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Barulho motor Opel Astra 1.6 CDTI

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    #91
    Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
    Então no teu ponto de vista, um motor que saiu em 2013, que roda em centenas de milhares de viaturas, que 1 em um milhão parte a corrente, já não presta!?

    Enfim...........
    Há muitos casos, só não vê quem não quer. Passa pelo portal da queixa e pelo facebook da Opel e tira as tuas conclusões.

    Nunca disse que o motor não presta, mas este motor tem um problema bem conhecido e a marca esta-se a marimbar para o assunto e assobia para o lado

    Comentário


      #92
      A carrinha da minha mãe também está a fazer barulho (ASTRA J 1.6 CDTI 137CV) faz ao ligar a primeira vez do dia ou após estar algumas horas desligada. Alguém tem Part Number do tensor?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por NunoAntunes93 Ver Post
        A carrinha da minha mãe também está a fazer barulho (ASTRA J 1.6 CDTI 137CV) faz ao ligar a primeira vez do dia ou após estar algumas horas desligada. Alguém tem Part Number do tensor?
        Podes ver neste site https://opel.7zap.com/en/car/p10/e/8/23-0/

        Comentário


          #94
          Bom Dia,

          Peço ajuda para esta situação.

          O meu Opel Astra 1.6 Ecotec D, com 60 000 km começou este mês a fazer, inicialmente o referido barulho no arranque e depois fica a trabalhar ao relantin assim:

          https://1drv.ms/u/s!AsIVCKncYGgDs19xi6WvDSkvNm8r

          Ao andar também faz.

          Penso ser o mesmo problema.
          Editado pela última vez por xandecool; 06 June 2019, 11:20.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por xandecool Ver Post
            Bom Dia,

            Peço ajuda para esta situação.

            O meu Opel Astra 1.6 Ecotec D, com 60 000 km começou este mês a fazer, inicialmente o referido barulho no arranque e depois fica a trabalhar ao relantin assim:

            https://1drv.ms/u/s!AsIVCKncYGgDs19xi6WvDSkvNm8r

            Ao andar também faz.

            Penso ser o mesmo problema.
            Penso que esteja associado a este problema. Está em garantia?

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
              Então no teu ponto de vista, um motor que saiu em 2013, que roda em centenas de milhares de viaturas, que 1 em um milhão parte a corrente, já não presta!?

              Enfim...........
              Não é a questão de prestar ou não. O motor pode ter internos de qualidade e ter uma "distribuição sensível". Caso dos N47 por exemplo (esses têm as borboletas de admissão também a chatear).

              Quando a marca responde por escrito que o barulho (fricção e tensão errada) da corrente distribuição é construtivo e parte integrante do seu normal funcionamento do motor e do qual não resulta qualquer problema... ESTÁS ENTREGUE Á BICHARADA.

              Até um trocador de peças na Midas ou Norauto é capaz de perceber que esse barulho só pode surgir por 2 razões:

              - Tensor exerce pouca pressão na guia da corrente e está roça;
              - A própria corrente já está com desgastada, e como fica mais comprida o tensor não consegue compensar esse acréscimo de comprimento (sim as correntes vão esticando ao longo do tempo).

              O caminho a seguir é avançar para a troca de distribuição numa oficina externa a fim de PREVENIR o desfasamento e sincronismo do motor ou mesmo a ruptura da dita corrente.

              Isto é uma corrente distribuição do "ANTIGAMENTE", que em condições normais duravam a vida útil do motor.

              498860_;slot=3;filename=eyJmbiI6InRlbnBrc3N5OThmMjMtU1REVlRMUFQifQ.7mdriDDvpbBS06LHrBa07V2BsF2QK.jpg

              ESTA É A CORRENTE DA OPEL NOS 1.3CDTI / 1.6CDTI.

              maxresdefault.jpg

              É preciso dizer mais alguma coisa?

              É evidente que a marca quer evitar qualquer custo e tenta atrasar as intervenções. "pode ser que não parta até a garantia acabar", depois o cliente que se lixe.

              Isto são correntes de bicicletas, com o uso vão esticando e não há nada a fazer.

              Comentário


                #97
                Só é alvo de intervenção se tiver ruído em andamento. A frio vai ter ruído sempre.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Só é alvo de intervenção se tiver ruído em andamento. A frio vai ter ruído sempre.
                  E quando tem ruído em andamento, só faz algumas vezes e quando chega a Opel, nicles, não faz e os tipos dizem que não ouvem nada e assim não podem intervir?
                  É no estado em que está a do meu .

                  Comentário


                    #99
                    O sintoma é: está a fazer, desligas o motor e deixa de fazer?

                    Podes estar a precisar de:
                    - actualização de software
                    - bomba de óleo
                    - regulador de pressão de óleo
                    - kit distribuição completo(caixa de velocidades tem de sair)

                    O uso de oleo CORRECTO e filtro de óleo decente com manutenção a tempo e horas prolonga o tempo de vida do conjunto.

                    Nada de revisões longlife e afins.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por NunoAntunes93 Ver Post
                      ...
                      ESTA É A CORRENTE DA OPEL NOS 1.3CDTI / 1.6CDTI.

                      [ATTACH=CONFIG]149185[/ATTACH]
                      A última foto não é do motor 1.3 cdti ou do motor 1.6cdti. Atenção à desinformação..

                      Comentário


                        Aqui tens a distribuição do 1.6CDTi. É uma trabalheira para mudar isto

                        A corrente é bem mais larga/grossa.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          O sintoma é: está a fazer, desligas o motor e deixa de fazer?

                          Podes estar a precisar de:
                          - actualização de software
                          - bomba de óleo
                          - regulador de pressão de óleo
                          - kit distribuição completo(caixa de velocidades tem de sair)

                          O uso de oleo CORRECTO e filtro de óleo decente com manutenção a tempo e horas prolonga o tempo de vida do conjunto.

                          Nada de revisões longlife e afins.
                          Não é exactamente isso.
                          A frio, ao colocar o carro a trabalhar, faz o ruído apenas no arranque do motor (nunca o coloco logo em andamento, deixo sempre uns segundos ao ralenti, vou abrir o portão, etc.). Tiro o carro da garagem e desligo-o. Tranco a porta da garagem, de casa, etc. Após estes 5mn (nem isso), volto ao carro e ao colocar a trabalhar, já não faz. Mas passado algumas centenas de metros começa a ouvir-se um rrrrrrrrrr semelhante ao do arranque mas prolonga-se por alguns minutos (2/3) e depois passa. E nem sempre faz, é só quando lhe apetece.

                          Noto que faz mais quando o nível do óleo está abaixo do máximo e já tentei que aquilo fosse com o óleo um bocado abaixo do máximo para a Opel para ver se ouviam alguma coisa e nada. Também é um motor que pouco óleo consome. Pelo menos para os km que faço.

                          Antes da primeira revisão começou a fazer o barulho no arranque, e coincidência, ou não, colocaram óleo a mais aquando dessa intervenção. Andou uns meses caladinho. Depois começou a manifestar-se como descrevi acima. Na segunda revisão não ouviram nada. Entretanto teve um problema no sensor de pressão do turbo, quando foi para a Opel antecipei a terceira revisão e falei do barulho (desta vez foi noutro concessionário) e não ouviram nada. Sugeriram fazer um vídeo para lhes mostrar e que seria mais fácil de identificar o problema. Já tentei, mas ao filmar com o TLM não se consegue distinguir o ruído.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Aqui tens a distribuição do 1.6CDTi. É uma trabalheira para mudar isto

                            A corrente é bem mais larga/grossa.
                            Embora a minha K ST esteja na garantia, fiquei com curiosidade... Qual o valor para uma intervenção dessas?
                            E após essa intervenção o problema fica solucionado?
                            E outra questão, mais uma vez, curiosidade, pois a minha está stock, quais as diferenças do 1.6 CDTI de 110cv para o de 136cv?

                            Comentário


                              Pelo menos 16h de serviço(estipulado). É muita coisa para mexer para chegar lá

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                                Não é exactamente isso.
                                A frio, ao colocar o carro a trabalhar, faz o ruído apenas no arranque do motor (nunca o coloco logo em andamento, deixo sempre uns segundos ao ralenti, vou abrir o portão, etc.). Tiro o carro da garagem e desligo-o. Tranco a porta da garagem, de casa, etc. Após estes 5mn (nem isso), volto ao carro e ao colocar a trabalhar, já não faz. Mas passado algumas centenas de metros começa a ouvir-se um rrrrrrrrrr semelhante ao do arranque mas prolonga-se por alguns minutos (2/3) e depois passa. E nem sempre faz, é só quando lhe apetece.

                                Noto que faz mais quando o nível do óleo está abaixo do máximo e já tentei que aquilo fosse com o óleo um bocado abaixo do máximo para a Opel para ver se ouviam alguma coisa e nada. Também é um motor que pouco óleo consome. Pelo menos para os km que faço.

                                Antes da primeira revisão começou a fazer o barulho no arranque, e coincidência, ou não, colocaram óleo a mais aquando dessa intervenção. Andou uns meses caladinho. Depois começou a manifestar-se como descrevi acima. Na segunda revisão não ouviram nada. Entretanto teve um problema no sensor de pressão do turbo, quando foi para a Opel antecipei a terceira revisão e falei do barulho (desta vez foi noutro concessionário) e não ouviram nada. Sugeriram fazer um vídeo para lhes mostrar e que seria mais fácil de identificar o problema. Já tentei, mas ao filmar com o TLM não se consegue distinguir o ruído.
                                Aqui pelo fórum há quem tenha esse motor e coloque mais 400 ml (salvo erro) de óleo do que a marca preconiza. Já não me lembro se foi sugestão da própria marca, mas parece que a corrente deixa de se ouvir.

                                Para que não haja dúvidas, eu não faço ideia se esta é uma boa solução, daí que convém indagar na oficina sobre tal. Mas pode ser que seja...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Aqui pelo fórum há quem tenha esse motor e coloque mais 400 ml (salvo erro) de óleo do que a marca preconiza. Já não me lembro se foi sugestão da própria marca, mas parece que a corrente deixa de se ouvir.

                                  Para que não haja dúvidas, eu não faço ideia se esta é uma boa solução, daí que convém indagar na oficina sobre tal. Mas pode ser que seja...
                                  Eu acho que essa solução a médio prazo poderá trazer outros dissabores... Mas não sou mecânico, alguém que perceba da poda que dê o seu parecer mais técnico.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Pelo menos 16h de serviço(estipulado). É muita coisa para mexer para chegar lá
                                    Entendido. brigado.
                                    Podes, por favor, esclarecer-me em relação ás outras questões?

                                    Comentário


                                      Boas,
                                      Tambem como muitos de voces tenho uma Astra com esse barulho...

                                      A causa do barulho é estacionar o carro em subidas... não podem fazer isso... não é muito normal nos tempos de hojeter um carro e não poder parar ou estacionar em subidas.

                                      Solução, acrestar 250ml de oleo e o barulho desaparece... até a proxima paragem em subida, claro.

                                      Comentário


                                        Informação importante para quem sofre do problema da corrente dos 1.6 CDTi. Vi no portal da queixa que há um user a tentar reunir dados para obrigar a Opel a fazer um recall e substituir a corrente sem custos. Vale o que vale, mas achei por bem altertar.

                                        Link: https://portaldaqueixa.com/brands/op...astra-33933219

                                        Filipe Vieira Da Silva • há 2 dias
                                        Boa noite.
                                        O meu carro apresentava o mesmo problema.
                                        Com 70000km já levou dois kits de distribuição.
                                        João Cardoso e Anabela Seroto, entrem em contacto comigo para filipejvsilva@gmail.com
                                        Pedi apoio jurídico, para tratar desta situação. E necessito de mais pessoas que se queixam desta situação para que a Opel assuma defeito de fabrico.

                                        Comentário


                                          Já apresentei a solução em cima. Só tinham de ir a outro concessionário fazer isso sem custos.....

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Já apresentei a solução em cima. Só tinham de ir a outro concessionário fazer isso sem custos.....
                                            Eblase os concessionários tem instruções bem claras para dizer que é normal em garantia. Após acabar a garantia é que afinal não é normal...

                                            Comentário


                                              Tenho um Insignia com esse motor, houve uma fase em que esporadicamente fazia esse barulho. Entretanto depois de muita pesquisa sobre o assunto, decidi meter um led avisador para quando o Fap está a regenerar. De seguida fiz a muda de óleo,nível no máximo e filtro, mantendo o preconizado (Dexos2),nunca mais abortei nenhuma regeneração.
                                              Coincidência ou não,nunca mais se repetiu o ruído.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                Eblase os concessionários tem instruções bem claras para dizer que é normal em garantia. Após acabar a garantia é que afinal não é normal...
                                                Se tu o dizes.... mas não acredito no que estás a dizer. Afinal de contas, quem paga, é a Opel..

                                                Originalmente Colocado por dm101 Ver Post
                                                Tenho um Insignia com esse motor, houve uma fase em que esporadicamente fazia esse barulho. Entretanto depois de muita pesquisa sobre o assunto, decidi meter um led avisador para quando o Fap está a regenerar. De seguida fiz a muda de óleo,nível no máximo e filtro, mantendo o preconizado (Dexos2),nunca mais abortei nenhuma regeneração.
                                                Coincidência ou não,nunca mais se repetiu o ruído.
                                                Fap e regenerações abortadas deitam qualquer motor.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Se tu o dizes.... mas não acredito no que estás a dizer. Afinal de contas, quem paga, é a Opel..



                                                  Fap e regenerações abortadas deitam qualquer motor.
                                                  Há um comunicado interno da marca a referir que o ruído é normal, e para transmitirem isso ao cliente durante o prazo de garantia. Acabando a garantia deixa de ser normal e no mínimo é necessário substituir o tensor para um melhorado.

                                                  Quando a marca refere que é normal, os concessionários estão de mãos atadas para ajudar o cliente, mesmo que o queiram fazer.

                                                  Reparações em garantia, além de prejudicarem os "rankings" dos concessionários, não interessam a ninguém. O valor de mão de obra pago pela marca é menos de metade do que o praticado pelo concessionário.

                                                  Os novos 1.6, a partir de meados de 2018 já vem com o novo tensor e com a situação melhorada. O atual motor do novo astra/restiling é um motor novo, de origem GM ainda, apesar de ser um 1.5. São as informações que tenho

                                                  Comentário


                                                    Curiosamente, ainda há dias vi e ouvi uma Astra de TVDE que parecia ter o motor a desmontar-se.
                                                    Daqui a uns meses/poucos anos será vendida como nova... Carro de serviço.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                      Há muitos casos, só não vê quem não quer. Passa pelo portal da queixa e pelo facebook da Opel e tira as tuas conclusões.

                                                      Nunca disse que o motor não presta, mas este motor tem um problema bem conhecido e a marca esta-se a marimbar para o assunto e assobia para o lado
                                                      Nada de novo, nunca vi uma assistência tão incompetente como a da Opel além dos carros serem de fraca qualidade a assistência é do mais incompetente que há...E o facto dos carros serem baratuchos não é desculpa porque até a Fiat tem mais qualidade do que a Opel… vergonhoso

                                                      Comentário


                                                        True story. Quem não quiser levar com um carro de rent a car pode mandar-me PM que verifico a proveniencia do mesmo sem qualquer custo

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                                                          Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                                                          Nada de novo, nunca vi uma assistência tão incompetente como a da Opel além dos carros serem de fraca qualidade a assistência é do mais incompetente que há...E o facto dos carros serem baratuchos não é desculpa porque até a Fiat tem mais qualidade do que a Opel… vergonhoso
                                                          Um Astra não é barato...uma meriva tambem não...

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                                                            Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                            Há um comunicado interno da marca a referir que o ruído é normal, e para transmitirem isso ao cliente durante o prazo de garantia. Acabando a garantia deixa de ser normal e no mínimo é necessário substituir o tensor para um melhorado.

                                                            Quando a marca refere que é normal, os concessionários estão de mãos atadas para ajudar o cliente, mesmo que o queiram fazer.

                                                            Reparações em garantia, além de prejudicarem os "rankings" dos concessionários, não interessam a ninguém. O valor de mão de obra pago pela marca é menos de metade do que o praticado pelo concessionário.

                                                            Os novos 1.6, a partir de meados de 2018 já vem com o novo tensor e com a situação melhorada. O atual motor do novo astra/restiling é um motor novo, de origem GM ainda, apesar de ser um 1.5. São as informações que tenho
                                                            Continuas desinformado

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                                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                              Continuas desinformado
                                                              Corrige-me então por favor

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