Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Isto é normal? Ou é esperteza saloia da marca?? - Reclamação da Hyundai

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    12-10-2020 17-32-19.jpg

    tirado de

    https://www.dash-lights.com/hyundai/...arning-lights/

    Quando há falhas na regeneração e o filtro está sujo esta luz não deveria acender? pela descrição deveria.

    Tenho um amigo que tem um Seat Leon e outro que tem um Skoda Octavia ambos a gasoleo, nos 2 carros esta luz acende quando precisa de regeneração
    Editado pela última vez por Martins2001; 13 October 2020, 08:41.

    Comentário


      12-10-2020 17-32-19.jpg

      tirado de

      https://www.dash-lights.com/hyundai/...arning-lights/

      Quando há falhas na regeneração e o filtro está sujo esta luz não deveria acender? pela descrição deveria.

      Tenho um amigo que tem um Seat Leon e outro que tem um Skoda Octavia ambos a gasoleo, nos 2 carros esta luz acende quando precisa de regeneração
      Editado pela última vez por Martins2001; 13 October 2020, 08:41.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Martins2001 Ver Post
        [ATTACH]152167[/ATTACH]

        tirado de https://www.dash-lights.com/hyundai/...arning-lights/

        Quando há falhas na regeneração e o filtro está sujo esta luz não deveria acender? pela descrição deveria.

        Tenho um amigo que tem um Seat Leon e outro que tem um Skoda Octavia ambos a gasoleo, nos 2 carros esta luz acende quando precisa de regeneração
        Boa noite,
        Não, essa luz nunca acendeu, eu creio é que a frequência das regenerações é demasiada, o que não se justifica num carro com 2 anos e 50.000 km.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Martins2001 Ver Post
          [ATTACH]152166[/ATTACH]

          tirado de https://www.dash-lights.com/hyundai/...arning-lights/

          Quando há falhas na regeneração e o filtro está sujo esta luz não deveria acender? pela descrição deveria.

          Tenho um amigo que tem um Seat Leon e outro que tem um Skoda Octavia ambos a gasoleo, nos 2 carros esta luz acende quando precisa de regeneração



          Mesmo nos VW (e grupo)... quando a luz acende, é porque já esta no limite... daí o "alerta"...

          Comentário


            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Mesmo nos VW (e grupo)... quando a luz acende, é porque já esta no limite... daí o "alerta"...
            Exato e creio que nos carros coreanos (Kia, Hyundai) será a mesma coisa, mas isso nunca me aconteceu.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
              Exato e creio que nos carros coreanos (Kia, Hyundai) será a mesma coisa, mas isso nunca me aconteceu.


              Basicamente é transversal a todas as marcas...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Martins2001 Ver Post
                [ATTACH]152166[/ATTACH]

                tirado de

                https://www.dash-lights.com/hyundai/...arning-lights/

                Quando há falhas na regeneração e o filtro está sujo esta luz não deveria acender? pela descrição deveria.

                Tenho um amigo que tem um Seat Leon e outro que tem um Skoda Octavia ambos a gasoleo, nos 2 carros esta luz acende quando precisa de regeneração
                Depende das marcas. Por exemplo a opel tem um aviso do género "Siga a sua viagem , não pare, necessário regeneração" e não é no limite, é bem antes. Outras só avisa já existe um problema.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
                  Depende das marcas. Por exemplo a opel tem um aviso do género "Siga a sua viagem , não pare, necessário regeneração" e não é no limite, é bem antes. Outras só avisa já existe um problema.
                  Bem, e isso já é excelente, sem dúvida.

                  Comentário


                    Bom, as monitorizações continuam, as regenerações interrompidas cessaram (graças ao S&S), o óleo tem-se mantido em nível normal mas a frequência das regenerações não é normal, muito longe disso, reparem nos dados desde anteontem (segunda feira de manhã):
                    Data e hora da verificação Kilómetros do carro Killómetros desde última regeneração Kilómetros onde acabou a regeneração Quantidade em grs no FAP Regenerações desde última verificação
                    19-10-2020 - 09:30 53173 14 53159 1,94 1
                    19-10-2020 - 18:30 53213 3 53210 3,49 1
                    20-10-2020 - 17:30 53243 14 53229 1,55 1
                    20-10-2020 - 18:30 53282 3 53279 1,94 1
                    21-10-2020 - 09:30 53315 20 53295 2,72 1
                    Km percorridos: 142
                    Máxima qtd de massa no FAP 3,49
                    Nr de regenerações (não interrompidas) 5
                    Média de km por regeneração: 28,4

                    E a Hyundai continua a dizer que isto é normal...

                    O carro está com um consumo muito alto

                    Que me dizem a isto?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                      Bom, as monitorizações continuam, as regenerações interrompidas cessaram (graças ao S&S), o óleo tem-se mantido em nível normal mas a frequência das regenerações não é normal, muito longe disso, reparem nos dados desde anteontem (segunda feira de manhã):
                      Data e hora da verificação Kilómetros do carro Killómetros desde última regeneração Kilómetros onde acabou a regeneração Quantidade em grs no FAP Regenerações desde última verificação
                      19-10-2020 - 09:30 53173 14 53159 1,94 1
                      19-10-2020 - 18:30 53213 3 53210 3,49 1
                      20-10-2020 - 17:30 53243 14 53229 1,55 1
                      20-10-2020 - 18:30 53282 3 53279 1,94 1
                      21-10-2020 - 09:30 53315 20 53295 2,72 1
                      Km percorridos: 142
                      Máxima qtd de massa no FAP 3,49
                      Nr de regenerações (não interrompidas) 5
                      Média de km por regeneração: 28,4

                      E a Hyundai continua a dizer que isto é normal...

                      O carro está com um consumo muito alto

                      Que me dizem a isto?
                      Muito mau. Basicamente o carro regenera todas as vezes que pegas nele e andas meia dúzia de km.

                      Leva a outra oficina não da marca...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
                        Muito mau. Basicamente o carro regenera todas as vezes que pegas nele e andas meia dúzia de km.

                        Leva a outra oficina não da marca...
                        E o mais estranho para mim é que o carro apresenta sempre um nível baixo de resíduos no filtro, não se percebe esta necessidade de regeneração constante, será do sensor do DPF?
                        Será do sistema de injecção? da ECU?
                        É um mistério, o carro não apresenta qualquer anomalia na máquina de diagnóstico.

                        Comentário


                          Está em negação, se calhar?

                          Se calhar não é assim tanto mistério, como já te explicaram, convinha era ser visto por um profissional, mas daqueles profissionais mesmo. Equaciona não ir à marca à procura dum, ou ir a outro concessionário. Isto antes de teres problemas sérios como consequência de não se ter reparado um problema simples...como uns 99% dos carros que andam por aí.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                            E o mais estranho para mim é que o carro apresenta sempre um nível baixo de resíduos no filtro, não se percebe esta necessidade de regeneração constante, será do sensor do DPF?
                            Será do sistema de injecção? da ECU?
                            É um mistério, o carro não apresenta qualquer anomalia na máquina de diagnóstico.
                            Sobre os valores não posso opinar, não percebo nada disso.
                            Mas que isso não está bom, não está.
                            Contando com os km que fazes com o carro em processo de regeneração, sobram quê? 1 ou 2 km para começar nova regeneração.
                            E eles dizem que é normal!

                            Comentário


                              Bom, após mais monitorizações do processo de regeneração, mais uma reclamação á Hyundai e à oficina:

                              Exmos Senhores Hyundai e Auto Júlio
                              Tendo efectuado uma reclamação (nr 34868619), sobre uma anomalia de óleo alto detectada na minha viatura (Hyundai I30 1.6 crdi comfort + navi 2018), na data de 20 de Dezembro de 2019! reclamação à qual V. Excelências responderam com informação genérica presente no manual tendo recusado ao cliente que a viatura fosse vista à luz da garantia na oficina, com o argumento que quando a viatura foi à oficina da Auto Júlio resolver o problema do óleo alto não acusava qualquer anomalia.
                              Efectivamente, o facto das regenerações do filtro de partículas serem interrompidas terá, obviamente como consequência, a adulteração e o aumento do nível do óleo do motor por gasóleo não queimado no processo de regeneração abortado, situação que ocorreu precisamente porque o carro não dá quaisquer sinais de estar a regenerar e por desconhecimento do cliente do comportamento do Hyundai I30 nesse âmbito.
                              No entanto, o veículo em questão, tem um comportamento diferente do anunciado pela marca e pelo manual do carro, no que diz respeito à regeneração do filtro de partículas.
                              Mas vejamos a resposta de Vossas Excelências à questão já apresentada:

                              "À medida que circula com o seu Hyundai, o filtro de partículas irá aumentar a quantidade de fuligem até que atinja um valor definido para regeneração, sendo mais rápida a sua saturação em condições de circulação adversas, tal como, a condução repetida em curtas distâncias, condução com paragem e arranque, condução como carro de patrulha, táxi, veículo comercial ou veículo de reboque, entre outras, conforme descrito no manual de instruções do seu Hyundai.

                              A regeneração do filtro de partículas é realizada em condições de temperatura e pressão ideais, sendo estas atingidas após alguns quilómetros em circulação, dependendo também das condições externas e de utilização. O inicio da regeneração é controlado exclusivamente pela unidade do motor do seu i30, não existindo qualquer rotina definida (ex. realizar 45km para inicio de regeneração). O processo de regeneração recorre à injeção de combustível adicional sendo que por cada regeneração interrompida existe um novo ciclo de regeneração a realizar. A constante realização e as tentativas de regenerações do filtro de partículas que não terminam por inexistência de condições que permitam a sua conclusão, origina uma maior diluição do óleo do motor e consequente aumento do nível do mesmo, obrigando assim a uma substituição antecipada aquando comparada com uma viatura semelhante com uma utilização em condições "normais", contudo também prevista no manual de instruções do seu Hyundai."


                              Tudo estaria certo e efetivamente a responsabilidade seria do cliente se de facto o comportamento do veículo fosse realmente como descrito no manual do proprietário mas não é.
                              O carro tem vindo a ser monitorizado no seu processo de regenerações do filtro de partículas e o comportamento do mesmo é estranho, as regenerações do filtro de partículas são demasiado frequentes e sem fuligem no FAP que as justifique. Por outro lado, o gasóleo usado habitualmente no veículo é perfeitamente homologado e adequado ao veículo (Galp Evologic), e o nível do combustível no depósito pouca ou nenhuma influência tem no processo de regenerações sendo, que, mesmo quase na reserva, o veículo continua a fazer as respectivas regenerações.

                              Com o veículo parado, foram observados os seguintes dados de regenerações:

                              Verificação de regenererações efetuadas do FAP - Hyundai I30 - XX-UM-XX
                              Data e hora da verificação Kilómetros do carro Killómetros desde última regeneração Kilómetros onde acabou a regeneração Quantidade em grs no FAP Regenerações desde última verificação
                              29-09-2020 - 12:30 52114 14 52100 2,6 1
                              30-09-2020 - 08:30 52154 5 52149 1,66 1
                              01-10-2020 - 08:30 52219 17 52202 5,82 1
                              01-10-2020 - 12:30 52259 23 52236 4,27 1
                              01-10-2020 - 18:30 52301 3 52298 2,33 1
                              02-10-2020 - 17:30 52332 34 52298 6,6 0
                              02-10-2020 - 18:30 52370 3 52367 3,49 1
                              05-10-2020 - 12:30 52456 47 52409 6,21 1
                              06-10-2020 - 17:30 52492 14 52478 1,55 1
                              06-10-2020 - 18:30 52531 3 52528 2,72 1
                              07-10-2020 - 13:00 52562 20 52542 3,88 1
                              08-10-2020 - 11:30 52600 3 52597 2,33 1
                              12-10-2020 - 08:30 52774 74 52700 11,26 1
                              12-10-2020 - 13:00 52817 9 52808 6,21 1
                              13-10-2020 - 18:30 52917 111 52808 14,36 0
                              14-10-2020 - 09:30 52951 1 52950 1,16 1
                              15-10-2020 - 13:00 53016 66 52950 9,71 0
                              15-10-2020 - 18:30 53047 97 52950 14,75 0
                              16-10-2020 - 09:30 53082 4 53078 0,78 1
                              19-10-2020 - 09:30 53173 14 53159 1,94 1 Depósito cheio
                              19-10-2020 - 18:30 53213 3 53210 3,49 1
                              20-10-2020 - 17:30 53243 14 53229 1,55 1
                              20-10-2020 - 18:30 53282 3 53279 1,94 1
                              21-10-2020 - 09:30 53315 20 53295 2,72 1
                              21-10-2020 - 18:30 53351 1 53350 1,16 1
                              22-10-2020 - 18:30 53418 1 53417 5,05 1
                              23-10-2020 - 09:30 53449 15 53434 1,94 1
                              26-10-2020 - 13:30 53527 41 53486 4,27 1
                              27-10-2020 - 09:30 53616 130 53486 13,59 0
                              28-10-2020 - 09:30 53684 1 53683 0,39 1

                              Como se pode verificar, as regenerações são muito frequentes e geralmente o valor de massa (fuligem) no DPF é baixo.
                              De referir também que nenhuma das regenerações observadas foi interrompida.

                              Tendo também feito a monitorização do veículo em tempo real (andamento) foi observado o seguinte comportamento:
                              - Em trajecto urbano e em estradas nacionais (velocidade média muito baixa e pára-arranca): o veículo não regenera, excepto quando atinge as 16 gramas de massa (fuligem) no DPF, aí, e de forma automática, o sistema injecta gasóleo fazendo a temperatura atingir rapidamente os 550/600 graus e iniciando a regeneração, esta, não depende da velocidade/rotação do motor, mesmo em velocidade baixa e baixa rotação, o veículo procede à regeneração a não ser que o carro seja desligado. Este processo não apresenta qualquer sintoma a não ser uma muito ligeira perda de potência e a função Start & Stop deixa de funcionar, este processo demorará sensivelmente 30 minutos atá se concluir a regeneração e a temperatura volte a valores normais. Em termos de Kilómetros percorridos, este processo ocorrerá por volta dos 160 km, mesmo assim, parecem muito poucos kilómetros comparativamente com outras descrições de outras marcas no que diz respeito a regenerações de motores diesel. Este facto, não está inteiramente de acordo com o que é descrito no manual do proprietário e com a informação avançada pela Hyundai.

                              Agora vejamos o que acontece em viagens na autoestrada (a velocidades a rondar os 100 a 120 km por hora, rotações entre 1500/2100:

                              - O carro regenera com muita frequência e em regenerações geralmente muito curtas, por vezes demoram apenas 5 ou 10 minutos, mas por vezes mais longas, e estas regenerações não dependem da fuligem existente no DPF, porque mesmo que o DPF apresente valores por volta de 1 grama ou menos, ele regenera na mesma e não indica que a "regeneration demand" ocorreu por "soot loan", ou seja, que a ordem de regeneração não foi dada por carga de fuligem no DPF.
                              Um exemplo dessas regenerações aconteceu-me precisamente esta manhã, (de referir que já ontem o carro regenerou, processo completado mesmo quando eu ia a chegar a casa), ponho o carro a trabalhar, cerca de 30 segundos, arranco, percorro cerca de 1 km até entrar na autoestrada, paro nas portagens, arranco, desenvolvo normalmente o carro até à velocidade de cerca de 110 km/h e de repente a temperatura dispara para os 600 graus e o carro entra em regeneração, desde a portagem até à regeneração começar, demorou cerca de 3 minutos, com uma fuligem de 0,96 grs o carro entra à mesma em regeneração, não é normal e deve ser visto.
                              Portanto, estas regenerações são perfeitamente inúteis e têm também como consequência óbvia um aumento prejudicial de gasto de combustível, uma menor eficiência do motor e uma contaminação mais rápida do óleo do motor.

                              Com o carro parado, este não apresenta qualquer anomalia em diagnóstico, mas é evidente que as regenerações são excessivas e não normais como dizem na oficina.

                              À luz da garantia contratada, é exigível por nós clientes que o carro seja visto, deve ser analisado e testado todo o sistema de gases do veículo, nomeadamente no que diz respeito aos sensores, bem como feita a atualização do software da ECU.

                              Muito gostaríamos que a Hyundai efeituasse as diligências necessárias para resolver este problema, nada nos daria maior gosto do que poder dizer que a Hyundai foi célere e eficaz na avaliação/resolução desta questão.

                              Com os melhores cumprimentos:

                              Paulo Salcedas
                              Editado pela última vez por Psalcedas; 30 October 2020, 10:26.

                              Comentário


                                Informação já de hoje:

                                A Bosch Car Service analisou e diagnosticou o carro, não encontrando qualquer anomalia ao nível do sistema de emissão de gases (sensores, FAP, etc), apontando muito possivelmente para problemas na ECU.
                                Terão que fazer mais testes.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                  Informação já de hoje:

                                  A Bosch Car Service analisou e diagnosticou o carro, não encontrando qualquer anomalia ao nível do sistema de emissão de gases (sensores, FAP, etc), apontando muito possivelmente para problemas na ECU.
                                  Terão que fazer mais testes.


                                  Coisa que já se referiu desde início, que de facto a ECU possivelmente estaria com anomalia.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Coisa que já se referiu desde início, que de facto a ECU possivelmente estaria com anomalia.
                                    Sim, já suspeitava porque já ocorreram casos semelhantes

                                    Comentário


                                      Um carro a gasolina é um descanso.

                                      Comentário


                                        Mas estás a pressionar a marca e ao mesmo tempo a fazer testes cá fora na Bosch? Em quanto te vai ficar a brincadeira desses testes?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                          Mas estás a pressionar a marca e ao mesmo tempo a fazer testes cá fora na Bosch? Em quanto te vai ficar a brincadeira desses testes?
                                          Para os testes ainda não tenho orçamento, para o diagnóstico custou-me 35 euros + IVA (43,05 €)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                            Mas estás a pressionar a marca e ao mesmo tempo a fazer testes cá fora na Bosch? Em quanto te vai ficar a brincadeira desses testes?
                                            a MARCA PURA E SIMPLESMENTE ignora o cliente, eu é que tenho o problema em mãos, não posso ficar parado à espera que suas excelências se dignem responder, está ali muito dinheiro gasto em "4 rodas" na garagem para que eu deixe a situação arrastar-se

                                            Comentário


                                              Ok e isso eu compreendo perfeitamente, mas a minha questão é, se a Bosch encontra algum problema, a tua ideia é pagar esse diagnóstico e levar o relatório à Hyundai para os confrontar? Será que eles depois aceitam o mesmo como válido? Está aí um problema mesmo grande por resolver

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                Ok e isso eu compreendo perfeitamente, mas a minha questão é, se a Bosch encontra algum problema, a tua ideia é pagar esse diagnóstico e levar o relatório à Hyundai para os confrontar? Será que eles depois aceitam o mesmo como válido? Está aí um problema mesmo grande por resolver
                                                Sim, um problema e dos grandes,
                                                Veremos se aceitam ou não, nada na garantia me diz que não posso pedir um diagnóstico a outra oficina (desde que esta seja oficial).

                                                Comentário


                                                  Mas custa muito a marca verificar os valores do sensor contra pressão do FAP? Tudo acima dos 45 milibares é FAP saturado e tem de ser limpo ou substituir.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Kelair Ver Post
                                                    Mas custa muito a marca verificar os valores do sensor contra pressão do FAP? Tudo acima dos 45 milibares é FAP saturado e tem de ser limpo ou substituir.
                                                    Segundo o relatório da Bosch, os sensores do FAP não apresentam qualquer valor anormal.

                                                    Seria também estranho que um carro com 2 anos , com 53.000 km e tantas e tantas regenerações apresentasse já um filtro saturado.

                                                    Comentário


                                                      Boas,

                                                      o teu erro foi teres comprado um carro de uma marca que é representada pelos maiores aldrabões do comercio automovel em Portugal , a Hyundai em Portugal é representada pelo Entreposto , só vais conseguir alguma coisa deles depois de uma reclamação no livro oficial de reclamações , e em Tribunal.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                                        Para os testes ainda não tenho orçamento, para o diagnóstico custou-me 35 euros + IVA (43,05 €)

                                                        Tu não tens que andar ai a fazer testes, tens é que fazer uma queixa no livro oficial de reclamações e no CASA - Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (http://www.arbitragemauto.pt/) , depois disso é feita uma peritagem ao veiculo por peritos independentes, conforme o resultado da peritagem , se eles forem considerados culpados , pagam eles a peritagem e obviamente são obrigados a reparar o veiculo sem custos, caso contrario pagas tu a peritagem.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                                                          Tu não tens que andar ai a fazer testes, tens é que fazer uma queixa no livro oficial de reclamações e no CASA - Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (http://www.arbitragemauto.pt/) , depois disso é feita uma peritagem ao veiculo por peritos independentes, conforme o resultado da peritagem , se eles forem considerados culpados , pagam eles a peritagem e obviamente são obrigados a reparar o veiculo sem custos, caso contrario pagas tu a peritagem.
                                                          Olá, boa tarde,
                                                          Obrigado pela dica,
                                                          E como faço reclamação no livro oficial de reclamações?
                                                          Obrigado

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Psalcedas Ver Post
                                                            Segundo o relatório da Bosch, os sensores do FAP não apresentam qualquer valor anormal.

                                                            Seria também estranho que um carro com 2 anos , com 53.000 km e tantas e tantas regenerações apresentasse já um filtro saturado.
                                                            Depende da utilização

                                                            Já vi caso Nissan Note 1.5 DCI com apenas 25mil km e o filtro saturado, carro de 2016 de senhora que pouco anda, e quando anda é devagar e trajectos curtos a frio.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Kelair Ver Post
                                                              Depende da utilização

                                                              Já vi caso Nissan Note 1.5 DCI com apenas 25mil km e o filtro saturado, carro de 2016 de senhora que pouco anda, e quando anda é devagar e trajectos curtos a frio.
                                                              Esse é precisamente o problema oposto ao meu, o meu carro regenera vezes a mais, o filtro tem sempre muito pouca massa lá dentro

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X