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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostHipocrisia???? Um carro projectado para ser "mais amigo do ambiente do que os seus antecessores" e para longas deslocações, preparado e afinado para tal, é comprado para curtos percursos e então vai daí e faz-se um conjunto de alterações ilegais, e que prejudicam todos, só porque se quer? Isto não é hipocrisia. Deixa-te dessas lições e conta para quem quer ouvir. Eu já as ouvi vezes sem conta nos últimos anos neste fórum. Se todos tirássemos o FAP sempre que dá problemas, a evolução no capítulo ambiental seria zero. Mas eu já sei que é só mais um e é muito mais barato e tal, e é fácil, não chumba na IPO (espero que comece a acontecer).
Quanto à parte do post que realmente interessa, retirar o FAP pode não aumentar a fiabilidade do carro, especialmente quando este foi todo projectado para funcionar com o mesmo. O que não falta são relatos de problemas depois de FAP-off, nomeadamente no turbo. Mas isso causa preocupação quando lá se chega...e não fica mais barato que um FAP.
OK, estou esclarecido. O teu carro é a GPL ou eléctrico?
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostE como é q sei se o meu focus é euro 6?
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Duvida fap, egr/ kilometros feitos por mês.
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostHipocrisia???? Um carro projectado para ser "mais amigo do ambiente do que os seus antecessores" e para longas deslocações, preparado e afinado para tal, é comprado para curtos percursos e então vai daí e faz-se um conjunto de alterações ilegais, e que prejudicam todos, só porque se quer? Isto não é hipocrisia. Deixa-te dessas lições e conta para quem quer ouvir. Eu já as ouvi vezes sem conta nos últimos anos neste fórum. Se todos tirássemos o FAP sempre que dá problemas, a evolução no capítulo ambiental seria zero. Mas eu já sei que é só mais um e é muito mais barato e tal, e é fácil, não chumba na IPO (espero que comece a acontecer).
Quanto à parte do post que realmente interessa, retirar o FAP pode não aumentar a fiabilidade do carro, especialmente quando este foi todo projectado para funcionar com o mesmo. O que não falta são relatos de problemas depois de FAP-off, nomeadamente no turbo. Mas isso causa preocupação quando lá se chega...e não fica mais barato que um FAP.
Relativo a eliminação será uma coisa que irei ponderar pois não posso andar a meter fap novas regularmente, mas concordo com o que disse um user uns posts atrás, quem se preocupa com o ambiente nao compra diesel, vou até mais longe, não anda de carro.Editado pela última vez por casta20; 11 April 2016, 15:13.
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Originalmente Colocado por RUICAL Ver PostO teu carro é EURO 5. Mas não retires o filtro anti partículas nem alteres nada no motor. Isso é disparate. Usa o carro, evita andares sempre a arrancar e a parar, faz percursos de estrada ou de AE regularmente, tem atenção ao óleo, e vais ver que vais andar muitos quilómetros sem stress. Se fazes cerca de 4000 por ano irás vender o carro antes de ter de trocar o FAP se tiveres cuidado e sorte. Mas aconselho-te vivamente no futuro a não comprares diesel.
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostRepara numa coisa, falas como só pudesse ou devesse comprar carros diesel recentes quem faz uma média de 100 km dia, compramos este carro porque primeiro gosto do carro e segundo porque me falaram bem destes motores, como não sou grande entendido em Mecanica e desde já peço desculpa por não o ser porque parece que ofende, decidi comprar, só mais tarde a ler o fórum me apercebi desta peça/componente que devido à utilização do carro pode dar problemas.
Relativo a eliminação será uma coisa que irei ponderar pois não posso andar a meter fap novas regularmente, mas concordo com o que disse um usar uns posts atrás, quem se preocupa com o ambiente nao compra diesel, vou até mais longe, não anda de carro.
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Originalmente Colocado por RUICAL Ver Postcasta20, keep cool. A malta está aqui para se entre-ajudar. Tu colocaste a questão, nós estamos aqui para te aconselhar na medida dos nossos conhecimentos e da nossa experiência. Já te disse para não te preocupares muito. já tive um carro com esse tipo de motor. Hoje em dia já não comprava um carro a diesel mas tudo bem. Goza a viatura.
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Originalmente Colocado por DMEM Ver PostOK, estou esclarecido. O teu carro é a GPL ou eléctrico?
Faz-me um favor, e digo-te isto sem qualquer demagogia, discute o tema e tenho todo o gosto em partilhar o que sei. Entrar em picardias idiotas não é para mim. Já amadureci nestes anos de fórum e já dei muito para esse peditório.
Quanto aos meus carros, tenho um diesel que faz cerca de 500/600 kms por semana com 280 mil kms e com FAP, sem nunca me ter chateado. E tenho um gasosas que faz actualmente 300 kms por semana. Se não fosse de injecção directa, já estava a GPL há muito. Mas também já fez metade desta marca e em percursos de 2/3 kms de cada vez.
Repara que eu não sou hipócrita, nunca fui, mas não consigo aconselhar uma via fácil e ilegal, quando há alternativas. Não façam de mim o moralista ou o bicho papão deste tópico.
Originalmente Colocado por casta20 Ver PostRepara numa coisa, falas como só pudesse ou devesse comprar carros diesel recentes quem faz uma média de 100 km dia, compramos este carro porque primeiro gosto do carro e segundo porque me falaram bem destes motores, como não sou grande entendido em Mecanica e desde já peço desculpa por não o ser porque parece que ofende, decidi comprar, só mais tarde a ler o fórum me apercebi desta peça/componente que devido à utilização do carro pode dar problemas.
Relativo a eliminação será uma coisa que irei ponderar pois não posso andar a meter fap novas regularmente, mas concordo com o que disse um user uns posts atrás, quem se preocupa com o ambiente nao compra diesel, vou até mais longe, não anda de carro.
E não precisas de pedir desculpa por nada, como é óbvio.
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostBem pelo que leio só tenho 2 opções: vender o carro ou anular a fap.
Vender está fora de questão pois gosto do carro e ainda agora adquiri empréstimo para o comprar, por isso a médio prazo vou ter de anular a fap. Obrigado pelas respostas
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Não ligues aos profetas da desgraça, sim 10km é curto para fazer uma regeneração, mas na pratica só deverias intervir neste processo quando a luz do DPF acender, ai terás obrigatoriamente de andar até a luz apagar senão o carro entra em safe-mode e terás de o lavar a uma oficina para fazer uma regeneração forcada, mas essa luz só liga quando o filtro já está muito saturado o melhor é prevenir e não deixar isso acontecer.
Não conheço os motores Ford mas há truques para detectar as regenerações e assim evitar problemas maiores, deves tentar sempre acabar a regenerações, essas acontecem periodicamente e duram cerca de 20km, é chato mas não há volta a dar pois o filtro precisa de limpar.
Terás também de ter atenção também à contaminação do óleo e quando acontecer troca-lo para evitar males maiores para isso basta ir vendo o nível e se subir demasiado troca-lo mas não tenho conhecimento que isso seja vulgar nestes motores Ford\PSA.
Deste um bom passo em tentar informa-te de certeza que desde que tenhas estes cuidados não terás problemas de maior.
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Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver PostNão ligues aos profetas da desgraça, sim 10km é curto para fazer uma regeneração, mas na pratica só deverias intervir neste processo quando a luz do DPF acender, ai terás obrigatoriamente de andar até a luz apagar senão o carro entra em safe-mode e terás de o lavar a uma oficina para fazer uma regeneração forcada, mas essa luz só liga quando o filtro já está muito saturado o melhor é prevenir e não deixar isso acontecer.
Não conheço os motores Ford mas há truques para detectar as regenerações e assim evitar problemas maiores, deves tentar sempre acabar a regenerações, essas acontecem periodicamente e duram cerca de 20km, é chato mas não há volta a dar pois o filtro precisa de limpar.
Terás também de ter atenção também à contaminação do óleo e quando acontecer troca-lo para evitar males maiores para isso basta ir vendo o nível e se subir demasiado troca-lo mas não tenho conhecimento que isso seja vulgar nestes motores Ford\PSA.
Deste um bom passo em tentar informa-te de certeza que desde que tenhas estes cuidados não terás problemas de maior.
O carro quando está a regenerar liga a ventoinha e o consumo instantâneo com o carro engatado e sem os pés nos pedais não vai a zero. Os consumos também aumentam.
Convém mesmo ir passear o carro quando ele está a regenerar.
O filtro até nem é caro e não tens o risco do óleo contaminar mas continua a ser chato, só te livras desse tipo de problemas comprando gasolina.
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Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver PostNão ligues aos profetas da desgraça,
Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
sim 10km é curto para fazer uma regeneração, mas na pratica só deverias intervir neste processo quando a luz do DPF acender, ai terás obrigatoriamente de andar até a luz apagar senão o carro entra em safe-mode e terás de o lavar a uma oficina para fazer uma regeneração forcada, mas essa luz só liga quando o filtro já está muito saturado o melhor é prevenir e não deixar isso acontecer.
Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver PostNão conheço os motores Ford mas há truques para detectar as regenerações e assim evitar problemas maiores, deves tentar sempre acabar a regenerações, essas acontecem periodicamente e duram cerca de 20km, é chato mas não há volta a dar pois o filtro precisa de limpar.
Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver PostTerás também de ter atenção também à contaminação do óleo e quando acontecer troca-lo para evitar males maiores para isso basta ir vendo o nível e se subir demasiado troca-lo mas não tenho conhecimento que isso seja vulgar nestes motores Ford\PSA.
Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver PostDeste um bom passo em tentar informa-te de certeza que desde que tenhas estes cuidados não terás problemas de maior.
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Depois admiram-se, e chamam de chulos e oportunistas aos que um dia irão criar uma maneira de chumbar carros, dar multa e/ou apreensão a quem andar a retirar FAP's.
Não sabem o propósito, criticam porque vocês é que sabem, os gajos que inventaram e os que implementaram como regras é que são burros.
Fixe fixe é "no smoke no fun".
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostRepara numa coisa, falas como só pudesse ou devesse comprar carros diesel recentes quem faz uma média de 100 km dia, compramos este carro porque primeiro gosto do carro e segundo porque me falaram bem destes motores, como não sou grande entendido em Mecanica e desde já peço desculpa por não o ser porque parece que ofende, decidi comprar, só mais tarde a ler o fórum me apercebi desta peça/componente que devido à utilização do carro pode dar problemas.
Relativo a eliminação será uma coisa que irei ponderar pois não posso andar a meter fap novas regularmente, mas concordo com o que disse um user uns posts atrás, quem se preocupa com o ambiente nao compra diesel, vou até mais longe, não anda de carro.
Uns mandam-te retirar o FAP, outros mandam-te vender o carro (é melhor, diz ele...), outros só te faltam insultarem-te por teres comprado um carro a gasóleo para essas condições de utilização. Eu na vida dos outros também mando muito bem. Até sou o melhor (conforme alguém diz por aí...).
Conselho de um leigo:
- tenta aperceber-te de quando o carro está a regenerar. Geralmente os consumos instantâneos aumentam, as rotações do relanti aumentam, o barulho do motor fica mais grave, alguns ligam o desembaciador traseiro, outros a ventoinha de refrigeração e todos ele deitam um cheiro a queimado!
- tanta aperceber-te de quantos em quantos quilómetros é que ele entra neste modo e vai controlando a coisa.
- nunca interrompas a regeneração. Isto é o mais importante. Se interromperes ele vai voltar a realizar o processo e depois voltas a interromper e depois volta a reiniciar.... Até que o filtro fica colmatado e já não há nada a fazer.
- tenta aperceber-te de quanto tempo é que demora a fazer a regeneração. Até tudo voltar ao normal, cheiro, rotações, consumos, etc.
- não precisas de ir para a AE. Basta deixares ao relanti por, sim podem ser alguns minutos...
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Originalmente Colocado por mok Ver Postnunca compraria um diesel para tão poucos kms, eu faço 10.000 e ainda me compensa a gasolina
Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
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Olha, desfruta do carro e faz o que te recomendam para evitar problemas com o FAP. Um dia quando este tiver de ser substituido ou der problemas logo decides o que fazer. Até lá não te rales com isso.
Uma coisa é defender o ambiente e acho bem, outra é dizer que o FAP não faz mal ao carro e que os carros foram desenvolvidos para levar FAP etc...isso é mentira. Os motores não foram desenvolvidos para levar FAP, dai os problemas, o FAP foi uma imposição da UE e só da UE. Um carro que te obriga a andar quando queres parar não é normal acho eu.
Por curiosidade, já alguém viu uma regeneração forçada numa oficina? Os grandes defensores do ambiente desmaiavam.
Com isto digo que respeito e zelo pelo ambiente, sempre o fiz mas com coisas que sei que resultam e valem a pena. Eu pessoalmente nem acredito muito na eficácia dos FAPs em compensar as coisas más aderentes a este, ás tantas é como as emissões. Não comam tudo o que lhes põem á frente.
Proibir mais o fabrico de motores diesel sim, resultava. Agora pensos rápidos numa ferida que tem de ser suturada? É só sujar pensos.Editado pela última vez por DMEM; 12 April 2016, 07:41.
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Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Postquem comprar um carro para fazer mais de 50.000km a gasolina vai ser sempre mais dispendioso.
Isto ainda o diesel não começou a andar...
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Originalmente Colocado por Erbium Ver PostJunta a despesa com revisões, eloys, injectores, embraiagens, volantes de motor, fap's, etc... e vê lá se sobra alguma coisa na venda...
Tens toda a razão quando a compra são carros novos. Se forem usados depende do preço.
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Originalmente Colocado por Erbium Ver PostO gasolina também tem e penso que não é mais barato, assumi que seria uma despesa, a acontecer, equivalente...
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eu revejo-me no user... tambem comprei e só depois descobri a porcaria do FAP...
com a agravante que o meu começou logo a dar raia... o primeiro\s dono\s não o devem ter tratado muito bem...
optei por colocar um FAP da concorrencia signifivativamente mais barato que o da marca... 800€ em vez de 1300+IVA!!!!
faço cerca de 12000 a 15000 por ano... em percursos curtos + viagens e passeios ocasionais...
desde que meti o filtro novo (2014) faz uma regeneração a cada 300 ou 400 KM, sempre que dou pela regeneração a fazer meto o carro na A23 acima das 2500 RPM e tá pronto para outra...
Isso de fazer a regeneração ao relantin não me parece boa ideia... o FAP precisa de calor e pressão para uma limpeza eficaz!!! tanto que tem uma sonda antes do FAP e outra depois... precisamente para poder optimizar as regenerações... era um dos erros indicados no meu... temperatura sonda 2 não plausivel!
tens o carro agora desfruta dele... aproveita o facto do combustivel ser mais barato e passeia mais... pois o que o carro quer é KM rodados. tem os cuidados com as regenerações e ela vai aguentando. Interromper as regenerações é má ideia apesar de mais tarde o computador tentar regenerar novamente!
um dia que pares o carro e esteja a fazer a regeneração vais dar pelo barulho e especialmente pelo cheiro...
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostVolto a agradecer os conselhos, irei realmente ter atenção às regenerações e tentar não parar em nenhuma a meio, até porque o carro tem garantia de 1 Ano e se der algum problema com o fap posso sempre levar a garantia.
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Originalmente Colocado por Erbium Ver PostNo exemplo do tópico um focus diesel custa 27382€ e o gasolina custa 20662€, são 6720€ que "sobram", se os gastares em gasolina a 1,209€ (pingo doce aqui perto de mim por ex.) dá para 5558 litros, tendo o focus consumo anunciado de 5,1L/100 dá para 108.986km's!!!
Isto ainda o diesel não começou a andar...
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Originalmente Colocado por DMEM Ver PostOlha, desfruta do carro e faz o que te recomendam para evitar problemas com o FAP. Um dia quando este tiver de ser substituido ou der problemas logo decides o que fazer. Até lá não te rales com isso.
Uma coisa é defender o ambiente e acho bem, outra é dizer que o FAP não faz mal ao carro e que os carros foram desenvolvidos para levar FAP etc...isso é mentira. Os motores não foram desenvolvidos para levar FAP, dai os problemas, o FAP foi uma imposição da UE e só da UE. Um carro que te obriga a andar quando queres parar não é normal acho eu.
Por curiosidade, já alguém viu uma regeneração forçada numa oficina? Os grandes defensores do ambiente desmaiavam.
Com isto digo que respeito e zelo pelo ambiente, sempre o fiz mas com coisas que sei que resultam e valem a pena. Eu pessoalmente nem acredito muito na eficácia dos FAPs em compensar as coisas más aderentes a este, ás tantas é como as emissões. Não comam tudo o que lhes põem á frente.
Proibir mais o fabrico de motores diesel sim, resultava. Agora pensos rápidos numa ferida que tem de ser suturada? É só sujar pensos.
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