Olá comunidade.
Tenho uma toyota prévia 2.4cc gasolina de 1994 que tb está equipada a GPL. É um carro que nunca me deu problemas até á data .
O ano passado ao fazer cerca de 1900km seguidos a meio da viagem senti um cheiro a gás intenso mas não liguei andei mais 20km e reparei que a temperatura começou a subir ligeiramente desliguei o gpl e segui viagem a gasolina mas de imediato tive de parar pois já estava muito próximo do vermelho.
Parei e deixei arrefecer um pouco e lentamente abri o tampão do radiador. A água borbulhava e fervia, depois de meia hora parado segui viagem a gasolina pensando que o problema seria do gpl mas afinal não era, rolei cerca de 50km a uma velocidade de 100km e o problema manteve-se. Saí da auto estrada e parei numa área de serviço e lá consegui que alguém me acudisse. Retiramos o termóstato mudei toda a água e lá rolou sem termóstato até ao destino a uma velocidade não superior a 120km.
Chegando ao destino, lá meti um termóstato e um tampão do radiador novos e fiz uma lavagem ao circuito de água com um daqueles liquidos que se acrescenta na água do radiador, deixando actuar durante alguns km para depois se proceder á substituição da mesma.
Andei com ela cerca de meio ano em percursos pequenos não superiores a 60km. Foi aí, em pleno inverno que reparei uma coisa curiosa que nunca me tinha acontecido em invernos anteriores, ao ligar a chauffage e o A/C para o quente este nunca aquecia saindo sempre um ar frio outra coisa curiosa foi um consumo mínimo de óleo por cada 1000km. Detetei um consumo +/- de meio litro de óleo. Atualmente continua a aquecer nas mesmas circunstâncias - lentamente até ao vermelho e o mais curioso é que a água borbulha mas não desaparece do radiador quando arrefece mantém-se na medida normal.
Agradeço as vossas opiniões.
Tenho uma toyota prévia 2.4cc gasolina de 1994 que tb está equipada a GPL. É um carro que nunca me deu problemas até á data .
O ano passado ao fazer cerca de 1900km seguidos a meio da viagem senti um cheiro a gás intenso mas não liguei andei mais 20km e reparei que a temperatura começou a subir ligeiramente desliguei o gpl e segui viagem a gasolina mas de imediato tive de parar pois já estava muito próximo do vermelho.
Parei e deixei arrefecer um pouco e lentamente abri o tampão do radiador. A água borbulhava e fervia, depois de meia hora parado segui viagem a gasolina pensando que o problema seria do gpl mas afinal não era, rolei cerca de 50km a uma velocidade de 100km e o problema manteve-se. Saí da auto estrada e parei numa área de serviço e lá consegui que alguém me acudisse. Retiramos o termóstato mudei toda a água e lá rolou sem termóstato até ao destino a uma velocidade não superior a 120km.
Chegando ao destino, lá meti um termóstato e um tampão do radiador novos e fiz uma lavagem ao circuito de água com um daqueles liquidos que se acrescenta na água do radiador, deixando actuar durante alguns km para depois se proceder á substituição da mesma.
Andei com ela cerca de meio ano em percursos pequenos não superiores a 60km. Foi aí, em pleno inverno que reparei uma coisa curiosa que nunca me tinha acontecido em invernos anteriores, ao ligar a chauffage e o A/C para o quente este nunca aquecia saindo sempre um ar frio outra coisa curiosa foi um consumo mínimo de óleo por cada 1000km. Detetei um consumo +/- de meio litro de óleo. Atualmente continua a aquecer nas mesmas circunstâncias - lentamente até ao vermelho e o mais curioso é que a água borbulha mas não desaparece do radiador quando arrefece mantém-se na medida normal.
Agradeço as vossas opiniões.
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