Uma pick-up também pode encaixar no uso que vou dar ao jipe ou não?
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostTD5 mas com os 8000€ não chegas lá, nem perto.
Os primeiros andam nos 12,5 e bem rodados…
se um dia vender o meu jipinho vai ser para arranjar um 300tdi.
já se encontra bastante material com preços porreiros vindo de uk
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Originalmente Colocado por mmao Ver Postum 300tdi é mais que suficiente para o que o user quer fazer , e já se arranjam dentro do orçamento dele.
se um dia vender o meu jipinho vai ser para arranjar um 300tdi.
já se encontra bastante material com preços porreiros vindo de ukOriginalmente Colocado por mmao Ver Postporquê só o td5?
o 200td e o 300td já são bastante porreiros e com manutenções bem feitas duram uma vida.
vejo bastantes em passeios tt e nunca se negam.
Inegável são os registos de constantes anomalias... aliás, por alguma razão, apesar de serem jipes muito atraentes para a maioria, têm preços "baixos".
Já o TD5 segundo me informei foi uma evoluçao grande e são bastante mais fiáveis.
Obviamente (acbamos sempre aqui) tendo em conta a idade, mãos e vidas pelas quais passaram, cada exemplar é um exemplar... e isto vale para qualquer exemplar Disco ou outro qq, pelo que o importante é saber o mais possivell do que se compra.
Atençao que isto que estou a partilhar é baseado no que li e ouvi, estou longe de ser um especialista da matéria.... nem pouco mais ou menos.
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Posso falar da minha experiência com um Discovery 300 (3P) e agora com um Pajero SportWagon.
Para TT mais a sério o Discovery vem mais preparado de origem. Basta uns pneus all terrain e vais a todo lado. Tens tração às 4 permanente e bloqueio central o que também ajuda muito.
Em termos mecânicos deu-me algumas chatices, mas também porque já não tinha levado o melhor tratamento. Há que ter muito cuidado com tudo o que relacionado com sistema de refrigeração (incluindo relas do motor) e transmissões.
O jipe é confortável e esteticamente (na minha opinião) muito bonito. O 3p tem bastante espaço para passageiros e carga (há versões de 3P e 7 lugares), mas não é muito prático com miúdos o acesso a trás.
O meu era uma versão muito básica, nem sequer tinha AC, um dos motivos que me levou a trocar pelo Pajero Sportwagon.
É um jipe com comportamento diferente em estrada, mas "civilizado" e menos "rural" que o LR. Acho que todos trazem AC e tens sempre 5 portas e uma boa mala que tornam o carro mais prático.
Não é tão capaz fora de estrada, principalmente de origem, mas com uns bons pneus e calma vai a muito lado sem stress.
Como em qualquer carro destas idades é importante perceber que será necessária uma boa revisão e andar sempre a acompanhar possíveis problemas da idade (pontos de ferrugem, borrachas ressequidas, etc).
Igualmente importante é saber que estes carros/motores não foram feitos para autoestrada nem para fazer grandes tiradas a 140Km/h. São motores com força (200/300tdi, 2.5td, etc) mas que não gostam de rotações altas.
Deixo aqui uma foto do almoço do ultimo Domingo, só puxar a brasa para o lado da Mitsubishi
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Originalmente Colocado por ironyuzis Ver PostPosso falar da minha experiência com um Discovery 300 (3P) e agora com um Pajero SportWagon.
Para TT mais a sério o Discovery vem mais preparado de origem. Basta uns pneus all terrain e vais a todo lado. Tens tração às 4 permanente e bloqueio central o que também ajuda muito.
Em termos mecâ
Um Discovery com bloqueio central tem o mesmo poder de transmissão que um pajero sport ou de um terrano II...além do mais o pajero sport e terrano II tem o "plus" de ter um diferencial traseiro autoblocante, coisa que o discovery não tem. O que o Discovery tem é uma suspensão de molas helicoidais tanto na frente como na traseira e 2 eixos rígidos (pajero e terrano só tem na traseira) que lhe dão uma capacidade de tração superior por copiar melhor as irregularidades do terreno. A transmissão 4x4 permanente tem mais valia pelo uso mais simples e pela segurança acrescida em estrada pois permite usar 4x4 indistintamente em pisos mais ou menos compactos, isto porque tem 3 diferenciais e não 2 como o Pajero sport/terrano. Depois todas as medidas e ângulos no Disco são mais propícios a complicações pois a carroçaria por norma anda mais afastada do solo.
Resumindo ter 4x4 permanente e bloquear o diferencial central é o mesmo que ter 4x4 parcial. o bloqueio anula a divisão de força entre diferenciais
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostÉ um erro comum esta ideia
Um Discovery com bloqueio central tem o mesmo poder de transmissão que um pajero sport ou de um terrano II...além do mais o pajero sport e terrano II tem o "plus" de ter um diferencial traseiro autoblocante, coisa que o discovery não tem. O que o Discovery tem é uma suspensão de molas helicoidais tanto na frente como na traseira e 2 eixos rígidos (pajero e terrano só tem na traseira) que lhe dão uma capacidade de tração superior por copiar melhor as irregularidades do terreno. A transmissão 4x4 permanente tem mais valia pelo uso mais simples e pela segurança acrescida em estrada pois permite usar 4x4 indistintamente em pisos mais ou menos compactos, isto porque tem 3 diferenciais e não 2 como o Pajero sport/terrano. Depois todas as medidas e ângulos no Disco são mais propícios a complicações pois a carroçaria por norma anda mais afastada do solo.
Resumindo ter 4x4 permanente e bloquear o diferencial central é o mesmo que ter 4x4 parcial. o bloqueio anula a divisão de força entre diferenciais
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Originalmente Colocado por ironyuzis Ver PostVerdade @TerranoII! É interessante também constatar que, pelo menos no meu caso, o Discovery tinha um consumo inferior mesmo sendo 4x4 permanente do que o Pajero em 4x2!
Agora os 100 cv do sport wagon parecem bem mais numa utilização idêntica.
Pajeros são uns gulosos de primeira. Caixas curtas
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostSão muito económicos não há dúvida.
Agora os 100 cv do sport wagon parecem bem mais numa utilização idêntica.
Pajeros são uns gulosos de primeira. Caixas curtas
Neste ultimo passeio conjunto, onde eu fiz 13l ele fez 8,7, onde eu fiz 15 ele fez 11,xx.
Mas tenho ideia que este SW tem uma cx mais curta, certo? Pelo menos lembro me de ter conduzido há uns bons anos um de um tio meu e fiquei impressionado pois era mesma curtinha e sim, esse era mesmo bebedolas.
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostNão tenho essa experiencia com o Pajero do Velhote.
Neste ultimo passeio conjunto, onde eu fiz 13l ele fez 8,7, onde eu fiz 15 ele fez 11,xx.
Mas tenho ideia que este SW tem uma cx mais curta, certo? Pelo menos lembro me de ter conduzido há uns bons anos um de um tio meu e fiquei impressionado pois era mesma curtinha e sim, esse era mesmo bebedolas.
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Originalmente Colocado por ironyuzis Ver PostJá não faço médias. Mas que a caixa é muito curta, lá isso é! Faz falta, principalmente para viagens mais longas, uma 5ª mais longa um bocadinho...
NA altura o meu Pai tinha LagunaII as viagens a em grupo tornavam-se uma seca pois o meu Tio dificilmente passava dos 120kmh... e se perto da hora de almoço, talvez aflorasse os 140kmh.
Agora, despois ter entrado no mundo dos jipes, percebo-o perfeitamente...
Paravamos mais vezes para meter gota que o meu Avô, de idade avançada, para fazer xixi...
Mas essa caixinha curta dá jeito no habitat natural dele, portanto, não é defeito, é feitio ou até uma qualidade!
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Originalmente Colocado por neldsc Ver PostO que pretendemos fazer é dormir sempre em hotel ou similar, fazer a refeição da noite num restaurante, e ao meio dia preparar alguma coisa rápida no local onde estivermos.
Os 8000 seria a compra do jipe e a primeira revisão, mas o plafond poderá ser alargado se assim for necessário.
Dos anúncios que colocastes gostei deste: https://www.olx.pt/d/anuncio/pajero-...&sliderIndex=0
Relativamente à compra, para o que pretendes, algo com 5 portas vai ser sempre mais prático... As minhas humildes sugestões e tendo em conta o que queres gastar, diriam um Sportwagon ou um Terrano longo, assumindo que Pajero ou Patrol Longo já sai muito desse valores. Se é para comer kilómetros sem medos vais ter que optar por um japuna
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Originalmente Colocado por luz2018 Ver PostNão sei de onde és, mas caso tenhas interesse posso ir dar uma vista de olhos neste que dizes gostar, é perto da minha casa e vejo-o a circular com alguma regularidade.
Relativamente à compra, para o que pretendes, algo com 5 portas vai ser sempre mais prático... As minhas humildes sugestões e tendo em conta o que queres gastar, diriam um Sportwagon ou um Terrano longo, assumindo que Pajero ou Patrol Longo já sai muito desse valores. Se é para comer kilómetros sem medos vais ter que optar por um japuna
Obrigado, se não for incómodo para si, agradecia que fosse ver o jipe.
Vou enviar-lhe mensagem privada.
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Originalmente Colocado por neldsc Ver PostBoa noite,
Queria agradecer a todos os que participaram neste tópico. Já tenho a máquina em casa.
Sempre foi este?
https://www.olx.pt/d/anuncio/pajero-...l-IDGBLKC.html
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Originalmente Colocado por neldsc Ver PostBoa noite,
Queria fazer uma boa revisão ao Pajero, o que aconselham fazer em primeiro?
Btw, és de onde? Pergunto pois se vais recorrer a terceiros podes receber aqui tb umas dicas de onde ires.
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Originalmente Colocado por neldsc Ver PostBoa noite,
Queria fazer uma boa revisão ao Pajero, o que aconselham fazer em primeiro?
- sistema de refrigeração completo (bomba água, radiador, líquido refrigerante e respetivas tubagens, se possível veres se há fugas)
- distribuição nova (excetuando teres prova que o anterior dono o fez recentemente)
- óleos, filtros e todos os fluídos das caixas
- verificar o funcionamento da super select
- travagem
Na minha opinião estas são as partes mais importantes e tudo o resto podes ir fazendo à medida que sintas necessidade
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