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Mito - TDI 2.0 143 vs 170 cv

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    Mito - TDI 2.0 143 vs 170 cv



    Noutros tópicos tenho lido bastante comentários de utilizadores a aconselharem a compra da versão de 143cv em relação à de 170cv para vários modelos, Q5's etc... sempre estranhei esta teoria e resolvi traçar ambos os gráficos mediante os valores apresentados pelas marcas.

    A minha conclusão foi que a teoria do 143cv ser melhor "em baixas" não se confirma.. a versão de 170cv tem "baixas" praticamente iguais à versão mais fraca e mais força em "altas".

    Será que este é um daqueles casos em que a predominância do motor mais fraco no forum criou este mito? Ou estou enganados nos valores que usei?

    Se alguém tiver outros valores ou gráficos agradecia que disponibilizassem, é que comentários do género a mim "parece-me" ou a "sensação" é assim tem muito que se lhe diga

    Cumprimentos

    #2
    ja que fizeste a peskisa agora acaba!

    Mete aqui os escalonamentos da caixa. Acho que o site km77 tem isso.

    Sem isso nada feito!

    Comentário


      #3
      ISso tem a haver com o mito das sensações.
      Tal como à defensores que dizem que o 1.9TDI 130 é muito mais forte que o 2.0TDI140.
      O que se passa são sensações... a que o ser humano não consegue desconectar.
      Como concerteza, o 170 respira bem mais forte em altas que o 140, criando assim um maior diferencial entre altas e baixas, dá ideia que em baixas o carro não tem tanta força.

      O mesmo se passava com o velhinho 1.9tdi!
      Como era um motor muito menos linear que o 2.0, dá a ideia que é muito mais forte, sendo que colocando lado a lado, irá ficar para trás.

      Comentário


        #4
        acho que a diferença reside mesmo é na caixa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
          ISso tem a haver com o mito das sensações.
          Tal como à defensores que dizem que o 1.9TDI 130 é muito mais forte que o 2.0TDI140.
          O que se passa são sensações... a que o ser humano não consegue desconectar.
          Como concerteza, o 170 respira bem mais forte em altas que o 140, criando assim um maior diferencial entre altas e baixas, dá ideia que em baixas o carro não tem tanta força.

          O mesmo se passava com o velhinho 1.9tdi!
          Como era um motor muito menos linear que o 2.0, dá a ideia que é muito mais forte, sendo que colocando lado a lado, irá ficar para trás.

          acho que efectivamente o 1.9 tdi é muito mais forte em baixas do que um 2.0 tdi 170. (o 140 nunca conduzi)

          O 1.9 tdi tenho quase a certeza que é melhor a sair em baixas do que o 2.0 tdi...e o 1.9 tdi que conduzi foi o de 115 e nao o de 130.

          poe os 2 às 1300 e pisa e vê qual é que acelera mais depressa:

          Aceleração = variação da velocidade/variação do tempo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
            ja que fizeste a peskisa agora acaba!

            Mete aqui os escalonamentos da caixa. Acho que o site km77 tem isso.

            Sem isso nada feito!
            Aqui vai:

            143 cv:
            -------------
            1ª 8,5
            2ª 15,6
            3ª 24,2
            4ª 33
            5ª 42,3
            6ª 51,2

            170cv
            -------------
            1ª 8,5
            2ª 15,6
            3ª 24,2
            4ª 33
            5ª 42,3
            6ª 51,2

            Basicamente são iguais.....

            Fonte:
            km77.com . Búsqueda por marca y modelo

            Basicamente escolhi o A4 2.0TDI 143v e o A4 2.0TDI 170cv

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
              Aqui vai:

              143 cv:
              -------------
              1ª 8,5
              2ª 15,6
              3ª 24,2
              4ª 33
              5ª 42,3
              6ª 51,2

              170cv
              -------------
              1ª 8,5
              2ª 15,6
              3ª 24,2
              4ª 33
              5ª 42,3
              6ª 51,2

              Basicamente são iguais.....

              Fonte:
              km77.com . Búsqueda por marca y modelo

              Basicamente escolhi o A4 2.0TDI 143v e o A4 2.0TDI 170cv

              Cumprimentos
              se isso são km/h por 1000 rpm's então ninguem pode dizer que o 2.0 tdi 140 é mais rápido.

              Por mim, provaste o que precisavas de mostar. Gostava de ver esta exposição sempre que se discute estes temas xD (mas a curva de potência e as relação nem sempre é facil de arranjar)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                se isso são km/h por 1000 rpm's então ninguem pode dizer que o 2.0 tdi 140 é mais rápido.

                Por mim, provaste o que precisavas de mostar. Gostava de ver esta exposição sempre que se discute estes temas xD (mas a curva de potência e as relação nem sempre é facil de arranjar)
                Sim são (km/h a 1.000 rpm), é possível que existam valores mais precisos para a curva de potência.. por isso se alguém tiver... embora estes valores às rotações certas estejam certos.

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Não esquecer que as últimas versões do TDI 170cv têm uma programação diferente.
                  Para já não falar dos 2.0 TDI PD, esses sim, era como do dia para a noite.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                    Não esquecer que as últimas versões do TDI 170cv têm uma programação diferente.
                    Para já não falar dos 2.0 TDI PD, esses sim, era como do dia para a noite.
                    eram como do dia para a noite?

                    o 170 era mau?

                    é que eu conduzi um 2.0 tdi pd 170 e achei bastante inferior a um 1.9 tdi pd 115.

                    Comentário


                      #11
                      É um mito só mesmo por aqui.

                      Quem percebe um pouco disto e "anda" pelo AH já está habituado a separar o trigo do joio...este mito até não é dos mais crassos, até há outros mais cómicos

                      De qq forma é um bom tópico andantedodia.


                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                        eram como do dia para a noite?

                        o 170 era mau?

                        é que eu conduzi um 2.0 tdi pd 170 e achei bastante inferior a um 1.9 tdi pd 115.
                        Do dia para a noite em termos de baixas e "kick" o 140 e 170 cv PD.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                          Aqui vai:

                          143 cv:
                          -------------
                          1ª 8,5
                          2ª 15,6
                          3ª 24,2
                          4ª 33
                          5ª 42,3
                          6ª 51,2

                          170cv
                          -------------
                          1ª 8,5
                          2ª 15,6
                          3ª 24,2
                          4ª 33
                          5ª 42,3
                          6ª 51,2

                          Basicamente são iguais.....

                          Fonte:
                          km77.com . Búsqueda por marca y modelo

                          Basicamente escolhi o A4 2.0TDI 143v e o A4 2.0TDI 170cv

                          Cumprimentos
                          Essas relações devem estar erradas. Não faz sentido terem a mesma caixa, uma vez que o TDI 170 tem mais ponta.

                          Além disso, no A3 2.0TDI CR 170 cá de casa, a 6a é mais longa que isso, porque ele ás 3000rpm já vai a mais de 160km/h, e segundo essas relações iria a 153. Não acredito que tenha um erro de 10% de ponteiro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                            Essas relações devem estar erradas. Não faz sentido terem a mesma caixa, uma vez que o TDI 170 tem mais ponta.

                            Além disso, no A3 2.0TDI CR 170 cá de casa, a 6a é mais longa que isso, porque ele ás 3000rpm já vai a mais de 160km/h, e segundo essas relações iria a 153. Não acredito que tenha um erro de 10% de ponteiro.
                            Sim tens razão o teu A3 tem relações diferentes como podes confirmar no site... estas relações são ambas para o A4.

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                              Do dia para a noite em termos de baixas e "kick" o 140 e 170 cv PD.
                              não percebi mais uma vez...

                              o que é que é do dia para a noite???

                              o 140pd é muito melhor em baixas que o 170pd??

                              Ou têm ambos más baixas e um kick que separa bem as baixas das altas?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                acho que efectivamente o 1.9 tdi é muito mais forte em baixas do que um 2.0 tdi 170. (o 140 nunca conduzi)

                                O 1.9 tdi tenho quase a certeza que é melhor a sair em baixas do que o 2.0 tdi...e o 1.9 tdi que conduzi foi o de 115 e nao o de 130.

                                poe os 2 às 1300 e pisa e vê qual é que acelera mais depressa:

                                Aceleração = variação da velocidade/variação do tempo.

                                Não,não é,principalmente esse pd115!

                                Pura ilusão trazida pelo kick característico dos pd´s.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                  Não,não é,principalmente esse pd115!

                                  Pura ilusão trazida pelo kick característico dos pd´s.

                                  já conduziste os 2?? 1.9pd115 VS 2.0pd170?

                                  É que no 2.0 pd tambem se sente o kick...mas é as 2000. no 1.9 pd sente-se as 1500-1750.

                                  Comentário


                                    #18
                                    já conduzi um PD130 num A4 e um PD170 num A3, não tenho duvidas que o PD130 tem melhores baixas porque o turbo assim o permite, no caso do PD170 visto ter um turbo de maiores dimensões para fazer potencia em altas não vai ter a mesma capacidade de fazer baixas que o turbo do PD130. E não são sensações, são factos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                      já conduziste os 2?? 1.9pd115 VS 2.0pd170?

                                      É que no 2.0 pd tambem se sente o kick...mas é as 2000. no 1.9 pd sente-se as 1500-1750.
                                      Pronto ok,o pd 115 é mais forte durante 250 rpm.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                        já conduzi um PD130 num A4 e um PD170 num A3, não tenho duvidas que o PD130 tem melhores baixas porque o turbo assim o permite, no caso do PD170 visto ter um turbo de maiores dimensões para fazer potencia em altas não vai ter a mesma capacidade de fazer baixas que o turbo do PD130. E não são sensações, são factos
                                        Na teoria é mesmo como tu dizes.........mas eu gostava de ver isso testado em estrada.

                                        É que o pd 170 anuncia 350nm @1750-2500,e o pd130 310nm@1900.

                                        Juntando isto ao facto de o pd130 não fazer altas,é fácil ficar iludido com o kick.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                          já conduzi um PD130 num A4 e um PD170 num A3, não tenho duvidas que o PD130 tem melhores baixas porque o turbo assim o permite, no caso do PD170 visto ter um turbo de maiores dimensões para fazer potencia em altas não vai ter a mesma capacidade de fazer baixas que o turbo do PD130. E não são sensações, são factos
                                          acredito perfeitamente...sempre o notei.

                                          So que os 2.0 em altas respiram MUITO melhor que os 1.9. O 1.9 demora muito a desenvolver em altas...(andei numa a4 1.9 pd130 caixa de 5...meu deus, aquilo para dar 206/207km/h quase que foi preciso empurrar xD ...e era a descer a VRI, LOL)

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu Pai teve um A3 de 130 e dois A3 PD de 140 e eu tenho um PD de 170, e não me parece nada mas mesmo nada apenas sensação....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                              acredito perfeitamente...sempre o notei.

                                              So que os 2.0 em altas respiram MUITO melhor que os 1.9. O 1.9 demora muito a desenvolver em altas...(andei numa a4 1.9 pd130 caixa de 5...meu deus, aquilo para dar 206/207km/h quase que foi preciso empurrar xD ...e era a descer a VRI, LOL)
                                              Como alguém já aqui disse e bem, é lógico que o PD115 tem melhor baixas que o PD140 devido à dimensão do turbo

                                              A descer a VRI demoras a chegar a velocidades de 206/207? É que conhecendo as descidas da VRI que mais se assemelham a penhascos eheh, já lá dei facilmente 210 com a minha e não dei mais porque levantei o pé Também é verdade que até aos 190 chega relativamente rápido e a partir daí demora consideravelmente mais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                não percebi mais uma vez...

                                                o que é que é do dia para a noite???

                                                o 140pd é muito melhor em baixas que o 170pd??

                                                Ou têm ambos más baixas e um kick que separa bem as baixas das altas?
                                                Pelo que vi na altura, o 170 teria piores baixas e um kick mais pronunciado do que o 140.

                                                Entre os CR 143 e 170, especialmente depois de alguns ajustes na centralina que parecem ter existido nas unidades mais recentes, não acredito que as diferenças em baixas sejam assim tão grandes.

                                                De qualquer das maneiras, esses gráficos podem ser muito enganadores. Corrijam-me se tiver enganado, mas as curvas de binário serão sempre com o acelerador na carga máxima, certo? É que a resposta do acelerador pode ser muito diferente a cargas parciais, bem como a resposta sentida, e isso pode fazer toda a diferença... Já pensaram nisso? Em baixas, quantas vezes andam com o acelerador colado ao chão?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                  Pelo que vi na altura, o 170 teria piores baixas e um kick mais pronunciado do que o 140.

                                                  Entre os CR 143 e 170, especialmente depois de alguns ajustes na centralina que parecem ter existido nas unidades mais recentes, não acredito que as diferenças em baixas sejam assim tão grandes.

                                                  De qualquer das maneiras, esses gráficos podem ser muito enganadores. Corrijam-me se tiver enganado, mas as curvas de binário serão sempre com o acelerador na carga máxima, certo? É que a resposta do acelerador pode ser muito diferente a cargas parciais, bem como a resposta sentida, e isso pode fazer toda a diferença... Já pensaram nisso? Em baixas, quantas vezes andam com o acelerador colado ao chão?
                                                  O gráfico é em função das rotações... para atingires determinada rotação tens de injectar x diesel... logo a pressão que fazes no pedal é irrelevante, na mesma rotação vão ter aqueles valores de binário disponível.

                                                  Em relação a versões PD não faço ideia porque não conheço os carros em questão, em relação às duas versões do tópico cada vez tenho menos dúvidas que o motor de 170cv não é inferior em nada...

                                                  Cumprimentos

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                    Pelo que vi na altura, o 170 teria piores baixas e um kick mais pronunciado do que o 140.

                                                    Entre os CR 143 e 170, especialmente depois de alguns ajustes na centralina que parecem ter existido nas unidades mais recentes, não acredito que as diferenças em baixas sejam assim tão grandes.

                                                    De qualquer das maneiras, esses gráficos podem ser muito enganadores. Corrijam-me se tiver enganado, mas as curvas de binário serão sempre com o acelerador na carga máxima, certo? É que a resposta do acelerador pode ser muito diferente a cargas parciais, bem como a resposta sentida, e isso pode fazer toda a diferença... Já pensaram nisso? Em baixas, quantas vezes andam com o acelerador colado ao chão?
                                                    Nem mais.

                                                    E mais, esses valores são obtidos em mudanças altas, a maioria das "queixas" dão-se em mudanças baixas, como a 2ª ou 3ª, que normalmente têm um limitador de binário, principalmente 2ª.

                                                    E isto para dizer que não é um mito, é um facto. A rotação de eficiência do turbo do TDI 170cv é mais elevada do que a do 143cv, não existem milagres.

                                                    A única coisa que pode ser feita para minimizar o problema é "encharcar" a faixa 1200-1750RPM de gasóleo, e pelo que o Avant disse acima, já está a ser feito algo do género. Quem vai acabar por sofrer é o FAP...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                      Nem mais.

                                                      E mais, esses valores são obtidos em mudanças altas, a maioria das "queixas" dão-se em mudanças baixas, como a 2ª ou 3ª, que normalmente têm um limitador de binário, principalmente 2ª.

                                                      E isto para dizer que não é um mito, é um facto. A rotação de eficiência do turbo do TDI 170cv é mais elevada do que a do 143cv, não existem milagres.

                                                      A única coisa que pode ser feita para minimizar o problema é "encharcar" a faixa 1200-1750RPM de gasóleo, e pelo que o Avant disse acima, já está a ser feito algo do género. Quem vai acabar por sofrer é o FAP...
                                                      Não sei se entendi bem o teu post... o que entendi é que dizes que a versão de 170cv injecta mais diesel em rotações baixas que a versão de 143cv de modo a garantir o mesmo binário em baixas? Ok, parece-me fazer sentido, mas... continua só a demonstrar que a versão de 170 cv não é inferior em baixas.

                                                      Cumprimentos

                                                      PS: Depois de analisar os consumos urbanos de ambas as versões, a versão de 170cv gasta 6.2l/100 contra os 6.5l/100 das versão de 143cv.. e presumindo que o teste é igual obviamente, só demonstra que efectivamente a versão de 170 cv deve gastar menos diesel em baixas...
                                                      Editado pela última vez por andantedodia; 22 July 2010, 17:19.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                        Nem mais.

                                                        E mais, esses valores são obtidos em mudanças altas, a maioria das "queixas" dão-se em mudanças baixas, como a 2ª ou 3ª, que normalmente têm um limitador de binário, principalmente 2ª.

                                                        E isto para dizer que não é um mito, é um facto. A rotação de eficiência do turbo do TDI 170cv é mais elevada do que a do 143cv, não existem milagres.

                                                        A única coisa que pode ser feita para minimizar o problema é "encharcar" a faixa 1200-1750RPM de gasóleo, e pelo que o Avant disse acima, já está a ser feito algo do género. Quem vai acabar por sofrer é o FAP...
                                                        É mais elevada,mas acredito que a diferença deva ser marginal...........lógico que na faixa do ralenti até ás 1800/2000 rpm se vai notar.

                                                        É que a diferença que estamos aqui a discutir para as diferentes versões está nesta faixa de rotação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
                                                          É mais elevada,mas acredito que a diferença deva ser marginal...........lógico que na faixa do ralenti até ás 1800/2000 rpm se vai notar.

                                                          É que a diferença que estamos aqui a discutir para as diferentes versões está nesta faixa de rotação.
                                                          Aparentemente não há diferença prática nessa faixa... mas pode ser que apareça ainda uma razão técnica.

                                                          Cumprimentos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                                            Não sei se entendi bem o teu post... o que entendi é que dizes que a versão de 170cv injecta mais diesel em rotações baixas que a versão de 143cv de modo a garantir o mesmo binário em baixas? Ok, parece-me fazer sentido, mas... continua só a demonstrar que a versão de 170 cv não é inferior em baixas.

                                                            Cumprimentos

                                                            PS: Depois de analisar os consumos urbanos de ambas as versões, a versão de 170cv gasta 6.2l/100 contra os 6.5l/100 das versão de 143cv.. e presumindo que o teste é igual obviamente, só demonstra que efectivamente a versão de 170 cv deve gastar menos diesel em baixas...
                                                            Aquilo que o bruno te estava a dizer,é que como o turbo do 170 é maior,para ter binário tão cedo quanto possível,vai ter que gastar mais gasóleo,de modo a criar o flow de gases necessário a por o turbo a fazer pressão tão cedo quanto possível.

                                                            Se o 170 tem uma linha de binário semelhante á do 143,isso é conseguido á custa de injecção extra de gasóleo.

                                                            Comentário

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