Originalmente Colocado por gowap97
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Digo-te isto, porque verificar o ponto do motor, da forma clássica, sem utilizar técnicas de diagnostico mais avançadas, requer um bom par de horas de mão de obra. Acho que antes de te dares a essa despesa, faz todo o sentido tentar obter mais indicações que apoiem ou rejeitem esta suspeita.
A limpeza da borboleta, pode ajudar a manter um relantim estável, mas com o motor em carga máxima, uma borboleta suja, pouca diferença faz. Obviamente que depende do nível de sujidade...
Esse motor (D16A9) não tem um sistema de recirculação de gases de escape, logo isso não poderá ser um problema.
Com essa quilometragem, se a sonda lambda nunca foi mudada, pode ser que seja necessária uma nova. Não te estou a dizer para a mudares, apenas estou a dizer que é um possibilidade que convém explorar. Uma leitura dos códigos em memória pode não ajudar em nada neste caso, pelo facto de ser um veiculo já muito antigo, em que a monitorização (como disse no outro post) não é tão robusta como nos sistemas mais recentes.
Uma leitura dos fuel trims por outro lado, usando uma ferramenta de comunicação, pode ajudar a identificar algum problema. Se estes forem bastante centrais, pode-se descartar à partida um problema no circuito da sonda lambda. Se não forem é preciso saber interpretar esses valor em conformidade e verificar as possíveis causas de uma compensação muito alta ou muito baixa.
Um problema relacionado com a pressão de combustível, seja no regulador ou na bomba de combustível pode na mesma limitar a performance.
Para além das causas/problemas que já disse, há muitos mais para além destes, como potenciómetro da borboleta danificado, injetores sujos, bobine de ignição fraca, distribuidor com problemas de contacto, cabos de velas sem isolamento, etc, etc, etc. Exaustivamente explora-los a todos não é nada eficiente. É jogar aos dardos com os olhos vendados.
O processo de diagnóstico neste caso, começa por confirmar as suspeitas de uma fraca performance. Após se confirmar isto, é preciso executar testes, bastante abrangentes, que melhor sejam capazes de dar alguma indicação da causa do problema, como o teste do vácuo que indico em cima, e posteriormente a leitura dos fuel trims.
Simplesmente, nesta fase e com a informação que tens, verificar o ponto do motor, que tem custos razoáveis associados, não faz qualquer sentido. Pode ser que acertes e seja a causa, é verdade, mas é apenas uma hipótese entre dezenas.
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