Como foi a experiência?
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Boas!
Suponho que seja para mim a pergunta.
Ainda não foi. Eu na próxima terça-feira tenho uma viagem de 500km para fazer e por isso só vou alugar nessa altura, de 2 a 4 de Julho.
Também ainda não tenho garantido que o alugue, pois o vendedor da Citroen ficou de me facilitar o aluguer na rent-a-car para onde vendeu 2 viaturas destas há uma semana atrás, mas ainda não me telefonou a confirmar. Se até sábado não me disser nada, vou ver o que arranjo eu e penso que algum se deve arranjar por aqui com esse motor, pois é zona muito turística e há muitas rent-a-car a operar.
Portanto, em principio a 4 ou 5 de Julho dou novidades por aqui.
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Originalmente Colocado por JBauto Ver PostOu estou muito enganado ou o meu puretech está a gastar muitíssimo oleo. O esquisito é que o motor não está babado em lado nenhum e tb não faz fumo.
Tens verificado o nível do óleo pela vareta e tens reparado que está a baixar ou de que forma é que surgiu a suspeita que está a gastar óleo?
Esse "muitíssimo" significa que já tiveste que fazer atestos entre revisões?
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Boas!
Tal como prometido... Fica o review.
Tive um C4 Cactus 1.2 PureTech alugado por 2 dias. Matrícula 5*-XU-**, ou seja, novo, matriculado 2 dias antes. Tinha 80km. Fiz outros 80km.
Como a minha dúvida principal era aquela que referi uns posts atrás, avaliar a embraiagem, pois neste mesmo tópico (e noutros) há relatos de ser muito em cima e de o arranque ser algo "de esticão", assim que sai do stand com o carro (menos de 1 minuto), até podia ter voltado logo para trás, pois a principal dúvida está tirada. Não é nem de perto tão mau como cheguei a pensar.
Pode ser um pouco mais acima que o normal, mas é fácil. O carro não se vai abaixo facilmente, até dá para arrancar na boa sem usar o acelerador. E nem é preciso levantar o pé muito devagarinho. Depois, ao pisar no acelerador, dá efectivamente um esticão, que pode ser pequeno ou maior consoante o peso que lhe pusermos. Mas isto a meu ver é bom. Dá-lhe uma pujança de arranque muito interessante e que, com o hábito, deverá ser até uma mais valia.
Comparando com o carro que tenho agora, Volvo V40 d2 115cv de 2012, este C4 Cactus com o 1.2 PureTech, "anda" quase o mesmo. A aceleração é até mais pujante assim que se acelera. A rotações mais elevadas é que se sente um pouco de diferença, pois o Volvo mantém-se a acelerar bem enquanto que o Cactus a certa altura perde um pouco de potência (ou, se preferirem, pede outra mudança).
De resto também fiquei bem impressionado com o carro. Para 17.000€, novo, é um carro muito interessante e parece-me muito bom negócio. A direcção não é assim lá muito precisa, a do Volvo por exemplo responde muito melhor e com mais precisão. Mas tirando isso (que até nem é assim tão grave e o hábito ajudará certamente), não encontrei assim nada mais que mereça realce. De resto tudo entre satisfatório e bom.
O que vou encomendar, da série especial Origins, branco, deverá ser ainda ligeiramente mais interessante que este que experimentei.
A questão de haver comentários negativos acerca do motor, que pode não durar tanto quanto o expectável, não me preocupam tanto pois o carro é para a mulher e ela faz entre 6 e 10 mil kms por ano. Pelo que quando tiver entre 30 e 50 mil kms (cerca de 5 anos), em principio será vendido e em principio terá que ser um grande azar haver problema no motor entre o final da garantia e o 5º ano.
Pode ser que com 5 anos e 50 mil kms ainda valha uns 10-12 mil euros.
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Boas!
Tens razão, faltou essa informação, obrigado.
Era o de 110cv.
Se fosse o de 130cv não teria ficado surpreendido pelo que o motor puxa. Já seria normal, ou até me ia parecer se calhar abaixo das expectativas para essa "cavalagem". Neste fiquei um pouco surpreendido pois estava à espera de menos. Não é que seja nada do outro mundo, mas até puxa bem, pelo menos ali entre as 1000 e as 3000 rotações. Depois das 3000 é que já não noto que continue a puxar tanto como por exemplo o Volvo puxa.
Isto que refiro das rotações é aproximado e com base na sensação que me dá, pois como se sabe o C4 Cactus novo não tem conta rotações.
Isto comparando um 3 cilindros (C4) com um 4 cilindros (V40), que é claro que não são comparáveis.
Também percebi aquilo que alguns referem sobre o motor do C4 Cactus, 1.2 PureTech 110cv, de que parece que treme a altas rotações. É verdade que puxando uma 5ª ou uma 6ª a fundo, a certa altura parece que se sente (através do pedal do acelerador) uma certa tremedeira. Mas como é constante, a um ritmo certinho, fica claramente aquela ideia de ser uma característica do motor e não um problema. E como "característica" não me refiro a nada de negativo.
É assim, sente-se que o "respirar" do motor não é totalmente contínuo. E se calhar até pode haver quem goste. Eu não gosto nem desgosto, desde que o motor seja durável sem dar grandes problemas, é o que interessa.
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Boas!
Andei uma semana com um C3, 1.2 deste ano, com 6mil km, não sei especificar o modelo.
Tem jantes 16, teto preto, o resto é um cinza entre metalizado e cinza rato, com bumpers. Surpreendeu pelo conforto, tecnologia e agilidade! Nunca pensei que fosse tão despachado.
Não gostei da embraiagem e da caixa que é muito curta, falta um 6°.
A nível de espaço é bom, tendo em conta o seu segmento. Tenho 1.8m e o meu pai com a mesma altura, ia bem no banco atrás, apesar de se queixar da altura do tejadilho. Minha companheira ficou encantada com o carro e tecnologia. Basicamente, só se tira a mão do volante, para trocar de velocidade.
Farois em automático são top!
Muito fácil de conduzir e pena não ter GPS nativo.
Motor um pouco ruidoso, as vezes parece um diesel e a frio, sente-se alguma vibração no volante. Fez os 6.000km na minha mão.
Estive a ver preços e 0km , com equipamento inferior, pelo menos exteriormente, custa menos de 13.000€.
No geral, é um carro muito bem construído, no interior, os plásticos tem alguma qualidade e já me esquecia referir que tem uma mala generosa.
Um utilitário com muita pinta e configurações muito originais.
Consumo... Não consegui menos de 6.5, com médias de 52kmh.
Só mais um aparte, uma coisa de que gostei, foi o trabalhar do motor em altas! Só me fez lembrar o 2.5 do Porsche Boxster, com um suave assobio, que até parecia ter um turbo.Editado pela última vez por mariojmmachado; 21 July 2019, 22:43.
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Originalmente Colocado por MANOG Ver PostEsses motores de 3 cilindros do grupo PSA são extremamente fiáveis embora haja casos de trepidações a baixas rotações. As caixas de velocidade e as embraiagens é que não são grande coisa. Os melhores motores 3 cilindros a gasolina são os do grupo VAG e da Ford.
Pois troquei um manco da VW (Polo 1.2 de 2004) por um PSA (C3) e aprecio muito mais o motor PSA. Perde o C3 na precisão da caixa de velocidades , essencialmente no engreno da marcha a trás.
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