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    #31
    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    De diamante, diamante...

    Pois, algo similar ao 1º sistema, mas com elementos separados e que coubesse na zona do capot.

    Tipo isto (ou melhor)

    Amazon Basics - Compresor de aire portátil con pinza doble de batería, con estuche de transporte : Amazon.es: Automóvel

    + isto

    Tanque de aire de repuesto de 3L para compresor de aerografía AS186 Accesorios para compresores : Amazon.es: Automóvel


    O 2ª sistema parece interessante numa óptica 100% lowcost, mas ocupa espaço que não tenho. Numa pick-up enquadra-se bem...

    Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
    No compartimento do motor, entre o farol e o filtro de ar. Na bagageira tens que passar fios de alimentação mais longos e grossos (distância maior), para além do barulho quando trabalha...
    100% de acordo, foi nessa zona que o vi colocado.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      De diamante, diamante...

      Pois, algo similar ao 1º sistema, mas com elementos separados e que coubesse na zona do capot.

      Tipo isto (ou melhor)

      Amazon Basics - Compresor de aire portátil con pinza doble de batería, con estuche de transporte : Amazon.es: Automóvel

      + isto

      Tanque de aire de repuesto de 3L para compresor de aerografía AS186 Accesorios para compresores : Amazon.es: Automóvel


      O 2ª sistema parece interessante numa óptica 100% lowcost, mas ocupa espaço que não tenho. Numa pick-up enquadra-se bem...



      100% de acordo, foi nessa zona que o vi colocado.
      Um de 80lt também cabe entre o filtro de ar e o corta fogo da carroçaria (no 2.7TDI sem ABS, sei que sim) mas no teu como tens o tubo de entrada do filtro de ar que vai ao corta fogo não deve dar.

      Esse tanque de 3L é muito fixe! Podes montá-lo no meio do chassis, no lado oposto à primeira panela de escape, ou na zona por baixo do bancos do meio. Fica protegido, e tem espaço para montar um de 3L.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
        Um de 80lt também cabe entre o filtro de ar e o corta fogo da carroçaria (no 2.7TDI sem ABS, sei que sim) mas no teu como tens o tubo de entrada do filtro de ar que vai ao corta fogo não deve dar.

        Esse tanque de 3L é muito fixe! Podes montá-lo no meio do chassis, no lado oposto à primeira panela de escape, ou na zona por baixo do bancos do meio. Fica protegido, e tem espaço para montar um de 3L.
        Preferia no capot... nesses sitios mesmo relativamente protegido, corre o risco de ser atingido, além de se degradar mais.

        Que compressor usariam? Até pode ser um que dê para utilizar como portátil agora, e fixar no carro e ligar o reservatório mais tarde...

        PS: Vou fazer uns moldes em papel para começar a "estudar" isto...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Preferia no capot... nesses sitios mesmo relativamente protegido, corre o risco de ser atingido, além de se degradar mais.

          Que compressor usariam? Até pode ser um que dê para utilizar como portátil agora, e fixar no carro e ligar o reservatório mais tarde...

          PS: Vou fazer uns moldes em papel para começar a "estudar" isto...
          Esse tanque do teu link podes montar directamente uma chapa de protecção, no capot é dificil arranjar espaço para mais que 1lt de capacidade

          O deste vídeo tem dentro do compartimento, entre o motor e a cava da roda, no lado do condutor



          Compressor bom é ARB, mas o preço... Alternativa 80lt ou qualquer coisa perto disso, dá para usares agora sem que leve uma eternidade e mais tarde evoluir para o sistema integrado. Ai é tudo feito na China, muda a cor, o símbolo e o preço. Tyrex, T-Max, etc é tudo igual...

          Como vês, já pesquisei bastante sobre isso... Documenta bem isso para depois fazer igual.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post


            Este tipo de kits já conhecia de outras paragens sem dúvida uma grande ajuda.


            No meu caso optei por um kit caseiro mais económico e na mesma eficiente.

            Aproveitando o compressor ARB, com um débito de 28 l/ m



            montei um pequeno reservatório (utilizado em redes de ar comprimido) para me permitir utilizar vezes sem conta o bloqueio de diferencial ou outra coisa qualquer sem estar sempre o compressor a trabalhar. O kit de enchimento de pneus também foi home made com material industrial.

            Agora que o Ruie desenterrou o tópico...

            Podes explicar o teu kit de enchimento, é daqueles para os 4 pneus em simultâneo?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
              Esse tanque do teu link podes montar directamente uma chapa de protecção, no capot é dificil arranjar espaço para mais que 1lt de capacidade

              O deste vídeo tem dentro do compartimento, entre o motor e a cava da roda, no lado do condutor



              Compressor bom é ARB, mas o preço... Alternativa 80lt ou qualquer coisa perto disso, dá para usares agora sem que leve uma eternidade e mais tarde evoluir para o sistema integrado. Ai é tudo feito na China, muda a cor, o símbolo e o preço. Tyrex, T-Max, etc é tudo igual...

              Como vês, já pesquisei bastante sobre isso... Documenta bem isso para depois fazer igual.
              Para ti, qualquer comprarias?

              Isto dá para mais tarde fixar num carro, ligar a um pressostato e a um reservatório?

              Compressor de ar T-MAX 12V, 72Lpm, max. 150PsI (carstore4x4.pt)

              E agora, permite-me aumentar 1 bar em cada roda, sem ter que ir comprar outro a meio?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                Agora que o Ruie desenterrou o tópico...

                Podes explicar o teu kit de enchimento, é daqueles para os 4 pneus em simultâneo?
                é o compressor ARB com um pequeno depósito de 5litros que tinha para lá de umas coisas pneumáticas
                A ideia é criar um pequeno pulmão para quando usares teres caudal suficiente. quanto maior melhor claro.
                depois é uma questão de ligações pneumáticas manuais.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  Para ti, qualquer comprarias?

                  Isto dá para mais tarde fixar num carro, ligar a um pressostato e a um reservatório?

                  Compressor de ar T-MAX 12V, 72Lpm, max. 150PsI (carstore4x4.pt)

                  E agora, permite-me aumentar 1 bar em cada roda, sem ter que ir comprar outro a meio?
                  72Lpm não é curtinho?

                  Tenho ideia de ha uns tempos ter visto algo com bastante mais caudal...

                  Comentário


                    #39
                    Encontrei, acho que era este:

                    https://www.landexpert4x4.pt/product...or-portatil-2/

                    Desculpem a pergunta de ignorante mas qual a vantagem do compressor ter 1 ou duas cabeças?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                      Encontrei, acho que era este:

                      https://www.landexpert4x4.pt/product...or-portatil-2/

                      Desculpem a pergunta de ignorante mas qual a vantagem do compressor ter 1 ou duas cabeças?
                      Mais caudal, menor aquecimento e menos esforço.

                      Sim, por 150€ já se arranja um 300L/min de 2 cabeças. Que pesa 11 kg e deve ser um bisonte para mais tarde fixar dentro do capot do carro...

                      Há outro de 160 L/min a 135€...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Mais caudal, menor aquecimento e menos esforço.

                        Sim, por 150€ já se arranja um 300L/min de 2 cabeças. Que pesa 11 kg e deve ser um bisonte para mais tarde fixar dentro do capot do carro...

                        Há outro de 160 L/min a 135€...

                        Certo é este,

                        https://www.landexpert4x4.pt/product...0psi-300l-min/

                        ...o tal que tem as duas cabeças e bomba 300L.

                        Isto é uma boa compra?

                        E o tal de 160L https://www.landexpert4x4.pt/product...-tyrex-160-lt/

                        A diferença de preços é minima entre o de 160L vs 300L, depois a questão é 5Kg vs 11Kg.... Mais do que o peso preocupa-me o volume na mala que, no meu Curto, não abunda...

                        Para dia de brincadeiras não é um problema mas para levar numa viagem/passeio, cada cm3 conta e pode fazer a diferença e obrigar a priorizar.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                          Certo é este,

                          https://www.landexpert4x4.pt/product...0psi-300l-min/

                          ...o tal que tem as duas cabeças e bomba 300L.

                          Isto é uma boa compra?

                          E o tal de 160L https://www.landexpert4x4.pt/product...-tyrex-160-lt/

                          A diferença de preços é minima entre o de 160L vs 300L, depois a questão é 5Kg vs 11Kg.... Mais do que o peso preocupa-me o volume na mala que, no meu Curto, não abunda...

                          Para dia de brincadeiras não é um problema mas para levar numa viagem/passeio, cada cm3 conta e pode fazer a diferença e obrigar a priorizar.
                          Sim, e estes rapazes dizem que é fabricado em Itália, nem sei se isso é bom ou mau

                          Compressor de Ar Portátil Mono Cilindro 160L/Min Tyrex - Motorin

                          Comentário


                            #43
                            Isto do ar comprimido não tem de ser um bicho de 7 cabeças. na grande maioria dos casos nem encho os pneus depois de andar em areia. é parar numa estação de serviço e efetuar isso num instante.
                            mesmo que se descole um pneu nunca se conseguirá resolver isso no terreno.
                            contudo o compressor dá sempre jeito. a malta tem um furo enche e anda mais uns kms e faz isto as vezes que for preciso.
                            Para quem vai para jornadas Overland em países mais inóspitos aí já convém ter uma bom sistema que passa por um bom compressor de ar.
                            Existe muito local onde colocar ar...dentro do pneu suplente, reservatórios nos parachoques em ferro adaptados para tal, etc...

                            Comentário


                              #44
                              Um artigo sobre esta coisa dos compressores portáteis...

                              Smittybilt 5.65CFM Air Compressor Review, Everything you need to know (trail4runner.com)

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Para ti, qualquer comprarias?

                                Isto dá para mais tarde fixar num carro, ligar a um pressostato e a um reservatório?

                                Compressor de ar T-MAX 12V, 72Lpm, max. 150PsI (carstore4x4.pt)

                                E agora, permite-me aumentar 1 bar em cada roda, sem ter que ir comprar outro a meio?
                                Tenho este

                                https://www.motorin.pt/produtos/aces...60l-min-tyrex/

                                Rápido qb, mas é um catramolho... Não cabe em nenhum lado, anda na bagageira e tirei-lhe a base para ficar mais maneiriinho...

                                Dá, e é o único tamanho que te cabe no motor.



                                Mais barato

                                https://www.motorin.pt/produtos/aces...72l-min-tyrex/

                                Devo ter usado o meu umas 15x, até agora nada a apontar sempre de 1bar até 2,4.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Sim, e estes rapazes dizem que é fabricado em Itália, nem sei se isso é bom ou mau

                                  Compressor de Ar Portátil Mono Cilindro 160L/Min Tyrex - Motorin

                                  Isso é como os chapéus "Make America great again" do Trump que eram feitos no México...

                                  Comentário


                                    #47
                                    O caudal paga-se sempre em peso e tamanho. Quanto mais caudal mais rápido o enchimento, mas o aumento de tamanho é drástico...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                      Tenho este

                                      https://www.motorin.pt/produtos/aces...60l-min-tyrex/

                                      Rápido qb, mas é um catramolho... Não cabe em nenhum lado, anda na bagageira e tirei-lhe a base para ficar mais maneiriinho...

                                      Dá, e é o único tamanho que te cabe no motor.



                                      Mais barato

                                      https://www.motorin.pt/produtos/aces...72l-min-tyrex/

                                      Devo ter usado o meu umas 15x, até agora nada a apontar sempre de 1bar até 2,4.
                                      Consegues dar-me as medidas do teu? É que não encontro em lado nenhum...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        é o compressor ARB com um pequeno depósito de 5litros que tinha para lá de umas coisas pneumáticas
                                        A ideia é criar um pequeno pulmão para quando usares teres caudal suficiente. quanto maior melhor claro.
                                        depois é uma questão de ligações pneumáticas manuais.

                                        Não era isso que estava a perguntar...

                                        Como falaste no outro post em kit de enchimento, pensei de estares a falar disto.



                                        Ou não?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                          O caudal paga-se sempre em peso e tamanho. Quanto mais caudal mais rápido o enchimento, mas o aumento de tamanho é drástico...
                                          Pois, como partilhei acima... o de 160L pesa 5kg o de 300L salta directamente para os 11Kg...

                                          Se já dizes que o de 160L é um bom trambolho, imagino o de 300L.

                                          Diz-me uma coisa, tens noçao de mais ou menos quanto tempo leva a encher cada pneu de 1bar para 2.4bar?

                                          O meu GR aguenta-se bem a 1bar... o animal é Gordo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Consegues dar-me as medidas do teu? É que não encontro em lado nenhum...
                                            Medidas aproximadas.

                                            300lt

                                            Weight: 11,5kg
                                            Length/Width/Height (mm):380/280/305

                                            160lt

                                            Weight: 9kg
                                            Length/Width/Height (mm): 340/155/225

                                            72lt

                                            Weight: 4,5kg
                                            Length/Width/Height (mm): 265/140/180

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                              Medidas aproximadas.

                                              300lt

                                              Weight: 11,5kg
                                              Length/Width/Height (mm):380/280/305

                                              160lt

                                              Weight: 9kg
                                              Length/Width/Height (mm): 340/155/225

                                              72lt

                                              Weight: 4,5kg
                                              Length/Width/Height (mm): 265/140/180
                                              Obrigado!!

                                              Não estava a achar essa informação.

                                              Quando o charuto vier, vou fazer uns moldes em papel e ver a viabilidade da coisa.

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                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                Pois, como partilhei acima... o de 160L pesa 5kg o de 300L salta directamente para os 11Kg...

                                                Se já dizes que o de 160L é um bom trambolho, imagino o de 300L.

                                                Diz-me uma coisa, tens noçao de mais ou menos quanto tempo leva a encher cada pneu de 1bar para 2.4bar?

                                                O meu GR aguenta-se bem a 1bar... o animal é Gordo.

                                                Não é gordo, é largo de anca

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                                                  #54
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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                    Não é gordo, é largo de anca

                                                    Obrigado!

                                                    Clarissimo, para mim serve perfeitamente. Encomendado!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Feedback bastante positivo do Tyrex de 160l/min. Encheu 8 pneus de uma vez, sem se queixar!!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Feedback bastante positivo do Tyrex de 160l/min. Encheu 8 pneus de uma vez, sem se queixar!!
                                                        E em comparação com o do Lidl, qual é melhor? [emoji12]

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                          E em comparação com o do Lidl, qual é melhor? [emoji12]
                                                          Este é pelo menos 4x melhor que o do Lidl

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Feedback bastante positivo do Tyrex de 160l/min. Encheu 8 pneus de uma vez, sem se queixar!!
                                                            Idem para o meu… que é igual ao teu.

                                                            Cerca de 1min a passar de 1.3bar para 2.5bar.

                                                            Aprovado.

                                                            Edit: o tempo é para cada pneu (para os mais distraídos). Tb encheu 8 de seguida… mas estava quentinho… quentinho!
                                                            Editado pela última vez por Vrumm; 04 October 2021, 15:24.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
                                                              E em comparação com o do Lidl, qual é melhor? [emoji12]
                                                              O tema para mim era ter que esperar pelo Lidl… comprei na Motorin.

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