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Isto é normal? Ou é esperteza saloia da marca?? - Reclamação da Hyundai
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Eu desde 2009 que tenho carro com DPF. Nos da empresa nunca tive problemas pq sempre fizeram uma média de 40k kms ano.
Na AR 159 tive uma vez a luz acesa e entrou em safe mode, fazia apenas 5kms/dia e umas dezenas de kms de AE ao fds, tinha deixado de fazer as poucas dezenas de kms ao fds por meses. Liguei-a à maquina e confirmei que era o dpf "cheio", em vez de fazer a regeneração forçada limitei-me a usar o carro durante 3 dias no meu trabalho e ficou optimo. A partir daí viltou a fazer 30 kms de AE a cada 15 dias e nunca mais se queixou.
O PSA particular actual, faz muito poucos kms diários embora em estrada, cerca de 5kms. E nunca se queixou, no entanto sempre que há uns pequenos kms de estrada livre para fazer levo-o. Logo tem-se portado bem e já leva 70k kms comigo.
Pelo acima, confesso que ou sou um sortudo ou há mta gente com azar, porque a DPF apenas me criou um problema em tantos anos.
Não consegues arranjar um software que leia o nivel de saturação e quantidade de regenerações?
Porque realmente o único problema que vejo é terás que gastar mto dinheiro em mudanças desnecessárias.
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Originalmente Colocado por Psalcedas Ver PostSubir um pouco, cerca de 1 cm acima do máximo na vareta...
A única coisa que vai acontecendo é o óleo subir e depois chegar a um ponto que dá sinal no computador de bordo, avisa para "óleo reduzido" mas é óleo alto, quando aqui chega é necessário mudar óleo e filtro como já me aconteceu 2 vezes, uma das vezes 8.000 km após a revisão, a outra vez cerca de 11.000 km após revisão e agora parece que vai pelo mesmo caminho pese embora todo o meu cuidado em não abortar regenerações que pelos vistos são as causadoras deste aumento de óleo.
E segundo a oficina da marca, tudo se deve a regenerações abortadas, mais nada, e a marca recusa-se a resolver o problema.
O carro tem 51.000 km e uma garantia (ou suposta) de 5 anos, é de 2018.
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Pastis
Stand virtual com ele ou dar a troca para compra de outro.
Pau que nasce torto nunca se endireita e nunca vale a pena perder sono com carros especialmente em situações como essa em que a marca se está cgr para o assunto.
Isto é mais do mesmo " o carro é mesmo assim", "não há problema nenhum" , "o senhor é muita esquisito", "nunca ng se quaixou" etc .
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver PostIsso com uma bomba de extracao de oleo tiravas o oleo a mais e escusavas despesas adicionais...
Concordo em retirar a mistura óleo/gasóleo em excesso para acertar o nível, mas faria de tempos a tempos (não sei, talvez a cada 10 mil kms, dependendo do grau de subida do nível) uma muda de óleo e filtro.
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Originalmente Colocado por Psalcedas Ver PostSim, ainda ontem fui ao autoestrada propositadamente para regenerar, mantive o carro +/- por 20 minutos por volta das 3500 rpms, levou uma grande esfrega, espero que tenha queimado bem
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostMas fazendo isto continua a regenerar muito precocemente?
Com esta "batalha" das regenerações tenho andado a ver se consigo utilizar uma ferramenta de diagnóstico que me permita perceber quando ocorrem as regenerações e qual o ciclo de condução das mesmas....
Como eu disse, ontem fui à autoestrada para forçar uma regeneração, com o carro já quente, meti-me sempre em quarta a rasgar na casa das 3500 a 4000 rotações, durante cerca de 15 a 20 minutos, creio que foi suficiente para começar e concluir uma regeneração activa.
Sem ferramenta de diagnóstico, tenho tentado através do Start & Stop não interromper as regenerações, sendo que, cada vez que paro para estacionar uso o S&S para me assegurar que não há nenhuma regeneração a decorrer.
Ora, há bocado fui ao carro e liguei a app car scanner através do obd para ler e diagnosticar o carro estando especialmente interessado em analisar as regenerações do filtro de partículas e o que li (sem ter a certeza que os dados sejam fidedignos) deixou-me ainda mais preocupado com isto.
Portanto, o carro ontem fez em autoestrada 45 km sempre a queimar + cerca de 11 em velocidade mais moderada, de forma ininterrupta , creio que regenerou passivamente (se fosse necessário), estacionei, accionei o S&S, sem problemas
Ora depois às 18:00 faço outra viagem de 32 km no percurso habitual, estaciono, S&S sem problemas.
Hoje de manha faço a viagem habitual, 32 km, no percurso habitual, estaciono, S&S sem problemas.
Ora, agora o Car Scanner diz-me que a última regeneração efectuada foi há 14,1 km atrás
Quantidade de cinza no filtro: 2, 6 grs
Portanto, se estes dados estiverem correctos, após uma regeneração passiva, passam 50 km e o carro regenera-se activamente....
Isto não é normal de maneira nenhuma....
Como disse, carece de mais testes mas.... sendo assim é muito complicado não interromper regenerações, e este caso pode ser parecido com este
a CONFIRMAR-SE este problema no meu carro, é similar a problemas de regeneração ocorridos no Hyundai I20 e que foram a causa do desespero de tanta gente....
Nos I30 o problema apareceu mas em poucos carros:
Para quem tiver interesse no assunto:
https://www.i30ownersclub.com/forum/...?topic=56863.0
E parece que a solução do assunto tem a ver com o software da ECU que tem que ser atualizado, foi essa a solução que a Hyundai usou para o I20 mas para o I30 nada fez...
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostÉ verdade que não entra em despesas de mudanças de óleo intermédias, mas o problema é mais que isso. Falo da contaminação de gasóleo no óleo, levando a que este perca as propriedades para as quais foi projectado, especialmente a lubrificação.
Concordo em retirar a mistura óleo/gasóleo em excesso para acertar o nível, mas faria de tempos a tempos (não sei, talvez a cada 10 mil kms, dependendo do grau de subida do nível) uma muda de óleo e filtro.
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostStand virtual com ele ou dar a troca para compra de outro.
Pau que nasce torto nunca se endireita e nunca vale a pena perder sono com carros especialmente em situações como essa em que a marca se está cgr para o assunto.
Isto é mais do mesmo " o carro é mesmo assim", "não há problema nenhum" , "o senhor é muita esquisito", "nunca ng se quaixou" etc .
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As pessoas que tem carros com FAP tem que perceber que não é por irem andar para a AE 20 ou 30min que o carro vai regenerar. O Filtro regenera quando chega a um limite definido pela ECU do motor.
Tanta vez que já me aconteceu chegar a casa de viagens de 300/400/500 kms e o carro estar a regenerar.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostAs pessoas que tem carros com FAP tem que perceber que não é por irem andar para a AE 20 ou 30min que o carro vai regenerar. O Filtro regenera quando chega a um limite definido pela ECU do motor.
Tanta vez que já me aconteceu chegar a casa de viagens de 300/400/500 kms e o carro estar a regenerar.
Ora nem mais...
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostStand virtual com ele ou dar a troca para compra de outro.
Pau que nasce torto nunca se endireita e nunca vale a pena perder sono com carros especialmente em situações como essa em que a marca se está cgr para o assunto.
Isto é mais do mesmo " o carro é mesmo assim", "não há problema nenhum" , "o senhor é muita esquisito", "nunca ng se quaixou" etc .
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostAs pessoas que tem carros com FAP tem que perceber que não é por irem andar para a AE 20 ou 30min que o carro vai regenerar. O Filtro regenera quando chega a um limite definido pela ECU do motor.
Tanta vez que já me aconteceu chegar a casa de viagens de 300/400/500 kms e o carro estar a regenerar.
E foi essa a resposta que procurei na Hyundai e não encontrei, num carro que tem garantia ainda por mais 3 anos e eles marimbaram-se para a dúvida do cliente, querem é que este quando tiver o óleo alto cheio de gasóleo vá lá e lhes encha a barriga de dinheiro, mais nada.
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Originalmente Colocado por Psalcedas Ver PostPor esta é que eu não esperava....
Com esta "batalha" das regenerações tenho andado a ver se consigo utilizar uma ferramenta de diagnóstico que me permita perceber quando ocorrem as regenerações e qual o ciclo de condução das mesmas....
Como eu disse, ontem fui à autoestrada para forçar uma regeneração, com o carro já quente, meti-me sempre em quarta a rasgar na casa das 3500 a 4000 rotações, durante cerca de 15 a 20 minutos, creio que foi suficiente para começar e concluir uma regeneração activa.
Sem ferramenta de diagnóstico, tenho tentado através do Start & Stop não interromper as regenerações, sendo que, cada vez que paro para estacionar uso o S&S para me assegurar que não há nenhuma regeneração a decorrer.
Como tens a certeza que a conseguiste forçar?
O que eu dizia era quando te aperceberes que está a regenerar, adoptares uma determinada atitude (as tais 2500 rpms). Pelos vistos o que fizeste em 4ª a 3500-4000rpms não serviu de nada (caso não tenha regenerado) a não ser gatares gasóleo a mais e adicionares mais cinza ao FAP.
Pelo relato, dá ideia que não regenerou nessa altura, mas sim mais tarde e nem sequer te apercebeste da mesma.
Originalmente Colocado por Psalcedas Ver PostSe a coisa se resolvesse sem grandes problemas com mudas de óleo de 10 em 10 mil... eu assinava já por baixo...
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Originalmente Colocado por Psalcedas Ver PostAs pessoas que têm carros com FAP têm é de perceber quais são os ciclos regenerativos do carro para não correr o risco de os interromper, dizer que é um limite definido pela ECU do motor e não dizer qual é esse limite é a mesma coisa que dizer que regenera quando Deus quiser...
E foi essa a resposta que procurei na Hyundai e não encontrei, num carro que tem garantia ainda por mais 3 anos e eles marimbaram-se para a dúvida do cliente, querem é que este quando tiver o óleo alto cheio de gasóleo vá lá e lhes encha a barriga de dinheiro, mais nada.
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Originalmente Colocado por Mashahiro Ver PostUm conselho de quem trabalha com este problema diariamente.... a regeneração faz-se entre as 2000rpm e as 3000rpm. Nem abaixo, nem acima. Acima é só "estragar" e gastar combustivel.
Acima dos 100km/h não a realiza.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostComo tens a certeza que a conseguiste forçar?
O que eu dizia era quando te aperceberes que está a regenerar, adoptares uma determinada atitude (as tais 2500 rpms). Pelos vistos o que fizeste em 4ª a 3500-4000rpms não serviu de nada (caso não tenha regenerado) a não ser gatares gasóleo a mais e adicionares mais cinza ao FAP.
Pelo relato, dá ideia que não regenerou nessa altura, mas sim mais tarde e nem sequer te apercebeste da mesma.
Para afirmares isso, não entendeste o que eu disse. O teu problema pode ser de software, hardware, quem sabe os 2. E nunca pode ser resolvido com mudas de óleo. Estas apenas servem para não teres uma mistura de óleo e gasóleo a lubrificar o motor.
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Como já se referiu, o filtro só irá "limpar" (regenerar), quando atingir o valor pré-determinado de saturação.
Como tal... e de facto, pode-se fazer tiradas seguidas de 400km/500km... e ele não regenerar... porque ainda não atingiu o valor de saturação...
E no entanto, no dia seguinte, o mesmo mal esteja à temperatura adequada, atingir o valor de saturação e começar a regenerar.
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Originalmente Colocado por Psalcedas Ver PostAs pessoas que têm carros com FAP têm é de perceber quais são os ciclos regenerativos do carro para não correr o risco de os interromper, dizer que é um limite definido pela ECU do motor e não dizer qual é esse limite é a mesma coisa que dizer que regenera quando Deus quiser...
E foi essa a resposta que procurei na Hyundai e não encontrei, num carro que tem garantia ainda por mais 3 anos e eles marimbaram-se para a dúvida do cliente, querem é que este quando tiver o óleo alto cheio de gasóleo vá lá e lhes encha a barriga de dinheiro, mais nada.
Um carro que seja taxi em Lisboa vai regenerar de poucos em poucos kms comparando com o mesmo carro que ande a fazer por exemplo Lisboa-Porto todos os dias por AE.
Tu tiveste foi azar com o modelo que escolheste, por que não é muito perceptível quando está regenerar. No grupo VW por exemplo é mais facil de perceber.
Como disseste que ainda tens um longo tempo de credito pela frente, resta-te usar o carro. Se financeiramente não for um entrave para ti faz as mudanças de oleo menos espaçadas, tipo 15 em 15000. Já ajuda em nao teres muito gasoleo no carter.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostMas é um filtro e quando satura, tem que despejar. É só isto. Portanto, regenera quando enche, não é por ires para a AE que o vais fazer regenerar. No limite, convém ir quando deres conta que está a regenerar, e quem diz AE diz qualquer percurso em que mantenhas certas condições.
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Originalmente Colocado por Psalcedas Ver PostSim, eu sei que regenera quando enche, como é lógico, o meu problema é ter óleo a subir que pelos vistos é sinal de interrupção de regenerações e não ter indicadores de ciclo de condução: i.e saber +/- de quantos em quantos km´s o filtro precisa de regenerar, com essa informação muito mais fácil seria controlar o processo e evitar as regenerações interrompidas. E tem que haver um padrão, não pode ser apenas quando a ECU e Deus Nosso Senhor quiserem.
Mas tu fazes todos os dias da semana sempre o mesmo percurso?
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostO que tu ainda não entendeste, é que o teu carro regenera quando estão reunidas as condições para tal e definidas pela ECU. Obviamente que o limite é variável e vai depender de marca para marca e não há uma tabela chapa 5 que seja igual em todas as marcas.
Um carro que seja taxi em Lisboa vai regenerar de poucos em poucos kms comparando com o mesmo carro que ande a fazer por exemplo Lisboa-Porto todos os dias por AE.
Tu tiveste foi azar com o modelo que escolheste, por que não é muito perceptível quando está regenerar. No grupo VW por exemplo é mais facil de perceber.
Como disseste que ainda tens um longo tempo de credito pela frente, resta-te usar o carro. Se financeiramente não for um entrave para ti faz as mudanças de oleo menos espaçadas, tipo 15 em 15000. Já ajuda em nao teres muito gasoleo no carter.
O que preciso é de dados concretos e não apenas de saber que a ECU regenera o filtro "quando estão reunidas as condições" isso não me serve de nada.
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Originalmente Colocado por Psalcedas Ver PostSim, eu sei que regenera quando enche, como é lógico, o meu problema é ter óleo a subir que pelos vistos é sinal de interrupção de regenerações e não ter indicadores de ciclo de condução: i.e saber +/- de quantos em quantos km´s o filtro precisa de regenerar, com essa informação muito mais fácil seria controlar o processo e evitar as regenerações interrompidas. E tem que haver um padrão, não pode ser apenas quando a ECU e Deus Nosso Senhor quiserem.
Se agora consegues ler a ECU, então irás conseguir perceber qual é o teu padrão. Depois terás que lidar com o aumento do nível, que como já te expliquei, não é apenas por causa das regenerações interrompidas. Verás quando é a melhor altura para trocares o óleo e filtro.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostComo tens a certeza que a conseguiste forçar?
O que eu dizia era quando te aperceberes que está a regenerar, adoptares uma determinada atitude (as tais 2500 rpms). Pelos vistos o que fizeste em 4ª a 3500-4000rpms não serviu de nada (caso não tenha regenerado) a não ser gatares gasóleo a mais e adicionares mais cinza ao FAP.
Pelo relato, dá ideia que não regenerou nessa altura, mas sim mais tarde e nem sequer te apercebeste da mesma.
Para afirmares isso, não entendeste o que eu disse. O teu problema pode ser de software, hardware, quem sabe os 2. E nunca pode ser resolvido com mudas de óleo. Estas apenas servem para não teres uma mistura de óleo e gasóleo a lubrificar o motor.
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Originalmente Colocado por Mashahiro Ver PostCuidado, há 2 tipos, regeneração activa e a passiva.
EDIT: conheço um caso de um Rio (irmão do I20) em que o FAP foi trocado de graça durante a garantia. E até me espantei (com a marca), uma vez que o carro andava meses a fazer trajetos de no máximo 5kms...Editado pela última vez por 1000k; 29 September 2020, 16:35.
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