Tenho à responsabilidade um Corsa B 1.5TD, que esteve parado desde Junho de 2013 até que voltei a dar à chave em Julho de 2014. Pegou logo à primeira, mas passado uns 40 segundos a trabalhar ao ralenti foi abaixo.
Depois de várias tentativas de o fazer pegar outra vez, pensei que pudesse ser o combustível deteriorado no depósito que tivesse entupido a passagem para o motor (o depósito deve ter cerca de 10 a 15 litros de diesel). Nesse sentido abanei bastante o carro, na parte de trás, enquanto alguém dava à chave. Curiosamente o carro pegou ao fim de um minuto ou assim a puxar pelo motor de arranque. Mandou foi uma fumarada incrível.
Isto já foi em finais de Agosto e, nesse dia, andámos com ele devagarinho, uns 2 ou 3 kms e ainda esteve a trabalhar uns 15 minutos, tudo normal. Ontem mudei-lhe o filtro do gasóleo, pegou logo à primeira, sem fumo nenhum, mas depois de uns 5 minutos ao ralenti voltou a ir abaixo.
Do que estive a ler, o gasóleo, ao longo dos meses tem tendência a formar resíduos sólidos, ou até algas, que podem ser muito prejudiciais para o sistema de injeção.
Agora a minha pergunta é qual melhor solução em termos de preço / risco. Neste momento imagino duas alternativas:
1) mandar lavar o tanque de combustível. Mas quanto é que isso custa e quem é que faz com qualidade na zona de Sintra? Midas, Precision, Norauto, Bosch, Opel (Auto Vihedo)?
2) será que o problema se resolve enchendo o depósito com um gasóleo mais caro, acrescentando um aditivo de limpeza dos injetores e fazendo muitos kms?
O carro tem cerca de 250 mil kms e nunca deu problemas (para além do sistema de refrigeração) e está na altura de mudar as correias.
Agradeço!
EDIT: só uma curiosidade, a última vez que levou gasóleo foi em Maio de 2013 - 39 litros da marca Prio.
Depois de várias tentativas de o fazer pegar outra vez, pensei que pudesse ser o combustível deteriorado no depósito que tivesse entupido a passagem para o motor (o depósito deve ter cerca de 10 a 15 litros de diesel). Nesse sentido abanei bastante o carro, na parte de trás, enquanto alguém dava à chave. Curiosamente o carro pegou ao fim de um minuto ou assim a puxar pelo motor de arranque. Mandou foi uma fumarada incrível.
Isto já foi em finais de Agosto e, nesse dia, andámos com ele devagarinho, uns 2 ou 3 kms e ainda esteve a trabalhar uns 15 minutos, tudo normal. Ontem mudei-lhe o filtro do gasóleo, pegou logo à primeira, sem fumo nenhum, mas depois de uns 5 minutos ao ralenti voltou a ir abaixo.
Do que estive a ler, o gasóleo, ao longo dos meses tem tendência a formar resíduos sólidos, ou até algas, que podem ser muito prejudiciais para o sistema de injeção.
Agora a minha pergunta é qual melhor solução em termos de preço / risco. Neste momento imagino duas alternativas:
1) mandar lavar o tanque de combustível. Mas quanto é que isso custa e quem é que faz com qualidade na zona de Sintra? Midas, Precision, Norauto, Bosch, Opel (Auto Vihedo)?
2) será que o problema se resolve enchendo o depósito com um gasóleo mais caro, acrescentando um aditivo de limpeza dos injetores e fazendo muitos kms?
O carro tem cerca de 250 mil kms e nunca deu problemas (para além do sistema de refrigeração) e está na altura de mudar as correias.
Agradeço!
EDIT: só uma curiosidade, a última vez que levou gasóleo foi em Maio de 2013 - 39 litros da marca Prio.
Comentário