Quando vi isto pensei que fosse a gozar. Até os chineses e indianos já fazem coisas mais modernizadas
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostAlguém explica o porquê de ter 3 "mocas"? [emoji23]
Por norma sistemas mais rudimentares é que usam 3 alavancas.
Seja como for conforme os modelos pode ter usos diferentes.
No caso do NIVA serve para bloquear o diferencial central visto que é full time 4wd.
Depois a outra é a normal alavanca das redutoras.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostNão é o único. O UMM tem o LR Série2 tem e este também tem.
Por norma sistemas mais rudimentares é que usam 3 alavancas.
Seja como for conforme os modelos pode ter usos diferentes.
No caso do NIVA serve para bloquear o diferencial central visto que é full time 4wd.
Depois a outra é a normal alavanca das redutoras.
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostPara bloquear o diferencial bem que podia ser um botaozinho mas se calhar já era tecnologia a mais para o Lada [emoji6]
Daí que não seja vendável na velha Europa. Segurança, emissões, etc...não cumpre nem os mínimos
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostO projeto remonta a 1973 e desde aí pouco ou nada mexeram.
Daí que não seja vendável na velha Europa. Segurança, emissões, etc...não cumpre nem os mínimos
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Originalmente Colocado por fpniva Ver PostNa Europa só venda a versão a gasolina. A versão Diesel não comercializada, precisamente, por causa das emissões.
É essa mesmo versão 1.7 a gasolina que cumpre incrivelmente as normas WLTP e Euro6D-Temp, pelo menos.... válida até..................... o mês que vem!
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Originalmente Colocado por rjpmendes Ver PostCerto!
É essa mesmo versão 1.7 a gasolina que cumpre incrivelmente as normas WLTP e Euro6D-Temp, pelo menos.... válida até..................... o mês que vem!
Espero continuar a ver máquinas destas à venda na Europa, se bem que na peninsula Ibérica, apenas em espanha os podemos comprar
EDIT: Se não estou em erro, a Lada foi adquirida pela Renault, tal como a Dacia... Não demora temos um Lada 4x4URBAN 1.5dciEditado pela última vez por fpniva; 18 December 2019, 16:21.
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Ya postar agora, mas o terrano II está sempre encima do acontecimento.
[emoji4]
Quanto ao jimny, "saudades do que ainda não vivemos" [emoji25]
Espectacular como ele conseguiu subir na última prova! Com mais facilidade que um niva com pneus MT e bloqueio traseiro e até acho que com a mesma facilidade do que os suv x5 e gle com muito mais pneu e ajudas.
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Como eu sempre disse, a eletrónica enquanto funcionar é espectacular.
O comparativo devia ser com o Jimny antigo e aí era vê-lo a ficar pendurado em tudo quanto era sítio.
Este controlo de tração do suzuki é uma grande mais valia. A Land Rover já usa usa desde 97/98 no Range.
Por outro lado os pneus do Niva valem zero. Aquele modelo de pneus já não se fabrica pelo menos à uns 5 ou 6 anos.
Deve ser mais borracha ressequida que outra coisa e pelo aspeto estavam muito cheios.
Aquele NIVA nem de perto nem de longe vale 20.000 € como diz o video. Nem 10.000 € vale.
Do que me vou apercebendo, o controlo de tração funciona muito bem desde que exista mesmo que ligeiro, contacto de todas as rodas com o chão, por outro lado os bloqueios funcionam muito melhor quando a coisa começa a ficar agreste e temos rodas no ar. Ter os 2 mundos é o ideal... tipo Wrangler Rubicon.
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O meu samurai e os carros pré controlo de tracção e sem bloqueios vivem da inércia para subir os obstáculos. Os bloqueios vieram a ajudar a ultrapassar os obstáculos com mais controlo e sem partir tanto a mecânica. A electrónica veio para o automóvel "conseguir" fazer o mesmo sem o construtor gastar tanto dinheiro no fabrico.
Também não sei aonde é que gastaram 20 mil euros no carro. Meter bloqueio atrás custa 1300€ e é um ARB, porque um HF fica por 700€, nem falo das lunchbox.
Eu acho que ainda não vi um comparativo nesse canal em que a pressão dos pneus parecesse que estivesse mais baixa.Editado pela última vez por Golf; 04 February 2020, 22:46.
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Originalmente Colocado por Golf Ver PostO meu samurai e os carros pré controlo de tracção e sem bloqueios vivem do momento para subir os obstáculos. Os bloqueios vieram a ajudar a ultrapassar os obstáculos com mais controlo e sem partir tanto a mecânica. A electrónica veio para o automóvel "conseguir" fazer o mesmo sem o construtor gastar tanto dinheiro no fabrico.
Também não sei aonde é que gastaram 20 mil euros no carro. Meter bloqueio atrás custa 1300€ e é um ARB, porque um HF fica por 700€, nem falo das lunchbox.
Eu acho que ainda não vi um comparativo nesse canal em que a pressão dos pneus parecesse que estivesse mais baixa.
Agora uma coisa é certa é preferível de longe um bloqueio a 100 % manual a um controlo eletrónico de tração, isto apra TT mais sério. Os sistemas electrónicos têm um limite e se abusas muito deles rapidamente fritas os travões.
Obviamente em detrimento de um vem o outro, atualmente. Mas este novo Jimny está muito melhor que o anterior com diferenciais abertos, não tenho dúvida alguma.
Conheço bem os SAMUKAS de série até mais artilhados. Com um bloqueio traseiro é uma aranha.
Um passeio de 2006 que organizei no "meu quintal" quando ainda morava na capital
Samukas iam a todas
https://espiritott.blogs.sapo.pt/1o-...de-lisboa-1360
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Hehe, até tens a tradicional foto do samurai a partir as costas ao dono [emoji28]
Os jimny são renovados 20 em 20 anos, sempre para melhor, mas nunca desvirtuando o propósito do modelo, barato, pequeno e fiável. No Brasil ainda se fabrica o modelo antigo e com edições especiais tipo a desert, que eu gosto muito.
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É verdade, os SAMUKAS são viaturas com valentes aptidões TTistas ... mas é certo que a utilização diária que fiz durante anos do meu Niva, nunca me deixou mal. Mecânica simples, tração permanente, molas helicoidais, bagageira grande (não precisava rebater o banco para levar o cão )... eu saia de Santiago do Cacém para ir fazer um Passeio TT no interior do alentenjo ou a norte, com viagens de mais de 200km ida mais 200 volta com passeio pelo meio, e não chegava lá com as costas todas partidas
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Originalmente Colocado por fpniva Ver PostÉ verdade, os SAMUKAS são viaturas com valentes aptidões TTistas ... mas é certo que a utilização diária que fiz durante anos do meu Niva, nunca me deixou mal. Mecânica simples, tração permanente, molas helicoidais, bagageira grande (não precisava rebater o banco para levar o cão )... eu saia de Santiago do Cacém para ir fazer um Passeio TT no interior do alentenjo ou a norte, com viagens de mais de 200km ida mais 200 volta com passeio pelo meio, e não chegava lá com as costas todas partidas
Também gostava de ter uma mala, que sirva para mais que levar duas mochilas de ir para escola.
Sempre gostei e tenho um grande carinho pelo Lada, e quando tive a procura de um tt, só afastei a hipótese do Lada, porque lia que era um bocadinho fraco de eixos e tinha um bocado de receio de não encontrar peças suplentes em Portugal.
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Originalmente Colocado por Golf Ver PostIsso é verdade, o meu já está melhor na parte do conforto e faço bem uma tirada longa, mas original é muito parte costas. Enquanto oNiva é conhecido por ser muito confortável para a viatura que é.
Também gostava de ter uma mala, que sirva para mais que levar duas mochilas de ir para escola.
Sempre gostei e tenho um grande carinho pelo Lada, e quando tive a procura de um tt, só afastei a hipótese do Lada, porque lia que era um bocadinho fraco de eixos e tinha um bocado de receio de não encontrar peças suplentes em Portugal.
Eu não me incomodei muito com essa parte porque o motor era o do Peugeot 205XAD. Qualquer peça mais importante era facil de conseguir. Entretanto consegui um site Russo que enviava as peças que eu pedia. Um kit de embraiagem Disco, rolamento e vedantes) ficou em 150,00€, os preços eram bons. Só tive problemas uma vez com a alfandega, mas enviei os dados todos, fatura, comprovativo de transferência e desbloquearam a peça. Como a peça era uns 20€ apenas paguei o envio da Alfandega para a minha casa.
Os samukas são muito mais virados ao TT, sem dúvida. Na altura que andei a ver, o espaço interior e conforto (e o facto de ter tração integral e bloqueio central) foi mesmo o que me fez escolher o Niva. Não me aventurava em zonas que os Samukas entravam, passava pela alternativa
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