 primeiros anos. Claro que depois de o carro desvalorizar abruptamente nos primeiros anos, os custos são mais reduzidos.
Não só, o valor da quilometragem está sobrevalorizado. Estive a ver o relatório original e eles consideram uma média de 20 mil km por ano, e um carro novo. Ora a maioria das pessoas não faz 20 mil km por ano e não tem carros novos. A média, de acordo com o autocustos.pt que faz a média das entradas dos automobilistas, rondará os 300€ por mês.
Não faço ideia quantos automóveis existem em Portugal, mas não deve andar muito longe de pelo menos um veículo por pessoa!
"Conclui-se também que as famílias portuguesas gastam com os seus automóveis e despesas conexas, cerca de 11,5 mil milhões de euros por ano, cerca de 7% do PIB. Nesse ano, segundo a mesma fonte existiam em Portugal cerca de 3,9 milhões de famílias. Segundo a ACAP, em 2010 Portugal tinha 4,48 milhões de automóveis ligeiros e todo-o-terrenos. Feitas as contas em Portugal há em média 1,14 automóveis por família, mesmo considerando que há famílias sem acesso a automóvel."
in: http://www.veraveritas.eu/2014/05/o-...omovel-em.html
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