Boas noites, antes de mais peço desculpa de estou a colocar na secção errada mas parece me a mais apropriada para a minha questão! Sou novo por aqui. Tenho andado desesperado e com uma dor de cabeça relativamente a uma Volvo V50, vou simplificar as coisas para que fique claro para quem percebe do assunto:
- Desde Agosto/Setembro que me apareceu a primeira vez um aviso relativo à FAP/SafeMode na carrinha limitado às 3000rpm, liguei a máquina diagnostico e apaguei os erros, segui viagem. Nunca mais acendeu nada relativamente ao mesmo. A carrinha tinha 100.000 km nesta altura sensivelmente e é sobretudo citadina, mas no verão e após apagar os erros fiz algumas viagens com frequencia por acaso.
- Acabaram-se as férias, voltou as rotinas citadinas, dia de natal decidi ir a Lisboa ter com a familia (sou de Coimbra) fiz a viagem em AE e regressei sem problemas. Há 2 semanas aprox. fiz novamente viagem neste caso especifico pretendia ir de Coimbra - Lamego. A meio da viagem ainda pela ip3 ancendeu-me a luz do motor e senti o safemode, parei em viseu e uma oficina simpatica la me apagou os erros sem custo algum (novamente a fap entupida, falha da função fap). No sentido Viseu - Lamego, cerca de 30 km depois , luz novamente acesa, motor limitado. Em Lamego antes de regressar para Coimbra voltei a apagar os erros lá numa oficina (os mesmos erros) e a meio caminho para cá, pimba, novamente. Tem neste momento 106 mil km. Deu me a entender que sempre que tentava fazer a auto reg. da fap não conseguia e então lá acendeu a luz e activava o safemode.
- Questões que se coloco e ninguem me sabe responder:
Será que tem falta do aditivo tão 'caro' que ajuda na reg. da fap? (é normal já não ter apos 106 mil km? Acho que nunca foi adicionado desde q foi comprada)
Será que está entupida a Fap ao ponto de não conseguir regenerar ainda que tenha o aditivo?
Será os dois casos acima? Falta de aditivo e fap entupida devido ao mesmo?
PS: Fiz uma reg. forçada ligada à maquina ontem e não deu qualquer tipo de erro durante a reg. forçada, mas após sair da oficina poucos km depois, lá me acendeu novamente a luz e vira o disco e toca o mesmo.
PS2: Tirar a fap tá fora de questão, a dona do carro não quer isso (além de ser bem mais caro para o que posso dispender de momento).
Posto esta situação chata e após muito explorar, decidi amanhã arriscar uma decisão aconselhada por um senhor da Auto Sueco, comprar o tal liquido e ir a wurth comprar um produto qualquer milagroso que dizem limpar as faps e amanha ir aplicar os dois (o aditivo normal e o produto da wurth) e então fazer uma regeneração forçada. Desta maneira acho que irei limpar a FAP e , caso não tenha aditivo da fap (que não sei se tem ou não - minha grande dor de cabeça pois ninguem me diz a volvo leva-me 40 euros só para me responder a isto). Acham que a minha dor de cabeça vai acabar por uns tempos largos (durante pelo menos uns 20 mil km)?! Isto irá realmente resolver? Será que são necessários os 2 produtos ou basta me um ou outro!? Epa não sei mesmo!! Desculpem lá o testamento e espero que algum expert no assunto me saiba dar umas luzes!! Vou pagar bem menos por tudo, enquanto que remover a FAP (dar cabo do miolo + remover electronicamente) nunca fazia por menos de 300 e poucos euros na melhor das hipóteses. Estou a tentar a solução mais económica neste momento e que me evite o safemode durante uns tempos largos! Já não posso com o pesadelo de ir a andar e passado 50km lá me acende a luz/safemode.
Informações da carrinha:
Volvo V50 1.6d de 2006
Fez revisões na AS até aos 40 mil km (só acrescentariam aditivo fap aos 60mil)
Tem actualmente 108 mil km.
Muito citadina mesmo, poucas viagens. Faz AE uma vez por mes se tanto
Tem 1 vela queimada, mas a máquina permite fazer auto reg. com 1 vela queimada, pelo menos não dá erro nenhum.
- Desde Agosto/Setembro que me apareceu a primeira vez um aviso relativo à FAP/SafeMode na carrinha limitado às 3000rpm, liguei a máquina diagnostico e apaguei os erros, segui viagem. Nunca mais acendeu nada relativamente ao mesmo. A carrinha tinha 100.000 km nesta altura sensivelmente e é sobretudo citadina, mas no verão e após apagar os erros fiz algumas viagens com frequencia por acaso.
- Acabaram-se as férias, voltou as rotinas citadinas, dia de natal decidi ir a Lisboa ter com a familia (sou de Coimbra) fiz a viagem em AE e regressei sem problemas. Há 2 semanas aprox. fiz novamente viagem neste caso especifico pretendia ir de Coimbra - Lamego. A meio da viagem ainda pela ip3 ancendeu-me a luz do motor e senti o safemode, parei em viseu e uma oficina simpatica la me apagou os erros sem custo algum (novamente a fap entupida, falha da função fap). No sentido Viseu - Lamego, cerca de 30 km depois , luz novamente acesa, motor limitado. Em Lamego antes de regressar para Coimbra voltei a apagar os erros lá numa oficina (os mesmos erros) e a meio caminho para cá, pimba, novamente. Tem neste momento 106 mil km. Deu me a entender que sempre que tentava fazer a auto reg. da fap não conseguia e então lá acendeu a luz e activava o safemode.
- Questões que se coloco e ninguem me sabe responder:
Será que tem falta do aditivo tão 'caro' que ajuda na reg. da fap? (é normal já não ter apos 106 mil km? Acho que nunca foi adicionado desde q foi comprada)
Será que está entupida a Fap ao ponto de não conseguir regenerar ainda que tenha o aditivo?
Será os dois casos acima? Falta de aditivo e fap entupida devido ao mesmo?
PS: Fiz uma reg. forçada ligada à maquina ontem e não deu qualquer tipo de erro durante a reg. forçada, mas após sair da oficina poucos km depois, lá me acendeu novamente a luz e vira o disco e toca o mesmo.
PS2: Tirar a fap tá fora de questão, a dona do carro não quer isso (além de ser bem mais caro para o que posso dispender de momento).
Posto esta situação chata e após muito explorar, decidi amanhã arriscar uma decisão aconselhada por um senhor da Auto Sueco, comprar o tal liquido e ir a wurth comprar um produto qualquer milagroso que dizem limpar as faps e amanha ir aplicar os dois (o aditivo normal e o produto da wurth) e então fazer uma regeneração forçada. Desta maneira acho que irei limpar a FAP e , caso não tenha aditivo da fap (que não sei se tem ou não - minha grande dor de cabeça pois ninguem me diz a volvo leva-me 40 euros só para me responder a isto). Acham que a minha dor de cabeça vai acabar por uns tempos largos (durante pelo menos uns 20 mil km)?! Isto irá realmente resolver? Será que são necessários os 2 produtos ou basta me um ou outro!? Epa não sei mesmo!! Desculpem lá o testamento e espero que algum expert no assunto me saiba dar umas luzes!! Vou pagar bem menos por tudo, enquanto que remover a FAP (dar cabo do miolo + remover electronicamente) nunca fazia por menos de 300 e poucos euros na melhor das hipóteses. Estou a tentar a solução mais económica neste momento e que me evite o safemode durante uns tempos largos! Já não posso com o pesadelo de ir a andar e passado 50km lá me acende a luz/safemode.
Informações da carrinha:
Volvo V50 1.6d de 2006
Fez revisões na AS até aos 40 mil km (só acrescentariam aditivo fap aos 60mil)
Tem actualmente 108 mil km.
Muito citadina mesmo, poucas viagens. Faz AE uma vez por mes se tanto
Tem 1 vela queimada, mas a máquina permite fazer auto reg. com 1 vela queimada, pelo menos não dá erro nenhum.
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