Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perca de agua e soluços/quebras de potencia somente em subidas (Prob e Fotos pag 2)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Certamente será, se for bem feita... mas é uma coisa que nunca entendi aqui! Então e o homem deita o carro fora para não gastar mil euros? E vai buscar o quê com os mesmos mil euros?

    Uma pandeireta talvez ainda em pior estado que a dele? Ou vai gastar 15 mil euros e compra uma pandeireta nova?

    Ou vai gastar 30 mil euros e compra uma pandeireta boa que lhe leva os mesmos mil euros em cada ano de utilização?
    Nao estou a criticar a opçao de reparar o carro...

    Tenho um saxo 1.5 d, esso carro infalivel, e desde que o tenho (há 2 anos) já levou mais reparaçao do que o seu valor...
    E agora esta a bomba de combustivel a dar o berro, e a embraiagem...


    Desculpa o off topic Drifter...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por CL Ver Post
      Não tem nada a ver com nada... ser de alumínio ou ferro... só leva camisas se já há problemas de compressão ou camisas riscadas, etc. mas aí é como já disseram... a mudar camisas certamente que não vão deixar os mesmos segmentos!

      E, já que estará então tudo cá fora, é de ver as folgas nos vários bronzes... a mão de obra é quase a mesma...
      CL, desculpa mas desta vez estás enganado.

      Camisas levam os motores que são de bloco em aluminio.
      Blocos em ferro fundido por norma não levam.
      Os cilindros são feitos directamente no bloco.

      Comentário


        #63
        Bem, em relaçao as camisas, sei que elas sao ''camisas flutuantes'', ou seja, podem ser mudadas individualmente.


        Mais um update: cabeça esta desde ontem de manha no torneiro, vai ser testada, avaliada, limpa, valvulas rodadas. Se for preciso, reparar alguma fissura ou estaladela. Quando a esta parte, o mecanico garantiu-me que tal reparaçao nao mete em causa a durabilidade, ele proprio ja arranja 3 estadelas na cabeça do seu carro no mesmo torneiro, meteu 300.0000km e sem problemas. Para alem de ser uma coisa de ''rotina'' e nunca deu problemas.

        Os parafusos da cabeça vao ser mudados, pelo sim pelo nao mete-se um kit novo para evitar quais quer problemas futuros. Sao 10 parafusos.

        Os injectores tambem ja seguiram para a equalizaçao e banho de ultrassom.

        Hoje, os balancetes (ou touches?) vao ser limpos, as molas e tudo o resto que for necessario limpeza. E se tiver tempo, descarbonizar o melhor possivel o bloco, como diz o mecanico ''depois de tudo limpo, vai ficar melhor que um espelho''

        Neste momento, e ja tive a cuscar a lista de material vai nisto:

        Kit de reparaçao de junta da cabeça (aqui, inclui descarbonizaçao do motor)
        Kit de distribuiçao (aqui, inclui correia de acessorios e tensor)
        Bomba de agua
        Limpeza de injectores
        Parafusos
        Rodar valvulas
        Faseamento da cabeça
        Sensor de temperatura
        Oleo
        Filtro de oleo
        Liquido referigeraçao verde

        Isto, o que esta a ser feito e foi feito. Depois de tudo montado, vamos ver como ira estar o funcionamento do motor, depois faz-se um diagnostico e repara-se o que tiver em falta, por isso, nao esta incluido a sonda lamdba ou sensor de ralenti por agora, porque depois de tudo reparado, os sintomas que ele tinha, podiam bem ser da cabeça.

        Depois, falta como disse, o vaso de expansao e tampa nova, mas isso so quando o sistema de arrefecimento for todo limpo.

        E cada vez que vou la, esqueço-me de falar das velas Mas para nao estarem incluidos, é porque estao em bom estado.


        Por enquanto é isto, Segunda, ja devo saber novidades da cabeça, e se tudo correr bem, final de Terça o bicho ja vem para casa.

        Deixo tambem um video, que pode ser util, que explica bem o processo todo, mostra-o, e para quem gostar de ver: https://www.youtube.com/watch?v=RFwDmZcz2D4

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
          Bem, em relaçao as camisas, sei que elas sao ''camisas flutuantes'', ou seja, podem ser mudadas individualmente.
          Porque o teu bloco é de aluminio, com 100% de certeza.
          Aliás, tu melhor deves saber se esse motor é em aluminio ou não.

          Comentário


            #65
            Pela tua descrição o motor vai levar uma intervenção maior do que a que pensava.
            Só tem que ficar a 95% a partir daí a não ser que algum sensor esteja a dar um ar de sua graça também.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Porque o teu bloco é de aluminio, com 100% de certeza.
              Aliás, tu melhor deves saber se esse motor é em aluminio ou não.
              Sim, este TU3JP é de aluminio. So os TU3F2, a carburador, é que sao feitos em ferro, todos os outros, da gama TU3, sao de aluminio. Assim como os TU1, 2 e 9.

              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Pela tua descrição o motor vai levar uma intervenção maior do que a que pensava.
              Só tem que ficar a 95% a partir daí a não ser que algum sensor esteja a dar um ar de sua graça também.
              Exacto, dai que o mecanico quer tratar da cabeça, para o motor esta no seu estado ideal de funcionamento, se os problemas continuarem, vao ser feitos mais diagnósticos para os identificar e reparar.

              Comentário


                #67
                Mais um update:

                Boas e más notícias. Boas notícias é que em principio amanhã já está a rolar.

                Mas noticias é que a cabeça tinha mesmo estalada, é uma estaladela pequena mas que vai ter que ser reparada, foram feitos vários testes para certificar com exactidão do seu estado.

                Os injectores vão para limpeza hoje e se tudo correr bem, a cabeça é armada logo à noite que o mecânico esta cheio de trabalho e vai fazer serão.

                Se não tiver pronto amanhã, quarta já roda e depois é verificar periféricos e o normal funcionamento do motor.
                Editado pela última vez por Drifter; 04 August 2014, 16:43.

                Comentário


                  #68
                  Como se processa a reparação de uma estaladela numa cabeça?

                  Assim sendo isso vai ficar praticamente novo!

                  Comentário


                    #69
                    São soldadas, não sei com que material. Mas se forem poucas e em locais "soldáveis" faz-se.

                    Comentário


                      #70
                      Terão de ser soldadas com o material base, suponho. Que normalmente é alumínio, um material muito difícil de soldar. Por outro lado, uma cabeça é muito complexa e mesmo recorrendo a soldadura para eliminar as fissuras, fico reticente quanto a um arranjo a 100%.

                      Comentário


                        #71
                        Desconhecia o processo.

                        Acredito que funcione apenas com "casos simples", trata-se de um orgão mecânico sujeito a solicitação intensiva...

                        Mas os bons técnicos terão bastante experiência no assunto.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Terão de ser soldadas com o material base, suponho. Que normalmente é alumínio, um material muito difícil de soldar.
                          MIG/MAG/TIG já não são coisas raras há uns valentes anos...

                          Comentário


                            #73
                            Até parece irreal: Welding Aluminum Cylinder Heads


                            Interessante: http://www.esabna.com/us/en/educatio...ller-alloy.cfm
                            Editado pela última vez por CL; 05 August 2014, 23:48.

                            Comentário


                              #74
                              Grande video...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                MIG/MAG/TIG já não são coisas raras há uns valentes anos...
                                Isso não implica que o material não seja difícil de soldar, pois não?

                                Além disso, soldar fissuras é um procedimento muito complexo. Assim de repente, não sabes qual a verdadeira profundidade destas, assim como pode não ser possível aceder, por impossibilidades geométricas, a toda a fissura.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Isso não implica que o material não seja difícil de soldar, pois não?

                                  Além disso, soldar fissuras é um procedimento muito complexo. Assim de repente, não sabes qual a verdadeira profundidade destas, assim como pode não ser possível aceder, por impossibilidades geométricas, a toda a fissura.
                                  Sim, nao é o ideal soldar, ainda mais em alumínio. Mas é como tudo, o que nao falta sao jantes de aluminio a serem reparadas... se pudesse (€€) metia uma cabeça nova, era a soluçao neste caso. Tenho a perfeita noçao que o motor para ficar a 100% tinha de levar um belo investimento em cima, e sei bem que vai ser sempre um motor que ja levou 2 juntas em 121.000km e isso ira ter consequências na longevidade. Mas desde que funcione o mais perto possivel do seu estado ideal... ja fico contente.



                                  Mais um update, e com más noticias:

                                  O carro era para ter sido entregue ontem, infelizmente o torneiro foi de ferias, e so volta na proxima segunda. Houve uma falha de comunicaçao entre o torneiro e o meu mecanico, e ficou o meu pendurado à espera da cabeça, e um Punto mk2 1.2 que tambem vai reparar a cabeça, ficou com a cabeça de fora ja que ia seguir para o torneiro.

                                  O meu, mais o Punto, estao guardados, tapados, à espera...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Sim, nao é o ideal soldar, ainda mais em alumínio. Mas é como tudo, o que nao falta sao jantes de aluminio a serem reparadas... se pudesse (€€) metia uma cabeça nova, era a soluçao neste caso. Tenho a perfeita noçao que o motor para ficar a 100% tinha de levar um belo investimento em cima, e sei bem que vai ser sempre um motor que ja levou 2 juntas em 121.000km e isso ira ter consequências na longevidade. Mas desde que funcione o mais perto possivel do seu estado ideal... ja fico contente.

                                    A mudança de juntas, por si, não tem de ser visto como algo que venha a interferir com a longevidade do motor.

                                    Desde que bem feito o trabalho, claro.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Quantos km durou a segunda junta?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        A mudança de juntas, por si, não tem de ser visto como algo que venha a interferir com a longevidade do motor.

                                        Desde que bem feito o trabalho, claro.
                                        A primeira nao foi, foi usado silicone para colar a junta, ate me parece que a junta é a de origem, meteram silicone se calhar para resolver a coisa para despachar o carro. Tenho duvidas que na primeira vez, aquela cabeça tenha visto algum tratamento, vendo o carvao que tinha...

                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Quantos km durou a segunda junta?
                                        Nao sei, o que sei é que, atraves dos seguros, o carro teve uma proprietária desde 2000 (ano do registo do carro) ate 2012, depois teve outra proprietária de 2012 ate 2013. Para mim, parece-me, é que o carro foi vendido em 2012, deu problemas da junta na segunda proprietária, aquilo foi reparado ''em cima do joelho'' para ser posto à venda. Tenho facturas de reparaçoes da primeira dona, a ultima que tenho é de 2010 e na altura o carro tinha 94.000km, altura que foi mudada a distribuiçao. Se foi mesmo na segunda proprietária... durou menos que 25.000km.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Mais um update:

                                          A cabeça ja veio do torneiro, ja a vi e esta muito diferente, valvulas rodadas, planeia, toda limpa... Foi começado hoje a montagem de tudo. Em principio amanha a tarde, ja o posso ir buscar.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Mas afinal quando é que a gente pode ir esmifrar essa coisa?

                                            Isso aqora precisa de rodagem! 100 km em cada gajo que participou neste tópico!

                                            Olha! Eu cá pra mim faço os meus 100 km ali em Fafe... nas duas Lameirinhas. Isso estava bom de casquilhos e amortecedores? É que vai deixar de estar...

                                            A junta nem interessa!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Isso depois era ver a tarifa de aluguer... tinha de ter retorno pelo investimento que fiz

                                              Comentário


                                                #83
                                                Bem, o internamento continua, esta dificil

                                                O mecanico nesta altura do ano, nao tem maos a medir, e como o carro nao faz muita falta (por enquanto), a pressa nao é muita, e da para ele ir fazendo as coisas com calma, sem pressao. Mas, estamos na fase final da montagem, o rapaz enviou-me agora uma foto do estado da cabeça:



                                                Ja esta praticamente tudo montado, da para ver os colectores, injectores, housing do termostado... pouca coisa falta para seguir para o carro.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  A Civic Aerodeck já está na garagem de casa

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Tens um motor novo...

                                                    Aliás... ambos os 2!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Isso está com óptimo aspecto

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Bem, update final: ontem passei a tarde de volta do carro, e ja esta, desde ontem, na garagem.

                                                        O carro foi testado e abusado, foi sujeito a toda as provas Antes de ser entregue, é sujeito a um teste, para verificar o normal funcionamento do carro. Contudo foram detectados 2 problemas:

                                                        - O carro ligado à maquina, em andamento normal, da sempre a temperatura da agua, certa. Contudo, basta meter na AE para o quadrante indicar 75º e a ECU estar a ler 90º. Mesmo em termos de combustivel, ele indica reserva com 17L de gasolina ainda no deposito, basta desligar e voltar a ligar que a luz de reserve apaga. Podera ser uma simples descalibraçao do quadrante, foi me aconselhado a levar a um electricista que ele pode reparar o quadrante sem necessidade de o mudar.

                                                        - O Ralenti continua incerto, muito menos que antes, mas ele mexe-se ligeiramente sempre sem passar das 900rpm (ou o traço abaixo das 1000rpm). Com o AC em posiçoes altas, e uma travagem mais forte, o ponteiro da rotaçao desce um bocado mais que o normal, depois ha uma compensação. 90% de certeza que é o sensor de ralenti (passo-a-passo) ou uma (má) combinaçao de lambda e sensor de ralenti. Contudo, a ECU pode ainda estar em aprendizagem, por isso, vamos dar um tempo, ja que o mecanico tambem para a semana nao vai estar na oficina, se nao passar com o acumular de km, mudar lambda e sensor de ralenti.

                                                        De resto, o motor parece realmente outro, bem mais silencioso, suave, forte... numa subida perto de casa, iniciava com 3ª e a meio tinha de reduzir porque ele nao tinha força, agora faz tudo em 3ª e com pouca aceleraçao, basta um toque no acelerador para ele recuperar. Os arranques estao bem mais suaves, normais digamos, antigamente ele soluçava e havia um fosso que fazia com que tivesse de acelerar mais que o normal o que proporcionava um esticao ja que ele do nada, disparava, agora tudo normal.

                                                        Foi metido um Mobil 10W40, oleo esse que ira fazer 1000km para limpar resíduos que ainda tenha, depois vai ser mudado com novo filtro de oleo, esse ja ira fazer os normais 10.000km.

                                                        Arrefecimento foi limpo, posto liquido e um aditivo da Redex, anti-ferrugem, para retirar alguma sujidade do sistema e prevenir criação de ferrugem futuramente. Disse-me que o liquido nao era preciso mudar, mas se quisesse, aos 1000km, que se fazia a muda novamente. O Vaso de expansão foi limpo o melhor possivel, da perfeitamente para ver o nivel sem abrir nada, logo, nao vai haver necessidade de o mudar.

                                                        Deixo entao, a lista completa do que foi mudado:

                                                        - Kit de juntas descarbonizaçao Glaser
                                                        - Sensor de temperatura (origem)
                                                        - Kit de Distribuiçao Inna
                                                        - Bomba de agua
                                                        - Parafusos cabeça Glaser
                                                        - Oleo Mobil 10W40
                                                        - Anti-congelante Verde
                                                        - Limpeza circuito injecçao
                                                        - Liquido de Limpeza
                                                        - Torneiro
                                                        - Filtro oleo Sofima - Citroen/Peugeot
                                                        - Aditivo Radiador Anti-ferrugem Redex

                                                        Mao-De-Obra foram 5h, com 10% de desconto. Ainda tive umas borlas

                                                        - Arranjo das protecçaoes do motor que estavam partidas e metade solta.
                                                        - Arranjo do forro de insonorizaçao interior do capot, que estava solto.
                                                        - Afinaçao do cabo do acelerador e lubrificaçao do mecanismo dos pedais.
                                                        - Limpeza do motor e compartimento.
                                                        - Limpeza geral do carro (lavado e aspirado).

                                                        Agora é com calma e tempo, tratar dos sensores para o ralenti voltar ao sitio (ver se encontro um sensor de ralenti original mas usado) e ver se agora nao da mais chatices
                                                        Editado pela última vez por Drifter; 16 August 2014, 18:53.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Então estás mais ou menos como eu, ainda a ultimar pormenores

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Reparações à Manel GT... são mais baratas! Mas ficam sempre pintelhos na boca!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                              Reparações à Manel GT... são mais baratas! Mas ficam sempre pintelhos na boca!
                                                              Ja se sabia que o mato era grosso e iam ficar alguns presos aos dentes

                                                              Nada que o tempo nao resolva

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X