Boas a todos,
Agradeço a vossa ajuda / opinião, pois o quadrante do Laguna com 19 anos e pouco mais de 200.000 kms, decidiu começar a parvejar e tenho que decidir que dinheiro vou gastar.
Os 4 ponteiros e a linha de texto (contador de kms, consumos, autonomia, etc.) só se ligam passada quase 1 hora de andamento em estrada, por vezes pode ser mais cedo ou não.
As outras luzes do quadrante funcionam todas.
Observações :
Já desde há 1 ano ou assim, que frequentemente o motor de arranque gagueja para começar e por vezes nem trabalha... chegou-se a pensar que fosse o sensor captor do motor.
Reparei que com uma bateria em melhor estado que a minha actual (exactamente o mesmo modelo Varta D15), se rodar a chave 2 vezes para os acessórios (posição antes do motor de arranque), todos os ponteiros e a linha de texto se ligam.
Já percebi que a minha bateria está em fim de vida, pois com a outra exactamente igual o motor de arranque só gaguejou 1 vez em 30 ou assim.
Não vi ainda as fichas do quadrante pois tenho receio de partir coisas ao desmontar; apenas vi o fusivel dos manómetros por baixo do volante, limpei-o e aparenta estar ok.
Questões :
- o meu mecânico actual (ainda não viu o carro), diz que o quadrante pode ter dado o berro devido ao motor de arranque (com 19 anos) poder ter as escovas gastas e a fazer curto-circuito, e assim queimar o quadrante... acham possível ?
- outro electricista auto com quem falei, diz que acha isso muito pouco provável, e que é apenas o quadrante que chegou ao fim da vida util e acontece nestes carros ;
- pelo que li no forum da Renault há quem insista que é soldar todos os ponto de solda existentes, (em vez de comprar logo quadrante em 2ª mão), que resolve... será ?
Digam de vossa justiça.
Obrigado.
Agradeço a vossa ajuda / opinião, pois o quadrante do Laguna com 19 anos e pouco mais de 200.000 kms, decidiu começar a parvejar e tenho que decidir que dinheiro vou gastar.
Os 4 ponteiros e a linha de texto (contador de kms, consumos, autonomia, etc.) só se ligam passada quase 1 hora de andamento em estrada, por vezes pode ser mais cedo ou não.
As outras luzes do quadrante funcionam todas.
Observações :
Já desde há 1 ano ou assim, que frequentemente o motor de arranque gagueja para começar e por vezes nem trabalha... chegou-se a pensar que fosse o sensor captor do motor.
Reparei que com uma bateria em melhor estado que a minha actual (exactamente o mesmo modelo Varta D15), se rodar a chave 2 vezes para os acessórios (posição antes do motor de arranque), todos os ponteiros e a linha de texto se ligam.
Já percebi que a minha bateria está em fim de vida, pois com a outra exactamente igual o motor de arranque só gaguejou 1 vez em 30 ou assim.
Não vi ainda as fichas do quadrante pois tenho receio de partir coisas ao desmontar; apenas vi o fusivel dos manómetros por baixo do volante, limpei-o e aparenta estar ok.
Questões :
- o meu mecânico actual (ainda não viu o carro), diz que o quadrante pode ter dado o berro devido ao motor de arranque (com 19 anos) poder ter as escovas gastas e a fazer curto-circuito, e assim queimar o quadrante... acham possível ?
- outro electricista auto com quem falei, diz que acha isso muito pouco provável, e que é apenas o quadrante que chegou ao fim da vida util e acontece nestes carros ;
- pelo que li no forum da Renault há quem insista que é soldar todos os ponto de solda existentes, (em vez de comprar logo quadrante em 2ª mão), que resolve... será ?
Digam de vossa justiça.
Obrigado.
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