Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bomba de vácuo para mudar o óleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse

• Tempo
  • Visualizar
Clear All
new posts

por acaso ainda este fim de semana mudei o óleo ao carro.
    A vareta deste carro tb não é totalmente linear, faz uma ligeira curva a meio.
    Por acaso já tive uma Mégane mas como na altura não era adepto do DIY nem me lembro de como era o motor.
    Mas posso adiantar que o tupo que entra o orificio da vareta deve ser em metal flexivel (aquele tipo que parece uma mola compimida) envolvido numa capa de plástico ou silicone. Aquilo tem até bastante flexibilidade, até porque é guardado enrolado, mas se a contra-curva do teu tudo for muito apertada, talvez não dê. Olha eu sou do Algarve, zona de Faro, se fores da zona podes testar com a minha ;)
    E ainda bem que levantas essa questão pois estava a planear começar a mudar o óleo da minha Audi e agora antes de qualquer coisa tenho que ir verificar se é compatível.

Sexta-feira, mudei o óleo e o filtro do óleo quando cheguei a casa. É tão tranquilo e limpo que nem mudei de roupa. Foi mesmo com roupinha xuxu do trabalho.
    E é tão eficiente que no final dá para ouvir aquele barulho metálico do óleo a pingar do motor para o carter, sinónimo, de que não ficou poça no fundo ;)
    Que grande investimento que foi ter comprado este brinquedo. Quando digo este, é este ou outro qualquer desde que faça o serviço da mesma forma, ou ainda melhor, que este

Comentário

Caro pjovp,
      Agradeço a sua boa vontade em oferecer-me a possibilidade de testar a bomba no meu carro, e acredite que se eu não morasse nos Açores, dava mesmo aí um salto para testarmos isso.
      Quando você refere que "tupo que entra o orificio da vareta deve ser em metal flexível" está a afirmar que o tubo que vem incluído com a máquina é em metal flexível, é isso? Ou está a querer avisar-nos de uma outra situação qualquer?
      Uma vez que você já tem experiência de utilizar o aparelho, diga-me o seguinte: sabendo que o óleo do motor, quando este já está quente, tem uma temperatura à volta dos 100ºC, de que material é feito o tubo que se coloca no orifício da vareta do óleo? Como é que este tubo aguenta temperaturas tão altas? Não derrete? Não fica deformado? Não há perigo deste tubo, com o calor, ao ser introduzido no local da vareta derreter e colar-se às peças internas do motor?

Obrigado!

Comentário

Ui, isso quando mete oceânos no meio já é longe. Se vier para estes lados traga um queijinho ;)
        Quando à bomba em si, mais logo já tiro uma fotos para ver se lhe consigo transmitir uma ideia mais concreta.
        O material não derrete nem deforma com a temperatura, pode estar descansado.
        Pelo menos comigo nunca aconteceu e quando faço a revisão é sempre uns 10 minutos depois de chegar a casa. Portanto com o motor ainda quente. E dou-lhe 10 minutos para que desça o máximo de óleo possível para o carter.
        Mas olhe, qualquer dúvida que tenha, pode contactar a marca directamente, que eles dar-lhe-ão todas as respostas e assistência de que necessita.
        Pelo menos comigo foram super prestáveis inclusivé pediram-me se possível para lhe enviar um email a informar como decorreu o processo da muda de óleo. 5 estrelas mesmo.
        Cumps

Comentário

aqui ficam umas fotos:

Comentário

Caro pjovp,

Muito obrigado por todo o seu trabalho, principalmente por esclarecer as minhas dúvidas e também pela colocação das fotos.
            Sem querer abusar da sua boa vontade, deixo aqui uma última pergunta:
            Relativamente ao processo de mudança de óleo num dos seus carros, depois da preparação de todo o material, e para começar a criar sucção suponho que tem de bombear algumas vezes (por exemplo, suponhamos 30 vezes) para iniciar o processo, mas e depois? A bomba faz o resto, extraindo o óleo todo sozinha, sem que nunca mais tenha de tocar na bomba? Ou será que, durante a extração do óleo, tem de voltar a bombear, de X em X minutos para o processo continuar a sugar o óleo?
            Editado pela última vez por zarkov; 24 February 2015, 14:26.

Comentário

Cria-se o vácuo inicial dando umas 20 bombadas (são mais do que suficientes).
              Depois, volta e meia, vai-se dando umas bombadas para fortalecer o vácuo. Não sei se é ou não necessário mas eu faço-o.
              Não existe um intervalo de tempo especifico, pois isto tb deve variar muito consoante a capacidade de cada carro, mas eu vou dando à bomba durante o processo, até porque quanto mais depressa acabar melhor

Comentário

Originalmente Colocado por pjovp Ver Post
                Cria-se o vácuo inicial dando umas 20 bombadas (são mais do que suficientes).
                Depois, volta e meia, vai-se dando umas bombadas para fortalecer o vácuo. Não sei se é ou não necessário mas eu faço-o.
                Não existe um intervalo de tempo especifico, pois isto tb deve variar muito consoante a capacidade de cada carro, mas eu vou dando à bomba durante o processo, até porque quanto mais depressa acabar melhor
                tenho a mesma bomba, se nao se for dando bombadas ( salvo seja ) o liquido vai sendo extraido, mas a um certo ponto para, tem de se dar mais vacuo na bomba, o que acontece é que quanto mais o oleo vai arrefecendo mais a bomba se tem de ir dando.

Comentário

sim, convém ir dando umas bombadelas de vez em quando e sobretudo deve-se fazer a manutenção com o carro quente

Comentário

Convém que o motor esteja à temperatura de funcionamento, pois demora mais a arrefecer o óleo, e este mantém-se menos viscoso por mais tempo, fazendo com que a extracção seja mais eficaz.

Comentário

Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                      Convém que o motor esteja à temperatura de funcionamento, pois demora mais a arrefecer o óleo, e este mantém-se menos viscoso por mais tempo, fazendo com que a extracção seja mais eficaz.
                      Levando as coisas "ao extremo" e porque concordo, e também percebo o ponto de vista da intervenção do utilizador Fype7, será que a tubagem destas bombas suporta a temperatura máxima do óleo do motor, isto se considerarmos que pretendo começar a extrair o óleo imediatamente após desligar o carro? Pergunto isto, supondo por exemplo que, acabei de realizar uma viagem de 20 minutos em regimes médios.

Bem sei que vão sugerir que o melhor seria, esperar primeiro alguns minutos para que o óleo retorne todo (ou quase todo) ao cárter, mas como não acredito muito que uma bomba destas consiga extrair 4.5 litros (pensando num mégane 1.5dci) em menos de 5 minutos, poderíamos começar de imediato a extrair o óleo para aproveitar ao máximo a fluidez do óleo, mas volto a frisar...desde que as tubagens aguentem com a temperatura elevada...será que aguentam? As instruções da bomba recomendam que se aguarde um tempo mínimo? Qual?

Mais uma vez, obrigado a todos!
                      Editado pela última vez por zarkov; 25 February 2015, 14:19.

Comentário

Originalmente Colocado por zarkov Ver Post
                        poderíamos começar de imediato a extrair o óleo para aproveitar ao máximo a fluidez do óleo
                        Parece-me que esperar uns 5/10 minutos permite que o óleo escorra na sua maioria para o carter e parece-me que nestes 5/10 minutos os graus de temperatura que o óleo vai perder não afetarão grandemente a sua viscosidade para a sucção, isto é, ainda vai estar bem quente e fluido após 5/10 minutos. Como sublinhei é a minha opinião, não tenho "dados concretos" para garantir o que digo.

Mais me parece também que tendo em conta o propósito e qualidade aparente da bomba que terá sido feita com materiais que permitem fazer isto sem se danificar, por ex. assumiram máximo dos máximos 150ºC para o óleo e projetaram/produziram o material para aguentar 200ºC para ter margem de manobra/segurança.

Comentário

aqui ficam umas fotos:

Essa vareta é bastante aceitável, vinham em que bomba?
                          Editado pela última vez por DragonH; 25 February 2015, 14:55.

Comentário

na bomba em questão aqui do tópico.

Comentário

Levando as coisas "ao extremo" e porque concordo, e também percebo o ponto de vista da intervenção do utilizador Fype7, será que a tubagem destas bombas suporta a temperatura máxima do óleo do motor, isto se considerarmos que pretendo começar a extrair o óleo imediatamente após desligar o carro? Pergunto isto, supondo por exemplo que, acabei de realizar uma viagem de 20 minutos em regimes médios.

Bem sei que vão sugerir que o melhor seria, esperar primeiro alguns minutos para que o óleo retorne todo (ou quase todo) ao cárter, mas como não acredito muito que uma bomba destas consiga extrair 4.5 litros (pensando num mégane 1.5dci) em menos de 5 minutos, poderíamos começar de imediato a extrair o óleo para aproveitar ao máximo a fluidez do óleo, mas volto a frisar...desde que as tubagens aguentem com a temperatura elevada...será que aguentam? As instruções da bomba recomendam que se aguarde um tempo mínimo? Qual?

Logo confirmo nas especificações da 'maquineta' e venho aqui dizer algo

Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                              Essa vareta é bastante aceitável, vinham em que bomba?
                              PELA 6000.

Comentário

Quanto à temperatura não há problema.
                                De qualquer forma nunca deverá extrair o óleo de um motor, nem verificar o nível do mesmo, imediatamente após ter terminado a marcha.
                                Se o fizer, não deixou que o óleo que anda no circuito, tivesse descido para o carter.
                                Não irá ter uma leitura correcta do nível do óleo, e nem irá extrair o máximo de óleo possível, quer a extracção se faça pelo bujão ou por sucção.

Quando interronpe o funcionamento de um motor, deve sempre esperar pelo menos uns 5 a 10 minutos, antes de verificar o nível de óleo ou dar inicio à extracção do mesmo.

Os seus receios da temperatura, são assim anulados pelo correcto procedimento da intervenção, por assim dizer

Comentário

Originalmente Colocado por johnysantos Ver Post
                                  tenho a mesma bomba, se nao se for dando bombadas ( salvo seja ) o liquido vai sendo extraido, mas a um certo ponto para, tem de se dar mais vacuo na bomba, o que acontece é que quanto mais o oleo vai arrefecendo mais a bomba se tem de ir dando.
                                  Caro JohnySantos,

Já que também tem uma bomba Pela PL-6000 gostava de saber se é também um cliente satisfeito com a compra?

Segundo a sua experiência, se fosse hoje, voltava a comprar a mesma bomba? Está plenamente satisfeito? (ou acha que valeria mais a pena apostar num modelo mais potente, tipo a Pela PL-400 ou PL-650 que pode consultar em PELA - Oil Extractor PL-450 / PL-650 from 74,95 € | SVB GmbH embora o preço seja o dobro daquilo que custa a PL-6000)

Já agora, se fosse possível, porque penso que isso também daria uma ideia mais precisa das reais capacidades da PL-6000 será que as pessoas que a utilizam (por exemplo, o caso dos companheiros de fórum "pjovp" e "johnysantos") poderiam colocar aqui, se faz favor, um registo do seguinte tipo: o carro (marca/modelo) em que utilizou a PL-6000, e de uma forma aproximada (claro que ninguém andou a cronometrar ao segundo), qual a quantidade de óleo extraida (comparando com o que seria de esperar pela observação da vareta) e quanto tempo demorou a extração?

Prometo a todos que, quando comprar uma bomba deste tipo virei cá colocar o registo da minha experiência.

Mais uma vez obrigado pelas Vossas respostas!
                                  Editado pela última vez por zarkov; 26 February 2015, 12:01.

Comentário

Tenho feito as manutenções no meu Mercedes 250D de 1991.
                                    Leva 7L de óleo para atestar.

Portanto, tenho que sempre que fazer a operação em 2 partes pois a capacidade da bomba são 5L ou algo do género.
                                    Em relação a sacar o óleo todo, a configuração de muitos carters faz com que sacando o óleo belo bujão, garantidamente que fica bastante no mesmo. Isto há Engenheiros e obras de Engenharia.
                                    Talvez hoje, sabendo que o investimento não foi dinheiro deitado à rua, tivesse optado por uma com maior capacidade. Mas os preço mandam-se para valores altos.

Por norma saco sempre à volta de 6/6.5L. Como confirmei o nivel antes, bate certo.
                                    Aliás como mencionei, desta ultima vez até ouvia o gotejar metálico das gotas a baterem no carter depois de tudo aspirado

Depois se quiseres digo-te on comprei a minha que foi o local mais barato que encontrei

Comentário

Tenho feito as manutenções no meu Mercedes 250D de 1991.
                                      Leva 7L de óleo para atestar.

Portanto, tenho que sempre que fazer a operação em 2 partes pois a capacidade da bomba são 5L ou algo do género.
                                      Em relação a sacar o óleo todo, a configuração de muitos carters faz com que sacando o óleo belo bujão, garantidamente que fica bastante no mesmo. Isto há Engenheiros e obras de Engenharia.
                                      Talvez hoje, sabendo que o investimento não foi dinheiro deitado à rua, tivesse optado por uma com maior capacidade. Mas os preço mandam-se para valores altos.

Por norma saco sempre à volta de 6/6.5L. Como confirmei o nivel antes, bate certo.
                                      Aliás como mencionei, desta ultima vez até ouvia o gotejar metálico das gotas a baterem no carter depois de tudo aspirado

Depois se quiseres digo-te on comprei a minha que foi o local mais barato que encontrei
                                      Caro pjovp,

Portanto, se compreendi devidamente a sua intervenção, para um Mercedes 250D, cuja capacidade teórica máxima é de 7 litros de óleo, costuma sacar entre 6 litros e 6.5 litros. Gostaria apenas de saber, aproximadamente, quanto tempo demoraram as duas extracções somadas? 30 minutos? 1 hora?

Apesar de existir aqui uma diferença significativa no valor de 0.5 litros a 1 litro para os tais 7 litros totais indicados pela Mercedes, e se bem percebi a sua explicação, estas diferenças acontecem porque, segundo a "medição" que faz na vareta - antes de começar a extrair o óleo - verifica que o nível já está bastante longe do máximo, certo? (assim sendo suponho que: ou o seu carro consome algum óleo entre cada duas mudanças, ou então da última vez que foi colocado o óleo novo no motor este não foi atestado ao máximo)

Aliás, penso que existe uma regra (se eu estiver a dizer asneiras, corrijam-me sff), mais ou menos genérica para todos os carros, em que a diferença entre o nível mínimo da vareta do óleo e o nível máximo da vareta, costuma ser de 1 litro, e assim sendo, vou supor que na ocasião em que apenas conseguiu extrair 6 litros do seu Mercedes, o nível na vareta estaria perto do mínimo antes de começar o processo, confirma?

Quanto ao local onde comprou, agradeço a sua disponibilidade, mas acho que já o indicou antes neste mesmo artigo, e por acaso acho que é o mesmo site onde indiquei os valores para as bombas PL-400 e PL-650.

Mais uma vez, obrigado por tudo!

Comentário

Boas,
                                        Quando mencionei que a capacidade do motor é de 7L e a bomba sacou 6/6.5L, não entenda que deixou no depósito 0.5/1L de óleo. Nada disso.
                                        Antes de iniciar a extração o óleo estava a meio do minimo e máximo.
                                        Quando eu digo que consigo ouvir o pingar no metal do carter é sinónimo que não havia óleo no mesmo. Para mim é o suficiente. O resto são pormenores técnicos e teóricos.

Comentário

Boas,
                                          Quando mencionei que a capacidade do motor é de 7L e a bomba sacou 6/6.5L, não entenda que deixou no depósito 0.5/1L de óleo. Nada disso.
                                          Antes de iniciar a extração o óleo estava a meio do minimo e máximo.
                                          Quando eu digo que consigo ouvir o pingar no metal do carter é sinónimo que não havia óleo no mesmo. Para mim é o suficiente. O resto são pormenores técnicos e teóricos.
                                          Ok, compreendido!

Mas e o tempo total que demoraram as duas extrações de óleo? Tem uma ideia aproximada da demora? 45 minutos? Mais? Menos?
                                          Editado pela última vez por zarkov; 26 February 2015, 15:52.

Comentário

muito honestamente das 2 vezes que fiz nem reparei nisso. Mas sim, deve andar entre os 45minutos/1 hora

Comentário

Eu comprei através do ultimo site referido (SBV), mas a bomba em forma de bola, e não essas cilíndricas.

PELA - Oil Extractor Pump PL 6000 only 39,95 € | SVB GmbH

E estou muito satisfeito com a aquisição.

Comentário

exactamente como eu ;)

Comentário

Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                  Eu comprei através do ultimo site referido (SBV), mas a bomba em forma de bola, e não essas cilíndricas.

PELA - Oil Extractor Pump PL 6000 only 39,95 € | SVB GmbH

E estou muito satisfeito com a aquisição.
                                                  Por acaso, pode indicar em que carro(s) já utilizou a bomba PL-6000?

Uma vez que está satisfeito, posso deduzir que as quantidades de óleo extraídas foram sempre de acordo com aquilo que a vareta apesentava mas, e relativamente ao tempo que demorou o processo, consegue indicar quanto tempo demorou (de forma aproximada, claro!) a extração em função da quantidade? (assim poderemos fazer uma ideia do tipo...cada litro demora 10 minutos...isto é apenas um exemplo)

Obrigado!

Comentário

Caro JohnySantos,

Já que também tem uma bomba Pela PL-6000 gostava de saber se é também um cliente satisfeito com a compra?

Segundo a sua experiência, se fosse hoje, voltava a comprar a mesma bomba? Está plenamente satisfeito? (ou acha que valeria mais a pena apostar num modelo mais potente, tipo a Pela PL-400 ou PL-650 que pode consultar em PELA - Oil Extractor PL-450 / PL-650 from 74,95 € | SVB GmbH embora o preço seja o dobro daquilo que custa a PL-6000)

Já agora, se fosse possível, porque penso que isso também daria uma ideia mais precisa das reais capacidades da PL-6000 será que as pessoas que a utilizam (por exemplo, o caso dos companheiros de fórum "pjovp" e "johnysantos") poderiam colocar aqui, se faz favor, um registo do seguinte tipo: o carro (marca/modelo) em que utilizou a PL-6000, e de uma forma aproximada (claro que ninguém andou a cronometrar ao segundo), qual a quantidade de óleo extraida (comparando com o que seria de esperar pela observação da vareta) e quanto tempo demorou a extração?

Prometo a todos que, quando comprar uma bomba deste tipo virei cá colocar o registo da minha experiência.

Mais uma vez obrigado pelas Vossas respostas!
                                                    Caro amigo, ja usei a bomba no saxo 1.1 ca de casa, e no mercedes 190 2.5 d. a bomba vale o dinheiro, faz o mesmo trabalho que as bombas de succao que encontra nas oficinas, apenas demora mais tempo. saxo 15 minutos, 190d 40 minutos sensivelmente. no meu 190 d teve que ser 5 litros de uma vez e o restante noutra.

a quantidade extraida é ou total, ou quase total, voce ouve a maquina a tentar aspirar oleo e nada a sair pois ja nao esta nada la dentro. esta a ver quando bebe um sumo de palhinha e esta a beber as ultimas gotas? é esse som que vai ouvir.

na minha opiniao, nao vale a pena ir para as bombas de maior dimensao, pq sao o dobro ou mais. a bomba é facil de esvaziar e de continuar a operacao para extrair o oleo todo.

como ja viu, ou sou adepto de retirar o oleo, segundo a configuracao do carter e do bujao, há varios colegas de forum a dizer que para ficar bem feito é sempre pelo bujao, analise e veja se para si aspirando o oleo se faz sentido.

por exemplo no saxo 1.1 da minha mulher, com o filtro de oleo a conseguir ser extraido por cima, nao faz sentido retirar pelo bujao, pois o bujao esta a 1,2 dedos acima do fundo do carter.

espero ter ajudado.

Comentário

Por acaso, pode indicar em que carro(s) já utilizou a bomba PL-6000?

Uma vez que está satisfeito, posso deduzir que as quantidades de óleo extraídas foram sempre de acordo com aquilo que a vareta apesentava mas, e relativamente ao tempo que demorou o processo, consegue indicar quanto tempo demorou (de forma aproximada, claro!) a extração em função da quantidade? (assim poderemos fazer uma ideia do tipo...cada litro demora 10 minutos...isto é apenas um exemplo)

Obrigado!
                                                      igual a minha. funciona que é um mimo.

Comentário

Após tirar o óleo com bomba de um Vitara 1.9TD tirei o bujão para ver se "sobrava" muito e saiu isto:

Comentário

Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                          Após tirar o óleo com bomba de um Vitara 1.9TD tirei o bujão para ver se "sobrava" muito e saiu isto:

Esse vitara não tem filtro de óleo?

Comentário

Tem pois...

Comentário

Suguem também com a bomba nos orifícios do filtro, para tirar ainda mais

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                                              Working...