Boas pessoal
Tenho um opel astra 1.7 DTI, com aproximadamente 185.000km, com um problema que, até à data (e começou à cerca de duas semanas) ainda não descobri a sua solução, nem origem.
Comecei a notar (ao inicio) que o carro demorava um pouco a "disparar" (quase como que existia ali um momento em que ficava um segundo "preso" e só depois disparava o turbo e ganhava força), embora fizesse isso com pouca frequência pelo que não dei muita importância.
Este mês fui trocar o óleo e essas coisas e reparei que ele estava sujo por baixo, pelo que o limparam e apertaram qualquer coisa num sitio (fiquei a perceber que era um tubo/rosca de alimentação ao turbo ou lá o que era) e deixou de perder óleo.
Desde aí que o carro, em andamento, soluça e desliga, começando por ligar a luz da bateria e o conta rotações a subir e descer rapidamente entre o 0 e as 6000 rotações. Quando faz isso, normalmente desliga-se e tenho de o encostar onde, depois de dar à chave algumas vezes (3 vezes costuma dar, sendo que na primeira tentativa ele pega e morre logo a seguir, na segunda não pega e oiço um som estranho que julgo ser uma das ventoinhas, e à terceira pega sem problemas), lá pega e continua a andar, podendo ou não voltar a fazer o mesmo.
Fui a uma oficina onde me disseram que o problema era de certeza da centralina ou das fichas que ligam à centralina que "pareciam" não estar boas. Após trocar de mecanico para ter uma outra opinião, ele fez um teste (basicamente com o carro ligado abanou as fichas e o carro não desligou) e disse também que era da centralina.
Este mecanico abriu as centralinas (ele diz que o carro tem uma em cima e outra mais abaixo) e que as limpou e numa delas substitui um fio. Não resolveu o assunto, pois no mesmo dia fui dar uma volta com ele e tive de encostar na auto estrada quando começou a soluçar.
Alguém já teve este problema? O mecanico diz que anda a ver, que tendo arranjado a centralina, não deverá ser dali o problema, mas não está a conseguir encontrar nada. Têm ideias do que possa ser?
Agradeço desde já qualquer ajuda
Edit.: O carro foi ligado à máquina e acusou uma avaria no sensor da cambota. Pode ser esse o problema?
Tenho um opel astra 1.7 DTI, com aproximadamente 185.000km, com um problema que, até à data (e começou à cerca de duas semanas) ainda não descobri a sua solução, nem origem.
Comecei a notar (ao inicio) que o carro demorava um pouco a "disparar" (quase como que existia ali um momento em que ficava um segundo "preso" e só depois disparava o turbo e ganhava força), embora fizesse isso com pouca frequência pelo que não dei muita importância.
Este mês fui trocar o óleo e essas coisas e reparei que ele estava sujo por baixo, pelo que o limparam e apertaram qualquer coisa num sitio (fiquei a perceber que era um tubo/rosca de alimentação ao turbo ou lá o que era) e deixou de perder óleo.
Desde aí que o carro, em andamento, soluça e desliga, começando por ligar a luz da bateria e o conta rotações a subir e descer rapidamente entre o 0 e as 6000 rotações. Quando faz isso, normalmente desliga-se e tenho de o encostar onde, depois de dar à chave algumas vezes (3 vezes costuma dar, sendo que na primeira tentativa ele pega e morre logo a seguir, na segunda não pega e oiço um som estranho que julgo ser uma das ventoinhas, e à terceira pega sem problemas), lá pega e continua a andar, podendo ou não voltar a fazer o mesmo.
Fui a uma oficina onde me disseram que o problema era de certeza da centralina ou das fichas que ligam à centralina que "pareciam" não estar boas. Após trocar de mecanico para ter uma outra opinião, ele fez um teste (basicamente com o carro ligado abanou as fichas e o carro não desligou) e disse também que era da centralina.
Este mecanico abriu as centralinas (ele diz que o carro tem uma em cima e outra mais abaixo) e que as limpou e numa delas substitui um fio. Não resolveu o assunto, pois no mesmo dia fui dar uma volta com ele e tive de encostar na auto estrada quando começou a soluçar.
Alguém já teve este problema? O mecanico diz que anda a ver, que tendo arranjado a centralina, não deverá ser dali o problema, mas não está a conseguir encontrar nada. Têm ideias do que possa ser?
Agradeço desde já qualquer ajuda
Edit.: O carro foi ligado à máquina e acusou uma avaria no sensor da cambota. Pode ser esse o problema?
Comentário