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Aumentar cavalagem diminui o consumo?

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    #31
    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    para entrar melhor nas rotundas?
    É para entrar de traseira na rotunda e parecer que é tão rápido que já está de saída ainda não entrou, e também para entrar gasolina no depósito, em lugar de sair.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por ZOXX Ver Post
      Sim, numa rotunda movimentada em que entres com boa aceleração e nem obrigues a quem lá circula a travar. Há casos assim, ou te metes e atrapalhas ou te metes e não atrapalhas. Simplesmente nas rotundas mais movimentadas é mais seguro entrares se tiveres uma melhor aceleração.
      Há quantos dias tens carta?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
        O aumentar cavalagem não diminui o consumo, o aumento de binário sim, (...)
        Não fazes a menor ideia do que estás a falar, pois não?

        Potência = RPM x Binário / K

        Portanto, o que acabaste de dizer é uma barbaridade científica.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ZOXX Ver Post
          Resumindo (exemplos):

          Dos 0-100 em vez de 8.9 poderia conseguir 8.2, em vez de fazer um consumo de 15l-100 faria 14l-100? (consumo desta aceleração)

          E na autoestrada em cruise control sempre nos 90 km/h conseguiria fazer em vez de 5l--100. 4.5l-100 por exemplo? (consumo estagnado sem desníveis)
          Será caso para prémio Nobel da Física.
          Ou da falsificação de valores.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Não fazes a menor ideia do que estás a falar, pois não?

            Potência = RPM x Binário / K

            Portanto, o que acabaste de dizer é uma barbaridade científica.
            Ele devia estar a referir-se a ter uma faixa de binário utilizável mais alargada, o que iria diminuir a rotação e por consequência o consumo relativo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
              Andar mais e consumir menos? Houve um que me disse uma vez: "já enganei muitos assim".
              E vai continuar a enganar.
              O que não falta é quem acredite em milagres.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                Ele devia estar a referir-se a ter uma faixa de binário utilizável mais alargada, o que iria diminuir a rotação e por consequência o consumo relativo.
                É igual, porque mais binário (qualquer que seja o regime) é mais força, logo mais energia, logo maior consumo.

                Por isso é que o V-TEC existe: mais binário em altos regimes, e menos em baixos regimes.
                Ou seja: modo de poupança em baixos regimes, e desempenho em altos regimes.

                Se metes mais binário numa faixa mais alagada de regime, estás a diminuir a parte de poupança (menos binário).

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                  Explicação em modo agrícola:

                  Tens uma carroça pesada que é puxada por 4 cavalos, mas não estás satisfeito com o desempenho da mesma. Decides que precisas de mais e colocas 6 cavalos a puxar a carroça.

                  Custa mais alimentar 4 ou 6 cavalos?
                  2 cavalos gasta cerca de 5 ou 6 litros aos 100

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    É igual, porque mais binário (qualquer que seja o regime) é mais força, logo mais energia, logo maior consumo.

                    Por isso é que o V-TEC existe: mais binário em altos regimes, e menos em baixos regimes.
                    Ou seja: modo de poupança em baixos regimes, e desempenho em altos regimes.

                    Se metes mais binário numa faixa mais alagada de regime, estás a diminuir a parte de poupança (menos binário).
                    Não me estava a referir ao mesmo motor. Já estava a fazer comparações entre motores diferentes.
                    Aquela célebre máxima de que um 2L gasta menos que um 1L à mesma velocidade.

                    Comentário


                      #40
                      Nem sequer importa nesse carro, com uma repro vai ficar praticamente igual. Andar a mexer assim em carros N/A é para esquecer.

                      Já reprogramei dois carros da família e com os mesmos condutores e percursos baixaram de forma verificável os consumos.

                      Agora se andares aí sempre a calcar no pedal esquece. O carro para andar mais tem de gastar mais. Mas não teres de fazer uma redução e puxar a mudança inferior eventualmente pode causar um decréscimo no consumo.

                      Não se esqueçam que os carros de origem têm de obedecer às leis das emissões, mesmo que isso leve a um consumo maior. Eliminar uma EGR ou DPF também causa um decréscimo de consumo. Portanto não adianta virem com simples fórmulas ou analogias quando existem muitos mais fatores em jogo aqui.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                        Não me estava a referir ao mesmo motor. Já estava a fazer comparações entre motores diferentes.
                        Aquela célebre máxima de que um 2L gasta menos que um 1L à mesma velocidade.
                        Aí já pode haver diferenças de eficiência, outros mecanismos de redução de consumos, consoante a tecnologia.
                        Por exemplo, um Giulia Quadrifoglio com motor de 2900cc tem um modo em que funciona a 3 cilindros (1450cc).
                        Ou os modos electrónicos de gestão que reduzem o consumo ao limitar a potência disponível.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                          (...)
                          Não se esqueçam que os carros de origem têm de obedecer às leis das emissões, mesmo que isso leve a um consumo maior. (...)
                          Pois... não.
                          Para emitir menos tem de gastar menos.
                          Se gastar mais, emite mais.
                          É Física.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Aí já pode haver diferenças de eficiência, outros mecanismos de redução de consumos, consoante a tecnologia.
                            Por exemplo, um Giulia Quadrifoglio com motor de 2900cc tem um modo em que funciona a 3 cilindros (1450cc).
                            Ou os modos electrónicos de gestão que reduzem o consumo ao limitar a potência disponível.
                            Nem me refiro apenas a isso, refiro-me a valores brutos de binário. Fruto das características do próprio motor.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              Nem me refiro apenas a isso, refiro-me a valores brutos de binário. Fruto das características do próprio motor.
                              Depende sempre da quantidade de combustível e eficiência.

                              A maior volumetria normalmente implica maior consumo.

                              Basta ver que, para cumprir as novas normas de emissões, as volumetrias têm vindo a diminuir, precisamente para diminuir os consumos.
                              Caso contrário, se a teoria das maiores volumetrias fosse verdade, os motores estariam a ficar maiores.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Pois... não.
                                Para emitir menos tem de gastar menos.
                                Se gastar mais, emite mais.
                                É Física.
                                Se falasses só em emissões de CO2 até concordava contigo.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  Não fazes a menor ideia do que estás a falar, pois não?

                                  Potência = RPM x Binário / K

                                  Portanto, o que acabaste de dizer é uma barbaridade científica.
                                  2.0 TDI -> com 400nm tenho menos consumo do que com 320nm , fazendo a mesma condução mas não preciso de explorar tanto a caixa de velocidades, a pouco mais de 1100 rpm numa 5ª desenvolve mesmo em subida, claro que se for pôr-me a puxar também tenho mais consumos do que tinha em stock mas o assunto não é esse.
                                  1.3 multijet -> tenho mais consumo neste carro do que no anterior, sem falar na necessidade de explorar a caixa.

                                  Ao aumentar binário no vag em baixas consegui deixar de precisar de puxar mais pelo carro para ter as velocidades que preciso para o que for, então como é que diminui o consumo no teu ponto de vista?

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