Mito 1.3JTD 95 merecia um motor bem mais competente - Página 4

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Título: Mito 1.3JTD 95 merecia um motor bem mais competente

  1. #91
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    Sendo a maior parte das caixas de 6 "falsas close ratio", pouco interesse têm, pois a 6ª é para funcionar como overdrive.

    Em carros utilitários com motores económicos, o facto de terem 6 muitas vezes é prejudicial.
    Em situação de trânsito urbano intenso para andar quase sempre num carro de 5 em 1ª e 2ª... o de 6 usa muitas vezes 1ª, 2ª e 3ª.

    Depois para estrada a andar a sério, muitas vezes é bem melhor em diversas situações ter uma boa 2ª ou então uma boa 3ª do que não ter nenhuma velocidade em condições.
    Tipo fazer uma boa subida em 3ª a fundo ou fazer em 4ª a moer


  2. #92
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    Eu noto que o escalonamento longo da caixa do Gp deixa-me muitas vezes a pensar reduzo ou nao? o motor pequeno TGV e 16 val. fazem provavelmente o resto, é que a baixas o motor é mesmo fraquito, depois compensa com outras coisas, mas mesmo em cidade é possivel consumir pouco com o motor do gp.
    Eu tenho feito mais cidade agora, é uma questao de habituação e ter paciencia, se nao tiver tempo para ter paciencia, tem que se andar acima das 2.000rpm, acima disso o motor tem bastante genica seja a subir em cidade ou nao, acima das 2.000 nao ha problema...ou melhor os consumos passam a ser o problema..

  3. #93
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    É por isso que um carro como o antigo Accord 2.2 CTDI gastava menos e tinha as mesmas prestações com caixa de 5v.

    Mas em todos os comparativos levava na cabeça por não a ter. Meteram caixa de 6v, nada melhorou, bem pelo contrário, e a imprensa calou-se.

    Então diz-me uma coisa. Porque é que os carros não tem 7v? É mais que 6v. Ou 7v? Ou 20v?
    Já reparaste na tendência dos últimos anos???

    A Mercedes anda com a 7 G-Tronic à uns tempos já, a VW tem também a DSG de 7v (que no caso do 1.6 TDI é um vantagem óbvia), a BMW já vende 3 ou 4 modelos com a nova caixa de 8v... And so on!

    Porque é que não é assim em todos? Bem, o custo parece-me a razão mais óbvia, além disso, 8v só devem compensar a partir de certas cilindradas e/ou potências.


  4. #94
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Sendo a maior parte das caixas de 6 "falsas close ratio", pouco interesse têm, pois a 6ª é para funcionar como overdrive.

    Em carros utilitários com motores económicos, o facto de terem 6 muitas vezes é prejudicial.
    Em situação de trânsito urbano intenso para andar quase sempre num carro de 5 em 1ª e 2ª... o de 6 usa muitas vezes 1ª, 2ª e 3ª.

    Depois para estrada a andar a sério, muitas vezes é bem melhor em diversas situações ter uma boa 2ª ou então uma boa 3ª do que não ter nenhuma velocidade em condições.
    Tipo fazer uma boa subida em 3ª a fundo ou fazer em 4ª a moer
    Claro que se não for bem escalonada não serve de nada, mas isso é válido para 6v, 5v, 4v, 8v, sejam quantas forem...

    Mas, à partida, e se for bem escalonada, uma caixa de 6v terá vantagens face a uma 5v.

  5. #95
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    Até estou a imaginar um 1.3 cdti ou um 1.4 hdi com uma caixa de 8...


  6. #96
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Claro que se não for bem escalonada não serve de nada, mas isso é válido para 6v, 5v, 4v, 8v, sejam quantas forem...

    Mas, à partida, e se for bem escalonada, uma caixa de 6v terá vantagens face a uma 5v.
    Nem sempre.
    Varia caso a caso.

  7. #97
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Nem sempre.
    Varia caso a caso.
    Tal como disse que nas caixas de 8v não fazem sentido abaixo de certa potência e/ou cilindrada o mesmo se aplica às de 6v...


  8. #98
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Tal como disse que nas caixas de 8v não fazem sentido abaixo de certa potência e/ou cilindrada o mesmo se aplica às de 6v...


    Depende, em 1993 foi lançado o Punto 55 6 Speed e era muito mais interessante de conduzir do que o 55 S ou SX.
    Em AE plana era o mesmo, até porque a 6ª do 6 speed é mais curta do que a 5ª dos normais.

    Mas as versões GT com quase o triplo da potência, por exemplo sempre tiveram 5 velocidades.

    Em 1999 o Punto 188 é lançado com uma versão Sport Speedgear de 7 velocidades sequenciais com o motor 1242 16v.
    Mas o HGT 1800 16v mantém 5 velocidades.

    Depende muito de carro para carro e depende também do grupo redutor diferencial final.

  9. #99
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Depende, em 1993 foi lançado o Punto 55 6 Speed e era muito mais interessante de conduzir do que o 55 S ou SX.
    Em AE plana era o mesmo, até porque a 6ª do 6 speed é mais curta do que a 5ª dos normais.

    Mas as versões GT com quase o triplo da potência, por exemplo sempre tiveram 5 velocidades.

    Em 1999 o Punto 188 é lançado com uma versão Sport Speedgear de 7 velocidades sequenciais com o motor 1242 16v.
    Mas o HGT 1800 16v mantém 5 velocidades.

    Depende muito de carro para carro e depende também do grupo redutor diferencial final.
    Olha depende de muita coisa... LOL!

    Mas esse Speedgear era uma caixa de variação contínua com 7 mudanças pré-definidas. Devia ser bem lentinho....

    Já o HGT precisava era de uma caixa curta e rápida, e neste caso a de 5v manual devia ser tremendamente melhor que a Speedgear...

  10. #100
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Claro que se não for bem escalonada não serve de nada, mas isso é válido para 6v, 5v, 4v, 8v, sejam quantas forem...

    Mas, à partida, e se for bem escalonada, uma caixa de 6v terá vantagens face a uma 5v.
    Isso é assim tão linear? A Fiat colocou agora no Punto Evo uma caixa de 5v e antes era de 6v. Refiro-me à versão 1.3 MTJ e que recordo, levou uns melhoramentos na gestão do motor.

  11. #101
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    Acho que temos que ver carro a carro.
    Apesar das modas de jantes cada vez maiores e caixas cada vez com mais relações.

    Metam na cabeça que o mesmo carro pode ser melhor com jante 16 e 5 velocidades do que com jante 18 e 6 velocidades.

    Mesmo nas jantes existe muita coisa a analisar para além do seu diâmetro.

  12. #102
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    Citação Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
    Isso é assim tão linear? A Fiat colocou agora no Punto Evo uma caixa de 5v e antes era de 6v. Refiro-me à versão 1.3 MTJ e que recordo, levou uns melhoramentos na gestão do motor.
    Quem experimentou os antigos 90cv 6v e agora os 95cv 5v viu bem a superioridade do actual.

    Aliás, temos cá um user que trocou um Punto 90cv 6v por um Linea 90cv 5v e prefere o Linea, apesar do maior arcaboiço do carro para motor igual.

  13. #103
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Quem experimentou os antigos 90cv 6v e agora os 95cv 5v viu bem a superioridade do actual.

    Aliás, temos cá um user que trocou um Punto 90cv 6v por um Linea 90cv 5v e prefere o Linea, apesar do maior arcaboiço do carro para motor igual.
    Sim. E que deixou o GPunto para trás com o mesmo motor, num comparativo.

  14. #104
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Acho que temos que ver carro a carro.
    Apesar das modas de jantes cada vez maiores e caixas cada vez com mais relações.

    Metam na cabeça que o mesmo carro pode ser melhor com jante 16 e 5 velocidades do que com jante 18 e 6 velocidades.

    Mesmo nas jantes existe muita coisa a analisar para além do seu diâmetro.
    Pois, mas isso das jantes já mexe com questões da relação final, por isso já é estar a entrar por outros caminhos...

  15. #105
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Pois, mas isso das jantes já mexe com questões da relação final, por isso já é estar a entrar por outros caminhos...
    Pode ou não... depende do pneu escolhido.

  16. #106
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Quem experimentou os antigos 90cv 6v e agora os 95cv 5v viu bem a superioridade do actual.

    Aliás, temos cá um user que trocou um Punto 90cv 6v por um Linea 90cv 5v e prefere o Linea, apesar do maior arcaboiço do carro para motor igual.
    Ainda gostava de ver como está este novo MJet de 95cv, eu o de 90cv tive de lidar com ele uns 15 dias num Astra 5p e simplesmente odiei o motor! Gastava muito para o que andava, não andava nada, era barulhento e vibrava muito!

  17. #107
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Ainda gostava de ver como está este novo MJet de 95cv, eu o de 90cv tive de lidar com ele uns 15 dias num Astra 5p e simplesmente odiei o motor! Gastava muito para o que andava, não andava nada, era barulhento e vibrava muito!
    O motor é desadequado para um Astra.

    Estes motores são para carros pequenos.
    Nada de novo; em Portugal os construtores sempre sentiram necessidade de lançarem abortos submotorizados como os Renault 9 1100 45cv , Renault 19 1200, Citröen BX 11 55cv , Ford Escort MK3 1100 50cv, etc...

  18. #108
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Pode ou não... depende do pneu escolhido.
    Sim, mas pegando no teu exemplo, passar de 15" para 18", é provável que aconteça...

    Por alguma razão os Astras tinham consumos diferentes quando vinha de fábrica com jantes de 18".

    Até no novo Prius é assim. Com as 15" faz 3,9 e com as de 17" faz 4,0.

  19. #109
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    O motor é desadequado para um Astra.

    Estes motores são para carros pequenos.
    Nada de novo; em Portugal os construtores sempre sentiram necessidade de lançarem abortos submotorizados como os Renault 9 1100 45cv , Renault 19 1200, Citröen BX 11 55cv , Ford Escort MK3 1100 50cv, etc...
    Pois, eu também acho o mesmo, mas enfim... Depois admiram-se que os motores cheguem aos 200mil km sem compressão! Tal o esforço a que são constantemente sujeitos!

  20. #110
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Sim, mas pegando no teu exemplo, passar de 15" para 18", é provável que aconteça...

    Por alguma razão os Astras tinham consumos diferentes quando vinha de fábrica com jantes de 18".

    Até no novo Prius é assim. Com as 15" faz 3,9 e com as de 17" faz 4,0.
    Disse 16 e não 15.

    Mas estivemos a estudar isso cá no fórum no caso do MiTo e as melhores jantes para o carro são as 17 de "bolas", pois são mais leves que as 16 e com o pneu certo não altera a Relação de Transmissão... para além de lindas

  21. #111
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Disse 16 e não 15.

    Mas estivemos a estudar isso cá no fórum no caso do MiTo e as melhores jantes para o carro são as 17 de "bolas", pois são mais leves que as 16 e com o pneu certo não altera a Relação de Transmissão... para além de lindas
    Li a correr...

    Já agora, o pneu certo vem homologado ou nem por isso?

  22. #112
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    conduzi a semana passada o evo de 95 cv e digo-vos que as baixas daquele carro sao melhores do que o meu que ja conta com 110 cv e 280 de binario..

    nao tem nada a haver o motor com aquela caixa de 5...super divertido e rapido e com aquilo que todos queriam..baixas...



    no gp de 6v ate aos 140..em 5 consome menos que em 6...

    so curto da 6 porque me permite passar dos 200

  23. #113
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Li a correr...

    Já agora, o pneu certo vem homologado ou nem por isso?
    Sim, é o pneu que vem com as jantes 17.

  24. #114
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    Citação Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
    so curto da 6 porque me permite passar dos 200
    Isso são outros campeonatos

  25. #115
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    Sim o linea nao dá mais de ponta que o gp de 6v, pode é lá chegar mais depressa, até mesmo os 75 cv são mais expeditos a baixas que o 90cv.
    Quanto ao passar dos 200 pois, já pus o ponteiro nos 210 e estava às 4.000rpm, penso que ele chegava com uma descida grande aos 220(um dia não chegou porque um corsa meteu-se à frente e ainda que estivesse longe a descida ia acabar e já bastava o risco de andar a velocidades daquelas, não quis por em risco ou outros pela minha parvoice ou sede de bater o recorde mundial de velocidade com 1.2 diesel), claro que valores de ponteiro com todos os erros que possam ter, no entanto em 6ª com vento tambem já tive momentos que para passar os 160.... A 5ª dp gp dá tanto como a 5ª do linea mais ou menos.


    O problema da 6ª do gp é que a 180 vá às 3.400 rpm e não tem força para mais, ou se apanha uma descida ou vento a favor
    Última edição por JoelM : 29-04-10 às 08:55:42

  26. #116
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    O Linea tem "rabo" e é mais aerodinâmico.
    Em igualdade de circustâncias deverá acabar com mais ~10 km/h de ponta.

  27. #117
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    Já me disseram que o ter rabo era pior, mas entao é os "sem rabo" que cria maior turbulencia atras ?

  28. #118
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    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Já me disseram que o ter rabo era pior, mas entao é os "sem rabo" que cria maior turbulencia atras ?
    Na maioria das casos, sim.

  29. #119
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    apagar sff
    Última edição por D1S0RD3R : 30-04-10 às 11:06:54

  30. #120
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    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Já me disseram que o ter rabo era pior, mas entao é os "sem rabo" que cria maior turbulencia atras ?
    Os modelos de 2 volumes são normalmente menos aerodinamicos, repara que um E90 2.0d de 177cv dá 230km/h, mas um Ibiza TDI com 240cv vê-se grego para dar 240 reais, chega a um ponto em que para dar mais velocidade de ponta o aumento de potência necessário sobe exponencialmente...
    Última edição por D1S0RD3R : 30-04-10 às 11:16:05

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