Independente do motor, existem deveres a cumprir, respeitar as mudanças de óleo nas quilometragens previstas pela marca. Por muito robusto que um carro seja, existe limites
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Oleo com 10 mil kilometros a mais é perigoso?
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Se calhar mudavas esse óleo para ontem, depois daqui a 10 000 ou 15 000 km's mudas outra vez, se por acaso ocorrer um ano deves mudar novamente. Mas se eventualmente não quiseres mudar por mim estás a vontade, diz é depois aqui no tópico quantos kms durou para agente fazer uma estatística.
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Originalmente Colocado por tiagomp Ver PostSe calhar mudavas esse óleo para ontem, depois daqui a 10 000 ou 15 000 km's mudas outra vez, se por acaso ocorrer um ano deves mudar novamente. Mas se eventualmente não quiseres mudar por mim estás a vontade, diz é depois aqui no tópico quantos kms durou para agente fazer uma estatística.
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Originalmente Colocado por Farang Ver PostÉ mesmo fácil
Estou farto de fazer mudanças de óleo, filtros(ar, óleo, gasóleo, habitáculo) e não sou mecânico, nem nada que se aproxime, sou apenas um tipo curioso que não está para ser enganado por oficinas... e tenho poupado muito €€€€€
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Tenho um amigo meu que tem um C3 1.1i e pelos vistos nunca tinha mudado rigorosamente nada até à um mês atrás (óleo e filtros com 42 mil km, de 2009). Segundo a oficina aquele óleo estava mais que morto e nem sabem como o carro se aguentou este tempo todo, entrou com um trabalhar super irregular e a grilar, e só foi para lá porque estava a trabalhar assim...
O carro era de um familiar dele que o vendeu com 35 mil km a um Stand sem nunca ter feito nada, esse Stand alegou ter feito uma revisão (que foi imaginaria, segundo a oficina). Eu bem estranhei o carro não ter nenhum registo no livro de manutenções e o óleo com mil km estar negro, mas o pai dele lá achou que um puto de 18 anos não percebia nada da phoda e um carro semi-novo de um Stand era melhor compra do que um Clio 1.2 16v de 2002 com 130 mil km a um particular, e depois fica todo escandalizado como o meu Fiesta com 230 mil km é só mudar o óleo e filtros a cada 10 mil km e meter gasolina
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Originalmente Colocado por ricardo178 Ver PostJa tive a pedir orçamentos e em todo lado aqui é 60 euros com filtro. Vou mudar esta semana provavelmente. O AX tem 20 anos, por isso é de 93 se não me falha a matematica.
Ja agora, o carro ser a gasoleo ou gasolina tem alguma diferença em termos de ser mais prejudicial o oleo estar ultrapassado num motor gasoleo ou gasolina? Sempre ouvi dizer k os motores a gasoleo rodam mais mas pode ser mais um daqueles mitos.
Sendo de 1993, então o carro terá de trocar aos 15.000km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
Quanto a ser prejudicial andar com um óleo já datado, tanto o será num carro a gasolina, como diesel.
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Originalmente Colocado por adenilson707 Ver PostRealmente é relativamente fácil
Eu observo os mecânicos realizarem tal serviço
Só que no meu caso, se fizer a troca sozinho, terei de comprar um elevacar e um reservatório de óleo usado.
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Originalmente Colocado por Farang Ver PostNada disso, basta um macaco hidráulico ou manual(todos os carros têm um), não sei qual o nome que usam no Brasil e um balde
O primeiro:
macaco hidráulico ou de garrafa
O segundo
Macaco Jacaré
Balde é balde em qualquer lugar
e macaco manual é macaco manual
Sei lá, o problema é onde entregar o óleo utilizado.
É mesmo... Meu mecânico tem o macaco jacaré, levanta meu carro e troca o óleo. Agora que vim perceber.
Rapaz, não é que você me deu umas idéias...
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Originalmente Colocado por nathaniel Ver Postquando um motor a gasolina leva óleo novo, este ainda mantém a cor durante algum tempo, nos diesel fica quase instantaneamente preto, pelo menos é a experiência que tenho , não sei se todos os motores serão assim
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Eu já fiz a experiência de andar 50.000 kms sem mudar óleo num carro já velhinho que tinha (Toyota Corolla 1.3 XL), que estava a GPL.
Só que o carro consumia 1l de óleo a cada 5.000 kms, portanto tinha alguma renovação, e o facto de estar a GPL também poupava mais o óleo e o filtro (menos sujidade). O certo é que vendi o carro com 350.000 kms, e o motor continuava a trabalhar.
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eu quase perdi o motor por causa da demora em trocar o óleo
Encheu de borra a ponto de a luz do óleo acender. Tive de fazer descarbonização mecânica(sem utilização de flush, abrindo o motor).
Doeu no bolso R$ 450,00.
O engraçado é que só utilizava óleo 5w40 sintético full.
Mas como passava dos 10 mil km a troca, a borra foi acumulando.
Escapei de fazer uma cara retífica(R$ 3.000,00)
Agora eu só troco a cada 8000 km.
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostMesmo ao chegar aos 10 000 kms com o 5w40 nos meus dois K-series, já noto que o trabalhar do motor fica diferente (para pior).
Quanto mais com mais 10 000 kms em cima.
PS- Pode ser pela idade e não pelos 10 000 kms, é certo.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostEu já fiz a experiência de andar 50.000 kms sem mudar óleo num carro já velhinho que tinha (Toyota Corolla 1.3 XL), que estava a GPL.
Só que o carro consumia 1l de óleo a cada 5.000 kms, portanto tinha alguma renovação, e o facto de estar a GPL também poupava mais o óleo e o filtro (menos sujidade). O certo é que vendi o carro com 350.000 kms, e o motor continuava a trabalhar.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostEu já fiz a experiência de andar 50.000 kms sem mudar óleo num carro já velhinho que tinha (Toyota Corolla 1.3 XL), que estava a GPL.
Só que o carro consumia 1l de óleo a cada 5.000 kms, portanto tinha alguma renovação, e o facto de estar a GPL também poupava mais o óleo e o filtro (menos sujidade). O certo é que vendi o carro com 350.000 kms, e o motor continuava a trabalhar.
Dá 8000 km rodados, fico já preocupado em trocar o óleo.
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Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Postcoragem fazer 10 mil km com óleo semi-sintético
Semi-sintético, ao que sei, não pode passar dos 7500 km
O que manda, é o tipo de motor em que óleo é colocado e não, o óleo em si.
Passa pelo tópico dos óleos, que isso já por lá foi por demais referido.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostMata-me a curiosidade, porquê esta experiência?
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Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Postcoragem fazer 10 mil km com óleo semi-sintético
Semi-sintético, ao que sei, não pode passar dos 7500 km
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Originalmente Colocado por ricardo178 Ver PostEu não fiz 10 mil com o mesmo oleo, fiz 10 mil amais do que era suposto. Manda-me mudar com 10 mil no papelito da galp, e vou mudar agora, quando ja tem 20 mil. Secalhar até é por isso que as vezes custa a responder tao bem, mal posso esperar por ve-lo mudado.
Nesse modelo (e como já referido acima) a troca de óleo, já é recomendada aos 15.000km ou 1 ano.
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