Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria GPS Citroen C5 2010

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Agradeço imenso a ajuda do Nuno, até porque está a tentar ajudar, mas na realidade não está a compreender aquilo de que me queixo. Tudo o que relatei é comportamento anormal do GPS. Até há 15 atrás, estava tudo normal. O que é o normal? Dou à chave o sistema mostra logo onde estou (mesmo!) e a que altitude, Introduzo o endereço e em 3 ou 4 segundos tenho a rota e tá a rolar. Tenho todos os mapas da Europa e com a atualização do ano passado (a última que a Citroen fará para este sistema). Tudo o resto que relatei é anormal e NUNCA aconteceu antes.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por cole Ver Post
      Agradeço imenso a ajuda do Nuno, até porque está a tentar ajudar, mas na realidade não está a compreender aquilo de que me queixo. Tudo o que relatei é comportamento anormal do GPS. Até há 15 atrás, estava tudo normal. O que é o normal? Dou à chave o sistema mostra logo onde estou (mesmo!) e a que altitude, Introduzo o endereço e em 3 ou 4 segundos tenho a rota e tá a rolar. Tenho todos os mapas da Europa e com a atualização do ano passado (a última que a Citroen fará para este sistema). Tudo o resto que relatei é anormal e NUNCA aconteceu antes.
      Eu não tenho acesso ao sistema, portanto não posso testar e ver eu próprio.
      A única coisa que posso fazer é lançar hipóteses, e seres tu a validar essas hipóteses.

      Portanto, volto a sugerir que vejas quantos satélites estão em uso quando a posição e altitude estão com problemas. E ver também em que condições isso ocorre (condições climatéricas, prédios, árvores, outro tipo de espaço coberto, etc.). Também quanto tempo depois de ligar o carro é que ocorre, e durante quanto tempo.

      Comentário


        #33
        Quanto aos mapas, o facto de teres os mapas da Europa, não significa que tudo esteja completo. A actualização pode ter falhado (ou a descarga dos mapas). Os ficheiros da área podem ter falhado durante a descarga ou durante a escrita no armazenamento do sistema de navegação. Ou ter sido falha na leitura dos mapas, ou falta de memória. Ou seja, muita coisa pode ter acontecido.
        Mas duvido seriamente que a falha de apresentação dos mapas tenha algo que ver com a localização no mapa. Até porque a situação que descreves é consistente com o tempo necessário para adquirir um fix dos satélites.

        Comentário


          #34
          Mais uma vez, depois de 5 anos e 112.000 Kms feitos conheço, naturalmente, bem o carro e uso muito o GPS porque sou um desorientado do caraças e nunca me lembro do caminho. A única situação em que o bicho não funciona é, por exemplo no parque de estacionamento subterrâneo (por razões óbvias), de resto foi sempre a bombar até agora, em vários países da Europa, incluindo Espanha, onde já estive várias vezes com este carro. Os mapas, quando falham é pelos erros cartográficos.

          As anormalidades são as que descrevo no inicio do post e que NUNCA aconteceram antes.

          Comentário


            #35
            Pois... e um sistema de navegação é um computador, e os computadores não avariam com esse tipo de sintomas.
            Para deixar de mostrar mapas, e sozinho voltar a mostrar após 300km, é porque os mapas têm problemas (ausência ou ficheiros de mapa corrompidos, para uma dada área).
            Quando muito podes voltar a tentar fazer update dos mapas (garantindo que são descarregados sem erros, e o sistema os recebe sem erros), mas eventualmente só evitará a repetição do erro que aconteceu em Espanha, e não o problema de localização.

            Mas faz-me lá o favor de ver a quantidade de satélites em uso durante as falhas de localização e altitude.
            Obrigado.

            Comentário


              #36
              E já agora, vê também a data e hora do sistema, incluindo o ano.

              Comentário


                #37
                Ok, amanhã vejo isso. Obrigado.

                Comentário


                  #38
                  Já agora, o update dos mapas foi feito na Citroën, ou foste tu?
                  Se foste tu, os mapas foram descarregados de um site oficial da Citroën, ou de outro local?
                  Quando é que foi feita essa actualização?
                  A actualização era só mapas, ou era de software?
                  Houve mais alguma alteração para além do update?
                  Mudaste de telemóvel antes da ida para Espanha?

                  Comentário


                    #39
                    A última actualização de mapas é "emprestada" mas tem estado a funcionar em pleno há mais de um ano. Não houve mais nenhuma alteração. Não mudei de telemóvel, mas o que tem este a ver com as falhas?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por cole Ver Post
                      A última actualização de mapas é "emprestada" mas tem estado a funcionar em pleno há mais de um ano. Não houve mais nenhuma alteração. Não mudei de telemóvel, mas o que tem este a ver com as falhas?
                      A parte do update dos mapas era para tentar perceber se a actualização teria sido a causa de problemas, mas imagino que, sendo “emprestada” seja provavelmente apenas uma cópia de um SD Card. Se for um SD Card, também é possível que um mau contacto esteja na origem da falha dos mapas em Espanha (para além dos erros nos ficheiros dos mapas que referi).

                      Quanto a uma mudança de telemóvel, tem a ver com os diferentes serviços/perfis de Bluetooth que podem estar implementados num telemóvel e não noutro. Por exemplo, um poderia fornecer um serviço para actualizar a data/hora do sistema, e outro não, ou outro tipo de serviço que permita acesso a dados, por exemplo (o que poderia ser responsável pela diferença no tempo de fix dos satélites).

                      Uma data/hora correcta é importante para reduzir o tempo necessário à obtenção dos fix dos satélites.

                      Comentário


                        #41
                        Não conheco o sistema da citroen mas pode acontecer com a actualizacão não ter apagado os mapas antigos( isto ja aconteceu noutras marcas e depois dá chatice).
                        Se der para ver nas defnições do gps quais os mapas que estão instalados. dá para ter uma ideia se lá ficaram os mapas antigos ou não.
                        Em caso de mapas "emprestados" as vezes os mesmos tem de ser actualizados segundo uma segurencia por excemplo para os dacias os mapas de portugal e espanha primeiro tem de ser actalizado o de espanha e só depois o iberia senão dá asneira.

                        Comentário


                          #42
                          Como disse, a atualização está (estava) a funcionar perfeitamente há mais de um ano.

                          Hoje ainda não houve anomalias.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por cole Ver Post
                            (...)
                            Hoje ainda não houve anomalias.
                            Cada vez me parece mais como não havendo qualquer problema no sistema.
                            Se houvesse efectivamente algum problema, deveria manifestar-se sempre (ou quase). Pelo menos quando ligasses o carro depois de estar parado várias horas (durante a noite, por exemplo).

                            Comentário


                              #44
                              Ó homem nada disto aconteceu durante 5 anos, começa a acontecer em on/off e tu achas normalíssimo...


                              Já tive uma placa gráfica ( na verdade ainda a tenho guardada como backup) que funcionava quando queria. Desde que arrancasse ao ligar o PC não falhava. Mas se tivesse de desligar, depois era uma roleta russa.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                Ó homem nada disto aconteceu durante 5 anos, começa a acontecer em on/off e tu achas normalíssimo...
                                (...)
                                Acho perfeitamente plausível que tenha acontecido durante esses 5 anos, mas nunca tenhas reparado, e que tenhas começado a reparar só após aqueles 300km sem mapas.

                                Dizes que, quando acontece, é apenas pouco depois de ligares o carro?
                                Se entrares em garagens subterrâneas o comportamento é igual?
                                Os mapas estão em armazenamento interno, ou num SD Card?


                                Quanto à gráfica... é essa a questão: tem um padrão de comportamento.
                                Nesse caso, ou não arranca, ou se arrancar funciona.

                                No teu caso do GPS não existe um padrão.
                                Por isso é que eu tenho colocado questões, para tentar identificar um padrão.

                                Até ao momento, o único padrão que tenho é:
                                1. há 1 ano que foi actualizado.
                                2. deste então funcionou bem até há 15 dias.
                                3. há 15 dias os mapas não apareceram durante 300km.
                                4. desde então tens notado ocasionalmente demora no fix dos satélites quando ligas o carro.

                                Como não vejo nenhuma relação física entre o ponto 3. e 4., nem repetição do erro do ponto 3., só consigo compreender o ponto 4. como sendo um modo diferente de olhar para o sistema de navegação fruto do erro verificado em 3.

                                Comentário


                                  #46
                                  Os mapas estão num cartão sd, mas o GPS não o usa para calcular a altitude, essa funcionalidade é realizada mesmo sem o cartão.

                                  Ainda ontem fez outra coisa anómala. Ia numa autoestrada a funcionar perfeitamente, mas sem mostrar altitude e de repente a seta de direção saltou para a estrada paralela. Segundos mais tarde voltou ao sítio e foi fazendo isto.

                                  Achas mesmo que nunca teria reparado numa coisa destas?? Ou que a altitude está a - 200m ??

                                  É claramente uma avaria. Intermitente, sem dúvida, mas frequente. E preciso de encontrar quem mexa nisto.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                    Os mapas estão num cartão sd, mas o GPS não o usa para calcular a altitude, essa funcionalidade é realizada mesmo sem o cartão.

                                    Ainda ontem fez outra coisa anómala. Ia numa autoestrada a funcionar perfeitamente, mas sem mostrar altitude e de repente a seta de direção saltou para a estrada paralela. Segundos mais tarde voltou ao sítio e foi fazendo isto.

                                    Achas mesmo que nunca teria reparado numa coisa destas?? Ou que a altitude está a - 200m ??

                                    É claramente uma avaria. Intermitente, sem dúvida, mas frequente. E preciso de encontrar quem mexa nisto.
                                    Isso não é avaria.
                                    Isso acontece sempre que apanha poucos satélites (pouca precisão na localização).
                                    É perfeitamente normal acontecer nessas situações.
                                    Ás vezes até com excelente precisão isso acontece. Já vi acontecer nos mais variados sistemas de navegação,

                                    Voltamos então ao início.
                                    Se regularmente tem uma captação deficiente dos satélites em condições normais (sem prédios, sem árvores, céu sem nuvens, etc.), então tens de ver a antena de GPS (imagino que esteja no cluster de antenas do tejadilho), cabo, e conexão.

                                    Mas, mais uma vez, o desaparecimento dos mapas não tem nada a ver com esses sintomas.
                                    A questão do SD Card era para saber se o desaparecimento dos mapas poderia ser por um mau contacto do SD Card, ou se teria de ser uma falha permanente dos mapas.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                      Os mapas estão num cartão sd, mas o GPS não o usa para calcular a altitude, essa funcionalidade é realizada mesmo sem o cartão.

                                      Ainda ontem fez outra coisa anómala. Ia numa autoestrada a funcionar perfeitamente, mas sem mostrar altitude e de repente a seta de direção saltou para a estrada paralela. Segundos mais tarde voltou ao sítio e foi fazendo isto.

                                      Achas mesmo que nunca teria reparado numa coisa destas?? Ou que a altitude está a - 200m ??

                                      É claramente uma avaria. Intermitente, sem dúvida, mas frequente. E preciso de encontrar quem mexa nisto.
                                      Quando eu tinha o 607, falei 2 x com um gajo de Estarreja que era "especializado" em arranjar actualizações para GPS que funcionam por DVD. Fiz 2 actualizações de mapas e adquiri mapas adicionais quando fiz a road trip até França e Itália e a verdade é que até vender o carro nunca tive qualquer problema. Não sei é se a expertise dele inclui corrigir esse tipo de situações.

                                      Se quiseres, mando-te o contacto dele por PM.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Nuno, o que achas normal NUNCA aconteceu em 112.000 kms. Agradeço a tua tentativa de ajuda, mas vamos agora dar espaço a que outros entrem na conversa. De qualquer forma vou verificar a antena.

                                        Lino, provavelmente é só um fulano que faz atualizações, mas não perco nada em falar com ele.Obrigado.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Ok, deixa-me procurar aqui e depois eu mando.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                            Nuno, o que achas normal NUNCA aconteceu em 112.000 kms. Agradeço a tua tentativa de ajuda, mas vamos agora dar espaço a que outros entrem na conversa. De qualquer forma vou verificar a antena.

                                            Lino, provavelmente é só um fulano que faz atualizações, mas não perco nada em falar com ele.Obrigado.
                                            Vê mas é quantos satélites estão em uso quando acontecem esses problemas.
                                            Sem altitude, deverão ser menos de 4 satélites.
                                            Com pouca precisão, deverão ser 4 ou 5 satélites.
                                            Para ter boa precisão, deverás ter 8 ou mais satélites.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Se calhar na volta são os satélites que andam em greve!!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Se calhar na volta são os satélites que andam em greve!!
                                                Pode ser o Trump a fazer birra, que os satélites são dele, e se alguém quiser tem de pagar à NATO o que deve.


                                                Já este gajo é americano, consegue no mínimo 11 satélites só para ele (na maior parte do tempo tem 14 satélites). Obviamente assim não sobram para os outros.


                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O problema das árvores, nuvens, Sun-spots, etc.:

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Vê mas é quantos satélites estão em uso quando acontecem esses problemas.
                                                    Sem altitude, deverão ser menos de 4 satélites.
                                                    Com pouca precisão, deverão ser 4 ou 5 satélites.
                                                    Para ter boa precisão, deverás ter 8 ou mais satélites.
                                                    Cole faz isto o que o Nuno 156 recomendou, assim tens uma base para perceberes o que se está a passar e quando.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Já agora, sobre o tempo que demora um GPS a fixar a posição:

                                                      http://ozzmaker.com/take-long-get-gps-fix/

                                                      (...)
                                                      Why does it take so long to get a GPS fix?


                                                      Have you ever wondered why it sometimes takes your GPS module 10-20 minutes to get a GPS fix? This post will explain why.

                                                      Each satellite sends a message every 30 seconds. This message consists of two main components;
                                                      • Ephemeris data, used to calculate the position of each satellite in orbit
                                                      • Almanac , which is information about the time and status of the entire satellite constellation.

                                                      Only a small portion of the Almanac is included in a GPS message. It takes 25 messages (12.5 minutes) to get the full Almanac. The full Almanac is needed before a GPS fix can be obtained. This is Time To First Fix (TTFF).
                                                      TTFF is a measure of the time required for a GPS receiver to acquire satellite signals and navigation data, and calculate a position solution (called a fix).
                                                      The above happens during a cold start, this is when the GPS module has been off for some time and has no data in its memory. A full Almanac download is required to get TTFF. If the GPS module has clear line of sight to all satellites, the shortest time for TTFF is 12.5 minutes.
                                                      In a warm start scenario, the GPS module has valid Almanac data, is close to its last position (100km or so) and knows the time within about 20 seconds. This approximate information helps the receiver estimate the range to satellites. The TTFF for a warm start can be as short as 30 seconds, but is usually just a couple of minutes.
                                                      A receiver that has a current almanac, ephemeris data, time and position can have a hot start. A hot start can take from 0.5 to 20 seconds for TTFF.

                                                      Smarts phones use Assisted GPS (aGPS), this allows them to download the Ephemeris data and Almanac over the cell network which greatly reduces the TTFF.

                                                      (...)
                                                      Os tais 10 a 15 minutos que referes acontecer por vezes, que ocorrem num cold start.

                                                      Um Assisted GPS (ligação à internet) consegue um fix “imediato”, equivalente a um hot start.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Como disse isto hoje esteve quase normal. Ainda agora liguei o carro e automaticamente apareceu a rua onde estou e a altitude, como é normal, sem esperas (concedo que de vez em quando leva 3, 4 SEGUNDOS). Posso estar debaixo de árvores, junto a prédios altos,etc, que é sempre igual.
                                                        Desliguei o carro e voltei a ligar. Verifiquei imediatamente os satélites, tinha fix de 7. Desta vez a altitude levou três minutos a aparecer.

                                                        Esta tarde fiz uma viagem de 6 km sem ter a altitude e com a orientação a funcionar na perfeição. Se fosse a antena tinha de afetar as duas coisas.

                                                        Só mais um aspecto. Tenho a data/hora do sistema corretas, com sincronia do GPS desligada, porque costuma precisamente dessincronizar. No menu "oculto" do GPS a data aparece 14/01/2000 e com uma hora a menos. Isso faz algum sentido?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                                          Como disse isto hoje esteve quase normal. Ainda agora liguei o carro e automaticamente apareceu a rua onde estou e a altitude, como é normal, sem esperas (concedo que de vez em quando leva 3, 4 SEGUNDOS). Posso estar debaixo de árvores, junto a prédios altos,etc, que é sempre igual.
                                                          Desliguei o carro e voltei a ligar. Verifiquei imediatamente os satélites, tinha fix de 7. Desta vez a altitude levou três minutos a aparecer.

                                                          Esta tarde fiz uma viagem de 6 km sem ter a altitude e com a orientação a funcionar na perfeição. Se fosse a antena tinha de afetar as duas coisas.

                                                          Só mais um aspecto. Tenho a data/hora do sistema corretas, com sincronia do GPS desligada, porque costuma precisamente dessincronizar. No menu "oculto" do GPS a data aparece 14/01/2000 e com uma hora a menos. Isso faz algum sentido?
                                                          A data e hora são importantes para o tempo de fix do GPS.
                                                          Quanto mais correcta estiver a data e hora, mais rápido será a fazer o fix, porque sem isso terá de esperar pelas horas enviadas pelos satélites, para poder calcular a posição de cada um e a distância a que cada um está. Os satélites enviam dados a uns estonteantes 50bps (sim, 50 bits por segundo, só). E qualquer interferência obriga a esperar por repetição.

                                                          O que consideras a orientação? Sul, Norte, Este, Oeste?
                                                          Isso pode tanto ser dado por uma bússola, como pelo movimento do carro (diferença de posições), não tem nada a ver com o sinal do GPS. O sinal do GPS só te dá a posição (longitude, latitude, e altitude), não te dá a orientação.

                                                          A antena (qualidade de recepção do sinal dos satélites) afecta apenas o tempo que demora a obter uma localização, e a precisão dessa localização (localização é longitude, latitude, e altitude). Com 3 satélites consegues localização 2D (latitude e longitude), com 4 satélites consegues localização 3D (lat, lon, e altitude).

                                                          Quanto a teres ligado agora o carro, depende de há quanto tempo o desligaste antes disso (vê o meu post sobre o TTFF).

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Acabei de fazer duas pequenas viagens quase consecutivas.A primeira foi de 7 Km. Não introduzi rota, apenas tive o ecran ligado a mostar o caminho por onde estava a seguir, tudo funcionou a 100%, incluindo a altitude. Parei o carro durante cerca de 15 minutos, arranquei novamente e introduzi endereço para um percurso de 25 Km que conheço bem (foi mesmo para experiência). O GPS respondeu logo, calculou a rota e funcionou normalmente a todos os níveis, exceto na altitude, que apenas apareceu nos últimos 100m do trajeto. Durante a viagem monitorizei o fix de satélites que variou constantemente entre 1 e 7 (durante 1/2 segundos mostrou o), com maior insistência entre 3 e 5, mas constantemente a mudar. Como disse, num percurso de 25 Km (estive sempre a olhar para lá) só apareceu a altitude nos últimos 100m e nesse momento o fix ficou pela primeira vez estável nos 4.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                                              Acabei de fazer duas pequenas viagens quase consecutivas.A primeira foi de 7 Km. Não introduzi rota, apenas tive o ecran ligado a mostar o caminho por onde estava a seguir, tudo funcionou a 100%, incluindo a altitude. Parei o carro durante cerca de 15 minutos, arranquei novamente e introduzi endereço para um percurso de 25 Km que conheço bem (foi mesmo para experiência). O GPS respondeu logo, calculou a rota e funcionou normalmente a todos os níveis, exceto na altitude, que apenas apareceu nos últimos 100m do trajeto. Durante a viagem monitorizei o fix de satélites que variou constantemente entre 1 e 7 (durante 1/2 segundos mostrou o), com maior insistência entre 3 e 5, mas constantemente a mudar. Como disse, num percurso de 25 Km (estive sempre a olhar para lá) só apareceu a altitude nos últimos 100m e nesse momento o fix ficou pela primeira vez estável nos 4.
                                                              Pois... a maioria do tempo com 3 a 5 satélites não dá...

                                                              O mínimo para ter altitude são 4... e têm de estar em azimutes bem afastados.

                                                              Se tiveres muitos satélites (por exemplo os 7 que tiveste de máximo), e todos estiverem no mesmo azimute (ou azimutes semelhantes), é como se tivesses apenas 1 satélite. Por exemplo, ter 4 satélites em que um está a Norte, outro a Sul, outro a Este, e outro a Oeste, é melhor que ter 7 satélites todos a Oeste.

                                                              Por exemplo, se fores numa estrada com prédios altos à esquerda e à direita, ficas apenas com azimutes ao longo do plano vertical que intersecta a estada, o que é praticamente o mesmo que estar reduzido a 2 ou 3 satélites, por mais que sejam os satélites em uso.

                                                              Se fores ver o primeiro vídeo que coloquei ontem, ficam explicadas duas coisas:

                                                              1. Pode demorar até 15 minutos ou mais para obter um bom fix.
                                                              2. Estacionário.

                                                              Ou seja, se iniciares o movimento antes de teres terminado o fix de uma quantidade razoável de satélites, poderás passar a viagem toda sem conseguires obter os satélites necessários.

                                                              Dito isto, ficou claro que os problemas que dizes ter (localização a "saltar" de um lado para o outro, e falta de indicação de altitude) tem a ver com a falta de fix de satélites em quantidade suficiente.

                                                              Agora, das duas uma:
                                                              — Ou sempre foi assim, e só começaste a notar porque ficaste mais atento devido à falha dos mapas em Espanha.
                                                              — Ou então o sistema está a perder capacidade de recepção do sinal GPS (que não tem nada a ver com a falha de mapas).

                                                              Vamos admitir que é perda da qualidade de recepção do sinal de GPS.

                                                              Como é que pode surgir essa perda de qualidade?:
                                                              — A antena está oxidada, partida, etc.
                                                              — O cabo que liga a antena ao receptor de GPS está danificado.
                                                              — As conexões (cabo <> receptor, ou cabo <> antena) estão com contacto deficiente.

                                                              Em princípio, a antena de GPS deverá estar situada no cluster de antenas que está no tejadilho do carro.
                                                              Podes observar visualmente se a capa desse cluster está danificada, ou a borracha de isolamento entre o plástico do cluster e a chapa do tejadilho está em condições. Se houver a possibilidade de entrar água ou humidade, poderás ter a antena oxidada e a perder capacidade de recepção.

                                                              Se não conseguires inspeccionar nada visualmente, sugiro que tentes arranjar (pedir emprestada) uma antena externa de GPS que possas ligar ao receptor de GPS, para testar se com uma antena nova/boa a recepção fica melhor (experimentando alternar entre ambas as antenas, e esperando 15 minutos com cada uma delas para ver se existe diferença na quantidade de satélites captados). Nota, convém fazer o teste parado, com as duas antenas perto uma da outra (se tiver fio suficiente para chegar a externa à de origem no tejadilho), e ficarem com o céu sem obstáculos (sem árvores, prédios, nuvens, etc.).

                                                              Caso contrário, será bastante complexo trocar a antena do tejadilho e o cabo, para depois chegar à conclusão que não há nada de errado com a antena nem com a recepção dos sinais de GPS.




                                                              Fui buscar um GPS BlueTooth que comprei há uns 15 anos para usar com PDAs e computadores, e que abri para tirar uma foto para ficares a ver como é uma antena GPS.
                                                              A nota e a moeda é para ter ideia das dimensões.
                                                              Com o fio é uma antena externa de GPS.

                                                              A antena é aquela cerâmica branca com um quadrado metálico com uma pequena saliência cilíndrica.
                                                              Na imagem é possível ver que a antena já apresenta sinais de oxidação no metal.



                                                              IMG_5436.jpg

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X