Jante 17" ou 18" em Leon 1.6 TDI DSG? - Página 4

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Título: Jante 17" ou 18" em Leon 1.6 TDI DSG?

  1. #91
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
    Boas.


    Finalmente alguém que partilha um pouco as minhas expectativas em relação às jantes de 18".

    Se a largura de pneu é de 225 tanto na 17" como na 18", apenas muda o perfil de 45 para 40, a diferença de comportamento e conforto não vai ser tão notória. E se as jantes são fornecidas pela marca, em princípio o carro não vai ter um comportamento estranho ou inseguro.

    Mas ainda continuo com a ideia de gastar o jogo de pneus que vem de origem, e se se justificar, mudar para jante de 17".


    E continuo a perguntar qual é o mal de querer ter um carro mais bonito, mesmo este não tendo um motor possante? Até parece que só carros de 200cv para cima podem ter uma estética agradável e agressiva.


    Fiquem bem.
    Conforto vais perder porque tens menos borracha entre a jante e o solo. É a mesma coisa que bateres numa almofada grossa e depois num fina.

    No resto, só perdes no preço dos pneus.


  2. #92
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Eu sou dos primeiros a reforçar a importância do peso não-suspenso dado que já tive a experiência disso com resultados demasiado óbvios.
    Mais peso e borracha tem implicações grandes (negativas) no rendimento do carro.
    Adicionalmente, os pneus de baixo perfil ao terem um factor de amortecimento menor, também colocam mais stress em alguns componentes do carro, nomeadamente na direcção e suspensão (casquilhos, etc).

    No entanto, tudo isto é uma questão de relação entre diversas componentes, e dizer que coisas feitas pelos fabricantes dos automóveis são maus exemplos parece-me algo redutor.

    Alguém pesou o conjunto jante+pneu de algum dos exemplos que dei e comparou com os setup's abaixo?
    Quanto pesa a jante 16 e 17? Quanto pesa o pneu que provavelmente tem a mesma largura (205), mas acaba por ter mais borracha no R16 por ser mais alto?

    Ou estamos a falar em termos generalistas, ignorando as diferenças de peso dos diversos materiais que compõem as jantes (e actualmente até alguns pneus)?
    Claro que há jantes xpto que pesam muito pouco.

    Como aqui, como na maioria deste tipo de conversa, falamos ao pc (eu não tenho, e julgo que muito pouco aqui terão hipótese de ter uma balança e vários tipos e modelos de jantes para pesar ao lado)...o próprio bom senso me leva a crer que uma jante IGUAL (há modelos da mesma com vários tamanhos...o desenho até pode mudar, mas o material, qualidade de fabrico, fabricante, etc. iguais) pesará tanto mais quanto maior for -> mais material...

    Acho que não entendeste a dos "maus exemplos dos construtores". Eu até sou dos que defende os construtores e os seus compromissos e testes de engenharia/know-how.

    Outra coisa bem diferente, é o marketing/standers por cá a meterem 205/55/16 num Polo 1.2 de 3 cilindros, para vender...

  3. #93
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    O exagero não é só no diâmetro da jante mas também na largura dos pneus.
    A questão é que normalmente o aumentar o tamanho das jantes...aumenta a largura do pneu e diminuí a sua altura.

    Pode ser melhor, pode ser pior. E será melhor numas circunstâncias, pior noutras...isto é complicado

  4. #94
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    Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    Se este post fosse aqui á uns anos aposto que muita gente diria que a jante ideal seria 14''

    A moda até afecta os mais conservadores
    Grande verdade. No outro dia ao responder ocorreu-me isto...que até estava a dizer 16"...mas isso tinha um Golf IV GTI com 150cvs. e era uma jante grandinha há uns anos

    O problema, além da moda, é o facto de o design dos carros e os arcos onde se alojam as rodas estarem cada vez maiores...dignos de autênticos TT há uns tempos Cada vez maiores, mais anafados, mais pesados, etc.

    Depois, até esteticamente para ficar equilibrado temos de meter mais "roda", claro

  5. #95
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    Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
    Primeiro ganho em travagem e em comportamento. As jantes são de origem e vem de série por isso não foram metidas lá ao calhas.

    Depois pegas num Clio RS 200cv e num Clio RS 90cv (inventado claro). Com o mesmo setup curvam os dois a mesma velocidade. A única coisa que vamos ter no de 200cv é acelerações e recuperações mais fortes. Sendo assim o Clio 200cv ter pneus largos não é tanto por causa da potencia.

    O Mini Cooper S com esses pneus deve ser giro. Servem para homologar o carro e pronto. Depois mete-lhe todos umas jantes 17 com uns pneus mais largos e está feito.
    O problema que tenho estado a dizer é a progressividade e as reacções do carro.

    Aumentas os limites, mas muitas vezes (e deixem-me já lembrar que estou a falar de uma maneira geral!), vais fazer com que na altura em que os mesmos são atingidos o "corte" é bem mais radical.

    Seja porque a velocidade é maior, o carro está pensado (chassis, suspensões, distribuição de pesos) para outras velocidades em curva, etc. - pode ficar mais perigoso.


  6. #96
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    Boas.


    Tenho mais desenvolvimentos hoje.


    Agora parece que o stand está em "guerra" com a Seat e agora não colocam as jantes de 18"...


    O vendedor disse-me que é melhor o carro vir com as jantes 17" de origem e quando o carro chegar colocam as 17" que eu tinha pedido. Mas claro, ainda vão procurar as jantes, e eu tenho receio que eles não arranjem e seja obrigado a ficar com as de 17" que não gosto...


    Estou a ficar farto desta situação.


    Acham que deva confiar no stand ou pressionar ainda mais...?


    Fiquem bem.

  7. #97
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    Levar com jantes provisórias.. e qdo chegam as outras? e se essas se riscarem? E os pneus quem os paga? O conta KM vem calibrado para que tamanho de jantes?

    O carro foi encomendado com determinadas características e é isso que ele tem de ter qdo o fores buscar ao stand. Se não te podem fornecer o que procuras, azar. Há outros stands.

    Um gajo paga uma nota e ainda se está a chatear..

  8. #98
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    Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    Ah, os carros com pneus mais largos travam melhor, regra geral.
    Não é tão linear como se possa pensar...

  9. #99
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Não é tão linear como se possa pensar...
    Concordo, pneus largos e chuva são um festival de surf.

  10. #100
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    O que tu chamas conservadorismo, poder-se-ia chamar resistir à bimbice pseudo wanna be desportiva
    Bimbice ou não o que é certo é que é uma tendencia. Se colocares uma jante 14 num carro de segmento D actual, fica ridiculo. Essa mesma jante num carro com 20 anos até fica agradável á vista. A questão do desenho cavas das rodas pode explicar isso...

    Esses exemplos de desportivos que saiam com jante 13 e 14, agora se quiserem calçar pneus desportivos... não há. Só há pneus de "turismo".

  11. #101
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    Citação Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Grande verdade. No outro dia ao responder ocorreu-me isto...que até estava a dizer 16"...mas isso tinha um Golf IV GTI com 150cvs. e era uma jante grandinha há uns anos

    O problema, além da moda, é o facto de o design dos carros e os arcos onde se alojam as rodas estarem cada vez maiores...dignos de autênticos TT há uns tempos Cada vez maiores, mais anafados, mais pesados, etc.

    Depois, até esteticamente para ficar equilibrado temos de meter mais "roda", claro
    Ms nós consumidores o que podemos fazer? Começar a encomendar carros novos e exigir jante 13 ou 14? (ficavam lindos )

  12. #102
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    Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    Concordo, pneus largos e chuva são um festival de surf.
    Não é assim tão linear

    Comparem lá o grip de uns michelin energy 175 65 r14 com uns michelin pilot sport 3 215 45 r17.

  13. #103
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    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
    Boas.


    Tenho mais desenvolvimentos hoje.


    Agora parece que o stand está em "guerra" com a Seat e agora não colocam as jantes de 18"...


    O vendedor disse-me que é melhor o carro vir com as jantes 17" de origem e quando o carro chegar colocam as 17" que eu tinha pedido. Mas claro, ainda vão procurar as jantes, e eu tenho receio que eles não arranjem e seja obrigado a ficar com as de 17" que não gosto...


    Estou a ficar farto desta situação.


    Acham que deva confiar no stand ou pressionar ainda mais...?


    Fiquem bem.
    Viva,

    No teu lugar, desde que me parecesse que estivessem a ser honestos e me garantissem que arranjavam as jantes pretendidas, aceitaria a sugestão deles.

    No entanto talvez não fosse má ideia acrescentar nas observações do contrato algo do género "jantes xpto a serem montadas na concessão posteriormente à entrega", que é para o caso de teres que reclamar.

    Já tive conhecimento de uma situação semelhante, embora noutra marca, que se resolveu a bem. Não te preocupes com eventuais danos que possam ocorrer nas jantes de série enquanto esperas pelas que queres, eles (stand) têm maneiras de dar a volta à situação.

  14. #104
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    Citação Originalmente Colocado por ric206 Ver Post
    não sei qual é o problema de ter jante 17, mesmo com 105cvs mexe-se bem...

    Agora relativamente ao tópico não sei pk n deixam trazer jante 17 quando o carro de origem vem com elas...
    Eu tenho um 205 1.6 com 115 cvs, tinha umas jantes 15' e nao gostei, voltei para as 14' de origem, quanto mais com 18', 105 cvs e mais umas valentes centenas de kgs em cima

  15. #105
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Ajudando aqui o amigo Rca...

    Vamos pesquisar um pouco e tentar perceber que tamanho de jante usam os carros da Fórmula 1, WRC actuais ou os do Wtcc...

    Pois, estas questões de engenharia ou de lógica são complicadinhas...
    Mais do que pensamos...

    Pegando no Punto GT, tive um e passei simplesmente de 185/60 14 para 195/50 15, e deu em borrada, só quando mudei as molas é que senti melhorias evidentes, o aplicar apenas jantes maiores só aumenta o limite de aderência, não torna os carros automaticamente melhores...

    Será que precisamos de usar as jantes do Wtcc/Wrc para nos sentirmos seguros!?
    Precisamente por estas questões de engenharia serem mais complicadinhas do que pensamos é que eu acredito no que os fabricantes fazem, e se os engenheiros da marca aprovaram jante 17 para os modelos que referi atrás, acredito mais neles do que quem vem dizer da sua experiência pessoal e casos pontuais que estes carros são maus exemplos.

    Eu no mesmo carro já tive jante 13, 14 (com duas configurações de pneus) e 15, e tirei algumas conclusões.
    Naquele caso, perdi sempre mais do que ganhei.

    Mas não posso aplicar essa minha experiência isolada e nada estudada para exemplificar o que acontece em alterações dentro das medidas que o fabricante prevê, e com as jantes que o fabricante prevê.

  16. #106
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    Citação Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    O problema que tenho estado a dizer é a progressividade e as reacções do carro.

    Aumentas os limites, mas muitas vezes (e deixem-me já lembrar que estou a falar de uma maneira geral!), vais fazer com que na altura em que os mesmos são atingidos o "corte" é bem mais radical.

    Seja porque a velocidade é maior, o carro está pensado (chassis, suspensões, distribuição de pesos) para outras velocidades em curva, etc. - pode ficar mais perigoso.
    Também tenho esta noção.

  17. #107
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    '17 ou '18 para algo com 105cv?
    Tenham juízo...
    Jante 16 era a mais adequada.
    Ou entao 18 ou 19 para depois nos arranques as bicicletas serem mais rapidas .

  18. #108
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Precisamente por estas questões de engenharia serem mais complicadinhas do que pensamos é que eu acredito no que os fabricantes fazem, e se os engenheiros da marca aprovaram jante 17 para os modelos que referi atrás, acredito mais neles do que quem vem dizer da sua experiência pessoal e casos pontuais que estes carros são maus exemplos.

    Eu no mesmo carro já tive jante 13, 14 (com duas configurações de pneus) e 15, e tirei algumas conclusões.
    Naquele caso, perdi sempre mais do que ganhei.

    Mas não posso aplicar essa minha experiência isolada e nada estudada para exemplificar o que acontece em alterações dentro das medidas que o fabricante prevê, e com as jantes que o fabricante prevê.
    Aqui o complicadinho é isso mesmo, não basta trocar uma ou duas polegadas acima para ganhar em todos os campos, é preciso compensar...
    Seja com barras estabilizadoras, ou molas diferentes, a simples troca de jantes poderá trazer mais grip, mas também adicionar outros vícios...

    Cada um acredita no que quer, se uns têm fé em engenheiros que depois criam carros que nem se desviam de um alce sem capotar, outros preferem ir sujando as mãos e experimentando, agora uma coisa é certa, cada um acredita no que quer...

    Mas admito que é mais confortável acreditar que o que nos vendem não dá para melhorar.

    Eu vou passar uma polegada acima, "já endureci e rebaixei as molas", com a mesma medida de pneu já noto a melhoria, agora falta a jante e o pneu (16''/17'') e depois logo se vê, se melhorar melhorou, se piorar volto à fórmula inicial... O conforto reduziu imenso, mas curva como nunca (falamos em +250cv).

    E não é experiência isolada, são vários casos, várias pessoas, vários carros, e vamos trocando impressões, acho que assim é que se aprende, não basta dizer os engenheiros é que sabem e ficamos por aí...

  19. #109
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    Isto está a dar-me que pensar...



    A qualidade não é grande coisa mas percebe-se bem o que lá está.


    Reparem especialmente nos consumos e travagem.

  20. #110
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Isto está a dar-me que pensar...



    A qualidade não é grande coisa mas percebe-se bem o que lá está.


    Reparem especialmente nos consumos e travagem.
    Realmente dá que pensar... só é pena não serem o mesmo carro... o que faz com que seja uma comparação sem informação realmente útil.

    Em relação à discussão das jantes, deixo a minha opinião, qualquer medida que esteja homologado para um veículo tem exactamente a mesma segurança na condução que outra jante homologada de tamanho inferior.

    É normal dizer-se que uma jante maior tem um corte mais "bruto" visto que a jante maior com pneu mais largo vai permitir curvar a velocidades mais altas fazendo com que o corte ocorra a velocidades superiores do que numa jante e pneu de medidas inferiores.

    A diferença de prestações e consumos de uma jante inferior para uma superior é medida em casas decimais, ou seja, a diferença é meramente psicológica para quem não passa mais tempo a ver números do que a conduzir.

    Em relação à minha experiência pessoal, eu passei de jantes 16 para 19 no mesmo veículo e não podia estar mais contente. Obviamente não aconselho um perfil tão alto para quem não é fã de condução desportiva, porque sim, nos buracos e em má estrada o veículo fica desconfortável, no entanto em todos os outros aspectos a diferença é enorme, o curvar é muito mais agradável, a estabilidade a velocidades altas é superior e claro a nível visual são muito bonitas

    Cumprimentos

  21. #111
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    Boas.


    Depois de longas conversas ao telemóvel com o vendedor e depois de avanços e recuos, resolvi ir falar pessoalmente com o vendedor e gerência.


    O carro podia vir com as jantes de 17" de série, mas para depois eles colocarem as de 17" Aroa que tinha escolhido eu teria que pagar mais por isso, isto porque eles iam mandar vir pelas peças e aí são muito mais caras, e até que percebo a posição deles. Porque por intransigência da marca o carro não podia vir com as jantes de 17" Aroa...


    Ficou então acordado que o carro viria de fábrica com as jantes 18" Draco, e aí a marca já aceitou. Vou ter que pagar um pouco mais pelas jantes, mas menos do que trocando para as de 17" Aroa, e o stand já não fica com as jantes de 17" de série em stock.


    Eu vou testar o carro e se não me agradar posso sempre meter umas jantes de 17", ou mesmo de 16".


    Para já é tudo. Obrigado pela ajuda.


    Fiquem bem.

  22. #112
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    No A4 do meu pai o 2.0 tdi de 143cv´s vinha de serie com jante de 16 o meu pai meteu jante de 17 penso ser o ideal para o carro e motor em questão tal como o meu polo tb ter a jante de 16 penso ser a ideal

  23. #113
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    Como já deves ter reparado este forum, no que toca a jantes grandes é de extremos, é sempre a mesma conversa, blablabla nao presta, sao grandes de mais, perdes no conforto é sempre a mesma conversa

    É que aqui é so engenheiros que percebem mais do que quem desenvolveu o carro em questão.

    Por exemplo o meu bmw tras de origem jante 20 e não noto rigorosamente nenhuma perda de conforto, face ao que tinha anteriormente e face ao que tive disponivel para test drive que vinha com 18

    Os pneus são mais caros, é verdade, no entanto se souberes comprar por 100/120 euros compras pneus 225/40R18 De marcas de REFERENCIA
    Se a marca disponibiliza é porque o carro foi testado com esse setup e em nada prejudica a segurança

    A teoria da jante 17 é boa e 18 é mau tambem nao faz sentido, isto porque o tamanho da jante é compensado no perfil do pneu, logo o raio total é exactamente igual de 17 para 18, as diferenças na pratica na grande maioria das vezes nem é perceptivel!

    Na minha opiniao vai para as que gostas mais, pois isso é o que realmente conta!

  24. #114
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    Aqui o complicadinho é isso mesmo, não basta trocar uma ou duas polegadas acima para ganhar em todos os campos, é preciso compensar...
    Seja com barras estabilizadoras, ou molas diferentes, a simples troca de jantes poderá trazer mais grip, mas também adicionar outros vícios...

    Cada um acredita no que quer, se uns têm fé em engenheiros que depois criam carros que nem se desviam de um alce sem capotar, outros preferem ir sujando as mãos e experimentando, agora uma coisa é certa, cada um acredita no que quer...

    Mas admito que é mais confortável acreditar que o que nos vendem não dá para melhorar.

    Eu vou passar uma polegada acima, "já endureci e rebaixei as molas", com a mesma medida de pneu já noto a melhoria, agora falta a jante e o pneu (16''/17'') e depois logo se vê, se melhorar melhorou, se piorar volto à fórmula inicial... O conforto reduziu imenso, mas curva como nunca (falamos em +250cv).

    E não é experiência isolada, são vários casos, várias pessoas, vários carros, e vamos trocando impressões, acho que assim é que se aprende, não basta dizer os engenheiros é que sabem e ficamos por aí...
    E tu já experimentaste os carros em questão para poderes afirmar que não estão preparados para a jante 17?

    É que eu tenho 92.000 km num deles, e se é uma verdade que é excessivamente duro para um segmento C convencional, também é verdade que nos testes (os tais onde alguns capotaram) ficou à frente do BMW S1 na velocidade de passagem em curva.

    Certamente que a jante 17 não será o melhor compromisso, já que um compromisso significaria a melhor relação conforto/consumos-andamento/grip.
    No entanto, o grip está lá, e na minha opinião o grip dá-me imenso gozo e neste caso em específico não o trocava pelo "conforto" de uma jante 16 (que até teria a mesma largura de pneu).

    O poder melhorar e piorar setup's de origem é mais do que natural, já que eles vêm com o tal compromisso em mente.

    Entre um BMW S3 na versão base até às modificações que podes fazer mantendo-te ainda nas peças de origem (com a BMW performance parts) permite-te mudar radicalmente um carro, desde travões, jantes, suspensão, etc.
    Depois tens todo o mercado aftermarket para essas e outras alterações.

    Falamos sempre é da mesma coisa: de um compromisso.

    Agora entre acreditar em quem faz um setup por tentativa e erro ou numa solução elaborada por engenheiros e sujeita a testes, eu prefiro a última, mesmo com as barracadas muito ocasionais do teste do alce.

    De facto, cada um acredita no que quer.

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