Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Ibiza FR 1.0 TSI 110 cv. Vibraçao ao ligar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat Ibiza FR 1.0 TSI 110 cv. Vibraçao ao ligar

    Olá pessoal. Tenho um Seat Ibiza FR 1.0 TSI 110 cv, com menos de 1ano e cerca de 8000km. De umas semanas para cá ao ligar, as vezes, faz um vibração fora do normal. Levei à marca, e disseram-me que era normal nos motores de 3 cilindros. Que era efeito de o oleo ainda nao estar na corrente.
    Passado uma semana sem grandes vibrações, voltou a acontecer. Eu nao acho normal, sobretudo num carro novo. Venho pedir a vossa ajuda.
    Alguem tem algum carro com motorização semelhante que tenha os mesmo sintomas? ou alguem me consegue dizer se é normal? deixo um link do video.
    Desde já agradeço qualquer ajuda.
    vídeo, partilha, telefone com câmara, telefone com vídeo, gratuito, carregar

    #2
    Esse motor é de correia e não de corrente.

    Por vezes a frio e quando as temperaturas exteriores são mais baixas é normal que o motor pareça que "vibre" mais do que costume sobretudo na fase de choke.

    Mas se na concessão te disseram que era por causa da corrente foge daí para fora.

    Comentário


      #3
      Tenho uma Leon com o 115, com 80KKm. A frio e com temperaturas baixas vibra mais um bocado, e ás vezes até parece que nos primeiros segundos de vez em quando falha a faísca num cilindro. Mas não me parece que vibre tanto como aí no vídeo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rafaelcardoso Ver Post
        Olá pessoal. Tenho um Seat Ibiza FR 1.0 TSI 110 cv, com menos de 1ano e cerca de 8000km. De umas semanas para cá ao ligar, as vezes, faz um vibração fora do normal. Levei à marca, e disseram-me que era normal nos motores de 3 cilindros. Que era efeito de o oleo ainda nao estar na corrente.
        Passado uma semana sem grandes vibrações, voltou a acontecer. Eu nao acho normal, sobretudo num carro novo. Venho pedir a vossa ajuda.
        Alguem tem algum carro com motorização semelhante que tenha os mesmo sintomas? ou alguem me consegue dizer se é normal? deixo um link do video.
        Desde já agradeço qualquer ajuda.
        Tenho na família um de 2022 com o mesmo motor e com 21.000km e não faz isso nem nunca fez e é carro de rua.

        Pelo vídeo parece que algum cilindro falha/leva mais tempo a fazer ignição. Começaria por verificar as velas, as bobines e os injetores.

        Qual a gasolina que usas?

        Comentário


          #5
          Eu começava por apertar o stand onde o comprou, isso chama-se "acionar a garantia".

          Comentário


            #6
            O carro costuma pernoitar em garagem / zona plana ou com inclinação? Por vezes, a inclinação pode levar a que o óleo demore um pouco mais a fazer o circuito todo e, nesse pouco espaço de tempo, a vibração ou ruído ser um pouco superior.
            Já agora, experimenta ligares a ignição e esperar que a luz do check/diagnóstico apague, antes de acionar o motor de arranque, para ver se o comportamento é idêntico.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
              Esse motor é de correia e não de corrente.

              Por vezes a frio e quando as temperaturas exteriores são mais baixas é normal que o motor pareça que "vibre" mais do que costume sobretudo na fase de choke.

              Mas se na concessão te disseram que era por causa da corrente foge daí para fora.
              Não existem alguns de corrente? Tenho um cá em casa de 2019 115 cv e é de corrente. Aquilo a ligar em cold start faz imenso barulho metálico depois para.

              Comentário


                #8
                Tenho ideia de que o 1.0 TSI / MPI EA 211, nunca foi de correia.

                Comentário


                  #9
                  A Gasolia é sempre 95aditiva da galp ou 98 da BP, nunca levou com menos do que isso.
                  Tambem me parece que seja alguma coisa desincronização dos cilindros, algum falha no início ou coisa do gênero.
                  O carro é de garagem e fica em plano, as vezes dorme na rua quando faço turno da noite.
                  O sintoma continua a apareceu, mas nem sempre. A quente as vezes faz, mas pouco.
                  Neste momento, estou à espera de uma nova oficina em viseu que está a começar a trabalhar com a SEAT para ir lá, porque claramente a oficina do stand não é de fiar.
                  Espero ser contactado rapidamente.
                  Sobre a questão da correia/corrente, posso ter interpretado mal.
                  Eu normalmente quando entro no carro liga logo, embraiagem e botão. Mas vou experimentar botão, e depois arrancar.

                  Comentário


                    #10
                    Tens ideia se faz isso quer com a 95, quer com a 98? Digo isto porque há uns anos o meu pai teve um carro que, com 98, o carro mal pegava ficava com a rotação extremamente baixa e depois começava a subir aos poucos até estabilizar, ao passo que com 95 nunca tinha tais sintomas - solução, nunca mais meter 98.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rafaelcardoso Ver Post
                      A Gasolia é sempre 95aditiva da galp ou 98 da BP, nunca levou com menos do que isso.
                      Tambem me parece que seja alguma coisa desincronização dos cilindros, algum falha no início ou coisa do gênero.
                      O carro é de garagem e fica em plano, as vezes dorme na rua quando faço turno da noite.
                      O sintoma continua a apareceu, mas nem sempre. A quente as vezes faz, mas pouco.
                      Neste momento, estou à espera de uma nova oficina em viseu que está a começar a trabalhar com a SEAT para ir lá, porque claramente a oficina do stand não é de fiar.
                      Espero ser contactado rapidamente.
                      Sobre a questão da correia/corrente, posso ter interpretado mal.
                      Eu normalmente quando entro no carro liga logo, embraiagem e botão. Mas vou experimentar botão, e depois arrancar.
                      Ligar a ignição antes não vai fazer nada. O arranque por botão já liga a ignição o tempo necessário antes de ligar o motor. O carro está com algum problema e convém tratar dele rápido antes que os km aumentem e depois o concessionário comece a "empurrar" o conceito "desgaste natural".

                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                      Tens ideia se faz isso quer com a 95, quer com a 98? Digo isto porque há uns anos o meu pai teve um carro que, com 98, o carro mal pegava ficava com a rotação extremamente baixa e depois começava a subir aos poucos até estabilizar, ao passo que com 95 nunca tinha tais sintomas - solução, nunca mais meter 98.
                      No carro que é não influencia até porque ele ajusta o mapa da injeção consoante o nº de octanas do combustível que está a usar.
                      O carro do teu pai não deveria ter esse comportamento. Com 98 até deveria funcionar melhor. Alguma coisa deveria estar para avariar ;)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Margini Ver Post

                        Não existem alguns de corrente? Tenho um cá em casa de 2019 115 cv e é de corrente. Aquilo a ligar em cold start faz imenso barulho metálico depois para.
                        Acho que existem uns de corrente e outros de correia. Os mais novos sei que são de correia.
                        Tens de ver o teu aí de casa. Fazer imenso barulho metálico não é normal. Por norma é sinal de que a corrente está com folga ;)

                        Comentário


                          #13
                          Motor DLAA (1.0TSI/110Cv de 2020 em diante) é de correia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RobbPT Ver Post

                            Acho que existem uns de corrente e outros de correia. Os mais novos sei que são de correia.
                            Tens de ver o teu aí de casa. Fazer imenso barulho metálico não é normal. Por norma é sinal de que a corrente está com folga ;)
                            Acho que é mesmo normal, já andei também com SEAT Leon com o mesmo motor e era igual quando estava frio, penso ser mesmo característico aquela matracada em modo cold start.

                            Comentário


                              #15
                              Olá pessoal. Tenho feito a experiência de primeiro ligar o sistema no botao, esperar que as luzes se apaguem e depois ai ligar a ignição (botão e embraiagem), como o mpereira sugeriu. Tem resultado, mas não a 100%. Ás vezes ainda treme, mas muito menos. Qualquer das formas, assim que tiver a notificação da nova oficina na Gavis vou lá!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rafaelcardoso Ver Post
                                Olá pessoal. Tenho feito a experiência de primeiro ligar o sistema no botao, esperar que as luzes se apaguem e depois ai ligar a ignição (botão e embraiagem), como o mpereira sugeriu. Tem resultado, mas não a 100%. Ás vezes ainda treme, mas muito menos. Qualquer das formas, assim que tiver a notificação da nova oficina na Gavis vou lá!
                                Curioso... pode ser coincidência ou então pode indicar que existe alguma falha no tempo de comunicação entre os sistemas. Às vezes um atualização de software resolve tudo.

                                Voltei a rever o vídeo e parece que ele tem falta de combustível - daí o custar a pegar. E se pensarmos faz sentido que ao ligar a ignição primeiro, ou seja, a bomba do depósito cria pressão no circuito, o carro pegue melhor.

                                A puxar até ao redline, existe alguma falha?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rafaelcardoso Ver Post
                                  Olá pessoal. Tenho feito a experiência de primeiro ligar o sistema no botao, esperar que as luzes se apaguem e depois ai ligar a ignição (botão e embraiagem),
                                  Mas isso DEVE fazer-se SEMPRE Por alguma razão os LEDs, não luzes, acendem e depois apagam pq é o sistema a fazer o check up. Nesses 2s - 3s a bomba consegue criar pressão no sistema. Tá explicado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                                    Mas isso DEVE fazer-se SEMPRE Por alguma razão os LEDs, não luzes, acendem e depois apagam pq é o sistema a fazer o check up. Nesses 2s - 3s a bomba consegue criar pressão no sistema. Tá explicado
                                    Não, não mesmo. O carro sabe gerir o tempo que precisa para dar ao arranque. Se há perda de pressão é porque existe algum falha.

                                    A BMW já acabou com essa história de ligar a ignição antes de dar arranque ao motor. Se o condutor quiser fazê-lo (e muitos não sabem como) tem de se carregar três vezes seguidas no botão. Caso contrário, não acontece nada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Alguma coisa influencia, porque a diferença é grande.
                                      Nunca levei o carro até o red line, maximo 5mil rotações, mas vou tentar.
                                      Tenho é algumas dificuldades a arrancar devagar em primeira, mas acho que é mais das minhas maos e pes!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rafaelcardoso Ver Post
                                        Alguma coisa influencia, porque a diferença é grande.
                                        Nunca levei o carro até o red line, maximo 5mil rotações, mas vou tentar.
                                        Tenho é algumas dificuldades a arrancar devagar em primeira, mas acho que é mais das minhas maos e pes!
                                        Como assim arrancar devagar?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rafaelcardoso Ver Post
                                          Alguma coisa influencia, porque a diferença é grande.
                                          Nunca levei o carro até o red line, maximo 5mil rotações, mas vou tentar.
                                          Tenho é algumas dificuldades a arrancar devagar em primeira, mas acho que é mais das minhas maos e pes!
                                          Como é a rotação máxima e requer mais caudal de combustível, pode criar algum código de avaria e já tem por onde pegar para insistir com a marca. Em todo o caso, tenta ir a outro concessionário para ver o que dizem!

                                          Soluça não é? Se for isso é comum a todos. O que noto é que se a gasolina for low cost (já chegou a usar) soluça mais. Agora, na primeira revisão, vamos falar sobre isso para ver o que diz a marca. Talvez uma atualização de software resolva.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Update.
                                            Fui com o carro a outra oficina certificada pela Seat.
                                            Quando tive com o mecanico nao aconteceu, o carro, ficou la 3 dias, nunca aconteceu. Se nao lhes tivesse mostrado o video iram achar que era maluco. Depois de mostrar o video, o mecânico disse que realmente não era normal! Enviaram o video para a marca, e disseram que era o primeiro caso. Na máquina de diagnósticos nao deu erro nenhum. Apertaram os apoios que ainda tinham folga para aperta, mais uns plasticos. Agora é continuar e ver se volta a aparecer.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X