Apesar de meio ao abandono, merecem inteiramente figurar aqui:
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Hoje eu vi... um Clássico!!!
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Já agora, se alguém for ou estiver ali para os lados de Castelo Branco, no início da estrada que vai para Penamacor há uma colecção fantástica de Mercedes dos anos 60 a 80 ao abandono do lado direito, seguindo-se logo depois do lado esquerdo vários outros carros americanos e vários tipos de veículos. Infelizmente ia com pressa mas um dia vou lá parar com bastante tempo...
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postnão tenho a certeza, mas penso que os 25 só se venderam noutros pontos da europa. os emigrantes é que os traziam e alguns eram matriculados aqui. conheço um caso de um que de muito longe a muito longe vou vendo e foi importado com mais de 15 anos, penso e andava por aqui outro também com uns 10 ou 12 anos de existência antes de ser importado. daí serem bastante raros.
Como referido, também foram vendidos em Portugal. Mas não será também de admirar veres "poucos" nacionais, já que era um carro caro.
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Originalmente Colocado por moritar Ver PostJulgavaque tinha sido ao contrario. Mas seja xomo for ( e nao te tirando a razáo) ambos venderam-se bem.
Enviado do meu SM-G903F através do Tapatalk
Sim, foram viaturas que se venderam relativamente bem no mercado português.
Claro que o 1.4 a gasolin que ambos tiveram, para o mercado português ajudou nas vendas.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postfui consultar e parece que há (ou havia) registados menos 21 turbo, pois serão cerca de 200, com mais uns 16, 18 turbo quadra, contra cerca de 220 unidades de MI16 e MI16 2.0, juntando depois mais uma dúzia de MI16 4X4. mas mesmo assim a diferença não é notória.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostTambém me parece. Uma questão de procurar, mas também tenho ideia que os MI16 eram mais caros do que os 21 Turbo.
Havia erabuma maior preferencia pela marca do losangolo em Portugal.
Enviado do meu SM-T700 através do Tapatalk
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Originalmente Colocado por moritar Ver PostJá nao ne recordo, mas tenho ideia qúe a diferença de preço erz pequens,
Havia erabuma maior preferencia pela marca do losangolo em Portugal.
Enviado do meu SM-T700 através do Tapatalk
Talvez não será um diferença consideravel, mas a ver se encontro revista da época com preços.
Mas sim, a Renault teve o benefício de durante anos ter aquele benefício de que era uma marca que tinha "protecção" do Estado (não me recordo agora o nome dada à época) e como tal, não tinha aquele limite de importação de viaturas como outras marcas. Dessa foram, acabou por se implementar mais que outras marcas que tinham a limitação.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostO nto levanta-se com as galinhas...Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postou deita-se depois de todos os outros acordarem!
será que ele se deita mesmo cedo ou só dorme umas horitas e já chega? eu até vou fazer a sesta daqui a pouco e já vou tarde...
Eu é que ando a fazer o trabalho do galo e lá vou ao poleiro, tirar as galinhas de lá.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostTalvez não será um diferença consideravel, mas a ver se encontro revista da época com preços.
Mas sim, a Renault teve o benefício de durante anos ter aquele benefício de que era uma marca que tinha "protecção" do Estado (não me recordo agora o nome dada à época) e como tal, não tinha aquele limite de importação de viaturas como outras marcas. Dessa foram, acabou por se implementar mais que outras marcas que tinham a limitação.
O número de unidades que cada importador podia trazer para Portugal era restrito por lei.
Não era exatamente uma protecção à Renault, era uma protecção à produção portuguesa. Beneficiava também a montagem CKD como Opel e Ford na Azambuja, Fiat em Vendas Novas (Somave), Toyota em Ovar, Citroen em Mangualde, etc...
A Renault era, à data, a empresa com maior produção em Portugal (Guarda, Setúbal, Aveiro) e portanto a que mais benecifiava. Lembro-me de ser miúdo (meados dos anos 80) e pôr-me a fazer estatísticas caseiras por marca observando os carros na rua: cerca de metade eram Renault montados em Portugal (R4, 5, 9, 11...). Renaults importados eram raros (R16, R18...). A Fiat também tinha uma boa fatia com os 850 e 127.
A contingentação, obviamente, teve de cair com a entrada no mercado único.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostContingentação.
O número de unidades que cada importador podia trazer para Portugal era restrito por lei.
Não era exatamente uma protecção à Renault, era uma protecção à produção portuguesa. Beneficiava também a montagem CKD como Opel e Ford na Azambuja, Fiat em Vendas Novas (Somave), Toyota em Ovar, Citroen em Mangualde, etc...
A Renault era, à data, a empresa com maior produção em Portugal (Guarda, Setúbal, Aveiro) e portanto a que mais benecifiava. Lembro-me de ser miúdo (meados dos anos 80) e pôr-me a fazer estatísticas caseiras por marca observando os carros na rua: cerca de metade eram Renault montados em Portugal (R4, 5, 9, 11...). Renaults importados eram raros (R16, R18...). A Fiat também tinha uma boa fatia com os 850 e 127.
A contingentação, obviamente, teve de cair com a entrada no mercado único.
Ora isso mesmo, era isso a contingentação.
Sim, eu sei que não era protecção em si à marca em questão, mas à produção "nacional", onde acabava por se incluír a Renault, já que tinha fábrica como outras, em território nacional.
E como tal, já que eram essas as marcas/viaturas mais disponíveis, normal também que criou "adeptos" dessas marcas.
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Para quem tem curiosidade: encontrei esta tese de mestrado que tem uns capítulos introdutórios sobre a indústria e o comércio automóvel em Portugal (e que afectou em grande medida, claro, os carros a que agora chamamos "clássicos").
De notar que a contingentação nos anos 70 e 80 não era, de longe, o único garrote. Não faltavam garrotes durante o Estado Novo...
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1755/1/2010000602.pdf
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já tem 30 anos, já pode vir parar aqui esta carrinha magrinha!
(eu sei de outra verde relativamente perto daqui também).
https://www.zerozero.pt/news.php?id=370763
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postjá tem 30 anos, já pode vir parar aqui esta carrinha magrinha!
(eu sei de outra verde relativamente perto daqui também).
https://www.zerozero.pt/news.php?id=370763
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