Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mito - TDI 2.0 143 vs 170 cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
    O gráfico é em função das rotações... para atingires determinada rotação tens de injectar x diesel... logo a pressão que fazes no pedal é irrelevante, na mesma rotação vão ter aqueles valores de binário disponível.
    Pois, mas infelizmente não se conduz sempre em on/off, e a sensibilidade ao curso do acelerador é muito importante para a sensação de força a baixas rotações.

    É óbvio que à mesma rotação, o binário (e a potência, que não é mais do que binário x rotação) depende muito da carga de acelerador que se faz, com a consequente aceleração do motor. Vais-me dizer que um TDI às 2000 rpm debita a mesma potência quer com acelerador a fundo quer premido 1/4, e que o binário só depende da rotação a que o motor vai? Não.

    Comentário


      #32
      Esse "mito" aconteceu na época do 170cv PD, onde de facto o fosso era bastante maior do que no 140cv PD, com uma maior preguiça para acordar a baixa rotação.
      Com o common rail, a resposta a baixa rotação é praticamente a mesma.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
        Aquilo que o bruno te estava a dizer,é que como o turbo do 170 é maior,para ter binário tão cedo quanto possível,vai ter que gastar mais gasóleo,de modo a criar o flow de gases necessário a por o turbo a fazer pressão tão cedo quanto possível.

        Se o 170 tem uma linha de binário semelhante á do 143,isso é conseguido á custa de injecção extra de gasóleo.
        Exacto!

        O turbo do 170CR respira melhor em altas, e pelo menos nos carros que já conduzi (2008 e 2009), a diferença antes das 2000RPM era notória, o 170 era mais fraco. Mas pelos vistos essa diferença já foi supostamente atenuada. Se assim for, o 170CR será a melhor escolha... se ignorarmos os ~3000€ que custa a mais que o 143CR.

        Acho que também seria interessante para o tópico ter um gráfico completo (cv/nm) para comparação entre os 2 motores.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por evoluzione Ver Post
          Aquilo que o bruno te estava a dizer,é que como o turbo do 170 é maior,para ter binário tão cedo quanto possível,vai ter que gastar mais gasóleo,de modo a criar o flow de gases necessário a por o turbo a fazer pressão tão cedo quanto possível.

          Se o 170 tem uma linha de binário semelhante á do 143,isso é conseguido á custa de injecção extra de gasóleo.
          Se é conseguido à custa de injecção extra de gasóleo porque é que o 170cv apresenta um consumo menor urbano? Estranho no mínimo.

          A meu ver a versão de 170cv é superior em tudo, se vale ou não a diferença de 3000€ é outra questão

          Cumprimentos

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post

            Noutros tópicos tenho lido bastante comentários de utilizadores a aconselharem a compra da versão de 143cv em relação à de 170cv para vários modelos, Q5's etc... sempre estranhei esta teoria e resolvi traçar ambos os gráficos mediante os valores apresentados pelas marcas.

            A minha conclusão foi que a teoria do 143cv ser melhor "em baixas" não se confirma.. a versão de 170cv tem "baixas" praticamente iguais à versão mais fraca e mais força em "altas".

            Será que este é um daqueles casos em que a predominância do motor mais fraco no forum criou este mito? Ou estou enganados nos valores que usei?

            Se alguém tiver outros valores ou gráficos agradecia que disponibilizassem, é que comentários do género a mim "parece-me" ou a "sensação" é assim tem muito que se lhe diga

            Cumprimentos
            Eu conheço bem melhor o 170cv do que o 143cv...e também tenho melhor presentes as prestações do 1º.

            Tudo tem a ver com sensações...Obviamente que o 170cv nunca é inferior ao de 143...O que pode conduzir a conclusões um pouco difusas ou esclarecedoras é o facto do motor de 170cv ser fraquito em baixas mas depois das 2000rpm mostra tudo...a partir daqui é a relativização das sensações!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
              Exacto!

              O turbo do 170CR respira melhor em altas, e pelo menos nos carros que já conduzi (2008 e 2009), a diferença antes das 2000RPM era notória, o 170 era mais fraco. Mas pelos vistos essa diferença já foi supostamente atenuada. Se assim for, o 170CR será a melhor escolha... se ignorarmos os ~3000€ que custa a mais que o 143CR.

              Acho que também seria interessante para o tópico ter um gráfico completo (cv/nm) para comparação entre os 2 motores.
              Testaste em carros iguais?

              Há duas questões aqui que estão a desprezar:

              - o 170 é mais forte as 2000rpm, o que pode fazer parecer que antes disso anda "pouco"
              - o 140 é mais fraco acima das 2500/3000rpm...o que pode fazer parecer que é "melhor" em baixas.


              Já agora, mesmo que o turbo do 170 seja diferente do 143, as coisas não são tão lineares como pintam. Para já falamos de turbos com geometria variável(o do 143 tb tem?), e depois falta-vos o factor de eficiência do motor. Basta que o 170 tenha alguma melhoria na admissão ou exaustão de gases, para automaticamente poder ter mais força em baixas.

              As coisas não são lineares...e para mim faz todo o sentido que o CR 170 seja objectivamente sempre mais forte que o CR143.

              Comentário


                #37
                Se fizeres o mesmo gráfico para o 20d 177cv e o 23d vais ter uma surpresa....

                ou também 220 CDI e o 250 CDI....

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                  Testaste em carros iguais?

                  Há duas questões aqui que estão a desprezar:

                  - o 170 é mais forte as 2000rpm, o que pode fazer parecer que antes disso anda "pouco"
                  - o 140 é mais fraco acima das 2500/3000rpm...o que pode fazer parecer que é "melhor" em baixas.


                  Já agora, mesmo que o turbo do 170 seja diferente do 143, as coisas não são tão lineares como pintam. Para já falamos de turbos com geometria variável(o do 143 tb tem?), e depois falta-vos o factor de eficiência do motor. Basta que o 170 tenha alguma melhoria na admissão ou exaustão de gases, para automaticamente poder ter mais força em baixas.

                  As coisas não são lineares...e para mim faz todo o sentido que o CR 170 seja objectivamente sempre mais forte que o CR143.
                  Testado em 2 A4 Avant's e mais tarde (1 semana) em 2 Limo's.

                  Ressalvo que hoje em dia a diferença poderá já não ser tão notória.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por S2 Ver Post
                    Se fizeres o mesmo gráfico para o 20d 177cv e o 23d vais ter uma surpresa....

                    ou também 220 CDI e o 250 CDI....
                    E que supresa seria essa?

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #40
                      Tens razão, não me expliquei.

                      Relativamente aos TDI's 143 e 170 previa que não houvesse assim grandes diferenças. Dai não haver nenhuma surpresa.

                      Agora relativamente a este novos motores 23d e 250 CDI que falei, são motores que no papel têm impressionantes números, tanto de cavalos como de binário, mas se formos analisar estes valores apenas estão disponíveis numa reduzida faixa de utilização, o que na práctica não se resume assim numa diferença abismal, até pelo contrário.

                      Eu agora nao tenho tempo para procurar números mas vamos supor que o 23d tem 203cv que são utilizados de 3.800rmp até 4.200rpm e o 20d de 177cv possui 177cv deste 2.500rpm até 4.000rpm, qual o que na práctica seria melhor? a meu ver o 20d.

                      Dai se colocasses um gráfico relativo a estes motores notarias que ia haver surpresas e não seria a favor dos motores mais potêntes ;)

                      Comentário


                        #41
                        mas o 23d ao ter 2 turbos para faixas de utilização diferentes terão uma curva melhor do que o 20d, certo?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por S2 Ver Post
                          Tens razão, não me expliquei.

                          Relativamente aos TDI's 143 e 170 previa que não houvesse assim grandes diferenças. Dai não haver nenhuma surpresa.

                          Agora relativamente a este novos motores 23d e 250 CDI que falei, são motores que no papel têm impressionantes números, tanto de cavalos como de binário, mas se formos analisar estes valores apenas estão disponíveis numa reduzida faixa de utilização, o que na práctica não se resume assim numa diferença abismal, até pelo contrário.

                          Eu agora nao tenho tempo para procurar números mas vamos supor que o 23d tem 203cv que são utilizados de 3.800rmp até 4.200rpm e o 20d de 177cv possui 177cv deste 2.500rpm até 4.000rpm, qual o que na práctica seria melhor? a meu ver o 20d.

                          Dai se colocasses um gráfico relativo a estes motores notarias que ia haver surpresas e não seria a favor dos motores mais potêntes ;)
                          Acho que estás a trocar potência com binário e as faixas de utilização começam em valores bem menores...

                          O 23d tem um turbo para baixas e um para altas nem vale a pena comparar com o 20d.

                          Cumprimentos

                          PS: Só para te fazer a vontade fui ver alguns valores e... o 23d às 1500 rpm atinge os 340 Nm que é praticamente o binário máximo que o 120d atinge no seu valor máximo (350Nm @ 2000 rpm), indo ao belo valor de 400Nm @ 2000 rpm)
                          Editado pela última vez por andantedodia; 23 July 2010, 16:06.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                            mas o 23d ao ter 2 turbos para faixas de utilização diferentes terão uma curva melhor do que o 20d, certo?
                            Terão não,tem mesmo!

                            Comentário


                              #44
                              obvio, pois se assim não fosse, para que seria o 2ª?
                              essa comparação teria mais logica entre o 18d e o 20d, pois as diferenças serão em termos de turbos e injectores, aí a curva puderá ser menos abrupta....... ou não!

                              Comentário


                                #45

                                23d

                                Não encontrei até agora o do 20d 177cv....

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por S2 Ver Post

                                  23d

                                  Não encontrei até agora o do 20d 177cv....
                                  Nem precisas ... basta observares que ás 1500 rpm o 23d já atingiu o máximo do 20d.. estes modelos não têm comparação nem vale a pena gastar mais tempo...

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #47
                                    à uns meses vim precisamente tirar duvidas em relação a estes dois motores no q5, e não querendo alimentar discussão (nem puxar a brasa à minha sardinha - não estou em negação!!!) acabei por comprar a versão de 143 cv. o k tenho a dizer é k depois das 1500 já esta a puxar, e bem. Pelo k li o de 170 so puxa depois das 2000, ate lá tem fosso. não tenho conhecimento de causa, não testei mas tem k haver diferença ate pk ng disse k o de 170cv no q5 é redondo pelo contrario. mas lá esta pode ser so impressão. mas se o de 170 puxasse como puxa este desde cedo axo k não haveria duvidas e não se falaria em fosso!!! kto a pulmão depois das 2000 ainda não sei pk ainda ta em rodagem e ainda n apertei mto com ele. so ainda foi as 3000 algumas vezes e nunca a fundo.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X