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    Apesar de meio ao abandono, merecem inteiramente figurar aqui:





    Comentário


      Já agora, se alguém for ou estiver ali para os lados de Castelo Branco, no início da estrada que vai para Penamacor há uma colecção fantástica de Mercedes dos anos 60 a 80 ao abandono do lado direito, seguindo-se logo depois do lado esquerdo vários outros carros americanos e vários tipos de veículos. Infelizmente ia com pressa mas um dia vou lá parar com bastante tempo...

      Comentário


        Originalmente Colocado por moritar Ver Post
        Isso depende. Por ex os Renault 21 parece que se extinguiram. Parece-me que nao foi grande carro.

        Enviado do meu SM-T700 através do Tapatalk


        Compreendo. Mas e do que me recorde, venderam-se mais 405 qe 21.

        Comentário


          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          não tenho a certeza, mas penso que os 25 só se venderam noutros pontos da europa. os emigrantes é que os traziam e alguns eram matriculados aqui. conheço um caso de um que de muito longe a muito longe vou vendo e foi importado com mais de 15 anos, penso e andava por aqui outro também com uns 10 ou 12 anos de existência antes de ser importado. daí serem bastante raros.


          Como referido, também foram vendidos em Portugal. Mas não será também de admirar veres "poucos" nacionais, já que era um carro caro.

          Comentário


            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Compreendo. Mas e do que me recorde, venderam-se mais 405 qe 21.
            Julgavaque tinha sido ao contrario. Mas seja xomo for ( e nao te tirando a razáo) ambos venderam-se bem.

            Enviado do meu SM-G903F através do Tapatalk

            Comentário


              Originalmente Colocado por moritar Ver Post
              Julgavaque tinha sido ao contrario. Mas seja xomo for ( e nao te tirando a razáo) ambos venderam-se bem.

              Enviado do meu SM-G903F através do Tapatalk



              Sim, foram viaturas que se venderam relativamente bem no mercado português.


              Claro que o 1.4 a gasolin que ambos tiveram, para o mercado português ajudou nas vendas.

              Comentário


                isto também conta para este tópico?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Compreendo. Mas e do que me recorde, venderam-se mais 405 qe 21.
                  Será?

                  As Nevada tiveram bastante saida.

                  Comentário


                    também não vejo uma há anos!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                      Será?

                      As Nevada tiveram bastante saida.


                      Sim, as Nevada saíram bem.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                        Será?

                        As Nevada tiveram bastante saida.
                        E acho que se vendeu mais 21 Turbo que 405 MI16.

                        Enviado do meu SM-T720 através do Tapatalk

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por moritar Ver Post
                          E acho que se vendeu mais 21 Turbo que 405 MI16.

                          Enviado do meu SM-T720 através do Tapatalk



                          Nisso também me parece que sim.

                          Comentário


                            fui consultar e parece que há (ou havia) registados menos 21 turbo, pois serão cerca de 200, com mais uns 16, 18 turbo quadra, contra cerca de 220 unidades de MI16 e MI16 2.0, juntando depois mais uma dúzia de MI16 4X4. mas mesmo assim a diferença não é notória.

                            Comentário


                              estavam aí a postar "cadetes" e eu ontem esqueci-me deste. estes dias morreu um ex-colega do meu pai, coincidentemente de sobrenome cadete e lembrei-me agora que outro colega dele chegou a ter um kadett de 1989, penso que o 1.3 a gasolina.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                fui consultar e parece que há (ou havia) registados menos 21 turbo, pois serão cerca de 200, com mais uns 16, 18 turbo quadra, contra cerca de 220 unidades de MI16 e MI16 2.0, juntando depois mais uma dúzia de MI16 4X4. mas mesmo assim a diferença não é notória.
                                Tenho quase a certeza que esses MI16 serão na sua maioria importados, ao contrário dos R21.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                  Tenho quase a certeza que esses MI16 serão na sua maioria importados, ao contrário dos R21.


                                  Também me parece. Uma questão de procurar, mas também tenho ideia que os MI16 eram mais caros do que os 21 Turbo.

                                  Comentário


                                    nto, a essa hora que postaste não devias estar a dormir?

                                    pelo menos uns 80 ou quase 85 são nacionais no MI16 e MI16 2.0. descobri ainda um MI16 Le Mans importado com 11 anos.
                                    quanto aos 21 turbo I e II, existiriam cerca de 160 a 165 nacionais, com os quadra mais uns 8 a 10.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      nto, a essa hora que postaste não devias estar a dormir?


                                      Nahhhhh...

                                      Comentário


                                        O nto levanta-se com as galinhas...

                                        Comentário


                                          ou deita-se depois de todos os outros acordarem!
                                          será que ele se deita mesmo cedo ou só dorme umas horitas e já chega? eu até vou fazer a sesta daqui a pouco e já vou tarde...

                                          Comentário


                                            Sesta... é uma cena que não me assiste aí desde os 3 anos de idade!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Também me parece. Uma questão de procurar, mas também tenho ideia que os MI16 eram mais caros do que os 21 Turbo.
                                              Já nao ne recordo, mas tenho ideia qúe a diferença de preço erz pequens,
                                              Havia erabuma maior preferencia pela marca do losangolo em Portugal.

                                              Enviado do meu SM-T700 através do Tapatalk

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por moritar Ver Post
                                                Já nao ne recordo, mas tenho ideia qúe a diferença de preço erz pequens,
                                                Havia erabuma maior preferencia pela marca do losangolo em Portugal.

                                                Enviado do meu SM-T700 através do Tapatalk


                                                Talvez não será um diferença consideravel, mas a ver se encontro revista da época com preços.

                                                Mas sim, a Renault teve o benefício de durante anos ter aquele benefício de que era uma marca que tinha "protecção" do Estado (não me recordo agora o nome dada à época) e como tal, não tinha aquele limite de importação de viaturas como outras marcas. Dessa foram, acabou por se implementar mais que outras marcas que tinham a limitação.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  O nto levanta-se com as galinhas...
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  ou deita-se depois de todos os outros acordarem!
                                                  será que ele se deita mesmo cedo ou só dorme umas horitas e já chega? eu até vou fazer a sesta daqui a pouco e já vou tarde...


                                                  Eu é que ando a fazer o trabalho do galo e lá vou ao poleiro, tirar as galinhas de lá.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Talvez não será um diferença consideravel, mas a ver se encontro revista da época com preços.

                                                    Mas sim, a Renault teve o benefício de durante anos ter aquele benefício de que era uma marca que tinha "protecção" do Estado (não me recordo agora o nome dada à época) e como tal, não tinha aquele limite de importação de viaturas como outras marcas. Dessa foram, acabou por se implementar mais que outras marcas que tinham a limitação.
                                                    Contingentação.

                                                    O número de unidades que cada importador podia trazer para Portugal era restrito por lei.

                                                    Não era exatamente uma protecção à Renault, era uma protecção à produção portuguesa. Beneficiava também a montagem CKD como Opel e Ford na Azambuja, Fiat em Vendas Novas (Somave), Toyota em Ovar, Citroen em Mangualde, etc...
                                                    A Renault era, à data, a empresa com maior produção em Portugal (Guarda, Setúbal, Aveiro) e portanto a que mais benecifiava. Lembro-me de ser miúdo (meados dos anos 80) e pôr-me a fazer estatísticas caseiras por marca observando os carros na rua: cerca de metade eram Renault montados em Portugal (R4, 5, 9, 11...). Renaults importados eram raros (R16, R18...). A Fiat também tinha uma boa fatia com os 850 e 127.

                                                    A contingentação, obviamente, teve de cair com a entrada no mercado único.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Contingentação.

                                                      O número de unidades que cada importador podia trazer para Portugal era restrito por lei.

                                                      Não era exatamente uma protecção à Renault, era uma protecção à produção portuguesa. Beneficiava também a montagem CKD como Opel e Ford na Azambuja, Fiat em Vendas Novas (Somave), Toyota em Ovar, Citroen em Mangualde, etc...
                                                      A Renault era, à data, a empresa com maior produção em Portugal (Guarda, Setúbal, Aveiro) e portanto a que mais benecifiava. Lembro-me de ser miúdo (meados dos anos 80) e pôr-me a fazer estatísticas caseiras por marca observando os carros na rua: cerca de metade eram Renault montados em Portugal (R4, 5, 9, 11...). Renaults importados eram raros (R16, R18...). A Fiat também tinha uma boa fatia com os 850 e 127.

                                                      A contingentação, obviamente, teve de cair com a entrada no mercado único.


                                                      Ora isso mesmo, era isso a contingentação.

                                                      Sim, eu sei que não era protecção em si à marca em questão, mas à produção "nacional", onde acabava por se incluír a Renault, já que tinha fábrica como outras, em território nacional.


                                                      E como tal, já que eram essas as marcas/viaturas mais disponíveis, normal também que criou "adeptos" dessas marcas.

                                                      Comentário


                                                        Para quem tem curiosidade: encontrei esta tese de mestrado que tem uns capítulos introdutórios sobre a indústria e o comércio automóvel em Portugal (e que afectou em grande medida, claro, os carros a que agora chamamos "clássicos").

                                                        De notar que a contingentação nos anos 70 e 80 não era, de longe, o único garrote. Não faltavam garrotes durante o Estado Novo...

                                                        https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1755/1/2010000602.pdf

                                                        Comentário


                                                          já tem 30 anos, já pode vir parar aqui esta carrinha magrinha!
                                                          (eu sei de outra verde relativamente perto daqui também).

                                                          https://www.zerozero.pt/news.php?id=370763

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            já tem 30 anos, já pode vir parar aqui esta carrinha magrinha!
                                                            (eu sei de outra verde relativamente perto daqui também).

                                                            https://www.zerozero.pt/news.php?id=370763
                                                            Já tem é quase 40!

                                                            Comentário


                                                              Avistado hoje: BMW 3 (E30) 318i gasolina, 102 cv, de 1984

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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