Tenho uma FIAT Croma de 2006 com 157.000 KM.
O problema é os discos empenarem/destemperarem pela segunda vez, provavelmente a caminho da terceira.
Em fevereiro do ano passado, sempre que travava passado 2 KM/3 KM sentia o carro a tremer. Um tremer forte. Fui ao mecânico que detetou logo (e eu já calculava) que os discos dianteiros estavam empenados. O disco que empenou/destemperou foi o do lado direito, depois de qualquer percurso que fizesse, curto ou longo, o disco ficava azulado. A pastilha desse disco também estava muito mais gasta em relação ao outro lado (esquerdo).
Troquei os discos e pastilhas (ambos TRW) e durante algum tempo o problema desapareceu (aprox. 5.000 KM), passados esses 5.000 KM volto a sentir a mesma sensação ao travar. A carrinha volta a tremer quase sempre em travagens, especialmente naquelas em que aperto mais os travões. Se a velocidade for elevado a vibração ainda é mais audível.
Em agosto do ano passado, já com o segundo par de discos empenados/destemperados, o mecânico aconselhou-me a trocar o tubo do óleo dos travões que podia não estar a fazer o retorno do óleo. Assim o fiz, mas como os discos já estavam empenados/destemperados antes o problema não ficou resolvido, como era de esperar.
No mês passado, fui ter novamente com ele e a teoria dele é que como a carrinha andou algum tempo com o tubo do óleo antigo que podia estar estragado, empenou-me/destemperou-me os discos e só com uns novos é que resolvia o problema. Antes de trocar esse tubo, sempre que largava o pedal a carrinha não me descaía, estava presa. Depois da troca do tubo também não teve uma melhoria significativa.
Depois de comprar outra vez os discos (TRW), o mecânico ao colocar a carrinha no elevador viu que a roda do lado direito dianteira estava presa, a pastilha estava agarrada ao disco com a carrinha destravada. Ele disse-me que não valia a pena colocar os discos novos, porque iriam empenar novamente.
Foram verificadas guias, embolo, maxila, tubo do óleo dos travões e estava tudo bom. A teoria dele é que poderá ser o ABS, e que se assim for terá de levar, a meu ver, um módulo novo.
Reparo também que a carrinha em andamento faz-me um assobio na roda do lado direito (deve ser a pastilha que anda sempre encostada ao disco), e noto também que depois de qualquer percurso que faça, o disco do lado direito está muito mais quente que o do lado esquerdo.
Desculpem o post ser longo, mas não sei o que poderá estar a causar isto, não posso andar a colocar discos novos de 5.000 KM em 5.000 KM.
Poderá ser a manga de eixo empenada?
A bomba dos travões?
Algum rolamento?
Não sei mesmo...
Obrigado
O problema é os discos empenarem/destemperarem pela segunda vez, provavelmente a caminho da terceira.
Em fevereiro do ano passado, sempre que travava passado 2 KM/3 KM sentia o carro a tremer. Um tremer forte. Fui ao mecânico que detetou logo (e eu já calculava) que os discos dianteiros estavam empenados. O disco que empenou/destemperou foi o do lado direito, depois de qualquer percurso que fizesse, curto ou longo, o disco ficava azulado. A pastilha desse disco também estava muito mais gasta em relação ao outro lado (esquerdo).
Troquei os discos e pastilhas (ambos TRW) e durante algum tempo o problema desapareceu (aprox. 5.000 KM), passados esses 5.000 KM volto a sentir a mesma sensação ao travar. A carrinha volta a tremer quase sempre em travagens, especialmente naquelas em que aperto mais os travões. Se a velocidade for elevado a vibração ainda é mais audível.
Em agosto do ano passado, já com o segundo par de discos empenados/destemperados, o mecânico aconselhou-me a trocar o tubo do óleo dos travões que podia não estar a fazer o retorno do óleo. Assim o fiz, mas como os discos já estavam empenados/destemperados antes o problema não ficou resolvido, como era de esperar.
No mês passado, fui ter novamente com ele e a teoria dele é que como a carrinha andou algum tempo com o tubo do óleo antigo que podia estar estragado, empenou-me/destemperou-me os discos e só com uns novos é que resolvia o problema. Antes de trocar esse tubo, sempre que largava o pedal a carrinha não me descaía, estava presa. Depois da troca do tubo também não teve uma melhoria significativa.
Depois de comprar outra vez os discos (TRW), o mecânico ao colocar a carrinha no elevador viu que a roda do lado direito dianteira estava presa, a pastilha estava agarrada ao disco com a carrinha destravada. Ele disse-me que não valia a pena colocar os discos novos, porque iriam empenar novamente.
Foram verificadas guias, embolo, maxila, tubo do óleo dos travões e estava tudo bom. A teoria dele é que poderá ser o ABS, e que se assim for terá de levar, a meu ver, um módulo novo.
Reparo também que a carrinha em andamento faz-me um assobio na roda do lado direito (deve ser a pastilha que anda sempre encostada ao disco), e noto também que depois de qualquer percurso que faça, o disco do lado direito está muito mais quente que o do lado esquerdo.
Desculpem o post ser longo, mas não sei o que poderá estar a causar isto, não posso andar a colocar discos novos de 5.000 KM em 5.000 KM.
Poderá ser a manga de eixo empenada?
A bomba dos travões?
Algum rolamento?
Não sei mesmo...
Obrigado
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