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Consumo de combustível numa descida sem acelerar

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    Consumo de combustível numa descida sem acelerar

    Pessoal, tenho uma dúvida a ver se alguém me consegue informar.

    O Opel Vectra B 1.7TD 1997 (motor Isuzu) quando está numa descida por exemplo e desço de acelerar mete combustível à mesma para dentro do motor com o carro embraiado? Se eu tivesse uma maneira de por-me atrás do carro nesta situação e cheirar o escape talvez eu conseguisse saber.

    Obrigado

    #2
    Primeiros a responder numa futura epic thread!

    Isso não é de bomba injetora ainda?

    Comentário


      #3
      Sim, e bomba injetora para motor de injeção indireta eheheheh...ainda com os mesmos injetores de origem sem nunca terem sido limpos.

      Comentário


        #4
        esse carro é de bomba mecanica logo não tem corte de combustivel em nenhuma altura penso eu.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tojeh Ver Post
          esse carro é de bomba mecanica logo não tem corte de combustivel em nenhuma altura penso eu.

          Mas às vezes poderia ter um sistema em que estando o motor acima duns certos rpms (700 rpms, por exemplo) e sem se estar a carregar no acelerador (se tiver um sensor) a válvula elétrica de combustível fechava.

          Alguém mais sabe com 100% de certeza? Obrigado

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por NBA Ver Post
            Mas às vezes poderia ter um sistema em que estando o motor acima duns certos rpms (700 rpms, por exemplo) e sem se estar a carregar no acelerador (se tiver um sensor) a válvula elétrica de combustível fechava.

            Alguém mais sabe com 100% de certeza? Obrigado
            conheço este sistema :

            viras a chave de ignição para tràs , a valvula eletrica desliga

            se fizeres isto numa descida com o carro desengatado , é bom não precisar de travar com urgencia

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
              conheço este sistema :

              viras a chave de ignição para tràs , a valvula eletrica desliga

              se fizeres isto numa descida com o carro desengatado , é bom não precisar de travar com urgencia


              Mas seu desligasse e continuasse com o carro engatado já não haveria problema porque todo o sistema de travões e direção assistida continuariam a trabalhar ... o problema é que ao rodar a chave o volante poderia trancar e como também existe o sistema ABS não sei qual seria o comportamento...


              Mas a sério agora...alguém sabe se o combustível é cortado sempre que carrego no acelerador e o motor está em rotação?

              Comentário


                #8
                Boas NBA!!facas o que fizeres em quanto o motor esta a trabalhar ira gastar sempre gasoleo,nao gasta o mesmo como se estiveses a accelerar mas gasta , se nao o motor desligava se.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NBA Ver Post




                  Mas a sério agora...alguém sabe se o combustível é cortado sempre que carrego no acelerador e o motor está em rotação?
                  a bomba regula a quantidade de gasoleo , cortar so' quando a valvula està fechada

                  um esquema de bomba mecanica BOSCH para motor 1.9 TD PEUGEOT/CITROEN :
                  ( a valvula eletrica é a peça do lado direito "electrovanne d'arret moteur " )

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dsirghi Ver Post
                    Boas NBA!!facas o que fizeres em quanto o motor esta a trabalhar ira gastar sempre gasoleo,nao gasta o mesmo como se estiveses a accelerar mas gasta , se nao o motor desligava se.
                    Se o motor está em rotação a ser "alimentado" pela descida ou pela inércia nunca se desliga.

                    Comentário


                      #11
                      eletricamente poderia ser possível a válvula elétrica que alimenta o motor ser cortada eletricamente se com dois contatos elétricos montados em paralelo em que um dizia respeito ao sensor do pedal (ON/OFF caso estivesse a ser premido ou não) e outro sensor que do conta rotações em que caso as RPMs ficassem abaixo das 700 rpm (por exemplo) o seu contato ficava OFF e assim verificando-se ambas as condições o combustível seria cortado. Na minha opinião tudo depende do esquema elétrico que está feito para fazer abrir ou cortar o combustível.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dsirghi Ver Post
                        Boas NBA!!facas o que fizeres em quanto o motor esta a trabalhar ira gastar sempre gasoleo,nao gasta o mesmo como se estiveses a accelerar mas gasta , se nao o motor desligava se.
                        carros modernos gastam 0 em descida, cortam totalmente a alimentação a não ser que estejas a carregar no acelerador.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                          carros modernos gastam 0 em descida, cortam totalmente a alimentação a não ser que estejas a carregar no acelerador.
                          Com mudança engatada ou em ponto-morto?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                            Com mudança engatada ou em ponto-morto?
                            Engatada.

                            Em ponto-morto gasta porque não tem as rodas a dar "rotação" ao motor...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                              Com mudança engatada ou em ponto-morto?
                              engatada, em ponto morto gasta.

                              Comentário


                                #16
                                O motor a ser alimentado pela inercia???a descer com o carro engatado desliga a chave para fechar a valvula e logo ves o que acontece!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dsirghi Ver Post
                                  O motor a ser alimentado pela inercia???a descer com o carro engatado desliga a chave para fechar a valvula e logo ves o que acontece!!!
                                  lol. o carro vai continuar a andar não é verdade?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dsirghi Ver Post
                                    O motor a ser alimentado pela inercia???a descer com o carro engatado desliga a chave para fechar a valvula e logo ves o que acontece!!!
                                    Se desligar a chave fico sem rádio...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Portanto, todos os carros com injecção electrónica gastam zero quando estão engatados sem carga no acelerador?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rafazzz Ver Post
                                        Portanto, todos os carros com injecção electrónica gastam zero quando estão engatados sem carga no acelerador?
                                        nao.

                                        gastam 0 quando a rotação causada pelo balanço que já tem ou pela descida onde está é superior à rpm em relatim.

                                        e claro não estás a carregar no acelerador.


                                        um exemplo, por mais rápido que vás, se carregares na embraiagem por exemplo está a gastar pois senão iria a baixo.
                                        Editado pela última vez por mok; 17 September 2016, 21:00.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rafazzz Ver Post
                                          Portanto, todos os carros com injecção electrónica gastam zero quando estão engatados sem carga no acelerador?
                                          Nem todos.

                                          Dentro dos Diesel, os de bomba injetora rotativa eletrónica (semelhante à imagem acima colocada pelo ANTONIO850, mas de controlo eletrônico) não tem um sistema de corte de combustível desse género.
                                          Pelo menos em alguns motores de injetor unitário (como os Pumpe Duse da VW) penso que isso também não aconteça.

                                          Regra geral em motores Common Rail isso acontece, mas não tenho certeza se é sempre assim. Não ficaria admirado em encontrar um veiculo mais antigo, mesmo common rail, sem essa funcionalidade.

                                          Em motores a gasolina, penso que essa funcionalidade foi tornada obrigatória, para que o veiculo possa ser considerado OBDII. Já ouvi falar de implementações disso em veículos inferiores a 1996.

                                          Para isso ficar ativo é necessário que a rotação do motor seja bem superior à velocidade de relantim. Vou dizer uns números de cor, mas talvez superior a 1500rpm, 1800rpm...
                                          Se assim não fosse haveria o risco do motor se desligar.

                                          Em alguns casos, é possível desativar essa funcionalidade com a ferramenta de comunicação do fabricante.

                                          Engatado não é um requisito. Basta acelerar o motor, com o veiculo estático, e largar o acelerador. Durante a desaceleração do motor, se o veiculo tiver essa funcionalidade, a injeção é cortada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                            Nem todos.

                                            Dentro dos Diesel, os de bomba injetora rotativa eletrónica (semelhante à imagem acima colocada pelo ANTONIO850, mas de controlo eletrônico) não tem um sistema de corte de combustível desse género.
                                            Pelo menos em alguns motores de injetor unitário (como os Pumpe Duse da VW) penso que isso também não aconteça.

                                            Regra geral em motores Common Rail isso acontece, mas não tenho certeza se é sempre assim. Não ficaria admirado em encontrar um veiculo mais antigo, mesmo common rail, sem essa funcionalidade.

                                            Em motores a gasolina, penso que essa funcionalidade foi tornada obrigatória, para que o veiculo possa ser considerado OBDII. Já ouvi falar de implementações disso em veículos inferiores a 1996.

                                            Para isso ficar ativo é necessário que a rotação do motor seja bem superior à velocidade de relantim. Vou dizer uns números de cor, mas talvez superior a 1500rpm, 1800rpm...
                                            Se assim não fosse haveria o risco do motor se desligar.

                                            Em alguns casos, é possível desativar essa funcionalidade com a ferramenta de comunicação do fabricante.

                                            Engatado não é um requisito. Basta acelerar o motor, com o veiculo estático, e largar o acelerador. Durante a desaceleração do motor, se o veiculo tiver essa funcionalidade, a injeção é cortada.
                                            Obrigado pela explicação

                                            É que tenho um Honda Accord de 97 com PGM-FI e pelo que vi, este sistema já faz isso, apesar do carro ser OBDI ainda

                                            Há alguma forma de ter a certeza?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                              nao.

                                              gastam 0 quando a rotação causada pelo balanço que já tem ou pela descida onde está é superior à rpm em relatim.

                                              e claro não estás a carregar no acelerador.


                                              um exemplo, por mais rápido que vás, se carregares na embraiagem por exemplo está a gastar pois senão iria a baixo.
                                              Pois, esqueci-me de referir esses pormenores , a pergunta era mesmo para essa situação em particular

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rafazzz Ver Post
                                                Obrigado pela explicação

                                                É que tenho um Honda Accord de 97 com PGM-FI e pelo que vi, este sistema já faz isso, apesar do carro ser OBDI ainda

                                                Há alguma forma de ter a certeza?
                                                Há várias formas de ter certeza.

                                                Documentação do fabricante.

                                                Podes tentar provocar as condições para isso em estrada, e ao mesmo tempo analisar um PID que te informe o pulse width dos injetores com uma ferramenta de comunicação. O esperado é que este valor fique nos 0 ms.
                                                Visto ser pré OBDII, pode não haver esse PID.

                                                A prova dos 9, é observar diretamente o comando dos injetores, e validar que o computador não os ativa com o motor em desaceleração.
                                                Editado pela última vez por steevegt; 17 September 2016, 22:12.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                  nao.

                                                  gastam 0 quando a rotação causada pelo balanço que já tem ou pela descida onde está é superior à rpm em relatim.

                                                  e claro não estás a carregar no acelerador.


                                                  um exemplo, por mais rápido que vás, se carregares na embraiagem por exemplo está a gastar pois senão iria a baixo.

                                                  Exatamente como tu dizes mok

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

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