Parece que o meu Toyota Corolla XLi (1.3 gasolina a injecção) está a passar pela crise dos 20 anos.
Os sintomas são os seguintes:
-a agua do vaso de expansão desapareceu;
-por vezes o motor começa a acelerar ao ralenti como se estivesse frio
-por vezes começa a aquecer (se calhar até já andou no vermelho e eu nem reparei
-quando vi que estava a aquecer muito, pus a sofagem no quente para ajudar a arrefecer o motor e não mandava quente nenhum, no entanto a certa altura, começou a fazer quente, parece que é conforme lhe dá.
-notei que houve um acréscimo de ferrugem no vaso de expansão há uns 2 meses, mas antes já tinha um bocadinho, embora nada de muito exagerado. Agora parece que ainda tem mais...
De resto, o óleo está com bom aspecto, não há agua no interior do carro; a bomba de agua é de origem tendo 20 anos e 178 mil kms, embora conheça um carro igual em que a mesma durou muito mais kms e quando a mesma rompeu fazia fumo devido a evaporação da agua no bloco; não notei nada disto a acontecer; não noto compressão no vaso de expansão nem nos tubos...mas esqueci-me de experimentar acelerar para ver se a pressão variava.
O que acham? Bomba de agua, radiador, radiador de sofagem ou a pior hipótese: junta da cabeça?
Desde já obrigado pela atenção.
Os sintomas são os seguintes:
-a agua do vaso de expansão desapareceu;
-por vezes o motor começa a acelerar ao ralenti como se estivesse frio
-por vezes começa a aquecer (se calhar até já andou no vermelho e eu nem reparei
-quando vi que estava a aquecer muito, pus a sofagem no quente para ajudar a arrefecer o motor e não mandava quente nenhum, no entanto a certa altura, começou a fazer quente, parece que é conforme lhe dá.
-notei que houve um acréscimo de ferrugem no vaso de expansão há uns 2 meses, mas antes já tinha um bocadinho, embora nada de muito exagerado. Agora parece que ainda tem mais...
De resto, o óleo está com bom aspecto, não há agua no interior do carro; a bomba de agua é de origem tendo 20 anos e 178 mil kms, embora conheça um carro igual em que a mesma durou muito mais kms e quando a mesma rompeu fazia fumo devido a evaporação da agua no bloco; não notei nada disto a acontecer; não noto compressão no vaso de expansão nem nos tubos...mas esqueci-me de experimentar acelerar para ver se a pressão variava.
O que acham? Bomba de agua, radiador, radiador de sofagem ou a pior hipótese: junta da cabeça?
Desde já obrigado pela atenção.
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