Boas pessoal Estou com um problema no meu punto , a direcçao do meu Punto de à uma semana para cá começou a fazer um "Crack" quando estou a fazer manobras e viro o volante ,mas a direção mantem-se bem , apenas houve uma vez que ele a D.A. desactivou , desliguei e liguei o carro e voltou ao normal. Esta questão dos "Cracks" vai ser coisa para gastar muito dinheiro ? Será o motor da direção ? Espero que me possam dar umas dicas de como proceder Obrigado Ricardo
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começa por ser folga, o meu levou aperto na coluna ao inicio mas passado uns dias voltou ao mesmo, se os teus sintomas forem iguais aos meus é coluna, eu notava mais quando fazia manobras e o volante ao virar para o lado contrario dava uns "estalos" na direcção, eu ate sentia no volante, é isso que te acontece?
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Nao sinto realmente no volante , é mais de ouvido e em dias humidos nao sinto , nao sei se será coincidencia ou nao.
De qquer das formas vou levar ao mecanica para ele levar a maquina para ver os erros , concordas ?
Vejo a questao das folgas e testo , caso o problema se mantenha é entao a coluna que tem que se trocada , right ? Estive a ver algumas colunas por ai a venda a rondar o 250€ ( uasdas claro) isso vende-se novas em casas de peças ?
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Tenham calma. Não comecem já assustar o homem com colunas da direção novas e 1000eur de reparação.
A verdade é que as colunas da direção de alguns carros (Puntos, Corsas, etc...) são um bocado para o fraco, mas até ter que se substituir a coluna de direção toda devido a uns simples estalidos vai uma grande diferença, mas cada um é que sabe o dinheiro que tem para gastar....
Existe um motor eléctrico, e existem alguns sensores que detectam a viragem do volante e dão ordem ao motor eléctrico para assistir a direção. Simplificando e o principio de funcionamento é mais ou menos este. Agora se o motor eléctrico ou algum sensor está avariado não é caso para se mudar a coluna da direção toda. Se forem à marca o mais certo é quererem meter uma coluna nova, mas já existem locais fora da marca que reparam isso por um preço mais simpático.
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Na verdade nao tenho feito outro coisa snao pesquisar .
Muitos dos topicos antigos de pessoas que expoem problemas como este terminam sem solução e já sao de 2009 +-
Foi por isso que decidi recorrer aqui ao forum mais um vez , achas que se o meu mecanico levar o bixo á maquina se detecta as falhas desses sensores ?
Acho um pouco estranho ser um sensor que cause os estalidos , contudo , ha uma pessoa que tem um sensor desses para venda no custo justo que me diz que esse tal "sensor de esforço" é a solução para estes estalidos ( claro que ele é suspeito pois quer fazer a venda )
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Não te quero induzir em erro mas na minha opinião os sensores não tém nada a ver com os estalidos que ouves. O problema deve ser puramente mecânico e não electrónico.
Tal como já afirmei os sensores detectam a viragem do volante e dão ordem ao motor para assistir a direção. Se tivesses algum sensor avariado deixavas de ter direção assistida, ficava pesada e acendia a luz de avaria no quadrante.
Podes sempre tentar ligar o carro à máquina de diagnostico mas tenho dúvidas que te vá acusar algum erro. O problema deve estar na parte mecânica da direção.
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Estou com o mesmo problema no meu Grande Punto 1.2 de 2010! O meu dá estalos no volante, quando efectuo manobras parado (ou a estacionar)! Em andamento não noto nada! O computador de bordo não dá erro nenhum! Já me disseram que pode ser o encaixe do airbag solto no volante!
Ao que parece algumas unidades até 2008, tiveram problemas na coluna de direcção!
O meu foi comprado usado, vou usar a garantia para ver este problema!
É que se for a coluna de direcção são muitos €€€€!!!!
O barulho é irritante a estacionar o volante faz uns estalos!!! Com o city ligado é igual!
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Nunca me preocupei com isso o meu punto de 2003 comprado novo sempre fez esses estalos.
No inicio tambem andei para lá a ver se tinha alguma coisa desapertada, depois deixei-me disso, quando um dia começar a dar os sinais de falha de motor ou sensor, mando reparar.
Até já referi isso noutro topico de outro user com problema semelhante.
Acho que ele trocou uma data de peças, sinceramente não me recordo o que ele mexeu.
Sensores não têm forma fisica de fazer esse tipo de ruidos.
Esse problema é mecanico como já disseram aqui.
ps: neste caso do user se o cb indica desalinhamento de direcção eu começava por ter sempre a direcção alinhada.
Os pneus não estão a ser comidos?Editado pela última vez por m4nn1pul0; 20 February 2013, 10:15.
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