Boa tarde, recentemente fui confrontado com a água a ferver no balão da água. Parei imediatamente o carro e constatei que o líquido de refrigeração tinha desaparecido do circuito. Deixei o carro arrefecer e voltei a encher o balão da água. Não houve sobreaquecimento. O carro está a trabalhar bem, mas gasta alguma água de esta tem tendencia a ferver. De que se trata? O que posso fazer?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
água ferve no balão da água
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Poderá o liquido refrigeração estar bem quente mas isso no vaso expansão borbulhar ponderá ser compressão que escapa das câmaras de combustão para sistema refrigeração. Independentemente da consequência disso a reparação nao é barata. Mas nada como levar mecânico para fazer diagnostico e orçamento.
Comentário
-
Originalmente Colocado por rafsantos Ver PostTens uma fuga ou a junta da cabeça queimada.
O que dizia o ponteiro da temperatura ? Acendeu alguma luz ?
Comentário
-
Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostA junta da cabeça queimada poderá ser a consequência de andar sem líquido de refrigeração, que pode ser provocada por uma fuga, ou pela não circulação de água devido à bomba ter gripado ou haver algum entupimento no circuito.
O que dizia o ponteiro da temperatura ? Acendeu alguma luz ?
Comentário
-
Originalmente Colocado por midnightblack Ver PostAlguma vez a temperatura chegou ao vermelho?
Pode não ser a junta queimada...essa é logo a mais "dolorosa" para a carteira.
O polo 1.0 mpi de 99 da minha sogra também já tudo apregoava junta queimada e foi só mudar termostato e limpar circuito de refrigeração...
Já agora qual a máquina?
Comentário
-
Pode ser pela junta e não ter nenhum desses sintomas apontados, tal como pode ser qualquer outra das causas já apontadas, como fuga pelo radiador, etc. e termostatos mas, no final, é a junta... vai-te preparando para o pior... uns 800€ para ser bem feito.
Não andes mais de 20 mil km assim porque essa água/anticongelante é a que o eblase já mostrou... vai para o óleo, vai ser o lubrificante das sedes das válvulas, das cames, dos moentes da cambota, das capas das bielas, dos segmentos... enfim... a água nunca é tão bom lubrificante como o pior dos óleos de marca branca.
Leva isso quando possível a um local onde percebam desses motores e deixa-te de curiosos!
Há vários tipos de testes a fazer:
https://www.2carpros.com/articles/he...ket-blown-test
Se nenhum der positivo... Tanto melhor! Não era a junta!
Já tive várias e a única que vi borbulhar no vaso de expansão foi quando mudei o anticongelante e purguei mal o sistema... aí queimei a junta em menos de 30 minutos... mas essa foi mesmo queimada e dava para ver no ponteiro da temperatura! Mas foi pelas suas próprias rodas para a oficina uns dias depois...
As outras foram só passagens entre água e óleo... nada demais!
Tens o sensor de nível mínimo no vaso de expansão? Está ligado?... E não acendeu a luz nunca? A temperatura nunca subiu demasiado? Então não é muito grave... Leva isso a quem perceba da poda...Editado pela última vez por CL; 14 June 2019, 23:37.
Comentário
-
Originalmente Colocado por CL Ver PostPode ser pela junta e não ter nenhum desses sintomas apontados, tal como pode ser qualquer outra das causas já apontadas, como fuga pelo radiador, etc. e termostatos mas, no final, é a junta... vai-te preparando para o pior... uns 800€ para ser bem feito.
Não andes mais de 20 mil km assim porque essa água/anticongelante é a que o eblase já mostrou... vai para o óleo, vai ser o lubrificante das sedes das válvulas, das cames, dos moentes da cambota, das capas das bielas, dos segmentos... enfim... a água nunca é tão bom lubrificante como o pior dos óleos de marca branca.
Leva isso quando possível a um local onde percebam desses motores e deixa-te de curiosos!
Há vários tipos de testes a fazer:
https://www.2carpros.com/articles/he...ket-blown-test
Se nenhum der positivo... Tanto melhor! Não era a junta!
Já tive várias e a única que vi borbulhar no vaso de expansão foi quando mudei o anticongelante e purguei mal o sistema... aí queimei a junta em menos de 30 minutos... mas essa foi mesmo queimada e dava para ver no ponteiro da temperatura! Mas foi pelas suas próprias rodas para a oficina uns dias depois...
As outras foram só passagens entre água e óleo... nada demais!
Tens o sensor de nível mínimo no vaso de expansão? Está ligado?... E não acendeu a luz nunca? A temperatura nunca subiu demasiado? Então não é muito grave... Leva isso a quem perceba da poda...
Comentário
-
Originalmente Colocado por eblase Ver Post
De facto a qualidade de construção varia muito de marca para marca.
Há carros que são mal tratados pra caramba e não chega a isto, outros como o caso do vídeo é o que se vê.
Comentário
-
Indica que tem óleo a misturar-se com o anticongelante... não acredites se te disserem que é condensação!
É passagem de anticongelante para o óleo entre os cilindros 3 e 4 (os mais à direita, olhando de frente para o motor). Não tem nada que saber! Chapa 1 e fazer em quem saiba o que está a fazer.
Há uma hipótese muito remota para esse café com leite estar a acontecer por uma fuga no O-ring grande e verde que liga o colector de admissão à cabeça.
Talvez uns 5-10% de casos... mas existem!! É uma hipótese remota mas não é de descurar totalmente!
Fazendo o teste químico do CO2 dissolvido no anticongelante dá para perceber se temos gases de escape no líquido (fuga pela junta da cabeça) ou se é apenas café com leite (fuga pelo O-ring do colector que é arrefecido pelo mesmo anticongelante e que vai para dentro do cilindro nº 1 na mesma).
https://itstillruns.com/test-co2-car...-10026175.html
Este teste dispensa o teste de compressão porque a junta da cabeça poderá estar boa.
O teste visual às velas poderá ser conclusivo neste caso porque vai sempre haver anticongelante nos cilindros... Se for apenas no cilindro 1 eventualmente a escorrer também para o 2... (os mais à esquerda) é fuga de água pelo O-ring do colector (são uns 10€ e uma hora de agradável trabalho!). Se as velas 3 e 4 tiverem as marcas de água... esquece o O-ring... são mais euros e muitas horas de trabalho.
Em ambos os casos, todo o sistema de refrigeração terá de ser bem lavado (com água da rede!), confirmar que a válvula de purga (uma esfera) entre a cabeça e o vaso de expansão (por aquele tubo fininho que entra por baixo do vaso) está MESMO desobstruída e que flui água por lá no sentido vaso - motor (usar um punção fino e dar umas marteladas suaves... sem partir nada!) e depois é só atestar de novo líquido OAT a 50% (ou 40 ou 30...) e mudar o 1º óleo 10W40 e respectivo filtro aos 10 mil km. Depois de 15 em 15 mil, sempre de marcas conhecidas.Editado pela última vez por CL; 16 June 2019, 22:15.
Comentário
-
Originalmente Colocado por CL Ver PostIndica que tem óleo a misturar-se com o anticongelante... não acredites se te disserem que é condensação!
É passagem de anticongelante para o óleo entre os cilindros 3 e 4 (os mais à direita, olhando de frente para o motor). Não tem nada que saber! Chapa 1 e fazer em quem saiba o que está a fazer.
Há uma hipótese muito remota para esse café com leite estar a acontecer por uma fuga no O-ring grande e verde que liga o colector de admissão à cabeça.
Talvez uns 5-10% de casos... mas existem!! É uma hipótese remota mas não é de descurar totalmente!
Fazendo o teste químico do CO2 dissolvido no anticongelante dá para perceber se temos gases de escape no líquido (fuga pela junta da cabeça) ou se é apenas café com leite (fuga pelo O-ring do colector que é arrefecido pelo mesmo anticongelante e que vai para dentro do cilindro nº 1 na mesma).
https://itstillruns.com/test-co2-car...-10026175.html
Este teste dispensa o teste de compressão porque a junta da cabeça poderá estar boa.
O teste visual às velas poderá ser conclusivo neste caso porque vai sempre haver anticongelante nos cilindros... Se for apenas no cilindro 1 eventualmente a escorrer também para o 2... (os mais à esquerda) é fuga de água pelo O-ring do colector (são uns 10€ e uma hora de agradável trabalho!). Se as velas 3 e 4 tiverem as marcas de água... esquece o O-ring... são mais euros e muitas horas de trabalho.
Em ambos os casos, todo o sistema de refrigeração terá de ser bem lavado (com água da rede!), confirmar que a válvula de purga (uma esfera) entre a cabeça e o vaso de expansão (por aquele tubo fininho que entra por baixo do vaso) está MESMO desobstruída e que flui água por lá no sentido vaso - motor (usar um punção fino e dar umas marteladas suaves... sem partir nada!) e depois é só atestar de novo líquido OAT a 50% (ou 40 ou 30...) e mudar o 1º óleo 10W40 e respectivo filtro aos 10 mil km. Depois de 15 em 15 mil, sempre de marcas conhecidas.
Comentário
-
É uma hipótese ainda mais remota ser a fuga pelo "O-ring" verde.
Na verdade não é um O-ring... é uma junta tórica com o formato de 6 "O-rings" (4 grandes e 2 mais pequenitos) e actualmente usa-se uma em Viton que é acastanhada... mas a verde faz o mesmo serviço! Não aguenta é temperaturas tão altas quanto o Viton... mas isso são detalhes que não escamoteiam o problema base e que também não é da posição do termostato...
Pode acontecer! E acontece! Passar água/anticongelante pela vedação da válvula de purga (ou jiggle valve ou como se queira chamar àquilo...) e entra pelo cilindro nº1 (pode ser acompanhado com fuga para o exterior (o colector é de plástico e os plásticos deformam-se com a temperatura e a idade!), ou pode ser só fuga interior ou só fuga para o exterior, há todos os casos!). Se a fuga interior for grande, nem toda a água será evaporada com a combustão e o anticongelante irá corroendo os metais e abrindo caminho entre os segmentos e fazer essa emulsão com o óleo.
É um caso muito rebuscado...
O mais normal quando há essa emulsão é uma passagem na junta da cabeça numa zona de elastómero entre os canais de óleo e anticongelante que pode ser num sentido ou no outro ou em ambos! Mas que nada afecta as zonas de vedação metálica pelo que não há perda de compressão nem água nos cilindros nem CO2 no anticongelante...
No teu caso parece haver sobreaquecimento... se o nível no vaso de expansão tem sido mantido acima do mínimo (tens o sensor instalado? E a ficha ligada? E a lâmpada no painel de instrumentos não está fundida? Nem o cabo partido?) portanto... excluindo as opções já apresentadas de termostato semi-fechado, fuga na tubagem e radiador, tampa do vaso de expansão defeituosa e não aguentando já a pressão normal... bomba de água corroída, etc. e tal... então vai sobrar para a junta da cabeça e aí muda-se também a junta do colector de admissão (e do escape e vê lá se está na altura de mudar a distribuição e bomba de água...) e mais uma catrefada de coisas, como os 4 retentores das árvores de cames, porque têm mesmo que ser e se está a mexer nos componentes (voltar a colocar os velhos ou novos dá o mesmo tempo de mão-de-obra!).
Comentário
-
Originalmente Colocado por CL Ver PostÉ uma hipótese ainda mais remota ser a fuga pelo "O-ring" verde.
Na verdade não é um O-ring... é uma junta tórica com o formato de 6 "O-rings" (4 grandes e 2 mais pequenitos) e actualmente usa-se uma em Viton que é acastanhada... mas a verde faz o mesmo serviço! Não aguenta é temperaturas tão altas quanto o Viton... mas isso são detalhes que não escamoteiam o problema base e que também não é da posição do termostato...
Pode acontecer! E acontece! Passar água/anticongelante pela vedação da válvula de purga (ou jiggle valve ou como se queira chamar àquilo...) e entra pelo cilindro nº1 (pode ser acompanhado com fuga para o exterior (o colector é de plástico e os plásticos deformam-se com a temperatura e a idade!), ou pode ser só fuga interior ou só fuga para o exterior, há todos os casos!). Se a fuga interior for grande, nem toda a água será evaporada com a combustão e o anticongelante irá corroendo os metais e abrindo caminho entre os segmentos e fazer essa emulsão com o óleo.
É um caso muito rebuscado...
O mais normal quando há essa emulsão é uma passagem na junta da cabeça numa zona de elastómero entre os canais de óleo e anticongelante que pode ser num sentido ou no outro ou em ambos! Mas que nada afecta as zonas de vedação metálica pelo que não há perda de compressão nem água nos cilindros nem CO2 no anticongelante...
No teu caso parece haver sobreaquecimento... se o nível no vaso de expansão tem sido mantido acima do mínimo (tens o sensor instalado? E a ficha ligada? E a lâmpada no painel de instrumentos não está fundida? Nem o cabo partido?) portanto... excluindo as opções já apresentadas de termostato semi-fechado, fuga na tubagem e radiador, tampa do vaso de expansão defeituosa e não aguentando já a pressão normal... bomba de água corroída, etc. e tal... então vai sobrar para a junta da cabeça e aí muda-se também a junta do colector de admissão (e do escape e vê lá se está na altura de mudar a distribuição e bomba de água...) e mais uma catrefada de coisas, como os 4 retentores das árvores de cames, porque têm mesmo que ser e se está a mexer nos componentes (voltar a colocar os velhos ou novos dá o mesmo tempo de mão-de-obra!).
Comentário
-
Originalmente Colocado por CL Ver PostA reparação ideal são uns 800€ no Lourel, em Sintra...
Certamente que haverá locais onde fazem por 300€... não sei com que materiais e conhecimentos.
Comentário
-
São os únicos onde eu ponho as mãos a 300 metros do lume...
É a British Car... agora são agentes da Peugeot/Citroen e também reparam tudo o que lá aparecer... não te admires se não vires lá muitos Rover/MG... mas algum Ferrari ou Jaguar será mais habitual.
Quem percebe de Rovers... mexe em qq coisa que tenha rodas!
Vê também o João na Bosch de Algés... ele conhece a coisa (mas aí eu ponho as minhas mãos ainda mais longe da fogueira!). Nunca lá fui para essas questões... não penso lá ir! Vou onde conheço que (mal e porcamente...) vão fazendo o "state of the art". E têm as máquinas dedicadas e o know-how para esmifrar mais uns 2-3cv daquilo... ou 10 ou 8...
Há um gajo muito jeitoso no Montijo, mas eu não sei se ele terá tempo para esse carro... é um gajo muito competente mas que está normalmente sempre assoberbado com outros carros para problemas múltiplos... é uma questão de falares com todos e decidires por algum...
Comentário
-
Originalmente Colocado por CL Ver PostHá um gajo muito jeitoso no Montijo, mas eu não sei se ele terá tempo para esse carro... é um gajo muito competente mas que está normalmente sempre assoberbado com outros carros para problemas múltiplos... é uma questão de falares com todos e decidires por algum...
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário