“Sou proprietário de uma Ford S-Max 2.2 TDCI de julho de 2011. Estando a carrinha equipada com Filtro de Partículas e sendo que o meu trajeto diário efetuado na sua maioria em autoestrada, dificilmente excede os 15 km consecutivos de viagem, para um total de cerca de 40 a 50 km diários, a carrinha vê-se obrigada a efetuar inúmeras regenerações, que apesar do cuidado que tenho em não interromper as mesmas, nem sempre isso é possível. Como consequência das inúmeras regenerações, o nível do óleo do motor está constantemente a subir para além do máximo, o que me obriga a frequentes visitas ao concessionário para acertar o nível do mesmo. Para além do óleo contaminado, o que provoca uma deficiente lubrificação do motor, o seu tempo de vida útil fica reduzido, sendo que por vezes não chega a fazer 3.000kms sem que o computador de bordo dê indicação para proceder à troca do óleo, o que acarreta prejuízos evidentes. A Ford, em modelos similares mas uns meses mais recentes, optou por um sistema de injeção de combustível destinado à regeneração do Filtro de Partículas diferente, ou seja, deixou de ser injetado para o interior dos cilindros na fase de escape, e passou a ser feito com o chamado quinto injetor, já na linha de escape, o que veio resolver o problema da subida do óleo. Esta opção, já usada por inúmeras marcas desde há muito tempo, permitiu eliminar o problema descrito, mas apenas nos modelos atuais, sendo que os modelos anteriores à modificação, continuam com o problema da contaminação do óleo e a Ford não assume o erro na opção que tomou inicialmente, nem dá qualquer solução aos clientes. De forma resumida, tenho uma carrinha que após a troca do óleo do motor e efetuada a primeira regeneração, passa de imediato a funcionar com lubrificação deficiente, fruto da contaminação do óleo, efeito este que se vai agravando à medida que vão sendo feitas mais regenerações, ao ponto de ter de retirar óleo do motor e trocar o óleo de forma prematura. Numa troca de e-mails com a Ford, a marca não assume qualquer responsabilidade, chegando ao ponto de afirmar que a promoção das regenerações é da responsabilidade do cliente. Não fui informado deste facto aquando da aquisição, não tenho qualquer informação no manual de utilização que vá nesse sentido, nem tão pouco o carro avisa quando está para acontecer ou a decorrer uma regeneração, pelo que entendo não ter qualquer responsabilidade no mau funcionamento da carrinha, atrás descrito. Agradeço desde já a vossa disponibilidade na ajuda de um possível entendimento com a Ford, que vise a efetiva resolução do problema”.
A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?
A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?
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