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Originalmente Colocado por Rools Ver PostO homem amanheceu inspirado em carros todo terreno
Confidencia cá para nós qual dos teus carros estas a pensar despachar e qual tens em mente adquirir a curto prazo?
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Originalmente Colocado por Rools Ver PostO homem amanheceu inspirado em carros todo terreno
Confidencia cá para nós qual dos teus carros estas a pensar despachar e qual tens em mente adquirir a curto prazo?
Conjuntamente devo fazer entre os vários 50.000 kms/ano.
Estou sempre a pensar coisas e de olho nos negócios.
Agora é má altura para trocas, pois "anda tudo forrado a ouro" e a malta pede preços malucos.
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Originalmente Colocado por rjpmendes Ver PostPelo tipo de viaturas.... cheira-me que anda atrás de uma viatura para fazer OverLand!
Mas um jipe longo oferece muitas possibilidades em viagem.
Só faço isso um dia quando me reformar e vou até solo australiano.
Agora andar aqui no "quintal" com a tenda às costas não é o meu feeling.
Como disse já ando muito de carro, mas dormir ou viver mesmo que temporariamente nesse tipo de autonomia não sou adepto.
Overland na maior parte do caso é simplesmente Campismo, na minha opinião.
Não é por ser num jipe que fica diferente...já passo muito tempo fora de casa para pensar em campismo
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostOverland na maior parte do caso é simplesmente Campismo, na minha opinião.
Com a agravante que em teoria, segundo a legislação, o campismo selvagem é ilegal. Apesar da pernoita (bivaque) ser legal, também não vejo grande piadola em andar a dormir no carro só porque sim. Para isso lá está, atiro a tenda para a mala que sai bem mais barato
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Novo membro
Olá a todos. Já à alguns anos que viajo de mota incluindo em fora de estrada mas só agora me vi virado para as 4 rodas. Depois de alguma consideração e pesquisa, incluindo o que li aqui no fórum, optei por adquirir um Toyota land Cruiser J90. Deixo aqui foto do espécime. A ideia é iniciar me na condução fora de estrada em 4 rodas, fazer uns passeios e preparar o veículo para idas a Marrocos entre outros projectos para mais adiante. Como a ideia não é fazer TT puro e duro mas sim longa distância, agradeço ideias, comentarios, observações que possam fazer nesse sentido. O veiculo como está ao momento de aquisição é o seguinte, ano de 98, 160 000kms, snorkel safari e bloqueio ARB no eixo traseiro com compressor ARB.Ficheiros anexados
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Originalmente Colocado por Joel82 Ver PostOlá a todos. Já à alguns anos que viajo de mota incluindo em fora de estrada mas só agora me vi virado para as 4 rodas. Depois de alguma consideração e pesquisa, incluindo o que li aqui no fórum, optei por adquirir um Toyota land Cruiser J90. Deixo aqui foto do espécime. A ideia é iniciar me na condução fora de estrada em 4 rodas, fazer uns passeios e preparar o veículo para idas a Marrocos entre outros projectos para mais adiante. Como a ideia não é fazer TT puro e duro mas sim longa distância, agradeço ideias, comentarios, observações que possam fazer nesse sentido. O veiculo como está ao momento de aquisição é o seguinte, ano de 98, 160 000kms, snorkel safari e bloqueio ARB no eixo traseiro com compressor ARB.
Já fizeste a troca do "consumíveis" a.k.a distribuição, filtros e óleos?
São jipes muito bons e sinceramente para longa distância não precisas de mais nada em termos de hardware pesado. Se planeares levar carga vais ter de melhorar a suspensão. Mais que isso, é meter um rádio e películas/tapa-janelas e siga para bingo!
Obviamente queremos mais fotos
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Obrigado. Ainda não fiz a revisão a isso, por isso pedi recomendações de uma oficina de confiança. No dia a dia, andarei o mais leve possivel, em viagem quero tentar manter a carga abaixo dos 300kg. Mas a suspensão vai ser trocada até porque ele está um bocadinho alto e não sei ao certo quanto e o que lhe foi ou não mexido
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Originalmente Colocado por Joel82 Ver PostOlá a todos. Já à alguns anos que viajo de mota incluindo em fora de estrada mas só agora me vi virado para as 4 rodas. Depois de alguma consideração e pesquisa, incluindo o que li aqui no fórum, optei por adquirir um Toyota land Cruiser J90. Deixo aqui foto do espécime. A ideia é iniciar me na condução fora de estrada em 4 rodas, fazer uns passeios e preparar o veículo para idas a Marrocos entre outros projectos para mais adiante. Como a ideia não é fazer TT puro e duro mas sim longa distância, agradeço ideias, comentarios, observações que possam fazer nesse sentido. O veiculo como está ao momento de aquisição é o seguinte, ano de 98, 160 000kms, snorkel safari e bloqueio ARB no eixo traseiro com compressor ARB.
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Obrigado pelo comentário. Mas essa parte do historial é que é complicada porque não existe. Daí eu querer levar a uma oficina de confiança para ver a fundo como o veiculo realmente está. A questão da homologação é que me está a deixar preocupado pois segundo tenho visto já não é possivel homologar certas coisas nomeadamente guinchos e pára choques. Eu queria instalar isso e uma grelha de tejadilho e mandar homologar tudo mas agora já não sei que fazer. Alguma ajuda nessa área seria bem vinda
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Originalmente Colocado por Joel82 Ver PostObrigado pelo comentário. Mas essa parte do historial é que é complicada porque não existe. Daí eu querer levar a uma oficina de confiança para ver a fundo como o veiculo realmente está. A questão da homologação é que me está a deixar preocupado pois segundo tenho visto já não é possivel homologar certas coisas nomeadamente guinchos e pára choques. Eu queria instalar isso e uma grelha de tejadilho e mandar homologar tudo mas agora já não sei que fazer. Alguma ajuda nessa área seria bem vinda
Eles apresentam orçamento para teres isso tudo legal e tratam do processo.
Não é barato mas vale bem a pena para não teres problemas com a autoridade.
https://raceland.pt/
Quando ao historial da viatura como eu disse mais do que os kms importa saber como está.
Uma maneira fácil de ver se tem quilómetros adulterados é pelas inspeções.
Não é infalível mas pode revelar logo muita coisa.
Para é preciso:
Dirige-te ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) ou vais ao site. Apresentas a matrícula do veículo, pedes uma Certidão de Inspeção do IMT. Se fizeres o pedido nas instalações, pagarás 30€ e receberás uma carta com as informações referentes à quilometragem de todas as inspeções automóveis obrigatórias. Caso faças o pedido online, é menos 10% sobre os 30€ e receberás igual informação, de forma eletrónica, para o e-mail que indicares. Se denotares que a quilometragem do carro usado não está em coerência com o documento solicitado ao IMT, isto é, se no documento indicarem mais quilómetros do que os atuais, ficarás com a certeza de que eles foram alterados. Se tal não acontecer melhor ficas com a certeza do que tens em casa. Se não bater certo os kms, a partir daqui é com cada um, ou ficar com o que tem ou reclamar junto do vendedor e iniciar um processo jurídico quanto ao mesmo. Se isso valerá ou não a pena, não sei mas no mínimo conseguir que o anterior proprietário possa comparticipar de avarias que acontecem num período agora recente.Editado pela última vez por TerranoII; 01 October 2019, 08:44.
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Originalmente Colocado por Joel82 Ver PostObrigado pelo comentário. Mas essa parte do historial é que é complicada porque não existe. Daí eu querer levar a uma oficina de confiança para ver a fundo como o veiculo realmente está. A questão da homologação é que me está a deixar preocupado pois segundo tenho visto já não é possivel homologar certas coisas nomeadamente guinchos e pára choques. Eu queria instalar isso e uma grelha de tejadilho e mandar homologar tudo mas agora já não sei que fazer. Alguma ajuda nessa área seria bem vinda
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Joel parabéns pela compra, espero que tenhas bons quilometros em busca de aventuras.
Eu se fosse a ti, esta seria a ordem de ideias:
Fase1: - Revisão!
- Tentar perceber historico do veículo.
- Efectuar uma revisão geral do mesmo (distribuição, bomba, filtros, oleos (todos... incluindo também travões, caixa, transmissão, diferenciais), anticongelante decente. E se não for possível ter o historico, então efectuar uma inspeção mais minunciosa aos principais componentes.
Fase2: - Perceber as alterações existentes e legalizar o possível
- Perceber o quanto de "ilegal" está o veiculo, e o que é possivel legalizar do que já tens instalado.
- Do que vejo deves ter suspensão alterada, mas como? (algumas modificações passam bem na inspeção por exemplo), pneus e snorkel. (o parachoques frontal é o original mas cortado nao é?)
- Algumas coisas estão de momento praticamente impossiveis de legalizar, mas outras ainda é possivel. Se for para pneus e snorkel talvez a provaimpar seja das mais acessiveis. Coisas mais arrojadas, a raceland é bem conceituada.
Fase3: Evoluir!
- O céu (ou a carteira) é o teu limite, vai observando na internet para tirares ideias e perceberes o que necessitas.
- Em acessórios pensaria em grade de tejadilho, peliculas nos vidros, iluminação extra (se tencionas circular em fins de dias e noite).
- Orienta umas pranchas e uma pá, kit da ARB para enchimento de pneus (caso não tenhas) para ligar nesse compressor.Editado pela última vez por rjpmendes; 01 October 2019, 13:10.
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Originalmente Colocado por rjpmendes Ver PostJoel parabéns pela compra, espero que tenhas bons quilometros em busca de aventuras.
Eu se fosse a ti, esta seria a ordem de ideias:
Fase1: - Revisão!
- Tentar perceber historico do veículo.
- Efectuar uma revisão geral do mesmo (distribuição, bomba, filtros, oleos (todos... incluindo também travões, caixa, transmissão, diferenciais), anticongelante decente. E se não for possível ter o historico, então efectuar uma inspeção mais minunciosa aos principais componentes.
Fase2: - Perceber as alterações existentes e legalizar o possível
- Perceber o quanto de "ilegal" está o veiculo, e o que é possivel legalizar do que já tens instalado.
- Do que vejo deves ter suspensão alterada, mas como? (algumas modificações passam bem na inspeção por exemplo), pneus e snorkel. (o parachoques frontal é o original mas cortado nao é?
- Algumas coisas estão de momento praticamente impossiveis de legalizar, mas outras ainda é possivel. Se for para pneus e snorkel talvez a provaimpar deseja das mais acessiveis. Coisas mais arrojadas, a raceland é bem conceituada.
Fase3: Evoluir!
- O céu (ou a carteira) é o teu limite, vai observando na internet para tirares ideias e perceberes o que necessitas.
- Em acessórios pensaria em grade de tejadilho, peliculas nos vidros, iluminação extra (se tencionas circular em fins de dias e noite).
- Orienta umas pranchas e uma pá, kit da ARB para enchimento de pneus (caso não tenhas) para ligar nesse compressor.
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Sim concordo plenamente com essa ordem de eventos e é esse o meu raciocínio. Por isso pergunto se podem recomendar alguma oficina da marca que esteja habituada a lidar com jipes.
Quanto ao equipamento inicial, tal como recomendaram vou começar pelo princípio, kit de enchimento e pranchas já vem a caminho. Depois é começar a rolar para ganhar experiência e ir modificando pelo caminho.
Se não houver nenhuma doença grave, quero ver se em Janeiro já vou com ele a Andorra para um pequeno test drive
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Por onde começar. Pelo inicio, tive um KJZ90 igualzinho ao teu, cor e tudo.
Adoro o veiculo, tem uma condução sem rival na gama, direcção super precisa para veículo de TT e um esquema de suspensão da frente, que faz a diferença quando se quer aumentar o ritmo e que a concorrência da altura não tinha também.
Por outro lado, a suspensão é muito boa, mas muito cara de reparar... Eu gastei rios de dinheiro na minha para ficar como deve ser. São rotulas, são casquilho, e mais casquilhos e mais casquilhos.... Mas se não ranger nem tiver folgas, está boa.
Alias, é um Toyota, tudo é caro. Para teres uma ideia, a bomba da direcção avariou e o kit de reparação foi perto de 500€.
O motor é muito bom, mas a cabeça é muito sensível a calores (a minha estalou), e principalmente manutenção mal feita. Esse motor só pode levar anti congelante da Toyota, chamado Toyota Red. Vais ouvir muitas historias de mecânicos, mas confia, vale a pena.
Convém também montar um manómetro de temperatura do liquido de refrigeração mecânico, dado que o de origem não mede como deve ser:
Eu fiz 2 viagens com o meu a Marrocos e também acho que investir muito em suspensões é desnecessário. Eu meti Bilstein e molas maiores e parti dois amortecedores da frente... Um dessa vezes foi em Marrocos e tivemos de trocar no meio do deserto. Por isso cuidado com as alturas nestes carros.
Sobre os kms, duvido muito mesmo que tenha esses kms, por isso manutenção como deve ser na maquina.
Sobre mecânicos é que não consigo ajudar, estou fora das lides "toyotistas" há uns anos.
De resto é um bom companheiro e deixou-me saudades.
Alguma coisa apita!Ficheiros anexadosEditado pela última vez por SenhorVX; 01 October 2019, 15:59.
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Qualquer dia arranjar tempo e pachorra para tirar o motor fora e substitui retentor da cambota junto a caixa e retentor da árvore cames
Estou pensar meter da victor reinz mas o trabalho que aquilo dá ja me falaram meter original mas é tao caro...
A toyota nao fabrica juntas nem retentores, alguém sabe a empresa que fornece este tipo material a toyota e que esteja a correr com outra marca na concorrência??
Quem souber que partilhe a informação ou vai querer levar o segredo para sepulturaEditado pela última vez por Rools; 01 October 2019, 16:15.
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Originalmente Colocado por Joel82 Ver PostNo que toca às suspensões, à alguém em Portugal entendido no assunto com quem possa falar para fazer uma troca /substituição? Já agora, eu sou da zona centro, mais concretamente de Peniche. Obrigado
Zona Oeste podes tentar a FatherMotorSport
Ansião fica fora de mão, é para cima de Pombal
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Originalmente Colocado por Rools Ver PostQualquer dia arranjar tempo e pachorra para tirar o motor fora e substitui retentor da cambota junto a caixa e retentor da árvore cames
Estou pensar meter da victor reinz mas o trabalho que aquilo dá ja me falaram meter original mas é tao caro...
A toyota nao fabrica juntas nem retentores, alguém sabe a empresa que fornece este tipo material a toyota e que esteja a correr com outra marca na concorrência??
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