Apesar de ser SUV, também me parecem consumos muito altos.
Não tanto os 10l/100, pois acredito que em cidade facilmente atinja esses valores, mas os consumos em AE a 90km/h parecem-me exageradamente altos.
No meu caso, numa carrinha com motor a gasolina 1.4 atmosférico, de há 15 anos atrás (sem preocupações de consumos ou emissões), estabilizado nos 110km/h consigo consumos a rondar os 6.5l/100km.
Claro que também depende da AE. Numa A1 devido ao relevo tenho consumos mais baixos que na A4 p.ex.
O valor de consumo a 90 km/h de 7,7 é, a meu ver, exagerado. Se fosse de consumo médio, seria perfeitamente normal (considerando ser automático).
Eu tenho experiência com um Ateca 1.0 e o consumo médio está nos 6,5 nos últimos 5000 kms (no CB, pelo que na realidade corresponderá no máximo a 7). Só se atira acima dos 7 se o ritmo de AE for superior a 120km-130km e com orografia desfavorável ou irregular.
Num teste espanhol que compararam ambos ao longo de 370 kms (julgo que essencialmente em AE) sem preocupação especial com consumos, o Ateca ficou-se pelos 6,6 e o 3008 pelos 7,5 (manual).
Eu tenho um 3008 GTLine 1.2 PureTech 130 with EAT8 de 2019. E tenho consumos entre 9 a 10L/100km, a tentar fazer uma condução muito controlada não consigo descer dos 8L/100km.
Em auto-estrada o mínimo que consegui foi 7.7L/100km a conduzir a 90km/h. O meu concessionário diz que os consumos anunciados nunca são reais e que os consumos são normais tendo em conta o peso do carro e o motor que tem.
Tirando os consumos presentes nas reviews do carro não tenho nenhuma referência real. Quais são os vossos consumos?
E já agora, quando ligam o carro, se tiverem a porta aberta fica um cheiro do combustível queimado dentro do habitáculo?
Boas,
não te esqueças que os consumos anunciados , são medidos a 90km/h estabilizados ,com todas as janelas fechadas, sem ar condicionado, na 8ª ou quanto muito em 7ª , o que é que isto quer dizer , quer dizer basicamente que não há variação de rotação do motor , os consumos são sempre anunciados tendo em conta o modelo base sem extras, e apenas com um condutor de 75kg de peso , é o standard , , quase todos os extras acrescentam peso ao carro , um exemplo de um extra que está muito na moda agora , o tejadilho em vidro acrescenta logo uma porrada de kilos ao carros ...
os testes são feitos em zonas completamente planas...., sempre sem cruze control
Editado pela última vez por fgarcia337; 31 October 2020, 20:30.
É por esta razão que não acho os SUV's uma escolha racional.
É daquelas escolhas para dizer "a minha piroca é maior que a tua", no fundo não serve para nada e o mais incrivel é que o espaço interior consegue ser pior que uma kangoo
É daquelas escolhas para dizer "a minha piroca é maior que a tua", no fundo não serve para nada e o mais incrivel é que o espaço interior consegue ser pior que uma kangoo
Tendo em conta que a maioria dos condutores de suv são mulheres....não será uma questão de "quem tem a piroca maior"...
Bem quem compra um suv não é o tipico cliente de kangoo...mas tendo em conta que uma peugeot rifter de passageiros custa mais de 30mil euros...percebo o appeal de um mais elevado 3008...mas se a tua maria tem uma kangoo gostos não se discutem!
Editado pela última vez por midnightblack; 03 November 2020, 08:44.
sim tens razão, nem sempre a condutora é a proprietária do veículo. a minha ex gostava muito de andar de frontera em cidade...acho que nas rotundas e cruzamentos normalmente "ganhava" prioridade.
Há vista o consumo parece algo elevado, mas é um bocado relativo conforme a utilização do carro e o modo como é conduzido.
Para ver se isso melhora, nada como aprender a conduzir o carro da forma mais eficiente.
Tendo em conta que é caixa auto, se andar carregado, orografia desfavorável, talvez ar condicionado sempre ligado, e o próprio conceito de andar a 90 km/h é relativo, porque a essa velocidade o carro pode ir fora da zona de conforto (caixas longas, não me espantaria...), E talvez subindo o ritmo para os 110/120 a coisa melhore ou fique igual.
Nada como experimentar e aprender.
Agora claro que não é um veículo económico... muito peso, grande superfície frontal, em autoestrada não vai haver milagres, mas isso até nos diesel acontece.
Depois há outra coisa, muita malta vem habituada a CB's a gasóleo optimistas e acha que o carro é económico, depois passa para um a gasolina mais pessimista (muitos Peugeot são assim) e fica escandalizado
Tendo em conta que a maioria dos condutores de suv são mulheres....não será uma questão de "quem tem a piroca maior"...
Bem quem compra um suv não é o tipico cliente de kangoo...mas tendo em conta que uma peugeot rifter de passageiros custa mais de 30mil euros...percebo o appeal de um mais elevado 3008...mas se a tua maria tem uma kangoo gostos não se discutem!
Ora aqui está, pagar 30 mil por um furgão de passageiros só se tivesse maluquinho da cabeça.
Eu até nem sou fã de SUV's, mas sou a favor que as pessoas pelo menos comprem aquilo que gostem, mesmo que sejam caros ou pouco eficientes, é o melhor que se pode fazer com o que nos custa a ganhar.
Há vista o consumo parece algo elevado, mas é um bocado relativo conforme a utilização do carro e o modo como é conduzido.
Para ver se isso melhora, nada como aprender a conduzir o carro da forma mais eficiente.
Tendo em conta que é caixa auto, se andar carregado, orografia desfavorável, talvez ar condicionado sempre ligado, e o próprio conceito de andar a 90 km/h é relativo, porque a essa velocidade o carro pode ir fora da zona de conforto (caixas longas, não me espantaria...), E talvez subindo o ritmo para os 110/120 a coisa melhore ou fique igual.
Nada como experimentar e aprender.
Agora claro que não é um veículo económico... muito peso, grande superfície frontal, em autoestrada não vai haver milagres, mas isso até nos diesel acontece.
Depois há outra coisa, muita malta vem habituada a CB's a gasóleo optimistas e acha que o carro é económico, depois passa para um a gasolina mais pessimista (muitos Peugeot são assim) e fica escandalizado
Até é o mais provável, nos carros que mais conduzo acontece precisamente isso:
O Punto (1.3mjet 75) faz os melhores consumos em AE a 110KM/h em 5ª
O Ibiza (1.9 TDI 105) faz melhores consumos em AE a 120KM/h em 5º. Para ir a 90 consigo melhores consumos em 4ª
Acho que é uma questão do user se habituar ao carro e começar a olhar mais para os consumos instantâneos para percerber em que momentos o carro gasta mais e qual a melhor relação velocidade/mudança
O meu Ford Cougar 2.0i também faz esses consumos... não consigo baixar dos 8.5 nem por nada.
Acho que esses consumos no 3008 são um bocadinho exagerados. A 90 km/h não pode fazer essa média...
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