Ora boas,
Uns bons anos depois, volto a ter algo em concreto para voltar a partilhar nesta secção. Um grande xaruto .
Pois é… após uns bons meses de pesquisas, com as vicissitudes em que o confinamento nos colocou, com a maneira de às vezes termos que rever algumas coisas, com a vida a passar a ser maioritariamente na aldeia, cerca de 80% do tempo por opção própria, tendo as condições de trabalho necessárias para tal, levou-nos a repensar algumas coisas… e digo “levou-nos” porque é uma questão que não é só minha, é conjuntamente minha e do meu irmão.
A determinada altura deste ano sentimos necessidade de ter uma viatura mais polivalente para o nosso “dia-a-dia” no ambiente puramente de aldeia, no Ribatejo. Para ir à cidade (Tomar) uma ou duas ou três vezes por semana, seja por alcatrão, seja por estradas de terra, seja para ir às vinhas, seja para ir ver os pinheiros, que tivesse alguma habitabilidade para 4 pessoas, seja para no verão ir dar uns mergulhos até à albufeira do Castelo de Bode, alguns spots destes aqui bem perto de casa (3kms, 4kms, etc… dependendo da escolha), ou ir até à praia, etc, etc, etc…
Mas por outro lado o orçamento que estávamos dispostos a gastar era limitado, entre os 3.500€/4.000€ máximo, nada mais.
Quando começámos a "estudar" o mercado vemos que nestas coisas das viaturas todo-terreno os preços são muitas vezes verdadeiramente ridículos… pensar eu que em 2010 vendi um RR Classic com 180.000kms por 8.500€, e na altura houve muita gente que me disse que foi bem vendido, hoje com o dobro dos kms e bem piores de aspecto estão a pedir 15.000€/20.000€ … um Defender então é impossível chegar a algum que tenha um preço que se considere razoável de acordo com os anos que têm, etc, etc, … Toyota’s, Nissan’s, Mitsubishi’s… nada de jeito abaixo dos 5k€ …………
Cheguei a procurar pick-ups 4x4 cabine dupla, que é algo que me dava também muito jeito nas actividades agrícolas, mas nada há no mercado abaixo dos 5k/6k, só acima disso e quase a cair de podre… enfim, foi uma procura algo longa… mas a pressa também não era muita, a coisa foi sendo analisada com muita calma.
Nem RAV4 (que gosto bastante), Grand Vitara's começaram agora a descer o preço, mas no inicio do verão poucos se viam abaixo dos 4k€, … até que comecei a remar contra a maré…, ie, comecei a pesquisar os mal-amados LR Freelander, que se conseguem a preços mais decentes (para sobrar muito para depois se gastar nas oficinas )
Em termos estéticos sempre gostei do modelo, em termos de habitabilidade comparando com as suas dimensões exteriores é muitíssimo bom, a bagageira nem tanto, mas ainda assim suficiente para as nossas necessidades.
Muita procura, algumas viagens, alguns test-drives, vi muita m%&d?, muita mesmo…, até que depois de alguns meses lá apareceu um que parecia estar em estado razoável dentro do que queríamos.
Mecanicamente parecia tudo operacional, viscoso substituído no início deste ano, 5 pneus novos (embora chineses ), bateria nova, motor a trabalhar e a puxar bem, embraiagem e caixa de velocidades boas, e a nível de interiores tudo no sítio, botões todos inteiros e a funcionar, coisa em que vi em poucos, forro do tecto impecável, tecto de abrir a funcionar e sem infiltrações, forros/alcatifas do piso a parecerem novos, até o rádio ainda é o de fábrica (que 99% deles já não tem), apenas os estofos estavam bastante sujos, sobretudo os da frente.
Marcava 264.000kms, o dono estava a pedir 3.800€, andei umas semanas a negociar o valor, consegui tirar uns €€€ e lá acabámos por fechar negócio em fins de Setembro.
Quando o fui buscar, o dono disse que tinha um pequeno atrelado que já não precisava, e perguntou-me se queria ficar com ele sem alteração de preço, ao que respondi que sim. E veio também para casa.
Em dois meses já fez mais de 1.000kms nestas pequenas voltas, e já foi inclusive a Lisboa para uma lavagem/tratamento de interiores digna, que estava a precisar.
Há alguns melhoramentos que tenho em mente para fazer a prazo. Todos os plásticos exteriores precisam de um tratamento de choque (estão demasiado ressequidos), já tenho essa hidratação programada para breve, tenho que mudar o reservatório do liquido de refrigeração, mudar os discos de travões, gostava de comprar as jantes 16” e meter pneus 215 (que este tem jante 15” com 195/80R15 que acho um pouco estreitos), gostava de lhe meter as protecções de faróis, etc, etc, etc,… tudo coisas a prazo, a curto/médio/longo prazo………
Realço o facto de esta não ser uma viatura com o intuito de andar a fazer TT, passeios, etc, é apenas para uso do dia-a-dia, mas de uma forma descontraída, divertida e espaçosa. Em muitos locais andamos muito mais à vontade com este do que com outro qualquer rasteirinho. Este por acaso tem até uma altura ao solo que chega a surpreender. Bem alto.
Ainda andei a ver se aparecia algum V6 , mas nada. São raríssimos por cá.
Fica a nota que no primeiro depósito completo fez uma média de 7,2L, isto com cerca de 130kms de AE a 120-130kms/h, e no segundo depósito foi 8,4L aqui nas voltinhas.
Aqui está ele, Land Rover Freelander Td4 5p de Dez/2000.
no dia em que chegou a casa:
depois:
Uns bons anos depois, volto a ter algo em concreto para voltar a partilhar nesta secção. Um grande xaruto .
Pois é… após uns bons meses de pesquisas, com as vicissitudes em que o confinamento nos colocou, com a maneira de às vezes termos que rever algumas coisas, com a vida a passar a ser maioritariamente na aldeia, cerca de 80% do tempo por opção própria, tendo as condições de trabalho necessárias para tal, levou-nos a repensar algumas coisas… e digo “levou-nos” porque é uma questão que não é só minha, é conjuntamente minha e do meu irmão.
A determinada altura deste ano sentimos necessidade de ter uma viatura mais polivalente para o nosso “dia-a-dia” no ambiente puramente de aldeia, no Ribatejo. Para ir à cidade (Tomar) uma ou duas ou três vezes por semana, seja por alcatrão, seja por estradas de terra, seja para ir às vinhas, seja para ir ver os pinheiros, que tivesse alguma habitabilidade para 4 pessoas, seja para no verão ir dar uns mergulhos até à albufeira do Castelo de Bode, alguns spots destes aqui bem perto de casa (3kms, 4kms, etc… dependendo da escolha), ou ir até à praia, etc, etc, etc…
Mas por outro lado o orçamento que estávamos dispostos a gastar era limitado, entre os 3.500€/4.000€ máximo, nada mais.
Quando começámos a "estudar" o mercado vemos que nestas coisas das viaturas todo-terreno os preços são muitas vezes verdadeiramente ridículos… pensar eu que em 2010 vendi um RR Classic com 180.000kms por 8.500€, e na altura houve muita gente que me disse que foi bem vendido, hoje com o dobro dos kms e bem piores de aspecto estão a pedir 15.000€/20.000€ … um Defender então é impossível chegar a algum que tenha um preço que se considere razoável de acordo com os anos que têm, etc, etc, … Toyota’s, Nissan’s, Mitsubishi’s… nada de jeito abaixo dos 5k€ …………
Cheguei a procurar pick-ups 4x4 cabine dupla, que é algo que me dava também muito jeito nas actividades agrícolas, mas nada há no mercado abaixo dos 5k/6k, só acima disso e quase a cair de podre… enfim, foi uma procura algo longa… mas a pressa também não era muita, a coisa foi sendo analisada com muita calma.
Nem RAV4 (que gosto bastante), Grand Vitara's começaram agora a descer o preço, mas no inicio do verão poucos se viam abaixo dos 4k€, … até que comecei a remar contra a maré…, ie, comecei a pesquisar os mal-amados LR Freelander, que se conseguem a preços mais decentes (para sobrar muito para depois se gastar nas oficinas )
Em termos estéticos sempre gostei do modelo, em termos de habitabilidade comparando com as suas dimensões exteriores é muitíssimo bom, a bagageira nem tanto, mas ainda assim suficiente para as nossas necessidades.
Muita procura, algumas viagens, alguns test-drives, vi muita m%&d?, muita mesmo…, até que depois de alguns meses lá apareceu um que parecia estar em estado razoável dentro do que queríamos.
Mecanicamente parecia tudo operacional, viscoso substituído no início deste ano, 5 pneus novos (embora chineses ), bateria nova, motor a trabalhar e a puxar bem, embraiagem e caixa de velocidades boas, e a nível de interiores tudo no sítio, botões todos inteiros e a funcionar, coisa em que vi em poucos, forro do tecto impecável, tecto de abrir a funcionar e sem infiltrações, forros/alcatifas do piso a parecerem novos, até o rádio ainda é o de fábrica (que 99% deles já não tem), apenas os estofos estavam bastante sujos, sobretudo os da frente.
Marcava 264.000kms, o dono estava a pedir 3.800€, andei umas semanas a negociar o valor, consegui tirar uns €€€ e lá acabámos por fechar negócio em fins de Setembro.
Quando o fui buscar, o dono disse que tinha um pequeno atrelado que já não precisava, e perguntou-me se queria ficar com ele sem alteração de preço, ao que respondi que sim. E veio também para casa.
Em dois meses já fez mais de 1.000kms nestas pequenas voltas, e já foi inclusive a Lisboa para uma lavagem/tratamento de interiores digna, que estava a precisar.
Há alguns melhoramentos que tenho em mente para fazer a prazo. Todos os plásticos exteriores precisam de um tratamento de choque (estão demasiado ressequidos), já tenho essa hidratação programada para breve, tenho que mudar o reservatório do liquido de refrigeração, mudar os discos de travões, gostava de comprar as jantes 16” e meter pneus 215 (que este tem jante 15” com 195/80R15 que acho um pouco estreitos), gostava de lhe meter as protecções de faróis, etc, etc, etc,… tudo coisas a prazo, a curto/médio/longo prazo………
Realço o facto de esta não ser uma viatura com o intuito de andar a fazer TT, passeios, etc, é apenas para uso do dia-a-dia, mas de uma forma descontraída, divertida e espaçosa. Em muitos locais andamos muito mais à vontade com este do que com outro qualquer rasteirinho. Este por acaso tem até uma altura ao solo que chega a surpreender. Bem alto.
Ainda andei a ver se aparecia algum V6 , mas nada. São raríssimos por cá.
Fica a nota que no primeiro depósito completo fez uma média de 7,2L, isto com cerca de 130kms de AE a 120-130kms/h, e no segundo depósito foi 8,4L aqui nas voltinhas.
Aqui está ele, Land Rover Freelander Td4 5p de Dez/2000.
no dia em que chegou a casa:
depois:
Comentário