Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Isto é normal? Ou é esperteza saloia da marca?? - Reclamação da Hyundai

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Se consegues aperceber-te, experimenta andares pelas 2500rpms durante a regeneração para uma queima mais eficaz. Pode ser que não te suba tão depressa o nível.
    Sim, ainda ontem fui ao autoestrada propositadamente para regenerar, mantive o carro +/- por 20 minutos por volta das 3500 rpms, levou uma grande esfrega, espero que tenha queimado bem

    Comentário


      #92
      Eu desde 2009 que tenho carro com DPF. Nos da empresa nunca tive problemas pq sempre fizeram uma média de 40k kms ano.
      Na AR 159 tive uma vez a luz acesa e entrou em safe mode, fazia apenas 5kms/dia e umas dezenas de kms de AE ao fds, tinha deixado de fazer as poucas dezenas de kms ao fds por meses. Liguei-a à maquina e confirmei que era o dpf "cheio", em vez de fazer a regeneração forçada limitei-me a usar o carro durante 3 dias no meu trabalho e ficou optimo. A partir daí viltou a fazer 30 kms de AE a cada 15 dias e nunca mais se queixou.
      O PSA particular actual, faz muito poucos kms diários embora em estrada, cerca de 5kms. E nunca se queixou, no entanto sempre que há uns pequenos kms de estrada livre para fazer levo-o. Logo tem-se portado bem e já leva 70k kms comigo.

      Pelo acima, confesso que ou sou um sortudo ou há mta gente com azar, porque a DPF apenas me criou um problema em tantos anos.

      Não consegues arranjar um software que leia o nivel de saturação e quantidade de regenerações?

      Porque realmente o único problema que vejo é terás que gastar mto dinheiro em mudanças desnecessárias.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
        Subir um pouco, cerca de 1 cm acima do máximo na vareta...
        A única coisa que vai acontecendo é o óleo subir e depois chegar a um ponto que dá sinal no computador de bordo, avisa para "óleo reduzido" mas é óleo alto, quando aqui chega é necessário mudar óleo e filtro como já me aconteceu 2 vezes, uma das vezes 8.000 km após a revisão, a outra vez cerca de 11.000 km após revisão e agora parece que vai pelo mesmo caminho pese embora todo o meu cuidado em não abortar regenerações que pelos vistos são as causadoras deste aumento de óleo.
        E segundo a oficina da marca, tudo se deve a regenerações abortadas, mais nada, e a marca recusa-se a resolver o problema.
        O carro tem 51.000 km e uma garantia (ou suposta) de 5 anos, é de 2018.
        Isso com uma bomba de extracao de oleo tiravas o oleo a mais e escusavas despesas adicionais...

        Comentário


          #94
          Stand virtual com ele ou dar a troca para compra de outro.

          Pau que nasce torto nunca se endireita e nunca vale a pena perder sono com carros especialmente em situações como essa em que a marca se está cgr para o assunto.

          Isto é mais do mesmo " o carro é mesmo assim", "não há problema nenhum" , "o senhor é muita esquisito", "nunca ng se quaixou" etc .

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
            Isso com uma bomba de extracao de oleo tiravas o oleo a mais e escusavas despesas adicionais...
            É verdade que não entra em despesas de mudanças de óleo intermédias, mas o problema é mais que isso. Falo da contaminação de gasóleo no óleo, levando a que este perca as propriedades para as quais foi projectado, especialmente a lubrificação.

            Concordo em retirar a mistura óleo/gasóleo em excesso para acertar o nível, mas faria de tempos a tempos (não sei, talvez a cada 10 mil kms, dependendo do grau de subida do nível) uma muda de óleo e filtro.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
              Sim, ainda ontem fui ao autoestrada propositadamente para regenerar, mantive o carro +/- por 20 minutos por volta das 3500 rpms, levou uma grande esfrega, espero que tenha queimado bem
              Mas fazendo isto continua a regenerar muito precocemente?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Mas fazendo isto continua a regenerar muito precocemente?
                Por esta é que eu não esperava....
                Com esta "batalha" das regenerações tenho andado a ver se consigo utilizar uma ferramenta de diagnóstico que me permita perceber quando ocorrem as regenerações e qual o ciclo de condução das mesmas....
                Como eu disse, ontem fui à autoestrada para forçar uma regeneração, com o carro já quente, meti-me sempre em quarta a rasgar na casa das 3500 a 4000 rotações, durante cerca de 15 a 20 minutos, creio que foi suficiente para começar e concluir uma regeneração activa.
                Sem ferramenta de diagnóstico, tenho tentado através do Start & Stop não interromper as regenerações, sendo que, cada vez que paro para estacionar uso o S&S para me assegurar que não há nenhuma regeneração a decorrer.
                Ora, há bocado fui ao carro e liguei a app car scanner através do obd para ler e diagnosticar o carro estando especialmente interessado em analisar as regenerações do filtro de partículas e o que li (sem ter a certeza que os dados sejam fidedignos) deixou-me ainda mais preocupado com isto.

                Portanto, o carro ontem fez em autoestrada 45 km sempre a queimar + cerca de 11 em velocidade mais moderada, de forma ininterrupta , creio que regenerou passivamente (se fosse necessário), estacionei, accionei o S&S, sem problemas

                Ora depois às 18:00 faço outra viagem de 32 km no percurso habitual, estaciono, S&S sem problemas.
                Hoje de manha faço a viagem habitual, 32 km, no percurso habitual, estaciono, S&S sem problemas.
                Ora, agora o Car Scanner diz-me que a última regeneração efectuada foi há 14,1 km atrás
                Quantidade de cinza no filtro: 2, 6 grs
                Portanto, se estes dados estiverem correctos, após uma regeneração passiva, passam 50 km e o carro regenera-se activamente....
                Isto não é normal de maneira nenhuma....
                Como disse, carece de mais testes mas.... sendo assim é muito complicado não interromper regenerações, e este caso pode ser parecido com este

                a CONFIRMAR-SE este problema no meu carro, é similar a problemas de regeneração ocorridos no Hyundai I20 e que foram a causa do desespero de tanta gente....
                Nos I30 o problema apareceu mas em poucos carros:
                Para quem tiver interesse no assunto:

                https://www.i30ownersclub.com/forum/...?topic=56863.0

                E parece que a solução do assunto tem a ver com o software da ECU que tem que ser atualizado, foi essa a solução que a Hyundai usou para o I20 mas para o I30 nada fez...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  É verdade que não entra em despesas de mudanças de óleo intermédias, mas o problema é mais que isso. Falo da contaminação de gasóleo no óleo, levando a que este perca as propriedades para as quais foi projectado, especialmente a lubrificação.

                  Concordo em retirar a mistura óleo/gasóleo em excesso para acertar o nível, mas faria de tempos a tempos (não sei, talvez a cada 10 mil kms, dependendo do grau de subida do nível) uma muda de óleo e filtro.
                  Se a coisa se resolvesse sem grandes problemas com mudas de óleo de 10 em 10 mil... eu assinava já por baixo...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Stand virtual com ele ou dar a troca para compra de outro.

                    Pau que nasce torto nunca se endireita e nunca vale a pena perder sono com carros especialmente em situações como essa em que a marca se está cgr para o assunto.

                    Isto é mais do mesmo " o carro é mesmo assim", "não há problema nenhum" , "o senhor é muita esquisito", "nunca ng se quaixou" etc .
                    Infelizmente não o posso fazer, o carro tem um credito que ainda estou a pagar e falta bastante

                    Comentário


                      As pessoas que tem carros com FAP tem que perceber que não é por irem andar para a AE 20 ou 30min que o carro vai regenerar. O Filtro regenera quando chega a um limite definido pela ECU do motor.

                      Tanta vez que já me aconteceu chegar a casa de viagens de 300/400/500 kms e o carro estar a regenerar.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        As pessoas que tem carros com FAP tem que perceber que não é por irem andar para a AE 20 ou 30min que o carro vai regenerar. O Filtro regenera quando chega a um limite definido pela ECU do motor.

                        Tanta vez que já me aconteceu chegar a casa de viagens de 300/400/500 kms e o carro estar a regenerar.


                        Ora nem mais...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Stand virtual com ele ou dar a troca para compra de outro.

                          Pau que nasce torto nunca se endireita e nunca vale a pena perder sono com carros especialmente em situações como essa em que a marca se está cgr para o assunto.

                          Isto é mais do mesmo " o carro é mesmo assim", "não há problema nenhum" , "o senhor é muita esquisito", "nunca ng se quaixou" etc .
                          Infelizmente não o posso fazer, o carro tem um credito que ainda estou a pagar e falta bastante

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                            As pessoas que tem carros com FAP tem que perceber que não é por irem andar para a AE 20 ou 30min que o carro vai regenerar. O Filtro regenera quando chega a um limite definido pela ECU do motor.

                            Tanta vez que já me aconteceu chegar a casa de viagens de 300/400/500 kms e o carro estar a regenerar.
                            As pessoas que têm carros com FAP têm é de perceber quais são os ciclos regenerativos do carro para não correr o risco de os interromper, dizer que é um limite definido pela ECU do motor e não dizer qual é esse limite é a mesma coisa que dizer que regenera quando Deus quiser...
                            E foi essa a resposta que procurei na Hyundai e não encontrei, num carro que tem garantia ainda por mais 3 anos e eles marimbaram-se para a dúvida do cliente, querem é que este quando tiver o óleo alto cheio de gasóleo vá lá e lhes encha a barriga de dinheiro, mais nada.

                            Comentário


                              Tenta ver junto de outro concessionário, a ver se tens mais sorte...

                              Comentário


                                Um conselho de quem trabalha com este problema diariamente.... a regeneração faz-se entre as 2000rpm e as 3000rpm. Nem abaixo, nem acima. Acima é só "estragar" e gastar combustivel.

                                Acima dos 100km/h não a realiza.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                  Por esta é que eu não esperava....
                                  Com esta "batalha" das regenerações tenho andado a ver se consigo utilizar uma ferramenta de diagnóstico que me permita perceber quando ocorrem as regenerações e qual o ciclo de condução das mesmas....
                                  Como eu disse, ontem fui à autoestrada para forçar uma regeneração, com o carro já quente, meti-me sempre em quarta a rasgar na casa das 3500 a 4000 rotações, durante cerca de 15 a 20 minutos, creio que foi suficiente para começar e concluir uma regeneração activa.
                                  Sem ferramenta de diagnóstico, tenho tentado através do Start & Stop não interromper as regenerações, sendo que, cada vez que paro para estacionar uso o S&S para me assegurar que não há nenhuma regeneração a decorrer.

                                  Como tens a certeza que a conseguiste forçar?

                                  O que eu dizia era quando te aperceberes que está a regenerar, adoptares uma determinada atitude (as tais 2500 rpms). Pelos vistos o que fizeste em 4ª a 3500-4000rpms não serviu de nada (caso não tenha regenerado) a não ser gatares gasóleo a mais e adicionares mais cinza ao FAP.

                                  Pelo relato, dá ideia que não regenerou nessa altura, mas sim mais tarde e nem sequer te apercebeste da mesma.

                                  Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                  Se a coisa se resolvesse sem grandes problemas com mudas de óleo de 10 em 10 mil... eu assinava já por baixo...
                                  Para afirmares isso, não entendeste o que eu disse. O teu problema pode ser de software, hardware, quem sabe os 2. E nunca pode ser resolvido com mudas de óleo. Estas apenas servem para não teres uma mistura de óleo e gasóleo a lubrificar o motor.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                    As pessoas que têm carros com FAP têm é de perceber quais são os ciclos regenerativos do carro para não correr o risco de os interromper, dizer que é um limite definido pela ECU do motor e não dizer qual é esse limite é a mesma coisa que dizer que regenera quando Deus quiser...
                                    E foi essa a resposta que procurei na Hyundai e não encontrei, num carro que tem garantia ainda por mais 3 anos e eles marimbaram-se para a dúvida do cliente, querem é que este quando tiver o óleo alto cheio de gasóleo vá lá e lhes encha a barriga de dinheiro, mais nada.
                                    Mas é um filtro e quando satura, tem que despejar. É só isto. Portanto, regenera quando enche, não é por ires para a AE que o vais fazer regenerar. No limite, convém ir quando deres conta que está a regenerar, e quem diz AE diz qualquer percurso em que mantenhas certas condições.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                      Um conselho de quem trabalha com este problema diariamente.... a regeneração faz-se entre as 2000rpm e as 3000rpm. Nem abaixo, nem acima. Acima é só "estragar" e gastar combustivel.

                                      Acima dos 100km/h não a realiza.
                                      A grande maioria das regenerações dos meus carros ocorre acima dos 100, simplesmente porque abaixo disso não costumo andar nos meus percursos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Como tens a certeza que a conseguiste forçar?

                                        O que eu dizia era quando te aperceberes que está a regenerar, adoptares uma determinada atitude (as tais 2500 rpms). Pelos vistos o que fizeste em 4ª a 3500-4000rpms não serviu de nada (caso não tenha regenerado) a não ser gatares gasóleo a mais e adicionares mais cinza ao FAP.

                                        Pelo relato, dá ideia que não regenerou nessa altura, mas sim mais tarde e nem sequer te apercebeste da mesma.



                                        Para afirmares isso, não entendeste o que eu disse. O teu problema pode ser de software, hardware, quem sabe os 2. E nunca pode ser resolvido com mudas de óleo. Estas apenas servem para não teres uma mistura de óleo e gasóleo a lubrificar o motor.
                                        Pois, eu estou a partir do principio (que pode estar errado) que forcei a regeneração, mas como eu disse, sem certezas, os dados carecem de confirmação, só precisava de um ponto de partida, e esse acho que já o estou a obter, o meu objectivo é perceber de quantos em quantos Km´s o filtro regenera para me poder orientar

                                        Comentário


                                          Como já se referiu, o filtro só irá "limpar" (regenerar), quando atingir o valor pré-determinado de saturação.


                                          Como tal... e de facto, pode-se fazer tiradas seguidas de 400km/500km... e ele não regenerar... porque ainda não atingiu o valor de saturação...

                                          E no entanto, no dia seguinte, o mesmo mal esteja à temperatura adequada, atingir o valor de saturação e começar a regenerar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                            As pessoas que têm carros com FAP têm é de perceber quais são os ciclos regenerativos do carro para não correr o risco de os interromper, dizer que é um limite definido pela ECU do motor e não dizer qual é esse limite é a mesma coisa que dizer que regenera quando Deus quiser...
                                            E foi essa a resposta que procurei na Hyundai e não encontrei, num carro que tem garantia ainda por mais 3 anos e eles marimbaram-se para a dúvida do cliente, querem é que este quando tiver o óleo alto cheio de gasóleo vá lá e lhes encha a barriga de dinheiro, mais nada.
                                            O que tu ainda não entendeste, é que o teu carro regenera quando estão reunidas as condições para tal e definidas pela ECU. Obviamente que o limite é variável e vai depender de marca para marca e não há uma tabela chapa 5 que seja igual em todas as marcas.

                                            Um carro que seja taxi em Lisboa vai regenerar de poucos em poucos kms comparando com o mesmo carro que ande a fazer por exemplo Lisboa-Porto todos os dias por AE.

                                            Tu tiveste foi azar com o modelo que escolheste, por que não é muito perceptível quando está regenerar. No grupo VW por exemplo é mais facil de perceber.

                                            Como disseste que ainda tens um longo tempo de credito pela frente, resta-te usar o carro. Se financeiramente não for um entrave para ti faz as mudanças de oleo menos espaçadas, tipo 15 em 15000. Já ajuda em nao teres muito gasoleo no carter.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Mas é um filtro e quando satura, tem que despejar. É só isto. Portanto, regenera quando enche, não é por ires para a AE que o vais fazer regenerar. No limite, convém ir quando deres conta que está a regenerar, e quem diz AE diz qualquer percurso em que mantenhas certas condições.
                                              Sim, eu sei que regenera quando enche, como é lógico, o meu problema é ter óleo a subir que pelos vistos é sinal de interrupção de regenerações e não ter indicadores de ciclo de condução: i.e saber +/- de quantos em quantos km´s o filtro precisa de regenerar, com essa informação muito mais fácil seria controlar o processo e evitar as regenerações interrompidas. E tem que haver um padrão, não pode ser apenas quando a ECU e Deus Nosso Senhor quiserem.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                                Sim, eu sei que regenera quando enche, como é lógico, o meu problema é ter óleo a subir que pelos vistos é sinal de interrupção de regenerações e não ter indicadores de ciclo de condução: i.e saber +/- de quantos em quantos km´s o filtro precisa de regenerar, com essa informação muito mais fácil seria controlar o processo e evitar as regenerações interrompidas. E tem que haver um padrão, não pode ser apenas quando a ECU e Deus Nosso Senhor quiserem.

                                                Mas tu fazes todos os dias da semana sempre o mesmo percurso?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                  O que tu ainda não entendeste, é que o teu carro regenera quando estão reunidas as condições para tal e definidas pela ECU. Obviamente que o limite é variável e vai depender de marca para marca e não há uma tabela chapa 5 que seja igual em todas as marcas.

                                                  Um carro que seja taxi em Lisboa vai regenerar de poucos em poucos kms comparando com o mesmo carro que ande a fazer por exemplo Lisboa-Porto todos os dias por AE.

                                                  Tu tiveste foi azar com o modelo que escolheste, por que não é muito perceptível quando está regenerar. No grupo VW por exemplo é mais facil de perceber.

                                                  Como disseste que ainda tens um longo tempo de credito pela frente, resta-te usar o carro. Se financeiramente não for um entrave para ti faz as mudanças de oleo menos espaçadas, tipo 15 em 15000. Já ajuda em nao teres muito gasoleo no carter.
                                                  Caro nmyguel, é precisamente essa informação que eu preciso, e não pode ser aleatória, tipo perceber: ok o carro regenera +/- de 300 em 300 km ou seja , de 300 em 300 km o filtro atinge determinado ponto de saturação e o sensor dá a informação à ECU que por sua vez trata da regeneração (isto é um exemplo), tendo isto por base, muito mais fácil seria evitar as regenerações abortadas.
                                                  O que preciso é de dados concretos e não apenas de saber que a ECU regenera o filtro "quando estão reunidas as condições" isso não me serve de nada.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                    Mas tu fazes todos os dias da semana sempre o mesmo percurso?
                                                    Sim, normalmente sim, casa - trabalho

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                                      Sim, eu sei que regenera quando enche, como é lógico, o meu problema é ter óleo a subir que pelos vistos é sinal de interrupção de regenerações e não ter indicadores de ciclo de condução: i.e saber +/- de quantos em quantos km´s o filtro precisa de regenerar, com essa informação muito mais fácil seria controlar o processo e evitar as regenerações interrompidas. E tem que haver um padrão, não pode ser apenas quando a ECU e Deus Nosso Senhor quiserem.
                                                      Mantendo sensivelmente as mesmas condições (percursos, estilo de condução, etc) deves conseguir estabelecer um padrão. No meu carro anterior andava pelos 300-350kms, no actual anda pelos 400-450kms no meu quotidiano.

                                                      Se agora consegues ler a ECU, então irás conseguir perceber qual é o teu padrão. Depois terás que lidar com o aumento do nível, que como já te expliquei, não é apenas por causa das regenerações interrompidas. Verás quando é a melhor altura para trocares o óleo e filtro.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        A grande maioria das regenerações dos meus carros ocorre acima dos 100, simplesmente porque abaixo disso não costumo andar nos meus percursos.
                                                        Cuidado, há 2 tipos, regeneração activa e a passiva.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Como tens a certeza que a conseguiste forçar?

                                                          O que eu dizia era quando te aperceberes que está a regenerar, adoptares uma determinada atitude (as tais 2500 rpms). Pelos vistos o que fizeste em 4ª a 3500-4000rpms não serviu de nada (caso não tenha regenerado) a não ser gatares gasóleo a mais e adicionares mais cinza ao FAP.

                                                          Pelo relato, dá ideia que não regenerou nessa altura, mas sim mais tarde e nem sequer te apercebeste da mesma.



                                                          Para afirmares isso, não entendeste o que eu disse. O teu problema pode ser de software, hardware, quem sabe os 2. E nunca pode ser resolvido com mudas de óleo. Estas apenas servem para não teres uma mistura de óleo e gasóleo a lubrificar o motor.
                                                          Pode sim ser um problema de software, nos I20 houve muitos e parece que nos I30 alguns, problema de software da ECU, demasiadas regenerações, o filtro regenerava quando chegava a 19% de saturação.

                                                          Comentário


                                                            Tentaria explorar essa questão da ECU e se possivel, iria ver outro concessionário.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                                              Cuidado, há 2 tipos, regeneração activa e a passiva.
                                                              É verdade. Mas quando tive um carro a Diesel com FAP, fez as duas acima de 100. Eventualmente o sistema não será igual em todas as marcas / modelos?

                                                              EDIT: conheço um caso de um Rio (irmão do I20) em que o FAP foi trocado de graça durante a garantia. E até me espantei (com a marca), uma vez que o carro andava meses a fazer trajetos de no máximo 5kms...
                                                              Editado pela última vez por 1000k; 29 September 2020, 16:35.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X