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Erros Fiat Punto 188

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    Erros Fiat Punto 188

    Boas pessoal, descobri hoje uma folhinha de quando o carro foi à revisão do scan do computador que eles tinham lá na oficina.
    Disseram que o carro tinha 1001 problemas (tudo tanga para ver se caio) mas disto nem sequer falaram o que eu acho mais grave.



    Sou sincero nunca li um destes scans, daí a minha questão mais urgente, passa-se algo com os airbags? Eu escolhi esta viatura para a minha namorada por ter 4 estrelas Ncap se os airbags estiverem com problemas é uma dura facada
    E já agora quanto ao resto, nada me pareceu grave mas se me poderem elucidar agradecia.

    #2
    Tens 0 erros nos airbags.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Tens 0 erros nos airbags.
      Obrigado eblase deixaste-me mais descansado!

      Comentário


        #4
        O facto de de vez em quando haver um problema de comunicação não significa que o sistema não recupere. Isso é como duas pessoas a conversar, às vezes têm de repetir porque o outro não ouviu bem. Em vez de pessoas são máquinas, mas o conceito é semelhante.

        Comentário


          #5
          Sim até que 99% das vezes tudo funciona como deve ser, o erro da direção deve ter sido uma vez que liguei o carro e fiquei sem DA desliguei e liguei e voltou tudo ao normal, obrigado pela ajuda!

          Comentário


            #6
            Isso o mais certo era terem sido erros antigos. Só limpando e andando com o carro a ver se voltam a aparecer.

            Comentário


              #7
              mas tens alguma avaria que no cb ou alguma luz acessa no quadrante ? não me parece

              Comentário


                #8
                Não no quadrante tudo ok mas ouvi casos em que donos de puntos tinham desligado os airbags por problemas nas fichas mas assim já estou mais descansado

                Comentário


                  #9
                  esses puntos costuma é dar problemas na direcção a montes ... ;)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por smokemachine27 Ver Post
                    esses puntos costuma é dar problemas na direcção a montes ... ;)
                    .. quando andam com a bateria nas lonas e os donos insistem.....insistem......

                    Comentário


                      #11
                      N sabia q a bateria influenciava normalmente é o motorzito q trabalha na coluna de direção q dá o berro, sensor torque, bom saber q a causa pode estar na bateria ;) tks

                      smk27

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por smokemachine27 Ver Post
                        N sabia q a bateria influenciava normalmente é o motorzito q trabalha na coluna de direção q dá o berro, sensor torque, bom saber q a causa pode estar na bateria ;) tks

                        smk27
                        Simples. Falta alimentação e sobreaquece até derreter algo.

                        Comentário


                          #13
                          true story, não só na fiat mas em todas as marcas com direcção electrica

                          no entanto as próprias marcas e construtores de componentes continuam em negação e dizem que é coincidência, mas já vi várias casos do género, bateria fraca é um risco para direcções eléctricas.

                          ainda noutro dia li num site numa secção de perguntas e respostas de um fabricante, um cliente a perguntar a um fabricante se bateria fraca poderia avariar a direcção, e eles a responder que não havia evidências de tal.
                          Editado pela última vez por mok; 15 September 2016, 23:32.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Simples. Falta alimentação e sobreaquece até derreter algo.
                            Consegues explicar como é que falta de alimentação provoca sobreaquecimento?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                              Consegues explicar como é que falta de alimentação provoca sobreaquecimento?
                              Deste isso em física....
                              http://www.rapidtables.com/calc/elec...Calculator.htm

                              Imagina que a bomba precisa de 1000W, experimenta obter 1000W a 14V e a 10V, e vais ver quantos Amperes são necessários. Os amperes são exclusivamente o que fazem aquecer o motor.

                              E outra coisa são os picos que isso pode causar, se a bateria estiver mesmo muito fraca quando é chamada a acção a voltagem baixa muito.
                              Editado pela última vez por mok; 16 September 2016, 00:15.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                ...
                                Imagina que a bomba precisa de 1000W, experimenta obter 1000W a 14V e a 10V, e vais ver quantos Amperes são necessários.
                                ...
                                Um motor elétrico, que deve ser o que chamas de "bomba", não é um componente elétrico de potência constante. Esse argumento, dito dessa forma, não faz sentido.

                                Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                ...
                                Os amperes são exclusivamente o que fazem aquecer o motor.
                                ...
                                Verdade.

                                A corrente elétrica de um motor DC, é diretamente proporcional à voltagem da fonte.
                                Existe o fator da velocidade do motor, mas resumidamente, a corrente (que é o que aquece o motor e medida em Ampere), é maior, quanto maior a voltagem da fonte.

                                Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                ...
                                E outra coisa são os picos que isso pode causar, se a bateria estiver mesmo muito fraca quando é chamada a acção a voltagem baixa muito.
                                Sim, podem existir picos de voltagem, baixa, neste caso. Como é que um pico de voltagem baixa causa sobreaquecimento?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post

                                  A corrente elétrica de um motor DC, é diretamente proporcional à voltagem da fonte.

                                  Existe o fator da velocidade do motor, mas resumidamente, a corrente (que é o que aquece o motor e medida em Ampere), é maior, quanto maior a voltagem da fonte.
                                  A corrente electrica de um motor é inversamente proporcional à voltagem da fonte!
                                  Deves estar a confundir Watts com Amperes (corrente)... W = A × V

                                  O motor está desenhado para a determinado input no volante, responder com uma determinada RPM, vai gastar a energia necesária (Watts) para trabalhar a esses RPM. Caso a voltagem seja menor vai aumentar a quantidade amps.

                                  Exemplo o sensor lê

                                  360º/s 3000rpm
                                  0º/s 0rpm
                                  100º/s 1500rpm

                                  Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                  Sim, podem existir picos de voltagem, baixa, neste caso. Como é que um pico de voltagem baixa causa sobreaquecimento?
                                  Idem ao que disse acima.
                                  Editado pela última vez por mok; 16 September 2016, 10:08.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                    A corrente electrica de um motor é inversamente proporcional à voltagem da fonte!
                                    Deves estar a confundir Watts com Amperes... W = A × V

                                    ...
                                    A corrente elétrica que passa por um motor DC, pode ser obtida pela formula (Vs - Vemf)/R

                                    R é a resistência elétrica do motor, que é basicamente constante.
                                    Vs é a voltagem da fonte.
                                    Vemf é a voltagem produzida pelo motor, e é diretamente proporcional à velocidade de rotação deste. É 0 quando o motor não apresenta velocidade, e é independente da Vs.

                                    A formula anterior é derivada diretamente da lei de Ohm, que deves ter estudado em física, onde Ohm demonstrou que a voltagem e corrente entre dois pontos, num condutor, são diretamente proporcionais. Não existe em eletricidade, conceito mais fundamental do que este.

                                    Podes validar a fórmula que escrevi em cima no seguinte site, onde também tem uma boa explicação do funcionamento de um motor elétrico DC: http://www.ni.com/white-paper/14921/en/

                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                    ...
                                    O motor está desenhado para a determinado input no volante, responder com uma determinada RPM, vai gastar a energia necesária para trabalhar a esses RPM. Caso a voltagem seja menor vai aumentar a quantidade amps.

                                    Exemplo o sensor lê

                                    360º/s 3000rpm
                                    0º/s 0rpm
                                    100º/s 1500rpm

                                    ...
                                    Isso já é outra coisa.
                                    A tua explicação, para mim, não me parece muito correta, pois a "quantidade de amps" não são diretamente controlados. São função da voltagem e da resistência intrínseca do circuito.

                                    O objetivo não é responder com uma rotação, mas sim, com um binário. Para isso, o driver de controlo do motor, ativa a alimentação deste, a um determinado Duty Cycle (não conheço termo equivalente em Português), em função da velocidade do volante, sim. É esta a técnica que permite controlar o binário médio do motor.
                                    Acredito que o duty cycle neste caso não tenha em consideração a voltagem do sistema, mas seja apenas função do binário calculado pretendido, pois na prática o sistema deverá ter uma voltagem estável e não há grande necessidade para compensar por isso.
                                    De uma forma ou de outra, se um duty cycle elevado provocar um sobreaquecimento de algum componente, apenas demonstra que o circuito foi mal dimensionado, e que esse sobreaquecimento pode acontecer com uma voltagem baixa ou normal no sistema...
                                    Se a voltagem do sistema não for tida em conta no calculo deste duty cycle (que eu acredito que não seja), o facto de ter uma voltagem baixa no sistema, apenas vai provocar um menor aquecimento, e não o contrário, pois o motor vai estar a ser precorrido por uma menor corrente, e consequentemente vai debitar uma menor potência.

                                    Se mesmo assim achares que Ohm estava errado, e que a corrente é inversamente proporcional à voltagem, podes pegar numa motor de 12 volt e submete-lo a 230 volt, e validas se o motor aquece mais ou menos, fruto de uma corrente (a teu ver) inferior... (Não o faças, pois podes-te aleijar)
                                    Editado pela última vez por steevegt; 16 September 2016, 13:50.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Está aqui tudo amigo, lê a segunda página, sobre a subida de temperatura, assim como na parte da corrente.

                                      http://www.burfordphotos.com/EASA%20...%20voltage.pdf

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                        Está aqui tudo amigo, lê a segunda página, sobre a subida de temperatura, assim como na parte da corrente.

                                        http://www.burfordphotos.com/EASA%20...%20voltage.pdf
                                        Vais ter que encontrar outro texto no google para provar o teu ponto, pois esse refere-se a motores AC... Sabes que não tem nada a ver com o que estamos a falar certo?

                                        Artigo interessante, e sempre fiquei a aprender mais umas coisas de motores AC... Obrigado por isso.

                                        Relativamente ao tema, posso dizer que também não sou especialista em motores DC, longe disso, mas não encontro justificação alguma para que uma voltagem baixa cause sobreaquecimento. A corrente é inferior nesses casos (como diz a lei de Ohm) o que levará à partida a obter uma temperatura inferior.

                                        Alguém tem argumentos em contrário válidos? Gostaria de os ouvir para não estar aqui a falar sozinho...

                                        Pode haver um fator de eficiência envolvido, que em casos particulares mesmo com uma corrente inferior, isso provoque uma temperatura superior? Não é impossível, mas não encontro provas disso, nem me parece muito plausível... Digo isto pois da forma como estes motores elétricos DC são controlados (por Duty Cycle como já expliquei), é como se na prática tivessem a ser alimentados por voltagem variável. Desde os 0 até aos 14 volt. Se trabalham bem a 5 volt por exemplo, porque razão não iriam trabalhar bem quando a voltagem do sistema é inferior a 14? Não encontro justificação, por essa razão lancei a pergunta.

                                        Até agora a justificação que foi dada é que a lei de Ohm está errada, e que os motores DC têm uma potencia constante e por essa razão pode-se aplicar a formula da potencia desta forma (A = W / V)... Isto não tem qualquer validade, para além de ser uma enorme asneira...
                                        Editado pela última vez por steevegt; 16 September 2016, 19:23.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                          Gostaria de os ouvir para não estar aqui a falar sozinho...
                                          então forçar nisso continua a falar sozinho
                                          Editado pela última vez por mok; 16 September 2016, 19:31.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Lembrei-me dos casos de falta de massa (especialmente em faróis) e o fio de massa está queimado/sujo na sua maioria.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Lembrei-me dos casos de falta de massa (especialmente em faróis) e o fio de massa está queimado/sujo na sua maioria.
                                              A causa de aquecimento nesse caso é a elevada resistência na ligação.

                                              Na junção, como já disse, existe uma resistência muito elevada, que provoca esse aquecimento. Aqui o efeito é o mesmo, como se diminuíssemos a bitola do fio na ligação.
                                              Não é causado por uma voltagem baixa do sistema, mas sim pela integridade da ligação que fica comprometida, como se se estivesse a adicionar uma resistência em série com o circuito.

                                              Quem trabalha em instalações elétricas (industriais sobretudo) percebe bem este fenómeno.
                                              Por vezes são usadas câmaras térmicas para detetar esta ligações de alta resistência, exatamente pela marca térmica que deixam...
                                              Também é um técnica que já vi aplicar em automóveis por acaso...

                                              Comentário


                                                #24
                                                isso pode-se aplicar não ao motor em si mas sim os componentes a volta, switch, solenoide, relé
                                                se os mesmos não tiverem a voltagem vão fazer conexão intermitente, ou fazer a conexão de forma menos repentina, basta ver o que acontece nos cabos da bateria quando se coloca os mesmos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                  isso pode-se aplicar não ao motor em si mas sim os componentes a volta, switch, solenoide, relé
                                                  se os mesmos não tiverem a voltagem vão fazer conexão intermitente, ou fazer a conexão de forma menos repentina, basta ver o que acontece nos cabos da bateria quando se coloca os mesmos.
                                                  Desde já, esta linha de raciocínio está toda trocada.
                                                  Parte-se da premissa que a voltagem baixa no sistema causa aquecimento, seja por que razão for, não interessa, e depois é tentar arranjar argumentos para manter esta premissa, sobre a qual, até agora ninguém apresentou fundamento.

                                                  Salvo erro, neste sistema existe um módulo elétronico, que controla 4 relés de ligação direta ao motor elétrico. As ligações de alta corrente dos relés (e consequentemente do motor) são comandadas por transistor (driver).

                                                  Ou seja, resumidamente o circuito de elevada corrente que chega ao motor, passa por transistores, relés e no fim motor. Para além da fiação claro.

                                                  A partir de uma certa voltagem, um relé pode efetivamente se desligar, pois o solenoide de controlo deixa de conseguir gerar um campo magnético forte o suficiente para manter a ligação.
                                                  Por essa mesma razão é que o módulo não ativa os relés se a voltagem do sistema atingir um valor baixo de mais, que possa causar esse problema. Aliás, até penso que neste caso deixa um código em memória por essa mesma razão, e a direção assistida deixa de funcionar até ao próximo ciclo de condução.
                                                  Resumidamente, essa situação de ligação intermitente dos relés não acontece, pois o módulo eletrônico está programado para evitar esse mesmo problema.

                                                  O que eu sei que acontece efetivamente, é uma ligação de alta resistência nas soldas dos relés, eventualmente por mau dimensionamento ou má qualidade da solda.
                                                  Isto, independentemente da baixa ou alta voltagem do sistema, vai causar aquecimento nessa zona. Aliás, quanto maior a voltagem do sistema maior o aquecimento, pois como já abordei em cima, voltagem e corrente são diretamente proporcionais, e se uma aumenta, vai aumentar a corrente a passar através dessa ligação danificada, aumentando a temperatura nessa solda.

                                                  Ou seja, não estou a ver como é que uma bateria "fraca" pode influenciar isto, pois tanto quanto me parece, o defeito habitual desses motores, por si só, causa esse sobreaquecimento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Realmente a reparação desses motores por vezes é a substituição de um ou mais dos 4 relés soldados à placa eletrônica por cima do motor...o mito da influência das baterias n sei....

                                                    smk27

                                                    Comentário

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