Originalmente Colocado por Mashahiro
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Problemas 1.5 Hdi 130cv = Terceiro Motor em Garantia
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Mashahiro Ver PostClaro, é como quiserem [emoji6]
Repara bem nos parágrafos a bold
O prazo de garantia conta-se a partir da data entrega do bem e tem uma duração de:
2 anos para os bens móveis
5 anos para os bens imóveis
Para os bens móveis usados o prazo de dois anos pode ser reduzido a um ano, por acordo entre o vendedor e o consumidor.
O consumidor tem direito a que a conformidade seja reposta sem encargos, optando o consumidor por uma das seguintes soluções:
reparação
substituição
redução adequada do preço
resolução do contrato
Tratando-se de bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito.
Tratando-se de bem móvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas no prazo máximo de 30 dias.
O prazo da garantia suspende-se durante o período em que o bem estiver a ser reparado.
Para que possa usufruir deste direito é essencial guardar todos os documentos relativos à entrega do bem para reparação e do seu levantamento após a mesma. Verifique se estes documentos estão devidamente datados.
Tenho os mesmos direitos caso contacte o vendedor ou o produtor do bem?
Caso se dirija ao vendedor do bem poderá optar pela reparação, substituição, redução adequada do preço ou a resolução do contrato. Caso se dirija ao produtor ou ao seu representante (ex.º concessionário da marca), apenas poderá exigir a reparação ou a substituição do bem.
O que se entende quando se diz que a conformidade tem de ser reposta "sem encargos" para o consumidor?
Quer dizer que todas as despesas necessárias ao bom funcionamento do bem não podem ser cobradas ao consumidor, nomeadamente, transporte, mão-de-obra e material.
Quando é substituido o bem, qual a garantia do novo bem entregue ao consumidor?
O bem substituto goza de novo prazo de garantia (2 anos bem móvel e 5 anos bem imóvel) completamente autónomo da garantia do bem substituído. Em caso de substituição do bem, assegure-se que lhe é disponibilizado documento datado relativo à entrega do bem substituto. Só assim poderá provar o prazo de garantia caso o bem venha, também ele, manifestar qualquer desconformidade.
Mandei para reparação um bem dentro da garantia, qual o prazo de garantia das peças que foram colocadas em virtude da reparação?
As peças colocadas gozam de um prazo de garantia de 2 anos, independentemente do prazo da garantia do bem reparado. Todavia, assegure-se que, quando levantar o bem após a reparação, lhe é fornecido documento contendo a descrição das peças que foram colocadas. Este documento é essencial para garantir os seus direitos em situação de reaparecimento da avaria.
O recibo é suficiente para accionar a garantia em caso de avaria?
Quando a avaria ocorre no período de garantia imposto legalmente (2 anos para bens móveis e 5 anos para bens imóveis), não é necessário solicitar ao vendedor qualquer outro documento complementar comprovativo da garantia.
Quando é que deverá ser exigido documento complementar ao recibo?
Deverá ser exigido documento complementar , quando na negociação/venda o vendedor oferecer um prazo de garantia superior ao legalmente estabelecido (ex: um veículo automóvel tem uma garantia legal de 2 anos, o vendedor vende o automóvel com garantia de 5 anos).Editado pela última vez por cerdeira; 04 January 2022, 13:54.
Comentário
-
Mandei para reparação um bem dentro da garantia, qual o prazo de garantia das peças que foram colocadas em virtude da reparação?
As peças colocadas gozam de um prazo de garantia de 2 anos, independentemente do prazo da garantia do bem reparado. Todavia, assegure-se que, quando levantar o bem após a reparação, lhe é fornecido documento contendo a descrição das peças que foram colocadas. Este documento é essencial para garantir os seus direitos em situação de reaparecimento da avaria.
Alteração que foi introduzida com alteração ocorrida em 2008, presente no articulado do DL. 84/2008 no seu artigo 5º nº6
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mashahiro Ver PostCerdeira, já disse que é como quiserem. Ponto final.
Espero nunca precisem. E se precisarem levem essas leis no google ao concessionário, e façam-nas valer. Espero que corra bem, para bem do consumidor.
Já se sabe que tentam sempre fugir às responsabilidades…
Nunca será fácil
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mashahiro Ver PostCerdeira, já disse que é como quiserem. Ponto final.
Espero nunca precisem. E se precisarem levem essas leis no google ao concessionário, e façam-nas valer. Espero que corra bem, para bem do consumidor.
Já sabemos que e apesar de ser um imperativo legal, muitas empresas se tentam descartar.
Claro que depois e por vezes, mesmo que consumidor tenha a legislação do lado dele, tem de recorrer a outras instâncias para se valer dos seus direitos.
Como é óbvio, quando se aí chega, coloca-se a questão se de facto e pelo custo vale a pena e as coisas morrem por aí.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Veritati Ver PostDos casos que conheci, sempre foi como o Mashahiro retrata. Não sei se é mandarem barro à parede, não, não faz sentido, mas infelizmente é assim que costuma acontecer (reforço, daquilo que já experienciei).
Eu também posso ir ao google buscar o que querem. Mas a realidade é bem diferente. Infelizmente o lesado é o cliente e concordo com quem reclama. Mas se assim fosse era quase uma garantia vitalicia. Bateria que morra de ano a ano..durante 20 anos...tinha garantia uma vida. E não é asdim.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mashahiro Ver PostBateria que morra de ano a ano..durante 20 anos...tinha garantia uma vida. E não é asdim.
Evidentemente, que os concessionários não avisam os consumidores destas disposições legais, aproveitam-se de a maior parte deles desconhecer estes preceitos. Se tiveres um problema deste tipo e se chegares lá com a lei, pode ser que fiques surpreendido com a "disponibilidade" deles para consertar o problema. Se não o quiserem fazer e mantiverem a sua postura, podes sempre recorrer a um Tribunal para repor a justiça. Claro que a maior parte das pessoas não o faz porque é algo moroso e dispendioso.
Só uma questão: Nunca foste a uma Worten ou loja do género com um produto avariado em período de garantia? Se já foste, sabes que estão obrigados a reparar o produto no espaço de 30 dias, se não o fizerem têm duas hipóteses: 1. Dão-te outro produto igual e novo; 2. Dão-te o dinheiro que pagaste pelo produto avariado. Se optarem pela primeira hipótese, esse novo produto terá uma garantia de 3 anos e a garantia do produto avariado em nada influencia a garantia do novo produto (a garantia é de 3 anos porque a lei sobre os bens de consumo foi alterada e entrou uma nova redação a 1 de janeiro de 2021).
Eu sei que estas coisas custam a "entrar" porque pensamos vários anos de uma forma e não é fácil pensar diferente porque dois ou três desconhecidos dizem o oposto, mas a verdade é esta. A lei corrobora o que eu e outros foristas referimos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por VMPM Ver PostMas olha que é mesmo assim! Se a bateria colocada avariar ao fim de um tens direito a uma nova, se essa nova bateria sofrer do mesmo vício tens direito a outra bateria e assim sucessivamente.
Evidentemente, que os concessionários não avisam os consumidores destas disposições legais, aproveitam-se de a maior parte deles desconhecer estes preceitos. Se tiveres um problema deste tipo e se chegares lá com a lei, pode ser que fiques surpreendido com a "disponibilidade" deles para consertar o problema. Se não o quiserem fazer e mantiverem a sua postura, podes sempre recorrer a um Tribunal para repor a justiça. Claro que a maior parte das pessoas não o faz porque é algo moroso e dispendioso.
Só uma questão: Nunca foste a uma Worten ou loja do género com um produto avariado em período de garantia? Se já foste, sabes que estão obrigados a reparar o produto no espaço de 30 dias, se não o fizerem têm duas hipóteses: 1. Dão-te outro produto igual e novo; 2. Dão-te o dinheiro que pagaste pelo produto avariado. Se optarem pela primeira hipótese, esse novo produto terá uma garantia de 3 anos e a garantia do produto avariado em nada influencia a garantia do novo produto (a garantia é de 3 anos porque a lei sobre os bens de consumo foi alterada e entrou uma nova redação a 1 de janeiro de 2021).
Eu sei que estas coisas custam a "entrar" porque pensamos vários anos de uma forma e não é fácil pensar diferente porque dois ou três desconhecidos dizem o oposto, mas a verdade é esta. A lei corrobora o que eu e outros foristas referimos.
2022
Comentário
-
Originalmente Colocado por VMPM Ver PostMas olha que é mesmo assim! Se a bateria colocada avariar ao fim de um tens direito a uma nova, se essa nova bateria sofrer do mesmo vício tens direito a outra bateria e assim sucessivamente.
Evidentemente, que os concessionários não avisam os consumidores destas disposições legais, aproveitam-se de a maior parte deles desconhecer estes preceitos. Se tiveres um problema deste tipo e se chegares lá com a lei, pode ser que fiques surpreendido com a "disponibilidade" deles para consertar o problema. Se não o quiserem fazer e mantiverem a sua postura, podes sempre recorrer a um Tribunal para repor a justiça. Claro que a maior parte das pessoas não o faz porque é algo moroso e dispendioso.
Só uma questão: Nunca foste a uma Worten ou loja do género com um produto avariado em período de garantia? Se já foste, sabes que estão obrigados a reparar o produto no espaço de 30 dias, se não o fizerem têm duas hipóteses: 1. Dão-te outro produto igual e novo; 2. Dão-te o dinheiro que pagaste pelo produto avariado. Se optarem pela primeira hipótese, esse novo produto terá uma garantia de 3 anos e a garantia do produto avariado em nada influencia a garantia do novo produto (a garantia é de 3 anos porque a lei sobre os bens de consumo foi alterada e entrou uma nova redação a 1 de janeiro de 2021).
Eu sei que estas coisas custam a "entrar" porque pensamos vários anos de uma forma e não é fácil pensar diferente porque dois ou três desconhecidos dizem o oposto, mas a verdade é esta. A lei corrobora o que eu e outros foristas referimos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostAinda que caso a avaria ocorra durante o 2º ano, se tenha de provar que esta teve origem num defeito de fabrico.... O que me parece que será difícil, até porque não sei muito bem o que é que isso significa
Comentário
-
Não entendo como é que estes erros de conceção existem atualmente, com tanta tecnologia para simular o erro + testes reais.
A não ser que sejam propositados, mas mesmo assim é um tiro no pé em termos de reputação... ou não, dado que a Peugeot superou em vendas a Renault no mercado nacional...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mashahiro Ver PostCerdeira, já disse que é como quiserem. Ponto final.
Espero nunca precisem. E se precisarem levem essas leis no google ao concessionário, e façam-nas valer. Espero que corra bem, para bem do consumidor.
Comentário
-
A lei tem muito que se lhe diga.
Anda aí alguém com uma conta de algumas dezenas de milhares de euros porque insistiu que as coisas eram assim "preto no branco".
O stand substituiu o FAP e mais uma série de items associados em garantia uma vez, daí para a frente estiveram em disputa sobre a garantia, com o cliente a arranjar um "truque" para não pagar e ficar com o carro enquanto discutem se é ou não garantia. No total, foram trocados 6 ou 7 FAPs.
Em tribunal ficou provado que o cliente optou por não trocar uma peça que já não tinha garantia, estragando os faps, agora tem outro crédito para pagar.
Outro...comprou um carro usado com defeito na injeção. Acionou a garantia, que naturalmente foi recusada. Recorreu a tudo e todos, foi sempre recusada e explicada a razão. Acabou por ir para tribunal, agora está a pagar o carro, as custas do processo e ainda uma boa quantiazinha por causa de difamações ao stand e à seguradora responsável pela garantia. é que pelo meio encheu foruns e páginas de facebook. às tantas também passou por aqui
O cliente tem direitos, mas não tem direito a tudo, e também tem deveres. A malta que escolhe não entender isto, geralmente queima-se.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostA lei tem muito que se lhe diga.
Anda aí alguém com uma conta de algumas dezenas de milhares de euros porque insistiu que as coisas eram assim "preto no branco".
O stand substituiu o FAP e mais uma série de items associados em garantia uma vez, daí para a frente estiveram em disputa sobre a garantia, com o cliente a arranjar um "truque" para não pagar e ficar com o carro enquanto discutem se é ou não garantia. No total, foram trocados 6 ou 7 FAPs.
Em tribunal ficou provado que o cliente optou por não trocar uma peça que já não tinha garantia, estragando os faps, agora tem outro crédito para pagar.
Outro...comprou um carro usado com defeito na injeção. Acionou a garantia, que naturalmente foi recusada. Recorreu a tudo e todos, foi sempre recusada e explicada a razão. Acabou por ir para tribunal, agora está a pagar o carro, as custas do processo e ainda uma boa quantiazinha por causa de difamações ao stand e à seguradora responsável pela garantia. é que pelo meio encheu foruns e páginas de facebook. às tantas também passou por aqui
O cliente tem direitos, mas não tem direito a tudo, e também tem deveres. A malta que escolhe não entender isto, geralmente queima-se.
Tenham noção fds.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostA lei tem muito que se lhe diga.
Anda aí alguém com uma conta de algumas dezenas de milhares de euros porque insistiu que as coisas eram assim "preto no branco".
O stand substituiu o FAP e mais uma série de items associados em garantia uma vez, daí para a frente estiveram em disputa sobre a garantia, com o cliente a arranjar um "truque" para não pagar e ficar com o carro enquanto discutem se é ou não garantia. No total, foram trocados 6 ou 7 FAPs.
Em tribunal ficou provado que o cliente optou por não trocar uma peça que já não tinha garantia, estragando os faps, agora tem outro crédito para pagar.
Outro...comprou um carro usado com defeito na injeção. Acionou a garantia, que naturalmente foi recusada. Recorreu a tudo e todos, foi sempre recusada e explicada a razão. Acabou por ir para tribunal, agora está a pagar o carro, as custas do processo e ainda uma boa quantiazinha por causa de difamações ao stand e à seguradora responsável pela garantia. é que pelo meio encheu foruns e páginas de facebook. às tantas também passou por aqui
O cliente tem direitos, mas não tem direito a tudo, e também tem deveres. A malta que escolhe não entender isto, geralmente queima-se.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostA lei tem muito que se lhe diga.
Anda aí alguém com uma conta de algumas dezenas de milhares de euros porque insistiu que as coisas eram assim "preto no branco".
O stand substituiu o FAP e mais uma série de items associados em garantia uma vez, daí para a frente estiveram em disputa sobre a garantia, com o cliente a arranjar um "truque" para não pagar e ficar com o carro enquanto discutem se é ou não garantia. No total, foram trocados 6 ou 7 FAPs.
Em tribunal ficou provado que o cliente optou por não trocar uma peça que já não tinha garantia, estragando os faps, agora tem outro crédito para pagar.
Outro...comprou um carro usado com defeito na injeção. Acionou a garantia, que naturalmente foi recusada. Recorreu a tudo e todos, foi sempre recusada e explicada a razão. Acabou por ir para tribunal, agora está a pagar o carro, as custas do processo e ainda uma boa quantiazinha por causa de difamações ao stand e à seguradora responsável pela garantia. é que pelo meio encheu foruns e páginas de facebook. às tantas também passou por aqui
O cliente tem direitos, mas não tem direito a tudo, e também tem deveres. A malta que escolhe não entender isto, geralmente queima-se.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostE qual a razão de ser recusada, se estava na garantia?
Mas isto sou eu a supor, não faço ideia de como se desenrolou a história.
Comentário
-
Sim, tinham advogados incompetentes porque decidiram defendê-los quando o caso estava perdido à partida (ou quando os dados lhes foram todos facultados...)
O facto é que a garantia não cobre qualquer problema presente na altura da compra, desde que o cliente seja devidamente informado. O 2º foi informado, várias vezes, no anúncio e na troca de mensagens via OLX ainda antes da compra, e na documentação que assinou quando comprou o carro.
A garantia também não cobre quaisquer problemas em resultado da falha de outros componentes que não estão sujeitos a garantia. No primeiro caso, a não substituição duma peça que já não tinha garantia (passou o tempo) levou à avaria do FAP, apesar do FAP ter garantia no momento em que avariou novamente.
A luz da moda acendeu, o cliente foi informado da necessidade de substituir a peça e das consequências de não o fazer, escolheu não substituir a peça. Andou alguns anos assim, inclusivé com relatórios de oficinas independentes pagos pelo próprio.
Comentário
-
Originalmente Colocado por delta18 Ver Post...dado que a Peugeot superou em vendas a Renault no mercado nacional...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostSim, tinham advogados incompetentes porque decidiram defendê-los quando o caso estava perdido à partida (ou quando os dados lhes foram todos facultados...)
O facto é que a garantia não cobre qualquer problema presente na altura da compra, desde que o cliente seja devidamente informado. O 2º foi informado, várias vezes, no anúncio e na troca de mensagens via OLX ainda antes da compra, e na documentação que assinou quando comprou o carro.
A garantia também não cobre quaisquer problemas em resultado da falha de outros componentes que não estão sujeitos a garantia. No primeiro caso, a não substituição duma peça que já não tinha garantia (passou o tempo) levou à avaria do FAP, apesar do FAP ter garantia no momento em que avariou novamente.
A luz da moda acendeu, o cliente foi informado da necessidade de substituir a peça e das consequências de não o fazer, escolheu não substituir a peça. Andou alguns anos assim, inclusivé com relatórios de oficinas independentes pagos pelo próprio.
Além disso, garantias compradas para carros usados - nhec
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vizza Ver PostNão entendo como! Leio com cada problema em psa(aqui no fórum) e mesmo cá na zona, ou não ando atento mas parece haver mais problemas graves em psa's que Renault's nos últimos anos.
Neste momento, se fosse comprador de modelo novo /recente, iria ter muiiiitas reticências quanto a modelos PSA.
Comentário
-
Originalmente Colocado por mpereira Ver PostTambém alinho por essa bitola, os problemas de motor nos modelos PSA têm aparecido frequentemente nestes ultimos produtos (motores Puretech, motores THP, agora estes diesel), ao passo que os Renault, desde a resolução das capas das bielas dos Dci, têm sido motores de guerra, por assim dizer, excepto o 1.2 Tce que também foi uma porcaria.
Neste momento, se fosse comprador de modelo novo /recente, iria ter muiiiitas reticências quanto a modelos PSA.
É triste mas isto acontece amiúde nas empresas: mandam o gajo velho e calejado embora, ou deixam-no ir, para não lhe aumentarem o ordenado 100€ e porque "com o ordenado daquele velho meto dois jovens mais habituados aos novos softwares, mais produtivos e sem outros encargos". É que a idade não conta para nada e não é um posto, mas a experiência só se ganha depois de partir muita pedra.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostSim, tinham advogados incompetentes porque decidiram defendê-los quando o caso estava perdido à partida (ou quando os dados lhes foram todos facultados...)
O facto é que a garantia não cobre qualquer problema presente na altura da compra, desde que o cliente seja devidamente informado. O 2º foi informado, várias vezes, no anúncio e na troca de mensagens via OLX ainda antes da compra, e na documentação que assinou quando comprou o carro.
A garantia também não cobre quaisquer problemas em resultado da falha de outros componentes que não estão sujeitos a garantia. No primeiro caso, a não substituição duma peça que já não tinha garantia (passou o tempo) levou à avaria do FAP, apesar do FAP ter garantia no momento em que avariou novamente.
A luz da moda acendeu, o cliente foi informado da necessidade de substituir a peça e das consequências de não o fazer, escolheu não substituir a peça. Andou alguns anos assim, inclusivé com relatórios de oficinas independentes pagos pelo próprio.
São 2 casos de chico-espertice.
Comentário
-
Originalmente Colocado por NiGhTb0y Ver PostConheço mais casos, cerca de 10, uns Citroên outros Peugeot, com problemas semelhantes, e que também já vão no segundo ou terceiro motor trocado.
Comentário
-
Originalmente Colocado por mpereira Ver PostOntem abordei este tema com um mecânico da Santogal que tem um amigo na Peugeot, que lhe disse que há dias tinham cerca de 40(!) casos de motores para mandar "para trás"...assustador.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Clubman1d Ver PostEntão esses 2 relatos nada têm a ver com a legalidade das garantias.
São 2 casos de chico-espertice.
A ideia que se espalha por aí (e por aqui tb, às vezes) é que a garantia cobre tudo e todos, em todas as situações, e que são os stands/oficinas/garantias que estão sempre a intrujar o cliente. Na realidade, existem regras e procedimentos a cumprir de parte a parte, e depois tens meio mundo a tentar aldrabar o outro meio.
Trabalhei com algumas dessas empresas de garantias/seguradoras. Umas trabalham bem, outras nem por isso, mas em quase todas as situações, o cliente quis o caso resolvido na hora e a oficina que tratasse com a garantia depois do carro arranjado. Por 3x tive que chamar a policia, tal o nível da "conversa", fora as outras vezes todas em que a situação lá se resolveu.
Ora, nenhuma oficina tem staff parado à espera que caia um cliente. Se tem, é sinal que já ninguém lá vai, eu não meto lá o meu carro.
Nenhuma oficina tem uma frota de carros de cortesia equivalentes ao "teu" para emprestar do seu bolso.
Nenhuma oficina vai assumir a despesa sem ter um OK por escrito da seguradora (e se esperasse pelo pagamento propriamente dito, o carro ficava lá umas boas semanas). Para ter isso, tem que enviar documentação, fotografias, videos, etc etc etc tudo isto demora tempo.
O cliente não gosta que demore tempo? azar, resolva com quem lhe deu a garantia.
LuisPedro, uma delas era de carro novo!
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário