Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de óleo=problema de bronzes 1.5 dci?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
    Verifiquei novamente o manual e não vem nenhuma referência em alterar o oleo para 5W40 em motores diesel com mais de 100cv, vem sim para motores 1.9/2.2 Dci e motores com FAP.
    Hoje ainda fiquei mais preocupado porque o carro afinal não levou 1 litro de oleo mas sim 1.75l, parece-me claramente excessivo, mas os tipos lá da oficina tiveram a dar uma vista de olhos, desmotaram lá uns tubos e não viram nada de especial, sinceramente não fiquei agradado com o serviço deles, fiquei com a sensação que acham o consumo normal...quando rebentar alguma coisa vai ser normal...Não sou muito piquinhas com o aspecto/limpeza exterior do meu carro, mas a nível de manutenção/revisões e pneus não gosto de facilitar.
    Estou tramado porque neste momento não me posso dar ao luxo de ficar sem carro mas quero ver se o levo onde normalmente faço as revisões o mais depressa possível...


    Não me admira que eles não achem nada de estranho.

    Existe inclusive manuais de algumas viaturas (e isto transversal a muitas marcas), que fazem referência que na eventualidade de gastar até 1 litro de óleo aos 1000km, é normal...


    Logo, está visto que com esta medida de consumo, de até 1 litro aos 1000km, conseguem se salvaguardar de muitas situações que viaturas possam ter um consumo mais acentuado...

    Com isto e caso o teu manual (sabendo que o Laguna I e II, tinham essa indicação), seja um desses em que haja essa indicação (1litro/1000km), não admira que quem o tenha visto, não tenha achado nada de anormal...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por draper Ver Post
      ... esse é que é o problema... 95% das oficinas de marca aplicam óleos que não cumprem as especificações da marca...

      No caso da Renault, usam muito o 10w40 para 'toda a obra'...

      O óleo como está a passar no lado da turbina, entra na admissão e não há grande alteração das performance ou fumo.
      Diagnóstico: retiram o tubo da admissão (o que vai do filtro de ar à entrada do turbo) e vêem se tem fuga de óleo (se necessário com uma lâmpada UV pois os vestígios de óleo com a luz UV ficam violeta).
      Reparar o turbo implica retirar o turbo do motor e então desmontar o turbo.

      O uso de óleo 10w40 propencia este problema pois a frio a lubrificação do turbo é deficitária dada a elevada viscosidade deste óleo face ao 5w40.
      Por isso a Renault nos 1.5dCi com mais de 100cv preconiza o 5w40 (5w30 RN0720 se tiverem FAP).
      Como já aqui o disse, até Julho de 2007 era 10w40 que metiam e que a Renault mandava, tendo depois alterado para 5w40 quando as revisões passaram a 30000km/1Ano.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
        100 km a 170km/h? Com este calor? Num 1.5DCI?

        Começa a ter mais cuidado senão em vez do bronzes qualquer dia vai o turbo ou mesmo o motor à vida.
        E se for 50 km a uma média 150-160 km/h também tem mal?
        É que o faço quase todas as semanas (1 vez por semana) e nunca senti nada de anormal no carro.

        Comentário


          #34
          Eu mudei as capas das bielas no megane 1.5dci 105cv de 2007 com 170 mil e estavam mesmo gastas segundo o mecânico mais um bocado e ia ter surpresas...

          Ficou-me por este preço e aconselho.

          -5 Lt oleo 5w30 -76.87
          -Junta Carter - 47.15
          -JG Bronzes - 39.90
          -1 Filtro Oleo - 9.25
          Total - 173.17 Euros

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por CondeMontanelas Ver Post
            E se for 50 km a uma média 150-160 km/h também tem mal?
            É que o faço quase todas as semanas (1 vez por semana) e nunca senti nada de anormal no carro.
            Nem vais notar nada, pelo menos para já.

            Mas o motor em vez de durar 400 mil km dura 300 mil km. Pá são opções.
            Uma coisa é andar a 160 km/h num motor com capacidade para muito mais, outra é a andar a essa velocidade num motor que vai quase no máximo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
              Nem vais notar nada, pelo menos para já.

              Mas o motor em vez de durar 400 mil km dura 300 mil km. Pá são opções.
              Uma coisa é andar a 160 km/h num motor com capacidade para muito mais, outra é a andar a essa velocidade num motor que vai quase no máximo.
              Qualquer pessoa sabe (ou deveria saber) isso.
              Se durar 300000 já não deverá ser nas minhas mãos.

              Comentário


                #37
                Já chegei a ir a Berlim sempre a 150/160 quando entrei em autobahn sempre com o pé no fundo durante uns bons km's no megane descansou 1 dia e ao vir embora foi a mesma coisa, lá fui eu comprar 2 smart's.
                E o carro aguentou-se bem, mas também tinha cerca de 30mil km's.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por CondeMontanelas Ver Post
                  Qualquer pessoa sabe (ou deveria saber) isso.
                  Se durar 300000 já não deverá ser nas minhas mãos.
                  Mas isso é uma escolha tua. Agora quem quer manter o carro muito tempo deve evitar tal comportamento.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                    Mas isso é uma escolha tua. Agora quem quer manter o carro muito tempo deve evitar tal comportamento.
                    Eu devo ser um gajo com sorte.
                    Tive um Punto durante quase 9 anos e um Fiesta (que ainda o tenho) durante 4 anos e sempre andaram nos limites* e nunca tive nenhum problema.

                    * Por limites entenda-se sempre em altas rotações e no limiar das velocidades máximas.
                    Não confundir com andar a fazer rally com o carro.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por CondeMontanelas Ver Post
                      Eu devo ser um gajo com sorte.
                      Tive um Punto durante quase 9 anos e um Fiesta (que ainda o tenho) durante 4 anos e sempre andaram nos limites* e nunca tive nenhum problema.

                      * Por limites entenda-se sempre em altas rotações e no limiar das velocidades máximas.
                      Não confundir com andar a fazer rally com o carro.
                      Mas as pessoas a quem foram parar esses carros podem não dizer o mesmo.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                        Mas as pessoas a quem foram parar esses carros podem não dizer o mesmo.
                        Um foi directamente para o abate na compra de um novo.
                        O outro está emprestado a um familiar e até agora 0 queixas.

                        E desde que sejas sério no negócio de venda,o problema deixa de ser teu.
                        Mas isso é apenas a minha visão das coisas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por CondeMontanelas Ver Post
                          Um foi directamente para o abate na compra de um novo.
                          O outro está emprestado a um familiar e até agora 0 queixas.

                          E desde que sejas sério no negócio de venda,o problema deixa de ser teu.
                          Mas isso é apenas a minha visão das coisas.
                          Sim mas não estou a por isso em causa. Falava dos cuidados a ter com o motor e a sua saúde a longo prazo.
                          Ao contrário do que muita gente diz, eu preferia um carro que fizesse alguma cidade do que outro que só fizesse auto estrada e andasse sempre no prego. Principalmente quando está calor, fazer muitos km a fundo é prejudicial, principalmente em motores com turbo.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                            Sim mas não estou a por isso em causa. Falava dos cuidados a ter com o motor e a sua saúde a longo prazo.
                            Ao contrário do que muita gente diz, eu preferia um carro que fizesse alguma cidade do que outro que só fizesse auto estrada e andasse sempre no prego. Principalmente quando está calor, fazer muitos km a fundo é prejudicial, principalmente em motores com turbo.
                            Porque quando está calor? Em que te fundamentas para fazer tal afirmação?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                              Eu mudei as capas das bielas no megane 1.5dci 105cv de 2007 com 170 mil e estavam mesmo gastas segundo o mecânico mais um bocado e ia ter surpresas...

                              Ficou-me por este preço e aconselho.

                              -5 Lt oleo 5w30 -76.87
                              -Junta Carter - 47.15
                              -JG Bronzes - 39.90
                              -1 Filtro Oleo - 9.25
                              Total - 173.17 Euros

                              Estou a achar barato, a mim falaram-me em mais ou menos 200€, 100 para as capas das biela e 100 de mão de obra, faltava depois óleo, etc...

                              Comentário


                                #45
                                Cheira-me a óleo errado para esse motor...e o que escreveram na factura pode nem corresponder ao que usaram....
                                Eu mudaria de oficina, mencionaria qual o óleo a usar, e depois confirmaria se o consumo de óleo se mantém ou não...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                  Cheira-me a óleo errado para esse motor...e o que escreveram na factura pode nem corresponder ao que usaram....
                                  Eu mudaria de oficina, mencionaria qual o óleo a usar, e depois confirmaria se o consumo de óleo se mantém ou não...
                                  Não digo nada, que não seja o caso...mas o carro desde os 60.000kms tem feito sempre as revisões na mesma oficina Renault, se fosse para me andarem a enganar com o oleo penso que já me teriam feito isso à muito tempo...
                                  Se fosse um carro que me gastasse oleo desde sempre não estaria preocupado, todos sabemos que há marcas em que isso acontece mais do que outra, andei com yaris que entre revisões levou sempre 0.75-1l de oleo, por exemplo a minha moto também tem levado sempre uns 0,3l de oleo entre revisões mas se por exemplo começarem a gastar mais do que o normal desconfiamos que alguma coisa não está bem...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                    Sim mas não estou a por isso em causa. Falava dos cuidados a ter com o motor e a sua saúde a longo prazo.
                                    Ao contrário do que muita gente diz, eu preferia um carro que fizesse alguma cidade do que outro que só fizesse auto estrada e andasse sempre no prego. Principalmente quando está calor, fazer muitos km a fundo é prejudicial, principalmente em motores com turbo.
                                    Meu caro, pelo pouco que sei de mecânica um carro trabalha sempre no mesmo intervalo de temperaturas. Por isso a existência de um sistema de refrigeração, para não passar de determinada temperatura, seja verão ou inverno.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Este motor tem o redline nas 4250rpm +- e em 6ª a 200 vai nas 4000rpm, por isso ir a 170 deverá ser umas 3500rpm o que não é muito em termos de rotação para se dizer que se vai a estragar o motor.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                        Este motor tem o redline nas 4250rpm +- e em 6ª a 200 vai nas 4000rpm, por isso ir a 170 deverá ser umas 3500rpm o que não é muito em termos de rotação para se dizer que se vai a estragar o motor.
                                        O meu com 190 mil km's depois de andar a fundo em AE's, e arranques a fundo tanto a frio como a quente, reduções a bruta em serras, foi preciso mandar embora, o motor e o turbo já não eram os mesmos...
                                        Velho pd130 levou pior e estava novo...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                                          O meu com 190 mil km's depois de andar a fundo em AE's, e arranques a fundo tanto a frio como a quente, reduções a bruta em serras, foi preciso mandar embora, o motor e o turbo já não eram os mesmos...
                                          Velho pd130 levou pior e estava novo...
                                          Penso que nao se pode compara um simples 1.5 que deve estar já bastante espremido para os 105 cv, com um um 1.9 de 130cvs.
                                          Tambem já tive um 2.0 hdi de apenas 90cv e fazia 300kms de seguida a fundo e nunca se queixou, muita cilindrada e poucos cavalos é sempre melhor do que pouca cilindrada e muitos cavalos em termos de fiabilidade, na minha opinião, claro...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                            Penso que nao se pode compara um simples 1.5 que deve estar já bastante espremido para os 105 cv, com um um 1.9 de 130cvs.
                                            Tambem já tive um 2.0 hdi de apenas 90cv e fazia 300kms de seguida a fundo e nunca se queixou, muita cilindrada e poucos cavalos é sempre melhor do que pouca cilindrada e muitos cavalos em termos de fiabilidade, na minha opinião, claro...
                                            Tudo isso, somado à caixa de velocidades. Só a titulo de exemplo, a minha a fundo em plano e em 6ª, não faz mais que 3200rpms e às vezes nem isso. A potência máxima é as 3800 e o redline é às 4500rpms. Diria que se a fundo andasse a 4300rpms, seria bem pior para o motor.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X