Boa tarde,
Comprei um Opel Corsa 1.3 CDTI VAN de 2006/11 com 207.000km por 2500€ a um particular, há duas semanas, e embora ainda não tenha tido nenhum problema com o carro, acho que eles já existem e quero precaver futuros problemas. O antigo proprietário disse-me que a válvula EGR está desativada electronicamente.
Fiz o teste do pedal e não me apareceu nenhum erro no display e a luz do motor simplesmente desligou-se.
Passo a enumerar algumas questões que identifiquei depois de ler alguns tópicos de “problemas crónicos” deste motor.
Quando comprei o carro por este valor, tive sempre em conta ter 600€/700€ de lado para uma revisão profunda, agora a minha dúvida é se chegarão.
Com o aparecimento destes sintomas estou a ponderar fazer um exame a veículos usados numa das Bosch Car Services de Braga para ver se os problemas se confirmam, mas não sei se o teste por eles realizado deteta/confirma este tipo de problemas. Caso fosse necessário fazer alguma intervenção está a pensar em fazer lá. Alguém tem boas referências de algumas e sabe se os exames feitos por eles são minuciosos a este ponto?
Já agora, o carro mudou o óleo em Abril de 2015 na Bosch Car Service. O antigo proprietário colocou 5W40 mas não sei qual a marca do óleo, estando prevista a mudança para daqui a 3.000km.
Peço desculpa pelo testamento, mas quis explicar ao máximo os sintomas, para resolver agora numa fase inicial, para depois andar sempre com uma manutenção cuidada da minha parte.
Agradeço desde já a atenção.
Comprei um Opel Corsa 1.3 CDTI VAN de 2006/11 com 207.000km por 2500€ a um particular, há duas semanas, e embora ainda não tenha tido nenhum problema com o carro, acho que eles já existem e quero precaver futuros problemas. O antigo proprietário disse-me que a válvula EGR está desativada electronicamente.
Fiz o teste do pedal e não me apareceu nenhum erro no display e a luz do motor simplesmente desligou-se.
Passo a enumerar algumas questões que identifiquei depois de ler alguns tópicos de “problemas crónicos” deste motor.
- O pedal da embraiagem treme muito ligeiramente, mas as mudanças entram todas bem e não há qualquer dificuldade em fazer ponto de embraiagem em subida. Já li aqui (http://forum.autohoje.com/boxes/1177...e-bimassa.html) que o problema pode ser do volante bi-massa, mas como no meu caso não é nada impeditivo de um normal funcionamento do carro, nem faço mudanças de caixa bruscas, existe problema em continuar assim, uma vez que o arranjo é absurdamente caro?
- O carro nunca mudou a corrente de distribuição, e o motor acho que tem um trabalhar normal e não oiço grande barulho da corrente.
Aqui fica um vídeo de o carro a pegar e a trabalhar:
https://www.youtube.com/watch?v=eFpNwo3d0-g
Notam algum barulho indicativo da corrente/tensor estar a dar o berro? Falei com o meu mecânico e ele disse-me que não está no plano de manutenção a troca da corrente. É necessário fazer algum ajuste ao tensor ou mudar a corrente, ou para já não me preocupo com isso? - Ao fim de ter feito 600km com o carro desde que o comprei e de nunca a temperatura da água ter ultrapassado os 85⁰C, por curiosidade fui ver o nível da água e deparei-me com o carro com pouca água no vaso, e com óleo misturado na água. Como foi a primeira vez que verifiquei o nível da água, não sei se ele perde. Verifiquei imediatamente o nível do óleo e encontra-se no máximo (tendo sido mudado há 9.000km e durar 15.000km). Já li que pode ser o permutador da água óleo que foi à vida. O meu grande medo é que a falta de água no vaso, possa ser indicador de que esteja a ser misturada água com o óleo fora do vaso da água. Este problema necessita de mudar a junta, ou com um novo permutador de água/óleo e uma limpeza do circuito poderá resolver o problema? Entretanto enchi o vaso da água, mas não vou andar no carro até resolver o problema, pelo que não vou conseguir verificar se a água mistura-se com o óleo fora do vaso da água. Acho estranho o nível do óleo estar no máximo quando foi mudado em Abril 2015 e de o óleo não estar aguado.
Quando comprei o carro por este valor, tive sempre em conta ter 600€/700€ de lado para uma revisão profunda, agora a minha dúvida é se chegarão.
Com o aparecimento destes sintomas estou a ponderar fazer um exame a veículos usados numa das Bosch Car Services de Braga para ver se os problemas se confirmam, mas não sei se o teste por eles realizado deteta/confirma este tipo de problemas. Caso fosse necessário fazer alguma intervenção está a pensar em fazer lá. Alguém tem boas referências de algumas e sabe se os exames feitos por eles são minuciosos a este ponto?
Já agora, o carro mudou o óleo em Abril de 2015 na Bosch Car Service. O antigo proprietário colocou 5W40 mas não sei qual a marca do óleo, estando prevista a mudança para daqui a 3.000km.
Peço desculpa pelo testamento, mas quis explicar ao máximo os sintomas, para resolver agora numa fase inicial, para depois andar sempre com uma manutenção cuidada da minha parte.
Agradeço desde já a atenção.
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