Boas pessoal.
O que se passa é o seguinte:
Temos um carro familiar, é um Citroen Xantia 2.0 16V 155cv de 1993, e como o carro estava aqui parado comecei a levá-lo para onde estudo neste momento, o q é sensivelmente a 3km de onde moro. Sou um recém-encartado, mas o carro sempre foi bem tratado, no sentido em q não houve ninguém a esganiçar o motor nem nada do género, sempre fomos muito cuidadosos com o carro. Houve um ou dois dias que puxei um bocadinho mais pelo "bicho", mesmo ele não estando habituado a andar a tantas rotações. Passado uns dias comecei a ouvir uns barulhos estranhos no motor, mas não liguei pois era algo muito ligeiro e as pessoas diziam-me que era só impressão minha. O que acontece é que isto tem vindo a agravar ao longo do tempo, e tenho notado que o carro também tem aquecido muito mesmo em viagens curtas e sem puxar.
O motor parece que está a bater por todo o lado... Antes era só a partir de X rotações mas agora até se dá conta mesmo só a por o carro a trabalhar. Só não faz barulho ao relanti...
Pode ser um sintoma de junta queimada? O carro pega, anda sem problemas, sebem que tenho notado uma grande perda de rendimento, parece que perdeu a "energia" que tinha. Notei que na tampa do óleo existe uma espécie de líquido viscoso nas paredes da entrada e mesmo no tubo em si, há possibilidade de se ter misturado água no circuito de óleo? Quais é que são as consequências? Tou mesmo ás cegas nisto. Sinceramente até tenho medo de tirar o carro do sítio...
O motor tem 160.000km, é relativamente novo para um carro com 21 anos...
Para terem uma ideia melhor do que se trata, fiz um vídeo a retratar o "bater" do motor:
https://www.youtube.com/watch?v=J4-TlhVFpUE
Alguém tem alguma ideia do que se trata?
Desde já, agradeço a vossa atenção.
O que se passa é o seguinte:
Temos um carro familiar, é um Citroen Xantia 2.0 16V 155cv de 1993, e como o carro estava aqui parado comecei a levá-lo para onde estudo neste momento, o q é sensivelmente a 3km de onde moro. Sou um recém-encartado, mas o carro sempre foi bem tratado, no sentido em q não houve ninguém a esganiçar o motor nem nada do género, sempre fomos muito cuidadosos com o carro. Houve um ou dois dias que puxei um bocadinho mais pelo "bicho", mesmo ele não estando habituado a andar a tantas rotações. Passado uns dias comecei a ouvir uns barulhos estranhos no motor, mas não liguei pois era algo muito ligeiro e as pessoas diziam-me que era só impressão minha. O que acontece é que isto tem vindo a agravar ao longo do tempo, e tenho notado que o carro também tem aquecido muito mesmo em viagens curtas e sem puxar.
O motor parece que está a bater por todo o lado... Antes era só a partir de X rotações mas agora até se dá conta mesmo só a por o carro a trabalhar. Só não faz barulho ao relanti...
Pode ser um sintoma de junta queimada? O carro pega, anda sem problemas, sebem que tenho notado uma grande perda de rendimento, parece que perdeu a "energia" que tinha. Notei que na tampa do óleo existe uma espécie de líquido viscoso nas paredes da entrada e mesmo no tubo em si, há possibilidade de se ter misturado água no circuito de óleo? Quais é que são as consequências? Tou mesmo ás cegas nisto. Sinceramente até tenho medo de tirar o carro do sítio...
O motor tem 160.000km, é relativamente novo para um carro com 21 anos...
Para terem uma ideia melhor do que se trata, fiz um vídeo a retratar o "bater" do motor:
https://www.youtube.com/watch?v=J4-TlhVFpUE
Alguém tem alguma ideia do que se trata?
Desde já, agradeço a vossa atenção.
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