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Porque é que os pneus são cada vez "maiores"?

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    #31
    citação:Originalmente colocada por Unreal

    Ai é [8)]?
    Tinham-me dito isto e aceitei...
    Mas de origem vinha com 195/65R15 (salvo erro), agora está com 205/50R17
    Geralmente é assim, para não haver alteração no andamento do carro, senão podiam haver alterações significativas de velocidades máximas, ou recuperações, uma vez que haveria variação do diâmetro de toda a roda (jante + pneu).

    E lá está, essas medidas dão para ver isso, aumenta a jante, mas diminui a quantidade de pneu, para que o diâmetro da roda seja sempre mais ou menos o mesmo, assim como a altura do carro face ao chão.

    Um abraço! Já agora, essas jantes são... [B)][B)][B)]

    Comentário


      #32
      O Clio com jantes de 14" vinha com continental ecocontact 165, com jantes de 15" vinha com premium contact 185, acho que não preciso de dizer mais nada!

      Pode ser o 1.2 mas com os ecocontact qq velocidade acima dos 10kmh torna-se perigosa [}]

      Comentário


        #33
        Tks pelo esclarecimento e pelo elogio ;)

        Comentário


          #34
          Por alguma razão vemos as grandes máquinas com grandes rodas...

          Aston Martin’s, Porsche’s, Bentley’s, Vectra’s :D

          PS: de nada Unreal

          Comentário


            #35
            vi um a3 dos novos com jante 18...fica feio é demais para esse carro por exemplo

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por eL niNo

              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              de notar que os grandes "suprasumos" do comportamento entre os pequenos tinham jante 14, com pneus 175 numa "camisa" e 185 noutra.
              apesar da idade, ainda o sao...

              quem arrisca dizer quais sao?[:P]
              n me arrisco a dizer quais sao, mas os modelos da Lotus muito afamados pelo excelente comportamento, n costumam ter jantes com medidas mt gordas! ;)
              nem mais!

              é olhar para o Elise, por exemplo, que tem pneus mais estreitos que um Polo[:0]

              citação:Por alguma razão vemos as grandes máquinas com grandes rodas...

              Aston Martin’s, Porsche’s, Bentley’s (..)
              para as grandes maquinas ha explicaçao.

              se um Polo 1.2 for uma grande maquina.......

              ah, sugere ai qual o carro que eu falei com 175 e 185[:P]

              Comentário


                #37
                Eliselotus: penso que estaremos a falar do Golf I GTI e do 205 GTI

                quanto aos pneus: acho um exagero as medidas actuais! o anterior Polo 16V andava com 195 em 15". e tinha 100CV's!!!!
                lembro-me de um tipo que meteu umas 17" com pneus 225 num Golf IV 1.4... se o carro já se arrastava com os pneus de serie (195 15") imaginem com essas jantes!

                no desenvolvimento do novo Focus ST preferiram aumentar ligeiramente a largura do pneu a aumentar a jante/dimunuir o perfil.

                pessoalmente detesto ver carros com jantes enormes e pneus quase sem perfil lateral: parece que as jantes estão embrulhadas em plastico preto!

                um pneu com um perfil decente (60~50%) é muito mais confortável e ajuda mais no comportamento que uns 40% por ex.
                lembro-me que na EVO diziam que apesar de quase todos os M3 terem jantes de 19", os carros com 18" tinham uma condução muito melhor!

                Comentário


                  #38
                  Querem um melhor exemplo? O AE86...Se alterares as medidas originais, pufff..Lá se vai o handling tipico do carro..

                  Comentário


                    #39
                    Acho que é tudo uma questão de estética e da oferta/procura. Acho que para um Polo uma jante de 15'' já é mais que suficiente..

                    Mas o GolfIII cá de casa tinha jante 13 e passou-se para 14 e a difereça foi enorme. O perfil mais baixo a curvar era outra coisa.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por Bolide

                      O Clio com jantes de 14" vinha com continental ecocontact 165, com jantes de 15" vinha com premium contact 185, acho que não preciso de dizer mais nada!

                      Pode ser o 1.2 mas com os ecocontact qq velocidade acima dos 10kmh torna-se perigosa [}]
                      165 no Clio II fase I, 175 nas restantes fases...

                      E se achas que os Continental EcoContact são maus estás redondamente enganado, pois casam muito bem com o chassis do Clio...

                      Comentário


                        #41
                        A única vantagem que vejo nas jantes de tamanhos maiores é o facto de quase "obrigarem" as pessoas a meter pneus de qualidade, enquanto uma pessoa com jantes de 13" ou até 14" acaba por ir facilitando e mete uns Michelin Energy, ou Continental EcoContact (quando não mete pneus ainda piores!), uma pessoa com jante de 17" ou 18" para as medidas que usa só tem pneus de topo, SportContacts, Eagle F1, Potenza RE não sei quê, eu pelo menos nunca vi um carro com Michelin Energy em 17"...
                        De resto, e para alem do preço absurdo dos pneus nessas medidas maiores, gostava de saber em que estradas é que essas pessoas andam, não devem ser as mesmas que as minhas, que estão constantemente em obras, cheias de tampas desniveladas, lombas para obrigar a reduzir a velocidade, etc.
                        Um amigo meu tem um Megane igual ao meu mas com jante de 17", o meu tem jante de 16", as diferenças para alem do facto das dele serem mais bonitas é que, para alem de gastar mais pneu (mas isso pode ter a ver com a condução dele) já empenou uma ou duas, ele justica-se com o mau estado das estradas...
                        Ninguem me tira da cabeça que pneus de perfil 55 ou 60 aguentam muito melhor pancadas fortes do que pneus com perfil 40 ou 45"...

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #42
                          Não vês energy em 17" pq não existem, mas vês eagle F1 slicks [8)]

                          Comentário


                            #43
                            E também há muita ranhoca de pneus nessas medidas superiores...

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi
                              E se achas que os Continental EcoContact são maus estás redondamente enganado, pois casam muito bem com o chassis do Clio...
                              Estou a ver que o teu conceito de bom e mau é bem diferente do meu Eram giros para brincar com o carro, para uma condução segura no dia a dia nem pensar. Quando chovia pedia boleia aos BMs que mesmo assim eram mais seguros [}]

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por Bolide

                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi
                                E se achas que os Continental EcoContact são maus estás redondamente enganado, pois casam muito bem com o chassis do Clio...
                                Estou a ver que o teu conceito de bom e mau é bem diferente do meu Eram giros para brincar com o carro, para uma condução segura no dia a dia nem pensar. Quando chovia pedia boleia aos BMs que mesmo assim eram mais seguros [}]
                                Jovem... andei com esses pneus carecas e em piso molhado e forte chuva. O único capítulo que realmente sentia algum medo era na travagem...

                                Comentário


                                  #46
                                  Já agora pessoal, por exemplo, passar de 185/60R14 para 195/50R15 faria muita diferença (para além de outras jantes, claro...lol...)?

                                  O aumento das rodas não terá a ver com a estabilidade do carro?

                                  Provavelmente haverá um ponto de equílibrio. A questão é saber qual.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Estou a falar dos 165 da fase I, ecocontact CP ou EP já nem sei

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                      de notar que os grandes "suprasumos" do comportamento entre os pequenos tinham jante 14, com pneus 175 numa "camisa" e 185 noutra.
                                      apesar da idade, ainda o sao...

                                      quem arrisca dizer quais sao?[:P]
                                      o que é um supra sumo?

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                        de notar que os grandes "suprasumos" do comportamento entre os pequenos tinham jante 14, com pneus 175 numa "camisa" e 185 noutra.
                                        apesar da idade, ainda o sao...

                                        quem arrisca dizer quais sao?[:P]
                                        o que é um supra sumo?
                                        É um sumo Toyota.

                                        Comentário


                                          #50
                                          De facto o preço da beleza fica bem caro!

                                          Jantes 16 e principalmente as 17 são muitissimo caras, haja dinheiro pa sustentar as nossas carroças

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por Unreal

                                            No meu caso foi pela estetica, mas depois viu-se que se tivesse-mos 16" a carrinha batia a descer a rampa da garagem....




                                            (a minha é igualinha mas em cor de panela :D)
                                            As jantes do S40 do meu irmão é igualzinhas as da carrinha de cima e chegam perfeitamente. Se bem q as de 17" são mais bonitas.

                                            O diametro da roda não varia, pq qto maiores são as jantes mais baixo é o perfil do pneu. Pessoalmente acho q é bom haver uma boa camada de borracha nas nossas estradas. ;)


                                            Bolide, o ano passado meti uns ecocontact no meu fiesta pra substituir uns premium e não tenho tido qualquer percalço. Alias vi reviews e quer os eco quer os premium eram considerados bons em piso seco e molhado.

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                              Querem um melhor exemplo? O AE86...Se alterares as medidas originais, pufff..Lá se vai o handling tipico do carro..
                                              Essa para mim é a grande desvantagem dos pneus grandes é que os carros pouco potentes assim ficam com muita aderencia e o limites do carro vão surgir muito mais tarde o problema é que quando se chega ao limite o carro torna-se brusco e as vezes "inguiavel" e depois só para do muro.

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por air

                                                Acho que é tudo uma questão de estética e da oferta/procura. Acho que para um Polo uma jante de 15'' já é mais que suficiente..

                                                Mas o GolfIII cá de casa tinha jante 13 e passou-se para 14 e a difereça foi enorme. O perfil mais baixo a curvar era outra coisa.
                                                O VW Polo com pneu 195 55 15 é bom.

                                                O carro não foje nada em curva.

                                                Hoje em dia os carros estão mais pesados e são miores e mais potentes. Dai a explicação para o aumento das dimensões dos pneus. No entanto há um caso ou outro em que me parece existir um sobredimensionamento do pneumáticos.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por ramgouveia

                                                  citação:Originalmente colocada por air

                                                  Acho que é tudo uma questão de estética e da oferta/procura. Acho que para um Polo uma jante de 15'' já é mais que suficiente..

                                                  Mas o GolfIII cá de casa tinha jante 13 e passou-se para 14 e a difereça foi enorme. O perfil mais baixo a curvar era outra coisa.
                                                  O VW Polo com pneu 195 55 15 é bom.

                                                  O carro não foje nada em curva.

                                                  Hoje em dia os carros estão mais pesados e são miores e mais potentes. Dai a explicação para o aumento das dimensões dos pneus. No entanto há um caso ou outro em que me parece existir um sobredimensionamento do pneumáticos.
                                                  Isso é mais uma desculpa do que outra coisa.

                                                  Vai ver as medidas do Mini One D, as de série, e compara-as com outros segmentos B.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

                                                    citação:Originalmente colocada por ramgouveia

                                                    Hoje em dia os carros estão mais pesados e são miores e mais potentes. Dai a explicação para o aumento das dimensões dos pneus. No entanto há um caso ou outro em que me parece existir um sobredimensionamento do pneumáticos.
                                                    Isso é mais uma desculpa do que outra coisa.

                                                    Vai ver as medidas do Mini One D, as de série, e compara-as com outros segmentos B.
                                                    O que é que tem as dimensões do Mini a ver com o tamanho dos pneus?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                                                      Por exemplo, para o meu Astra as medidas são:

                                                      185/70 R14
                                                      195/60 R15
                                                      205/50 R16
                                                      215/40 R17 (no caso do OPC)
                                                      a "altura total" (raio) é igual ao raio da jante + "piso" em borracha
                                                      o raio da jante RXX em centimetros é igual ao XX * 2,54 / 2 (o raio é metade do diametro, nota: 1 polegada = 2,54 cm)
                                                      o "piso" em borracha de um XXX/YY é YY*XXX/1000 (YY por cento, que para mudar de milimetros para cm é necessário ainda dividir por 10, logo divide-se logo por 100*10=1000)

                                                      jante pneu raio
                                                      185/70 R14 17,78 12,95 = 30,73
                                                      195/60 R15 19,05 11,7 = 30,75
                                                      205/50 R16 20,32 10,25 = 30,57
                                                      215/40 R17 21,59 8,6 = 30,19


                                                      Ou seja, tal como era esperado e sabido, o raio é "igual" para as diversas medidas das jantes. Existem sempre pequenas diferenças...

                                                      Quanto ao facto dos pneus e jantes serem cada vez maiores, não percebo nada nem percebo porque é que acham as jantes grandes "mais bonitas"...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Eliselotus: penso que estaremos a falar do Golf I GTI e do 205 GTI
                                                        não eram esses, apesar de se encaixarem a 100%:D

                                                        falava do 106Rallye mk1 e mk2, onde tb entra o saxo cup mk1.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por smi1e
                                                          Bolide, o ano passado meti uns ecocontact no meu fiesta pra substituir uns premium e não tenho tido qualquer percalço. Alias vi reviews e quer os eco quer os premium eram considerados bons em piso seco e molhado.
                                                          Os novos EcoContact são melhores, mesmo assim não trocava nunca os premium contact por esses, gosto de fazer umas brincadeiras às vezes e preciso de pneus minimamente de confiança ;)

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

                                                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                            de notar que os grandes "suprasumos" do comportamento entre os pequenos tinham jante 14, com pneus 175 numa "camisa" e 185 noutra.
                                                            apesar da idade, ainda o sao...

                                                            quem arrisca dizer quais sao?[:P]
                                                            O Williams já tinha pneus 185 jante 15.;)
                                                            E os 205 1.9 GTI (e os 309 GTI 8v), antepassados do Williams, já tinham 195/50-15"...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por ramgouveia

                                                              citação:Originalmente colocada por air

                                                              Acho que é tudo uma questão de estética e da oferta/procura. Acho que para um Polo uma jante de 15'' já é mais que suficiente..

                                                              Mas o GolfIII cá de casa tinha jante 13 e passou-se para 14 e a difereça foi enorme. O perfil mais baixo a curvar era outra coisa.
                                                              O VW Polo com pneu 195 55 15 é bom.

                                                              O carro não foje nada em curva.

                                                              Hoje em dia os carros estão mais pesados e são miores e mais potentes. Dai a explicação para o aumento das dimensões dos pneus. No entanto há um caso ou outro em que me parece existir um sobredimensionamento do pneumáticos.
                                                              Bull shit.
                                                              A principal razão é mesmo por razões estéticas.
                                                              Não tem nada a ver com dimensões e pesos.
                                                              Vai ver que pneus as banheiras de 2t da Mercedes traziam há 20, 30 anos. E hoje continuam a ter 2t e até mais.
                                                              Se os carros estão mais pesados, basta arranjar pneus com indice de carga maiores. Basta ver que pneus trazem veiculos de carga.
                                                              Não há uma real necessidade de pneus gigantes.

                                                              é certo que mais largura de pneu poderá trazer mais grip, mas dado o exagero das medidas actuais, esse ganho de grip não compensa o custo e o peso extra.
                                                              Além disso, perde-se a progressividade das reacções no carro.
                                                              E certos exemplares automóveis, utilizam rodas de dimensões exageradas para mascarar certas insuficiências dinâmicas.

                                                              Convém não confundir grip com bom comportamento.

                                                              Comentário

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