Originalmente Colocado por nathaniel
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Aumentar cavalagem diminui o consumo?
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Originalmente Colocado por ZOXX Ver PostSim, numa rotunda movimentada em que entres com boa aceleração e nem obrigues a quem lá circula a travar. Há casos assim, ou te metes e atrapalhas ou te metes e não atrapalhas. Simplesmente nas rotundas mais movimentadas é mais seguro entrares se tiveres uma melhor aceleração.
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Originalmente Colocado por ZOXX Ver PostResumindo (exemplos):
Dos 0-100 em vez de 8.9 poderia conseguir 8.2, em vez de fazer um consumo de 15l-100 faria 14l-100? (consumo desta aceleração)
E na autoestrada em cruise control sempre nos 90 km/h conseguiria fazer em vez de 5l--100. 4.5l-100 por exemplo? (consumo estagnado sem desníveis)
Ou da falsificação de valores.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNão fazes a menor ideia do que estás a falar, pois não?
Potência = RPM x Binário / K
Portanto, o que acabaste de dizer é uma barbaridade científica.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostEle devia estar a referir-se a ter uma faixa de binário utilizável mais alargada, o que iria diminuir a rotação e por consequência o consumo relativo.
Por isso é que o V-TEC existe: mais binário em altos regimes, e menos em baixos regimes.
Ou seja: modo de poupança em baixos regimes, e desempenho em altos regimes.
Se metes mais binário numa faixa mais alagada de regime, estás a diminuir a parte de poupança (menos binário).
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Originalmente Colocado por petrus Ver PostExplicação em modo agrícola:
Tens uma carroça pesada que é puxada por 4 cavalos, mas não estás satisfeito com o desempenho da mesma. Decides que precisas de mais e colocas 6 cavalos a puxar a carroça.
Custa mais alimentar 4 ou 6 cavalos?
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostÉ igual, porque mais binário (qualquer que seja o regime) é mais força, logo mais energia, logo maior consumo.
Por isso é que o V-TEC existe: mais binário em altos regimes, e menos em baixos regimes.
Ou seja: modo de poupança em baixos regimes, e desempenho em altos regimes.
Se metes mais binário numa faixa mais alagada de regime, estás a diminuir a parte de poupança (menos binário).
Aquela célebre máxima de que um 2L gasta menos que um 1L à mesma velocidade.
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Nem sequer importa nesse carro, com uma repro vai ficar praticamente igual. Andar a mexer assim em carros N/A é para esquecer.
Já reprogramei dois carros da família e com os mesmos condutores e percursos baixaram de forma verificável os consumos.
Agora se andares aí sempre a calcar no pedal esquece. O carro para andar mais tem de gastar mais. Mas não teres de fazer uma redução e puxar a mudança inferior eventualmente pode causar um decréscimo no consumo.
Não se esqueçam que os carros de origem têm de obedecer às leis das emissões, mesmo que isso leve a um consumo maior. Eliminar uma EGR ou DPF também causa um decréscimo de consumo. Portanto não adianta virem com simples fórmulas ou analogias quando existem muitos mais fatores em jogo aqui.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostNão me estava a referir ao mesmo motor. Já estava a fazer comparações entre motores diferentes.
Aquela célebre máxima de que um 2L gasta menos que um 1L à mesma velocidade.
Por exemplo, um Giulia Quadrifoglio com motor de 2900cc tem um modo em que funciona a 3 cilindros (1450cc).
Ou os modos electrónicos de gestão que reduzem o consumo ao limitar a potência disponível.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostAí já pode haver diferenças de eficiência, outros mecanismos de redução de consumos, consoante a tecnologia.
Por exemplo, um Giulia Quadrifoglio com motor de 2900cc tem um modo em que funciona a 3 cilindros (1450cc).
Ou os modos electrónicos de gestão que reduzem o consumo ao limitar a potência disponível.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostNem me refiro apenas a isso, refiro-me a valores brutos de binário. Fruto das características do próprio motor.
A maior volumetria normalmente implica maior consumo.
Basta ver que, para cumprir as novas normas de emissões, as volumetrias têm vindo a diminuir, precisamente para diminuir os consumos.
Caso contrário, se a teoria das maiores volumetrias fosse verdade, os motores estariam a ficar maiores.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNão fazes a menor ideia do que estás a falar, pois não?
Potência = RPM x Binário / K
Portanto, o que acabaste de dizer é uma barbaridade científica.
1.3 multijet -> tenho mais consumo neste carro do que no anterior, sem falar na necessidade de explorar a caixa.
Ao aumentar binário no vag em baixas consegui deixar de precisar de puxar mais pelo carro para ter as velocidades que preciso para o que for, então como é que diminui o consumo no teu ponto de vista?
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