Há uns dias notei que a minha V70 com 120k km começou a denotar alguma irregularidade na subida de rotação especialmente com pouca carga de acelerador. Dois ou três dias depois fiz uma viagem maior e notei uma acentuada falta de potência. Nas subidas mais acentuadas e nas recuperações, o carro não parecia o mesmo. Pouco tempo depois acendeu a luz amarela do motor. Fiz uma leitura dos códigos de erro e verifiquei que tinha o erro P1102 que indica valores do MAF incompatíveis com a posição do acelerador. Fui ao mecânico que fez uma limpeza ao MAF, mas o problema continuou.
Após isso fui à marca e, após diagnostico, disseram-me que o problema não estava no MAF mas sim numa possível fissura num tubo e que teria de deixar o carro durante pelo menos dois dias para fazerem um teste à tubagem e substituir o tubo avariado. Como não tinham disponibilidade imediata marquei a intervenção para a próxima semana. Entretanto hoje, como tinha algum tempo livre, decidi ligar o OBD e monitorizar os parâmetros da admissão. Notei de imediato um comportamento instável da EGR, como de pode ver no gráfico seguinte:
t1.jpg
Passado algum tempo o comportamento fica ainda mais instável:
t2.jpg
Estes valores foram lidos com o carro parado. Em estrada, passado algum tempo, a EGR fica constantemente a 100% e o MAF passa a dar valores mais elevados, por exemplo ao ralenti passa de 6,4 para 11,9.
Alguém tem alguma ideia de qual será o problema? Será efectivamente um problema de vácuo? ou será um problema de EGR?
Após isso fui à marca e, após diagnostico, disseram-me que o problema não estava no MAF mas sim numa possível fissura num tubo e que teria de deixar o carro durante pelo menos dois dias para fazerem um teste à tubagem e substituir o tubo avariado. Como não tinham disponibilidade imediata marquei a intervenção para a próxima semana. Entretanto hoje, como tinha algum tempo livre, decidi ligar o OBD e monitorizar os parâmetros da admissão. Notei de imediato um comportamento instável da EGR, como de pode ver no gráfico seguinte:
t1.jpg
Passado algum tempo o comportamento fica ainda mais instável:
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Estes valores foram lidos com o carro parado. Em estrada, passado algum tempo, a EGR fica constantemente a 100% e o MAF passa a dar valores mais elevados, por exemplo ao ralenti passa de 6,4 para 11,9.
Alguém tem alguma ideia de qual será o problema? Será efectivamente um problema de vácuo? ou será um problema de EGR?