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Oleo com 10 mil kilometros a mais é perigoso?

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    #31
    Independente do motor, existem deveres a cumprir, respeitar as mudanças de óleo nas quilometragens previstas pela marca. Por muito robusto que um carro seja, existe limites

    Comentário


      #32
      Se calhar mudavas esse óleo para ontem, depois daqui a 10 000 ou 15 000 km's mudas outra vez, se por acaso ocorrer um ano deves mudar novamente. Mas se eventualmente não quiseres mudar por mim estás a vontade, diz é depois aqui no tópico quantos kms durou para agente fazer uma estatística.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
        Se calhar mudavas esse óleo para ontem, depois daqui a 10 000 ou 15 000 km's mudas outra vez, se por acaso ocorrer um ano deves mudar novamente. Mas se eventualmente não quiseres mudar por mim estás a vontade, diz é depois aqui no tópico quantos kms durou para agente fazer uma estatística.
        Ja esta marcado para dia 5 de junho. O Roady faz promoção 59 euros com filtro. Fui a citroen também era 60, por isso esta dentro dos preços.

        Comentário


          #34
          Compras uma embalagem de óleo, custa menos de 20€ e um filtro 6€ e fazes tu o serviço...

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            #35
            Originalmente Colocado por Farang Ver Post
            Compras uma embalagem de óleo, custa menos de 20€ e um filtro 6€ e fazes tu o serviço...
            Ja fiz asneiras que chege hahaha. Ainda deixo alguma coisa mal apertada vou a pintar a estrada.

            Comentário


              #36
              É preciso um curso de engenharia para desapertar o bujão, deixar escorrer o óleo, voltar a apertar o bujão, colocar óleo novo...

              Não custa nada e poupavas umas massas €€€

              Comentário


                #37
                Epa até parece facil...

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                  #38
                  É mesmo fácil

                  Estou farto de fazer mudanças de óleo, filtros(ar, óleo, gasóleo, habitáculo) e não sou mecânico, nem nada que se aproxime, sou apenas um tipo curioso que não está para ser enganado por oficinas... e tenho poupado muito €€€€€

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                    É mesmo fácil

                    Estou farto de fazer mudanças de óleo, filtros(ar, óleo, gasóleo, habitáculo) e não sou mecânico, nem nada que se aproxime, sou apenas um tipo curioso que não está para ser enganado por oficinas... e tenho poupado muito €€€€€
                    Tenho de ver se aprendo mesmo umas cenas. Hehe Obrigado.

                    Comentário


                      #40
                      Tenho um amigo meu que tem um C3 1.1i e pelos vistos nunca tinha mudado rigorosamente nada até à um mês atrás (óleo e filtros com 42 mil km, de 2009). Segundo a oficina aquele óleo estava mais que morto e nem sabem como o carro se aguentou este tempo todo, entrou com um trabalhar super irregular e a grilar, e só foi para lá porque estava a trabalhar assim...

                      O carro era de um familiar dele que o vendeu com 35 mil km a um Stand sem nunca ter feito nada, esse Stand alegou ter feito uma revisão (que foi imaginaria, segundo a oficina). Eu bem estranhei o carro não ter nenhum registo no livro de manutenções e o óleo com mil km estar negro, mas o pai dele lá achou que um puto de 18 anos não percebia nada da phoda e um carro semi-novo de um Stand era melhor compra do que um Clio 1.2 16v de 2002 com 130 mil km a um particular, e depois fica todo escandalizado como o meu Fiesta com 230 mil km é só mudar o óleo e filtros a cada 10 mil km e meter gasolina

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ricardo178 Ver Post
                        Ja tive a pedir orçamentos e em todo lado aqui é 60 euros com filtro. Vou mudar esta semana provavelmente. O AX tem 20 anos, por isso é de 93 se não me falha a matematica.

                        Ja agora, o carro ser a gasoleo ou gasolina tem alguma diferença em termos de ser mais prejudicial o oleo estar ultrapassado num motor gasoleo ou gasolina? Sempre ouvi dizer k os motores a gasoleo rodam mais mas pode ser mais um daqueles mitos.



                        Sendo de 1993, então o carro terá de trocar aos 15.000km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.

                        Quanto a ser prejudicial andar com um óleo já datado, tanto o será num carro a gasolina, como diesel.

                        Comentário


                          #42
                          quando um motor a gasolina leva óleo novo, este ainda mantém a cor durante algum tempo, nos diesel fica quase instantaneamente preto, pelo menos é a experiência que tenho , não sei se todos os motores serão assim

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ricardo178 Ver Post
                            Epa até parece facil...
                            Realmente é relativamente fácil

                            Eu observo os mecânicos realizarem tal serviço


                            Só que no meu caso, se fizer a troca sozinho, terei de comprar um elevacar e um reservatório de óleo usado.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                              Realmente é relativamente fácil

                              Eu observo os mecânicos realizarem tal serviço


                              Só que no meu caso, se fizer a troca sozinho, terei de comprar um elevacar e um reservatório de óleo usado.
                              Nada disso, basta um macaco hidráulico ou manual(todos os carros têm um), não sei qual o nome que usam no Brasil e um balde


                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                Nada disso, basta um macaco hidráulico ou manual(todos os carros têm um), não sei qual o nome que usam no Brasil e um balde



                                O primeiro:

                                macaco hidráulico ou de garrafa

                                O segundo

                                Macaco Jacaré

                                Balde é balde em qualquer lugar

                                e macaco manual é macaco manual


                                Sei lá, o problema é onde entregar o óleo utilizado.


                                É mesmo... Meu mecânico tem o macaco jacaré, levanta meu carro e troca o óleo. Agora que vim perceber.


                                Rapaz, não é que você me deu umas idéias...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                  quando um motor a gasolina leva óleo novo, este ainda mantém a cor durante algum tempo, nos diesel fica quase instantaneamente preto, pelo menos é a experiência que tenho , não sei se todos os motores serão assim
                                  Também ouço falar o mesmo e confirma-se nos carros cá de casa.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eu já fiz a experiência de andar 50.000 kms sem mudar óleo num carro já velhinho que tinha (Toyota Corolla 1.3 XL), que estava a GPL.
                                    Só que o carro consumia 1l de óleo a cada 5.000 kms, portanto tinha alguma renovação, e o facto de estar a GPL também poupava mais o óleo e o filtro (menos sujidade). O certo é que vendi o carro com 350.000 kms, e o motor continuava a trabalhar.

                                    Comentário


                                      #48
                                      eu quase perdi o motor por causa da demora em trocar o óleo

                                      Encheu de borra a ponto de a luz do óleo acender. Tive de fazer descarbonização mecânica(sem utilização de flush, abrindo o motor).

                                      Doeu no bolso R$ 450,00.

                                      O engraçado é que só utilizava óleo 5w40 sintético full.

                                      Mas como passava dos 10 mil km a troca, a borra foi acumulando.

                                      Escapei de fazer uma cara retífica(R$ 3.000,00)

                                      Agora eu só troco a cada 8000 km.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Mesmo ao chegar aos 10 000 kms com o 5w40 nos meus dois K-series, já noto que o trabalhar do motor fica diferente (para pior).

                                        Quanto mais com mais 10 000 kms em cima.

                                        PS- Pode ser pela idade e não pelos 10 000 kms, é certo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                          Mesmo ao chegar aos 10 000 kms com o 5w40 nos meus dois K-series, já noto que o trabalhar do motor fica diferente (para pior).

                                          Quanto mais com mais 10 000 kms em cima.

                                          PS- Pode ser pela idade e não pelos 10 000 kms, é certo.
                                          Eu vi a palavra sintetico no pacote e pensei k era sintetico, mas o que uso afinal é 10W40 semi-sintetico.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Mesmo sendo, eu acho que não fazia esses 20 000 kms.

                                            Fazia 15 000. Com semi-sintético, era mesmo 10 000.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              Eu já fiz a experiência de andar 50.000 kms sem mudar óleo num carro já velhinho que tinha (Toyota Corolla 1.3 XL), que estava a GPL.
                                              Só que o carro consumia 1l de óleo a cada 5.000 kms, portanto tinha alguma renovação, e o facto de estar a GPL também poupava mais o óleo e o filtro (menos sujidade). O certo é que vendi o carro com 350.000 kms, e o motor continuava a trabalhar.
                                              Mata-me a curiosidade, porquê esta experiência?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Eu já fiz a experiência de andar 50.000 kms sem mudar óleo num carro já velhinho que tinha (Toyota Corolla 1.3 XL), que estava a GPL.
                                                Só que o carro consumia 1l de óleo a cada 5.000 kms, portanto tinha alguma renovação, e o facto de estar a GPL também poupava mais o óleo e o filtro (menos sujidade). O certo é que vendi o carro com 350.000 kms, e o motor continuava a trabalhar.
                                                Coragem

                                                Dá 8000 km rodados, fico já preocupado em trocar o óleo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                  Mesmo sendo, eu acho que não fazia esses 20 000 kms.

                                                  Fazia 15 000. Com semi-sintético, era mesmo 10 000.

                                                  coragem fazer 10 mil km com óleo semi-sintético

                                                  Semi-sintético, ao que sei, não pode passar dos 7500 km

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não acho que seja coragem. Parece-me perfeitamente normal.

                                                    Com mineral é que não.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                      coragem fazer 10 mil km com óleo semi-sintético

                                                      Semi-sintético, ao que sei, não pode passar dos 7500 km


                                                      O que manda, é o tipo de motor em que óleo é colocado e não, o óleo em si.

                                                      Passa pelo tópico dos óleos, que isso já por lá foi por demais referido.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Mata-me a curiosidade, porquê esta experiência?
                                                        Eu já tinha comprado outro carro, e esse não valia nada se eu o tentasse vender. Então a ideia era aproveitá-lo o máximo possível gastando o mínimo de dinheiro. Se partisse, ia para a sucata. Afinal não partiu e acabei por o vender...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                          coragem fazer 10 mil km com óleo semi-sintético

                                                          Semi-sintético, ao que sei, não pode passar dos 7500 km
                                                          Eu não fiz 10 mil com o mesmo oleo, fiz 10 mil amais do que era suposto. Manda-me mudar com 10 mil no papelito da galp, e vou mudar agora, quando ja tem 20 mil. Secalhar até é por isso que as vezes custa a responder tao bem, mal posso esperar por ve-lo mudado.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ricardo178 Ver Post
                                                            Eu não fiz 10 mil com o mesmo oleo, fiz 10 mil amais do que era suposto. Manda-me mudar com 10 mil no papelito da galp, e vou mudar agora, quando ja tem 20 mil. Secalhar até é por isso que as vezes custa a responder tao bem, mal posso esperar por ve-lo mudado.


                                                            Nesse modelo (e como já referido acima) a troca de óleo, já é recomendada aos 15.000km ou 1 ano.

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                                                              #60
                                                              Se é para bater records eu deixa andar para ver até onde ia esse motor

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