Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pergunta simples...: Existe, HOJE, mesmo, "Liberdade de Expressão"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pergunta simples...: Existe, HOJE, mesmo, "Liberdade de Expressão"?

    Passados que estão praticamente 50 anos sobre o 25A, será que hoje em dia temos, mesmo, liberdade de expressão? E, não, não falo, evidentemente, do abuso ou até do insulto brejeiro de dizer-se tudo de forma ofensiva para os demais! Falo, apenas e só, na livre e respeitosa exposição das ideias, sem quaisquer tipos de alinhamento com correntes populares e apenas mantendo a opinião própria sobre todo o tipo de temas em todo o tipo de fóruns...

    Será que hoje em dia muita gente não diz o que pensa, ficando calada, "apenas" para não ser ostracizada em função disso mesmo?

    Por exemplo, face ao vídeo seguinte o que vos é dado dizer?


    #2
    Depende dos temas mas de forma genérica a polarização das opiniões e intolerância crónica é a grande tendência do pós COVID.

    Mesmo aqui no fórum é bastante visível em alguns temas.

    ​O camarada LinoMarques é que costuma alertar para isso.


    ​​​​​

    Comentário


      #3
      Também notei isso, sim, no pós COVID, mas parece que terá vindo para ficar e extremar-se, o que é muito preocupante...

      Comentário


        #4
        Não sei se foi antes ou depois do COVID, mas reparo que está tudo extremado.

        Ou és de um extremo ou és de outro. Tens de concordar com tudo de um lado, ou tudo do outro. Não há meio termo.

        E isto é transversal a qualquer tema!

        Comentário


          #5
          Fala-se em liberdade de expressão a um nível diferente do que habitualmente se considera.

          Dantes era-se preso ou podia-se ser por dizer algumas coisas mesmo entre amigos. Em locais públicos ainda era mais arriscado. E claro não se publicava nada que não fosse revisto pela censura.

          Hoje qualquer pessoa pode escrever quase tudo e até ser lido, com a globalização da net e das redes sociais.

          O limite da opinião dos outros é para quem se preocupa com isso. Não é comparável.

          Portanto sim hoje há liberdade de expressão.

          Comentário


            #6
            Sim há liberdade de expressão desde que aquilo que eu "expresso" seja igual aquilo que "tu" pensas ...

            Comentário


              #7
              Resposta curta e directa:

              Não.
              Hoje, não existe, mesmo, liberdade de expressão.

              Senão vejam-se as inúmeras tentativas da Comunistação Social e alguns orgãos de tirania da Republica Portuguesa das Bananas, para silenciar e reprimir o partido CHEGA e o André Ventura.


              Mas nem todos os dias são maus - cantem agora todos comigo ao som da guitarra portuguesa :

              " ... não venhas tarde ... adeusinho Augustinho​ ... " 🤣

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Passados que estão praticamente 50 anos sobre o 25A, será que hoje em dia temos, mesmo, liberdade de expressão? E, não, não falo, evidentemente, do abuso ou até do insulto brejeiro de dizer-se tudo de forma ofensiva para os demais! Falo, apenas e só, na livre e respeitosa exposição das ideias, sem quaisquer tipos de alinhamento com correntes populares e apenas mantendo a opinião própria sobre todo o tipo de temas em todo o tipo de fóruns...

                Será que hoje em dia muita gente não diz o que pensa, ficando calada, "apenas" para não ser ostracizada em função disso mesmo?

                Por exemplo, face ao vídeo seguinte o que vos é dado dizer?

                O simples facto de ela poder dizer livremente que não há liberdade de expressão sem ter consequências com isso já demonstra que há liberdade de expressão!
                Ela que experimentasse ir dizer isso na Rússia, na China ou no Portugal de antigamente para ver o que lhe acontecia.

                Comentário


                  #9
                  só existe liberdade de expressão se tiveres ideais de esquerda... senão é melhor estar calado e exprimir-se nas urnas ou és cancelado, seja pessoas famosas ou pessoas normais por amigos / colegas...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                    Fala-se em liberdade de expressão a um nível diferente do que habitualmente se considera.

                    Dantes era-se preso ou podia-se ser por dizer algumas coisas mesmo entre amigos. Em locais públicos ainda era mais arriscado. E claro não se publicava nada que não fosse revisto pela censura.

                    Hoje qualquer pessoa pode escrever quase tudo e até ser lido, com a globalização da net e das redes sociais.

                    O limite da opinião dos outros é para quem se preocupa com isso. Não é comparável.

                    Portanto sim hoje há liberdade de expressão.
                    Exacto, andar a tentar colar a "falta" de liberdade de expressão, censura e consequencias dos dias de hoje à de outros tempos só demonstra o ridículo a que as preocupações da vida desta gente chegou.

                    Bolas, tive familiares detidos/presos por posse de literatura.
                    Mais ei, em 2024 sou castrado e oprimido na minha liberdade porque um grupo fanático qualquer me condena nas redes sociais e espalha as suas influencias radicais.

                    Que vida fácil vamos vivendo....devem ser estes os dilemas existenciais do "tempos fáceis criam homens fracos", poder estar numa rede social a dizer que se sente oprimido na sua liberdade de expressão enquanto se expressa sem grande consequência para alem do contraditório 🤣🤣🤣

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

                      Exacto, andar a tentar colar a "falta" de liberdade de expressão, censura e consequencias dos dias de hoje à de outros tempos só demonstra o ridículo a que as preocupações da vida desta gente chegou.

                      Bolas, tive familiares detidos/presos por posse de literatura.
                      Mais ei, em 2024 sou castrado e oprimido na minha liberdade porque um grupo fanático qualquer me condena nas redes sociais e espalha as suas influencias radicais.

                      Que vida fácil vamos vivendo....devem ser estes os dilemas existenciais do "tempos fáceis criam homens fracos", poder estar numa rede social a dizer que se sente oprimido na sua liberdade de expressão enquanto se expressa sem grande consequência para alem do contraditório 🤣🤣🤣

                      Sim, sim...

                      Meu caro, é sabido que detestas o CHEGA por ser de direita > o CHEGA e a direita têm vindo a ser alvos de repressão na sua liberdade de expressão > naturalmente vens para aqui relativizar / menorizar a questão da falta de liberdade de expressão.

                      Comentário


                        #12
                        Assim como eu tenho liberdade de dizer que Fulano é um idiota, também ele tem a liberdade de dizer que eu sou um imbecil.

                        Eu já não tenho a liberdade de acusar Fulano, sem provas, de ser um pedófilo, assim como ele não tem a liberdade de me acusar, sem provas, de ser um assassino em série.

                        Quanto ao vídeo, mal-empregado tempo que desperdicei a ouvir aquelas baboseiras.

                        Comentário


                          #13
                          Mas é boa milfa.

                          Comentário


                            #14
                            É obvio que não existe liberdade de expressão, os temas "proibidos" mudaram mas a falta de liberdade mantem-se ou até agravou-se.
                            Alguém que publicamente diga que é contra o casamento homosexual, contra a adoção de crianças por casais homosexuais, alguem que diga que só existem 2 generos, alguem contra a emigração descontrolada etc é automaticamente cancelado e enxovalhado...
                            As pessoas tem direito á opinião e a exprimir-la livremente sem medo de represálias, pelo menos é isso que diz a constituicão mas na pratica não é assim.
                            Há temas proibidos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por To Ver Post
                              Assim como eu tenho liberdade de dizer que Fulano é um idiota, também ele tem a liberdade de dizer que eu sou um imbecil.

                              Eu já não tenho a liberdade de acusar Fulano, sem provas, de ser um pedófilo, assim como ele não tem a liberdade de me acusar, sem provas, de ser um assassino em série.

                              Quanto ao vídeo, mal-empregado tempo que desperdicei a ouvir aquelas baboseiras.

                              No fundo sabes bem que isso a bold não se chama "liberdade de expressão", mas sim insultos.
                              ... e a questão com insultos, nomes, ofensas, ataques pessoas, etc. é que eventualmente descamba para níveis de óbvia má-educação.

                              ( Não ouvi necessariamente baboseiras no vídeo, aliás até me parecem coisas bastante triviais, face ao que se vê hoje da sociedade. )

                              Comentário


                                #16
                                Dizer que não há liberdade de expressão é a comparar com quando? Com o pré 25 de Abril? Parece-me bastante óbvio. Mais que não seja porque a liberdade de expressão para criticar a liberdade de expressão também é mesmo à vontadinha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post


                                  No fundo sabes bem que isso a bold não se chama "liberdade de expressão", mas sim insultos.
                                  ... e a questão com insultos, nomes, ofensas, ataques pessoas, etc. é que eventualmente descamba para níveis de óbvia má-educação.

                                  ( Não ouvi necessariamente baboseiras no vídeo, aliás até me parecem coisas bastante triviais, face ao que se vê hoje da sociedade. )
                                  O "insulto" é algo muito relativo.

                                  Pode discordar, em termos absolutos ou relativos, de uma crença de um determinado indivíduo e ser acusado de estar a insultar essa pessoa.

                                  E uma pessoa pode ser, ou estar a atuar como, um idiota (ou um imbecil).

                                  Comentário


                                    #18
                                    "It is by the goodness of God that in our country we have those three unspeakably precious things: freedom of speech, freedom of conscience, and the prudence never to practice either of them."



                                    Ou se quiserem ilustrar-se com um caso prático cá na paróquia, vão ver o que o Pedro Arroja tem para contar: https://portugalcontemporaneo.blogspot.com/

                                    (TL;DR teve de ir até ao tribunal europeu dos direitos humanos porque o Paulo Rangel e a Cuatrecasas o conseguiram condenar cá.)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sai mais um tinfoil prá mesa do fundo

                                      a mim parece-me é que, quem mais abusa do direito, é quem mais se queixa que está a ser oprimido.

                                      Confude o seu direito a opinar com alguma obrigação de quem ouve de aceitar a opinião

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                        Sai mais um tinfoil prá mesa do fundo

                                        a mim parece-me é que, quem mais abusa do direito, é quem mais se queixa que está a ser oprimido.

                                        Confude o seu direito a opinar com alguma obrigação de quem ouve de aceitar a opinião
                                        Em cheio...
                                        Os que se queixam de não ter liberdade são aqueles que se calhar mais usam e abusam dessa liberdade.
                                        So dizem que não têm/há liberdade, porque na realidade têm toda a liberdade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                          É obvio que não existe liberdade de expressão, os temas "proibidos" mudaram mas a falta de liberdade mantem-se ou até agravou-se.
                                          Alguém que publicamente diga que é contra o casamento homosexual, contra a adoção de crianças por casais homosexuais, alguem que diga que só existem 2 generos, alguem contra a emigração descontrolada etc é automaticamente cancelado e enxovalhado...
                                          As pessoas tem direito á opinião e a exprimir-la livremente sem medo de represálias, pelo menos é isso que diz a constituicão mas na pratica não é assim.
                                          Há temas proibidos.
                                          Eu acho que essa tal direita de que falas aprendeu com o wokismo a vitimizar-se por tudo e por nada. "Ai meu Deus, falei que só há 2 sexos e agora fui bloqueado por centenas de pessoas no X! Já não há liberdade!". "Disse que sou contra o casamento gay e agora tenho uma horda de bichas loucas a mandar-me dick pics pelo whatsapp..." Porque as consequências são essas e não mais que essas.
                                          Se vocês sentissem a falta de liberdade de expressão a sério logo perceberiam a diferença.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Basta veres nos foruns na internet, com esta figura muito "querida" que são os moderadores...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                              É obvio que não existe liberdade de expressão, os temas "proibidos" mudaram mas a falta de liberdade mantem-se ou até agravou-se.
                                              Alguém que publicamente diga que é contra o casamento homosexual, contra a adoção de crianças por casais homosexuais, alguem que diga que só existem 2 generos, alguem contra a emigração descontrolada etc é automaticamente cancelado e enxovalhado...
                                              As pessoas tem direito á opinião e a exprimir-la livremente sem medo de represálias, pelo menos é isso que diz a constituicão mas na pratica não é assim.
                                              Há temas proibidos.
                                              Ninguém vai preso ou é espancado pela polícia por manifestar as opiniões que referes. Isso seria não haver liberdade de expressão.

                                              Agora haver opiniões discordantes e quem se indigne está dentro da normalidade, tem que se respeitar as opiniões dos outros.

                                              O termo cancelado é absolutamente ridículo e só tem a importância que cada um lhe quiser dar. Aliás nas redes sociais, fóruns etc. muita gente por trás do anonimato ou pelo menos do monitor esquece-se das regras básicas de convívio.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                                Eu acho que essa tal direita de que falas aprendeu com o wokismo a vitimizar-se por tudo e por nada. "Ai meu Deus, falei que só há 2 sexos e agora fui bloqueado por centenas de pessoas no X! Já não há liberdade!". "Disse que sou contra o casamento gay e agora tenho uma horda de bichas loucas a mandar-me dick pics pelo whatsapp..." Porque as consequências são essas e não mais que essas.
                                                Se vocês sentissem a falta de liberdade de expressão a sério logo perceberiam a diferença.
                                                Tu deves é viver num mundo encantado.
                                                Conheces o Jordan Peterson por exemplo? O Canadá queria que ele frequentasse cursos de reeducação (seja lá o que isso for), retirou-lhe a licença de psicologo clinico e tudo por ele expressar as ideias dele.
                                                Tens montes de exemplos de gente que foi cancelada profissionalmente por exercer a liberdade de expressao.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                  Tu deves é viver num mundo encantado.
                                                  Conheces o Jordan Peterson por exemplo? O Canadá queria que ele frequentasse cursos de reeducação (seja lá o que isso for), retirou-lhe a licença de psicologo clinico e tudo por ele expressar as ideias dele.
                                                  Tens montes de exemplos de gente que foi cancelada profissionalmente por exercer a liberdade de expressao.
                                                  Também confirmo isso do Jordan Peterson sim.
                                                  Além de que, actualmente já não é surpresa alguma que muita gente odeia o Justin Trudeau, por acharem que algumas políticas dele estão a prejudicar seriamente o país.

                                                  Quem é contra a narrativa do sistema, tipicamente é cancelado ou reprimido de alguma forma.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                    Tu deves é viver num mundo encantado.
                                                    Conheces o Jordan Peterson por exemplo? O Canadá queria que ele frequentasse cursos de reeducação (seja lá o que isso for), retirou-lhe a licença de psicologo clinico e tudo por ele expressar as ideias dele.
                                                    Tens montes de exemplos de gente que foi cancelada profissionalmente por exercer a liberdade de expressao.
                                                    Muito pelo contrário! Aí está um óptimo exemplo do que é viver num país democrático com liberdade de expressão. Jordan Peterson não perdeu a sua licença para exercer Psicologia Clínica, ao contrário do que dizes, precisamente porque vive um Estado de Direito Democrático.
                                                    E nem toda uma multitude de fake news em redor disto o consegue desmentir. O que aconteceu é muito simples. A Ordem dos Psicólogos, onde Jordan Peterson está inscrito, não tem nem nunca teve qualquer poder para o calar. Até pode haver lá dentro quem o queira, mas não pode. Não pode porque o Canada é um país democrático. Aquilo que fizeram foi interpor um processo em tribunal (mais um sinal de democracia), acusando Jordan Peterson de, enquanto Psicólogo membro da Ordem, ter expressado opiniões não relacionadas com Psicologia Clínica, enquanto representante da dita Ordem. A Ordem nunca o acusou de incapacidade para exercer Psicologia Clínica. Jordan Peterson discordou e pronto, foi tudo para tribunal. Que é o que acontece, repito, num país democrático.

                                                    Na realidade o que é que aconteceu? Aconteceu que Jordan Peterson é mais famoso que nunca, enriqueceu a vender livros, a dar palestras, etc. Está melhor do que nunca porque vive e viaja por países cuja liberdade, incluindo a liberdade de expressão, lhe permitem dar as suas opiniões e, pasme-se, ganhar dinheiro com isso!

                                                    Se uma coisa similar (expressar opiniões contra o status quo vigente) tivesse acontecido na Rússia, em Cuba, na China, na Coreia do Norte, no Irão, no Chade, etc, a consequência seria que ele já nem estaria vivo em 4 ou 5 destes 6...​ quanto mais rico!

                                                    É aí que reside a grande diferença que estes discursos simplistas e de pouca profundidade como o da fulana do video ignoram por completo.
                                                    Editado pela última vez por Montecristo81; 20 April 2024, 11:39.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                                      Muito pelo contrário! Aí está um óptimo exemplo do que é viver num país democrático com liberdade de expressão. Jordan Peterson não perdeu a sua licença para exercer Psicologia Clínica, ao contrário do que dizes, precisamente porque vive um Estado de Direito Democrático.
                                                      E nem toda uma multitude de fake news em redor disto o consegue desmentir. O que aconteceu é muito simples. A Ordem dos Psicólogos, onde Jordan Peterson está inscrito, não tem nem nunca teve qualquer poder para o calar. Até pode haver lá dentro quem o queira, mas não pode. Não pode porque o Canada é um país democrático. Aquilo que fizeram foi interpor um processo em tribunal (mais um sinal de democracia), acusando Jordan Peterson de, enquanto Psicólogo membro da Ordem, ter expressado opiniões não relacionadas com Psicologia Clínica, enquanto representante da dita Ordem. A Ordem nunca o acusou de incapacidade para exercer Psicologia Clínica. Jordan Peterson discordou e pronto, foi tudo para tribunal. Que é o que acontece, repito, num país democrático.

                                                      Na realidade o que é que aconteceu? Aconteceu que Jordan Peterson é mais famoso que nunca, enriqueceu a vender livros, a dar palestras, etc. Está melhor do que nunca porque vive e viaja por países cuja liberdade, incluindo a liberdade de expressão, lhe permitem dar as suas opiniões e, pasme-se, ganhar dinheiro com isso!

                                                      Se uma coisa similar (expressar opiniões contra o status quo vigente) tivesse acontecido na Rússia, em Cuba, na China, na Coreia do Norte, no Irão, no Chade, etc, a consequência seria que ele já nem estaria vivo em 4 ou 5 destes 6...​ quanto mais rico!

                                                      É aí que reside a grande diferença que estes discursos simplistas e de pouca profundidade como o da fulana do video ignoram por completo.

                                                      😃

                                                      ... então foi essa a 'razão' segundo eles ?

                                                      Claro, é o velho clichê, se as opiniões que ele expressou "não relacionadas com Psicologia Clínica" fossem de acordo a narrativa do sistema em vigor, já não haveria problema.

                                                      Tentar dizer que ele não foi cancelado é só tentar tapar o sol com a peneira.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                                        Muito pelo contrário! Aí está um óptimo exemplo do que é viver num país democrático com liberdade de expressão. Jordan Peterson não perdeu a sua licença para exercer Psicologia Clínica, ao contrário do que dizes, precisamente porque vive um Estado de Direito Democrático.
                                                        E nem toda uma multitude de fake news em redor disto o consegue desmentir. O que aconteceu é muito simples. A Ordem dos Psicólogos, onde Jordan Peterson está inscrito, não tem nem nunca teve qualquer poder para o calar. Até pode haver lá dentro quem o queira, mas não pode. Não pode porque o Canada é um país democrático. Aquilo que fizeram foi interpor um processo em tribunal (mais um sinal de democracia), acusando Jordan Peterson de, enquanto Psicólogo membro da Ordem, ter expressado opiniões não relacionadas com Psicologia Clínica, enquanto representante da dita Ordem. A Ordem nunca o acusou de incapacidade para exercer Psicologia Clínica. Jordan Peterson discordou e pronto, foi tudo para tribunal. Que é o que acontece, repito, num país democrático.

                                                        Na realidade o que é que aconteceu? Aconteceu que Jordan Peterson é mais famoso que nunca, enriqueceu a vender livros, a dar palestras, etc. Está melhor do que nunca porque vive e viaja por países cuja liberdade, incluindo a liberdade de expressão, lhe permitem dar as suas opiniões e, pasme-se, ganhar dinheiro com isso!

                                                        Se uma coisa similar (expressar opiniões contra o status quo vigente) tivesse acontecido na Rússia, em Cuba, na China, na Coreia do Norte, no Irão, no Chade, etc, a consequência seria que ele já nem estaria vivo em 4 ou 5 destes 6...​ quanto mais rico!

                                                        É aí que reside a grande diferença que estes discursos simplistas e de pouca profundidade como o da fulana do video ignoram por completo.
                                                        Gabo a tua paciência de discutir com muros de betão armado. Mais ainda discutir a falta de liberdade de expressão de pessoas que não raramente propagam teorias de alucinados, vulgo mentiras justamente porque há a liberdade que eles dizem não existir.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                                                          Gabo a tua paciência de discutir com muros de betão armado. Mais ainda discutir a falta de liberdade de expressão de pessoas que não raramente propagam teorias de alucinados, vulgo mentiras justamente porque há a liberdade que eles dizem não existir.
                                                          Tudo o que vai contra as tuas opiniões é qualificado como "teorias de alucinados" - isso demonstra facciosismo e incapacidade para lidar com opiniões diferentes.

                                                          Compreendes que, com esse registo não pareces de todo a pessoa mais idónea para falar em "liberdade de expressão".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post

                                                            Tudo o que vai contra as tuas opiniões é qualificado como "teorias de alucinados" - isso demonstra facciosismo e incapacidade para lidar com opiniões diferentes.

                                                            Compreendes que, com esse registo não pareces de todo a pessoa mais idónea para falar em "liberdade de expressão".
                                                            Teorias de alucinados são teorias que têm zero de fundamento na realidade seja cientifica desde logo, seja em qualquer outra área.
                                                            E vê lá tu bem que é a liberdade de expressão que me permite considerar essas pessoas de alucinadas, mesmo que tu aches o contrário.
                                                            E é essa mesma liberdade que permite que tu sigas esses alucinados como deuses.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X