Preço de Gelados

TILT

New member
Alguém sabe se é permitido aos establecimentos que vendem gelados alterar o preço que aparece normalmente no cartaz?

Basicamente, um amigo meu está de férias e hoje ia comprar um gelado mas ao pagar em vez do 1€20 habituais cobraram-lhe praí 1€40 ou 1€50. Ele reclamou e já não comprou o gelado.

Entretanto, ligou-me a perguntar-me se eu sabia se é permitido alterarem os preços porque se não for legal diz que amanhã volta lá e apresenta queixa no livro de reclamações. Eu já andei a dar uma vista de olhos no site da DECO mas não vi nada que me esclarecesse por isso se houver alguém que me pudesse esclarecer, agradecia [;)]

Isso em vários sitíos é assim.
Por exemplo, lembro-me do caso das pastilhas bublicious, que estava o preço na caixa de 0.05 centimos, e depois metiam uma etiqueta por cima a dizer 0.10.
Portanto não te «adelmires»
Cumps.

Isso é o PVP recomendado pela Olá/Nestlé/wtv...

Acho que não é ilegal, mas não tenho a certeza... é mais uma medida que os produtores/destribuidores têm para que não se ande a ir aqui ou a li por virtude do gelado ser mais caro ou mais barato...

É mesmo o PVP recomendado. Todos os dias recebo produtos que vêm acompanhados de documentos com PVP recomendado mas depois nós é que definimos o preço. Por vezes fica abaixo, outras vezes acima.

Se o vendedor tinha o cartaz dos gelados exposto, deverá alterar os preços no cartaz.

É o PVP recomendado. Se a politica da Olá fosse afixar um preço máximo, ai podias fazer uma queixa junto da empresa. Como não é, não há nada a fazer, quem não quer não compra.

Alguém sabe se é permitido aos establecimentos que vendem gelados alterar o preço que aparece normalmente no cartaz?

Basicamente, um amigo meu está de férias e hoje ia comprar um gelado mas ao pagar em vez do 1€20 habituais cobraram-lhe praí 1€40 ou 1€50. Ele reclamou e já não comprou o gelado.

Entretanto, ligou-me a perguntar-me se eu sabia se é permitido alterarem os preços porque se não for legal diz que amanhã volta lá e apresenta queixa no livro de reclamações. Eu já andei a dar uma vista de olhos no site da DECO mas não vi nada que me esclarecesse por isso se houver alguém que me pudesse esclarecer, agradecia [;)]

Como já disseram é o PVP recomendado (acontece assim em muito produtos) aliás penso que o próprio placard faz menção a isso, em letras pequenas.

Ele só tem como reclamar se no placard informativo lá estiver 1.20€ e lhe pedirem 1.40 ou 1.50€, para cobrarem estes valores têm de alterar o preço que está visível ao publico.

É isso mesmo que já foi dito. O presente na placa publicitária é apenas o preço recomendado.

Recebo no trabalho várias reclamações sobre esse assunto, e funciona mesmo dessa forma.

Abraço

Tenho uma solução simples que apliquei bastante nas minhas férias recentes no Algarve, o cartaz original diz que custa 1€80, ok, este gajo pede-me 2€... simples, não pago e não volto lá!!

Vou ao "tasco" ao lado, compro ao preço "recomendado" e quem sabe até volto se gostar do serviço...

A diferença está entre o PVP (Preço de Venda ao Público) e o PVR (Preço de Venda Recomendado).

O primeiro significa que é obrigatório, não podes nem aumentar nem diminuir o preço... O segundo PVR significa que não podes vender abaixo daquele valor, mas acima nã há qualquer problema..

Exactamente, se um preço é PVP, deve ser vendido a esse preço a não ser que a sua comercialização implique alguns custos adicionais e é esse custos que são pagos junto ao PVP.

Sendo assim parece que não lhe adianta reclamar.

Concordo com o Rasec, nestas situações o melhor que se pode fazer é mesmo ir ao tasco ao lado.

deixa os teus amigos nesse cafe, vais ao tasco ao lado comprar o gelado e dps apareces la de gelado na mao:

"Hmm.. os gelados do cafe ao lado sao mesmo deliciosos" [:)]

Os preços dos gelados que vemos nos cartazes são sempre preços "recomendados" pois as marcas não podem impor preços.

Aliás, é ilegal a Olá obrigar os estabelecimentos a praticarem preço "x". Obviamente que devem praticar preço acima do custo, mas não podem especificar qual o preço.

Exemplo: os café se fossem espertos punham os galados abaixo do preço que está no cartaz para atrair clientela. No entanto isso não acontece porque a Olá "não gosta" e poderá abandonar a parceria... e já sabemos que os gelados da Nestlé não valem nada!!!

Por isso a Olá não pode impor, mas acaba por impor (preço mínimo) na mesma! Assim vai a concorrência em Portugal.

Se os cafés praticassem preços abaixo dos recomendados pela Olá, eventualmente vendiam mais, logo mais lucro. Não percebo porque é que a Olá não gostaria disso.

Se os cafés praticassem preços abaixo dos recomendados pela Olá, eventualmente vendiam mais, logo mais lucro. Não percebo porque é que a Olá não gostaria disso.

Porque eventualmente (oh não...) os cafés entrariam em guerra de preços dos gelados, e apesar de poderem vender mais a Olá prefere vender menos e ganhar mais em cada gelado... daí o controlo "oficioso" dos preços mínimos.

Porque eventualmente (oh não...) os cafés entrariam em guerra de preços dos gelados, e apesar de poderem vender mais a Olá prefere vender menos e ganhar mais em cada gelado... daí o controlo "oficioso" dos preços mínimos.

Mas a Olá não ganha o mesmo em cada gelado? Penso que nessa situação quem perderia dinheiro seria o café que vendia com margem mais reduzida.

Já agora, para acabar com as dúvidas ligou-se para a Unilever e confirmaram o que disseram neste tópico sobre o preço [;)]

Diz ao teu amigo para não ir a Porto Santo..aquilo lá é uma loucura..fui para aí a 5 ou sitios e qual deles o mais caro..

E claro, todos os preços estavam escritos à mão..[;)]

Mas a Olá não ganha o mesmo em cada gelado? Penso que nessa situação quem perderia dinheiro seria o café que vendia com margem mais reduzida.

Ganhava o mesmo mas ia haver mais pressão para baixar, conforme os cafés fossem esmagando as margens, e depois os cafés mais pequenos podiam deixar de vender gelados deles porque não conseguirem concorrer. Há mais empresas a ter politicas deste género.

Voltar
Superior