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Peugeot 308 2015 - Avaria

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    Peugeot 308 2015 - Avaria

    Boa Tarde,

    O meu peugeot 308 (1.2 130cv a Gasolina), ao pegar no carro ele perdeu automaticamente força e apareceu a luz motor (parece-me vermelha, mas tinha ideia até que esta luz era sempre amarela) e parei logo o carro. Quando isso aconteceu não ouvi fumos nem barulhos, a não ser um barulho forte da ventoinha/radiador (que só notei quando parei o carro) que ficou prai 5 ou 10 minutos a fazer barulho já depois do carro desligado.

    Não tentei ligar o carro novamente pois não quero piorar a situação (nem sei se o carro liga).

    O que poderá ser?

    Obrigado desde já.
    Editado pela última vez por danger898; 16 January 2022, 15:35.

    #2
    Não faço ideia, se calhar convém encaminhar para a marca.

    Comentário


      #3
      Tem anticongelante?

      Comentário


        #4
        Entretanto tentei pesquisar mais alguma coisa e reparei que poderia ser velas (era bom que fosse)...fará sentido?

        Comentário


          #5
          Ninguém aqui te consegue dizer o que é o problema, simplesmente pelo teu relato.

          Tens que o levar a um mecânico e a primeira coisa a fazer é ligar o carro a uma máquina de diagnóstico.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
            Entretanto tentei pesquisar mais alguma coisa e reparei que poderia ser velas (era bom que fosse)...fará sentido?
            Não faz grande sentido... tem anticongelante no depósito?

            Comentário


              #7
              Não reparei se tem anticongelante, não sei se costuma dar algum sinal se estiver abaixo do nível, mas neste caso não deu...vou confirmar.

              Comentário


                #8
                Correia?

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                  #9
                  Pois, li que há vários relatos de problemas com correia de distribuição nestes motores 1.2 a gasolina...é um problema reconhecido pela marca? Se for isso, é provável que tenha estragado outras componentes do motor?

                  Comentário


                    #10
                    @danger898 tive um problema semelhante, perda de força e acendeu a luz do motor.
                    Era um tubo do turbo estava roto, mas isso não quer dizer que o problema no teu seja o mesmo.
                    Leva ao mecânico.

                    Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Olá, obrigado. O teu também era o motor 1.2 puretech 130cv?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                        Olá, obrigado. O teu também era o motor 1.2 puretech 130cv?
                        Não, nada a haver é um 1.9 diesel 115cv DID.

                        Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Tive agora a ver e tem óleo, tem líquido refrigeração e a correia está no sítio, ou seja, não me parece que tenha partido...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                            Tive agora a ver e tem óleo, tem líquido refrigeração e a correia está no sítio, ou seja, não me parece que tenha partido...
                            A correia que vez não será a de acessórios?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                              Tive agora a ver e tem óleo, tem líquido refrigeração e a correia está no sítio, ou seja, não me parece que tenha partido...
                              A correia que se consegue "ver" deduzo que seja a dos acessórios, e não a da distribuição.
                              (Essa ultima sim poderá causar danos graves no motor se partir.)

                              Mencionaste que a ventoinha do radiador ficou a trabalhar um tempo considerável depois de desligar o carro... mas os dias estão frios... e isso aconteceu logo depois da luz vermelha no painel - não me parece coincidência.

                              Quando dizes que pegaste no carro, foi logo na 1ª vez que o puseste a trabalhar nesse dia, ou já tinhas andado com ele ?

                              Comentário


                                #16
                                Confesso que não sei a diferença...a que eu vi uma correia que parecia uma fita que estava logo do lado direito, um pouco mais para o fundo no compartimento do motor...

                                Comentário


                                  #17
                                  Foi a primeira vez ..já não pegava há 1 semana ..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                    Foi a primeira vez ..já não pegava há 1 semana ..
                                    Ah ok, é que se já tivesses andado com ele essa poderia ter sido a vez que ele aqueceu demais, por algum problema no circuito de refrigeração, mas sendo assim já não me parece.

                                    A ventoinha do radiador funcionar sem ele ter aquecido, também pode significar que entrou em modo de segurança por alguma razão.
                                    Isso tanto pode ser algum problema mecânico, como algum sensor electrónico marado, etc.

                                    Tens algum mecânico conhecido que se possa deslocar aí e ligar a máquina de diagnóstico?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, vou pedir ao meu mecânico para cá dar um salto e ligar à máquina...o carro tem cerca de 100 mil kms, o que até não é muito, mas como sei que há vários relatos de correias partidas fico um pouco de pé atrás. Pelos vistos a correia que vi ao levantar o capot era a de acessórios, a de distribuição não sei...seria normal fazer algum barulho se rebentasse? Por outro lado, não sei se tem alguma coisa a ver, mas ao dar à chave (sem ligar o motor) aparece um aviso (além do defeito motor a dizer qualquer coisa como sensor de luminosidade ou luz ou algo parecido no mínimo, ou seja, nao sei se não terá entrado mesmo em modo de segurança...)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                        Tive agora a ver e tem óleo, tem líquido refrigeração e a correia está no sítio, ou seja, não me parece que tenha partido...

                                        A correia é dentro do motor porque é banhada a óleo. Digo isso porque há relatos de correias que se desfazem. Pode ser varias coisas.

                                        Ps: Acho que dá para ver tirando a tampa do Óleo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já agora, qual a periocidade de troca da correia neste motores (em termos de kms/anos)?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Oficialmente, na primeira vez aos 100.000 Km ou 6 anos (o que ocorrer primeiro) e depois a cada 200.000 Km ou 12 anos. E nas manutenções anuais a largura da correia deve ser medida (ao desfazer-se tem a tendência de alargar) e inspecionada visualmente pelo bocal de enchimento do óleo do motor. O problema acontece sobretudo com as correias originais, com marcações a branco (também visível ao retirar a tampa do óleo do motor). Mas também acontece com as mais recentes, da DAYCO e com marcações a amarelo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esperemos que não seja mais uma das unidades que tem os problemas que assolam os Puretech.

                                              Mas e já agora:


                                              https://forum.motorguia.net/forum-ge...-puretech.html

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois, ele aos 6 anos e 96 mil kms fez a revisão na marca (como tem feito sempre) e penso que não mudaram a correia (na altura o carro ainda não era meu).

                                                Aliás, acho que li qualquer coisa que em 2020 houve um recall dos carros com estes motores de 2013 a 2017, ou seja, suponho que seria a proporia marca a chegar-se à frente com a substituição...
                                                Editado pela última vez por danger898; 17 January 2022, 08:01.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Até o teu mecânico o ver (talvez ele nem precise de o ligar a máquina nenhuma...) não ponhas esse motor a trabalhar!

                                                  De qualquer modo, o mal já deverá estar feito... mas é melhor evitar mais danos, se os houve!!!


                                                  Era mais simples ter perdido anticongelante... um tubo roto, ou um sensor de temperatura avariado ou até um termostato fechado...

                                                  Bah! Vai de retro Satanás! Fé em Deus e que não seja nada do que a gente está aqui a pensar!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só amanhã o meu mecânico vem cá com a máquina. Ele diz que embora não possa ter a certeza acha que não é da correia, pois segundo ele se fosse o carro ficava imobilizado imediatamente (eu quando comecei a sentir o carro sem força e me apareceu a luz do motor ainda andei uns 50m antes de o estacionar). Esperemos que ele tenha razão...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Novidades, aparentemente não muito más. O mecânico ligou à máquina e aparentemente há um problema qualquer com o 3 cilindro. Ele disse-me que o melhor era mudar as 3 bobines e as 3 velas, e não mudar apenas a de um cilindro. À partida diz que o problema fica resolvido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já agora, é normal mudarem-se todas as bobines quando apenas quando um cilindro dá erro na máquina?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sei como são as bobines desse motor.. mas se forem individuais, acho que só vale a pena mudar a que está com problemas.. caso for conjunto, não há hipótese, tem que se mudar tudo

                                                          Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Penso que as bobines são individuais. Não sei se daqui a pouco as outras também não ficam com problemas, sendo que cada uma fica 25€

                                                            Comentário

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